Tópico das séries e filmes de ANIME

Enquanto os Oscars não começam… :mrgreen:

Como estou a acompanhar a série mais longa até agora (Fullmetal Alchemist: Brotherhood - 64 episódios), tenho algum tempo em mãos e aproveito para fazer um comentário às primeiras 15 séries que vi.

Shingeki no Kyojin: Além da minha opinião pessoal, acho que nada do que diga aqui será uma novidade. Afinal, Shingeki no Kyojin é uma das séries com mais hype dos últimos anos, ao ponto de pôr gente que normalmente não vê anime a acompanhar a série. Como eu. A verdade é esta: papei-a em dois dias. Um gajo que não está habituado a ver anime acaba por consumir 24 episódios num fim-de-semana. Acho que isto diz muito do que a série foi para mim. Aquele primeiro episódio também ajudou muito: melhor primeiro episódio que já vi até agora. Uma brutalidade, mesmo. A primeira metade da temporada é de uma violência psicológica tremenda (principalmente se nos pusermos no lugar daquelas pessoas). Muito ao meu gosto, portanto. E a evolução das personagens é excelente. Além de que nunca sabemos quando uma delas pode simplesmente desaparecer. O que, neste caso, é óptimo. Apesar de todo o hype, superou as minhas expectativas em larga escala. Grande anime. A arte é excelente: adoro a figura dos titãs! É qualquer coisa de genial. A história é interessante e, mesmo já tendo acontecido imensa coisa, continua a ter imenso potencial por explorar. As personagens secundárias não são discriminadas, têm relevo para história, têm momentos heróicos, desenvolvem-se e têm carácter, e isso é algo que me agrada imenso. A ideia que tenho dos Shounens até contraria um bocado isto que disse, por isso… Mais pontos a favor. Só desejava que mais personagens tivessem a capacidade de matar titãs. Daquilo que me lembro, só dois ou três chegaram a fazê-lo. Os outros enfrentavam-nos para… morrer (ou quase). Veremos se eles evoluirão neste aspecto.
By the way, vi logo quem era a Female Titan (e já suspeitava dela)… Ok, por momentos ainda pensei que fosse a mãe do Armin porque tinham “acabado” de falar dela, mas depois era óbvio.

PS: um gajo que vê uma série em dois dias e depois vai ver quando sai a segunda temporada… Até me caíram os queixos. Dois anos de seca. >:(

Momentos marcantes pela positiva: Há dúvidas?

Brutalidade.

Mas há outros, em especial na primeira metade da série (várias mortes… parecia Game of Thrones). Na segunda metade, temos aquele momento tenso em que eles se juntam aos Survey Corps. A morte daqueles quatro generais (?) que eram próximos do Levi afectou-me imenso. E as duas lutas entre o Eren e a Female Titan estavam extremamente bem feitas (e mais uma vez digo que não sou propriamente fã deste tipo de Acção).

Momentos marcantes pela negativa: Não é propriamente um momento, mas é-me difícil gostar do Levi. :shifty: Pode ser que melhore a partir daqui.

OP & ED: Na altura não ligava muito a estes aspectos, mas ainda agora me lembro que a primeira OP era excelente. Dava para subir logo a tensão.

O que me falta ver: Os filmes, mas acho que são recaps e possivelmente não tocarei neles; um OVA que parece bem interessante (não sei se já alguém viu) e parece que este ano sai mais um; e uns Specials.

Classificação: 9/10. Posso (e espero) estar errado, mas acho que a partir daqui será sempre a descer… Ainda há inúmeras coisas para serem explicadas, por isso o meu interesse pela série mantém-se, mas li uns spoilers acidentalmente (quanto a esta série, a Internet é um autêntico campo minado) e duvido que o anime siga o rumo que eu esperava que seguisse. Veremos.

Com isto a cerimónia já vai a meio. :lol: Quando comecei a escrever, ainda estavam na red carpet. Depois fui fazer outras coisas e pronto… :mrgreen:

Começaste da melhor maneira. Shingeki no Kyojin e Death Note são as animes que eu costumo recomendar a amigos que não vêm/gostam de anime. E o feedback é sempre positivo.

E como é possível não gostares do Levi? É só o gajo mais fixe da série!

Ergo Proxy é sem dúvida uma anime que tenho de rever. Até mais de metade estava a adorar mas comecei a ver os episódios antes de adormecer e não lhes dei a devida atenção/importância. Quando cheguei ao fim fiquei tipo wtf?
Houve certamente algumas coisas que me passaram ao lado e que me estragaram a experiência do final.

E também acho a pino adorável. :mrgreen:

Um amigo meu chateou-me durante muito tempo para ver Shingeki no Kyojin. Também falámos de Death Note. Será que… Nah, ele é do FCP. :mrgreen:

Eu vi esta e depois ia começar a ver Death Note. Vi a opening, perguntei-me “é isto?”, fugi daquilo e só voltei a pegar nele dois meses depois. Agora é o meu anime número 1.

