É desta que vou ver Berserk e seguir a manga! Já vi o anime há muito tempo mas foi só isso (tenho de ver de novo). Sei que também tem filmes, qual a ordem que devo seguir? Obrigado desde já? :great:
Por mim cagavas nos filmes. Têm o mesmo conteúdo do anime (Golden Age Arc), mas estão muito mal feitos.
Houve tanto hype na altura que saíram, mas foi um autêntico shitfest. Muitos erros técnicos (CGI horrível) e mau planeamento no pace = pura desilusão.
Vês o anime e depois pegas na manga apartir do capítulo 103. Mas atenção que a manga está cheia de detalhes não abordados pelos filmes/anime, não perdias nada em ler de inicio. :mrgreen:
Pois bem, a série que foi feita nos fins dos anos 90, contou com um orçamento relativamente curto, apesar disso, para a altura a animação e o traço estavam longe de ser maus, mas teve de arrebentar por alguma sítio, ou seja, o orçamento "acabou"e a série saiu cá para fora sem o último episódio que daria um fecho natural ao Arc (Golden Age) que é o que foi retratado durante todos esses episódios.
Sendo assim e considerando que o primeiro episódio da série normal é passado no futuro, uma vez que a mesma série não tem uma conclusão satisfatória, o que faz sentido é começares a ver essa série a partir do episódio n.2! Segues até ao fim da série e quando tiveres o último episódio da mesma que acaba de forma abrupta, depois de veres esse, aí sim, vês o primeiro episódio.
Depois os filmes! Os 3 filmes que cobrem, de novo, este Gold Age Arc, surgem de cara completamente lavada e com toda a competência dos Studios Bones. Desta vez é apresentado o final do Arc que faltou ao longo da série, mas como toda esse Arc tem de ser “apertado” em 3 filmes, apesar de estarem excelentes (o último então… esquece), apesar de excelentes a história é bastante apressada e há pontos fulcrais que são esquecidos. Mas lá está, eu digo aos meus amigos e a quem recomendo que os filmes são um presente… sim um prémio para quem se deu ao trabalho de ver a série, absorveu o máximo de informação possível, pois a série segue o manga de muito perto, e depois tens o prazer de reveres tudo numa outra perspectiva e com um grafismo soberbo, sem contar que desta vez tem mesmo um “encerramento” no Arc e é bom que assim seja, porque estes filmes vão continuar já que o objetivo é cobrir toda a manga até ao presente.
Para finalizar a manga… é a manga, é onde tudo realmente se passa e se tu depois de veres a animação achares violenta e pesada, nem sequer chega ao dedo mindinho no que acontece no desenho do Miura. O fenómeno que mais acontece é a pessoa ver a série de anime. Como te disse falta o último episódio, mas não é assim tão simples, o problema é que o anime é exactamente cortada na parte onde poderias tolerar menos, só quando veres perceberás, então mal acabe esse episódio o pessoal vai a correr procurar o capitulo onde o anime acaba para perceber como aquela situação acaba! É mesmo super dramático.
Portanto a ordem para mim é esta.
Série normal - Começa pelo 2. episódio, vê até ao fim e depois vês o primeiro episódio
Os 3 filmes - Revês tudo com uma qualidade brutal, os jogos de câmara dinâmica então… e tens o final que te faltou na série anteriormente vista.
Por fim pegas na manga. Aqui é contigo, podes começar logo quando acaba o Golden Age Arc, que é o que é coberto pelas animações e seguires a manga daí, se bem que eu aconselhava depois de veres todas as animações, leres a manga do início. Apesar da série ser muito boa no que toca a seguir a manga, há situações importantes em falta, como a remoção de dois personagens principais que são presença assídua na manga, a razão disto por parte de Miura foi que o orçamento era baixo e se queriam fazer tudo em “x” episódios, era a única solução.
Que colosso. QUE COLOSSO de filme! Ainda estou a viajar.
Vou ter que rever, pois o meu cérebro não conseguiu extrair toda a informação do filme. Ainda sinto endorfinas a correr nas veias sempre que me lembro do que vi. Fuck me sideways, i had multiple nerdgasms.
Ninguém estava mais preocupado com o CG do que eu! Aliás, para mim a animação rústica da série original é a que melhor assenta no mundo de BErserk. Agora quem vê o terceiro filme "Descent"e diz que aquilo é CG de treta, epah! O terceiro filme fartou-se de ganahr prémios (na Ásia atenção) devido à sua qualidade e inovação na arte do CG com desenho manual! Em blu-ray então, esqueçam. Uma coisa é acharem desnecessário os filmes (altamente discutível) até porque todos foram supervisionados pelo Miura e ele não faz as coisas à toa.
A imagem do filme está enevoada, mas já dá pra ter uma bela ideia do “cg horrível” aqui presente, meter em 1080p e janela média. Pelo amor de deus…
Yah tava com o Bones na cabeça por causa que de manhã escrevi uma review para o FMA Brotherhood, de resto discordo totalmente, Cg horrível já vi eu… e não é isto, nem de perto.
Mas eu estou a comentar o trabalho feito nos filmes em si, se pudesse optar Berserk era sem CG algum, apenas tudo desenhado à mão e com o traço “feio” da série que assenta que sem uma luva no universo sombrio de Berserk. Mas já que foi feito, pensei que fosse bem pior à partida, então o terceiro filme e a parte que todos sabemos…
Felis, desculpa lá perguntar por aqui, quando quando vou ao teu perfil o teu avatar por algum motivo cobre a opção para mandar pm, mas é só para esclarecer, a última pm fui eu que enviei, recebeste-a, certo?
Mas como querias que o pace fosse muito diferente ao tentar espremer um Arc tão extenso como o Gold em 3 filmes apenas? Era muito difícil fazer melhor, tanto que digo que só se devem ver os filmes, se já se viu a série antes. Nos filmes as personagens dos Hawks nem minimamente desenvolvidas são, o Pippin por exemplo… enfim, mas se o fizessem tinham de meter mais um filme na boa e o orçamento não era esse.
O que critico e fiquei estupefacto nos filmes foi com a alteração de acontecimentos via tis que contrariam completamente a manga e por consequência a série do final dos anos 90. Só vou referir-me a um : O facto de quando o Gutts enfrenta no campo de batalha o Boscogn e a certa altura fica com a defesa aberta, e o Zodd que observa atentamente de cima do penhasco na sua forma humana resolve intervir, enviando uma espada para o Gutts para assim dizimar o adversário. Para mim isto é muito significativo, uma criatura mítica como Zodd ter-se interessado por um humano ao ponto de quebrar intencionalmente a linha de história natural da raça humana. Nos filmes… ele simplesmente não faz nada e isso é que ainda não percebi