Não gosto do gajo porque, se a memória não me atraiçoa, achei-o demasiado insensível, sem expressões na cara e na voz. Eu sei que é suposto ser um badass, mas pareceu-me exagerada essa caracterização. Já com o Akashi, de Kuroko no Basket e que tem o mesmo voice actor, sinto o mesmo. :inde: O problema será certamente meu. :mrgreen:

Agora depois jé ter acabado há uns dias, repensei melhor e mudei a minha pontuação para 7. :mrgreen:
Fiquei um pouco desiludido com as questões por resolver no fim do anime o que me fez dar aquela pontuação alguns minutos depois de ter acabado de ver.

A soundtrack de Kill La Kill é espectacular!

EDIT: Como é que se colocam vídeos do Youtube agora no fórum?

Acho que é só meteres o link. Não aparece na pré-visualização, mas aparece no post. Acho.

Teste não totalmente off topic:

“Is this the new pokémon?” :rotfl:
Esse vídeo mostra bem que muitas pessoas apenas não vêem anime porque desconhecem o que ela significa. Bastam uns minutos de Attack on Titan para mudar logo opiniões. :clap:
O mundo de anime é tão vasto e diversificado, que não acredito que haja alguém que não encontre pelo menos uma de que goste.

[hr]
Btw, com esta cena toda dos óscares, pus-me a pensar se não haveria no Japão uns prémio semelhantes para anime.
Já pesquisei isso algum tempo e encontrei vários tipos de prémios, mas sabem se algum tem a relevância que os óscares têm?

Apagar

Não dei a devida atenção à série na altura, mas quando arranjar tempo vou assisti-la por completo.
Apenas me recordo que o Opening era fenomenal.

Edit:

Não consegui ver Ergo Proxy até ao fim, tal era a confusão na minha cabeça, não consegui perceber alguns episódios, talvez volte a pegar nisso!

Quanto a prémios dedicados exclusivamente a anime, não faço ideia. Mas não me parece que os próprios Oscars olhem para este tipo de animação com a atenção que merece. Isto dito por um gajo que viu poucos filmes de anime, mas que tem noção da qualidade que anda por aí.

Com esse teu post lembrei-me foi de um canal do YouTube que eu sigo e que faz todo o tipo de Tops (parece-me que têm gostos um pouco diferentes dos meus, mas é engraçado ver alguns desses vídeos. Alguns têm bastantes visualizações) e que pelo menos este ano fez uma “gala” de prémios para animes, com imensas categorias diferentes. Claro que não tem relevância nenhuma, mas até que ficou porreiro:

Reconhecem, quase sempre nomeiam um dos filmes da Ghibli para melhor animação!
A Viagem de Chihiro chegou mesmo a ganhar!
Agora que fica de fora muito do anime, sim!

Este ano foi este:

Ainda não vi este.

:great:

Era esta a música de Kill La Kill que queria por:

Simplesmente espetacular! :victory:

Terminei hoje de ver Ghost in the Shell: Stand Alone Complex.

Já tinha começado a ver a série há algum tempo e demorei muito porque foi deixando a série para trás equanto via outras coisas. Isto deve-se ao facto de GitS estar dividida em 2 tipos de episódios: Stand alone (histórias isoladas e que têm conclusão no final do episódio) e Complex (onde a main story se desenvolve). Apesar dos episódios stand alone serem maioritariamente bons, não provocam aquela vontade de continuar a ver o próximo. Mesmo os 1ºs episódios complex estão alternados com os stand alone o que quebra muito o ritmo. E este foi, a meu ver, o único defeito de uma anime quase perfeita.

GitS é uma excelente anime de sci-fi futurista, à semelhança de Psycho-Pass e Ergo Proxy, mas o que a eleva e distingue das outras é a sua escrita fabulosa. O enredo consiste numa unidade policial secreta que investiga todo o tipo de crimes cibernéticos e de corrupção. Muitas vezes, são crimes muito semelhantes aos que se passam no nosso tempo porém adaptados a uma era mais digital e computadorizada.

No futuro retratado é possível a conversão de um cérebro humano em informação digital o que permite o seu armazenamento em robôs e máquinas. É também bastante comum seres humanos que possui corpos constituídos por próteses artificiais que lhes conferem capacidades sobre-humanas. Existem também robôs com uma IA tão avançada que têm a sua própria personalidade. Todos estes temas dão uma grande profundidade à anime e levam-nos a uma constante refelxão sobre o verdadeiro significado do ser humano e da vida.

A animação é excelente e apesar de já ser de 2002/03, não fica a perder quando comparada com animes mais recentes. Já a banda sonora é genial e uma das minha preferidas de sempre. Adequa-se perfeitamente a cada cena e é crucial para dar aquele tom característico de GitS.
Apesar de ter demorado bastante tempo para ver os primeiros 19 episódios (os últimos 7 são todos complex e vi-os de seguida) adorei tudo em Ghost in the Shell e não tenho problemas nenhuns em dar-lhe um 10/10 e um salto direto para o meu top. :mais: :venia:

Só vi agora o vídeo. Está bastante bom, ainda por cima distingue os vários géneros de anime o que torna fácil cada pessoa encontrar uma de que goste.
Acho um pouco desnecessário a categoria de melhor morte, vai inevitavelmente spoilar muita gente.
Apesar de serem prémios feitos por um canal de Youtube, parecem-me bastante credíveis pelo número de subscritores do canal e comentários positivos. Também os prémios a animes que já vi parecem-me totalmente justos. :mais:
Já subscrevi o canal. :great:

Já agora deixo aqui um canal de Reviews de animes que acho bastante bom:

Ya, essa categoria é completamente desnecessária. Aliás, até tenho de pedir desculpa por não ter posto um “spoiler alert” no meu post por causa disso. A mim acabou por não me afectar nada, dado que provavelmente não me vou lembrar da personagem/cena quando vir Hunter x Hunter (2011) (espera… a personagem não é a mesma da tua foto de perfil no MAL? Reparei nisso agora. Merd*, já não me vou esquecer ^-^). Pior seria se tivesse visto o vídeo com as nomeações porque bem que me arruinavam Zankyou no Terror (na altura acho que só tinha visto Kuroko no Basket 2, de todos os nomeados).

As categorias “Best Antagonist” e “Most Overpowered Character” também não me parecem as melhores… Senão para o ano ainda metem “Best Loli”, “Best Tsundere”, etc etc etc. :lol:

Mas de resto acho mesmo que está cinco estrelas.

Normalmente também criticaria os “prémios negativos”, mas eu sou daqueles gajos que fica curioso para ver algo que tem péssimas críticas. Só por isso vou agora adicionar Glasslip à minha watchlist. :twisted:

[hr]

Já que estou com a mão na massa, sai mais uma review. Será curta, também. A primeira de uma série de animes que me envergonham um bocado. :-[ :lol:

Aki-Sora + Aki-Sora: Yume no Naka: Contexto: bem antes de recomeçar a ver anime, deparei-me com este post no 9GAG que me chamou a atenção [Nota: considero que na parte de School Days há spoilers]. Como gajo curioso que sou e que gosta deste tipo de desafios, pus logo nos Favoritos. Voltei a olhar para essa lista quando recomecei a ver anime e numa altura em que andava a acompanhar Kuroko no Basket e precisava de uma pausa. Ora, Aki-Sora só tem um episódio e pareceu-me perfeito para a ocasião (só depois é que vi que havia sequela, com mais dois episódios). É que nem sequer reparei que posição ocupava naquele ranking. Mas devia.
Que dizer desta experiência aterradora, perturbadora, constrangedora, desconfortante, entre outros sinónimos? Isso mesmo: Aki-Sora proporcionou-me uma experiência aterradora, perturbadora, constrangedora, desconfortante, entre outros sinónimos. É mau para toda a gente (normal), imagino, mas é ainda pior para quem tiver irmãs mais velhas.
Aki-Sora não é um simples Ecchi. É Hentai censurado. Dos maus. E com fetiches esquisitos que os japoneses dão mostras de ter, como a existência de um gajo que facilmente é confundido como alguém do sexo oposto e, para piorar, chega mesmo a vestir-se de gaja (trap!).
Saí desta vivo, o que já não é mau.

PS: E qual não foi o meu espanto quando percebi que, segundo aquele post, existe algo pior que Aki-Sora? Só se alguma vez perder uma aposta é que verei Papa to Kiss in the Dark.

Momentos marcantes pela positiva: O ecrã negro após os créditos finais.

Momentos marcantes pela negativa: Eu ia começar a enumerar vários momentos, mas depois apercebi-me que estaria a fazer um resumo bastante completo da “história” toda.

OP & ED: Se havia, não tenho qualquer memória delas. :lol:

O que me falta ver: Nada, thank God.

Classificação: 1/10

Não te preocupes que a morte que ganhou o prémio não é a que está no meu MAL. Mas aconselho-te a não veres mais esse vídeo até veres HxH. :mrgreen:
Ou então saltas essa parte. :great:
Essa personagem que estás a pensar teve um grande papel em HxH (ganhou o prémio de melhor antagonista) por isso é normal que apareça nessa parte da melhor morte.

Óptimo, já fiquei mais descansado. :mrgreen: :great:

Zoro em grande!
O main event está próximo! :slight_smile: