Tópico das fraudes, burlas e logros

Esse é o de uma empresa que alicia o pessoal certo?
Quem quer entrar tem que dar um X, e depois tem que estar sempre a angariar pessoas senão é expulso do esquema.
Acho que li umas coisas sobre isso na net. Se encontrar o link “posto” aqui.

Estou a ver que os carteiristas andam aqui todos. :lol: :stuck_out_tongue:

Professor Bambo vidente ou burlão?!

A noticia já e antiga mas ao ver este topico lembrei-me:

27-5-2008 A PSP levou esta terça-feira o autointitulado vidente, conselheiro espiritual e astrólogo senegalês professor Bambo para interrogatório no Departamento de Investigação Criminal (DIC) do Porto, disse à agência Lusa fonte policial.

Segundo a fonte, a acção ocorreu, cerca das 18h00, depois de duas horas de buscas no consultório/casa, no Porto, do professor. Segundo fonte policial no terreno, o astrólogo mostrou-se «colaborante» com a polícia durante toda a operação.

Para entrar na parte domiciliária do edifício, a Divisão de Investigação Criminal da PSP teve de recorrer ao trabalho de um serralheiro. Segundo a fonte policial, a PSP levou a cabo uma operação semelhante no consultório e na habitação do professor Bambo, em Lisboa.

Nascido em 1956 na cidade senegalesa de Kabendou, o alegado vidente trabalha em Portugal há cerca de dez anos. Segundo a Lusa apurou o professor Bambo é suspeito de vários crimes de extorsão e um de violação.

in Portugal Diário

Os videntes são frequentadores habituais dos “bancos dos réus”. Como ganham um grande ascendente psicológico sobre os clientes, conseguem obter deles tudo o que querem e vão aumentando as suas exigências, acabando por descambar na extorsão e na fraude.

O melhor exemplo histórico é o Rasputine. A troco de garantir à czarina que ia curar a hemofilia do seu filho e herdeiro do trono graças aos seus poderes “mágicos”, conseguiu controlá-la totalmente e adquirir um poder enorme na corte russa, muito para além do que seria de esperar tratando-se de um camponês obscuro e sem grandes hábitos de higiene.

Não percebo porquê, eu neste momento estou em 3 pirâmides de diferentes montantes [20, 50, 100].

Já recebi dinheiro neste esquema [€400] na segunda bolha e devido à velocidade da mesma, entrei outra vez. Não tem nada que saber, qualquer pessoa minimamente inteligente consegue perceber que o “truque” para ganhar dinheiro é garantir que continuam a entrar membros novos e como ninguém quer “parar” a pirâmide, é uma tarefa relativamente fácil. Não entro em pirâmides com pessoas que não conheça ou que não confie mas enquanto vocês se vão queixando, eu lá vou ganhando. :slight_smile:

Claro que quando uma pessoa vem ter contigo e diz “Epa, tenho aqui uma cena que ganhas 400 e só dás 50” ninguém acredita, mas é mesmo verdade e só perde quem não arrisca. Não tem nada de burla e todos sabemos como funciona, já não se pode dizer o mesmo dos mundos e fundos que recebemos de herança de um parceiro do Zimbabué. :wink:

Espero que conheças ou confies num número infindável de pessoas, ou pelo menos as necessárias de modo a garantires todas as participações no esquema.
:lol:

E by the way, se ganhaste 400 euros tens que declará-los no IRS. A não ser que tenha sido uma doação, mas aí não te podes esticar para além dos 500. :lol:

Losangos é que não… :twisted:

Fugindo um bocado ao assunto das pirâmides (até porque como já disse, não acho que se incluam na definição de burla), há uma verdadeira burla que há uns anos assomou um pouco por todo o País: o da troca dos escudos pelos euros. Na freguesia da minha avó fizeram uma autêntica limpeza. Os sacanas apareciam à porta das pessoas muito bem vestidos, diziam que eram do governo e andavam a fazer a troca, porta-a-porta, de escudos por euros (recordo que isto foi na fase de transição escudo-euro). Quem ia na cantiga lá ia buscar as poupanças que tinha debaixo do colchão ou no frasco do açucar, dava-lhes o dinheiro para a mão e estes pisgavam-se em menos tempo do que alguém consegue dizer aqui d’el rei.

A minha tia-avó ficou sem 300 contos de poupanças que guardava em casa. ^-^

Pelo que eu percebi, para se entrar neste negócio entra-se com X euros iniciais, e todos os meses se vai depositando uma quantia. A intenção é ir angariando pessoas que vão passando para um nível inferior ao nosso, e que nos vão dar algum dinheiro. Essas pessoas por seu lado tambem vão “recrutar” outras pessoas, que por sua vez tambem nos vão dar a ganhar algum, e por aí adiante. Daí que eu não me meta numa cena destas, porque algum dia isto vais acabar, e os gajos que estiverem na base da pirâmide vão arder :eh:

Epa, é óbvio que não conheço o amigo do amigo do meu melhor amigo que também entrou na pirâmide, agora não estou a fazer este tipo de “brincadeiras” com alguém que encontrei na rua e que por acaso também tinha 20 euros à mão. De qualquer das formas, quem é o bronco que entra na pirâmide com o intuito de não lhe dar continuidade e perder dinheiro? :idea:

Para além disso, a partir da altura em que a pirâmide termina, “vamos embora que já tenho o que preciso”, logo não preciso de saber os próximos 8 membros novos que vão formar a pirâmide daí em diante. Se depois de tanta explicação e se toda a gente sabe como funciona, até que ponto isto pode ser comparado a uma burla? É que se alguém é burlado quando tem direito a “manual de instruções” isso não faz dessa vitima de nada, mas simplesmente parva. :arrow:

Pelo que eu percebi, para se entrar neste negócio entra-se com X euros iniciais, e todos os meses se vai depositando uma quantia. A intenção é ir angariando pessoas que vão passando para um nível inferior ao nosso, e que nos vão dar algum dinheiro. Essas pessoas por seu lado tambem vão "recrutar" outras pessoas, que por sua vez tambem nos vão dar a ganhar algum, e por aí adiante. Daí que eu não me meta numa cena destas, porque algum dia isto vais acabar, e os gajos que estiverem na base da pirâmide vão arder Eh!

Exactamente, mas é no mínimo ridículo que existam pessoas que conseguem ganhar dinheiro nisto e outras [como tu] que têm medo de entrar porque “ah e tal, isto vai acabar um dia destes”. É claro que vai acabar mas não custa assim tanto angariar as pessoas necessárias para poderes subir de escalão e ganhar aquilo que tens para ganhar. Depois disso? Passar bem!

Nessa altura, vais olhar para estes comentários e soltar uma grande gargalhada pelos “bobos” que não aproveitam. :slight_smile:

Já agora, deixo-vos aqui este artigo que é elucidativo do que é este jogo.

http://dn.sapo.pt/2008/06/16/economia/jogo_bolha_movimenta_milhoes.html

Eu é que não tenho coragem de entrar nessas que falam [10 000], para além de não ter dinheiro, nem muito menos encontro 16 [ou +] pessoas em quem eu tenho um mínimo de confiança para entrar com esses montantes em cima da mesa mas que é aliciante, ninguém pode negar. :slight_smile:

barbosa a ideia é simples enganas x amigos a entrarem com o dinheiro, ganhas algum e depois eles que se amanhem…

a mim isso parece-me burla ou no mínimo de uma honestidade muito duvidosa!

não duvido que ganhes dinheiro, alguém tem de ganhar se não isto não existia, mas para alguém ganhar muita gente tem que perder, isso não me parece correcto!

Não duvido que o Barbosa e outros que entram nestes esquemas, não tenham a intenção de burlar os amigos, só que não é preciso fazer muitas contas para verificar que um dia estes esquemas acabam por falta de gente para entrar! As bolas crescem esponencialmente, quem entra agora vai concerteza ganhar dinheiro, mas vai fazer com que muita gente perca dinheiro. Portanto, indirectamente, estão a contribuir para a burla.

Estes esquemas são todos baseados no esquema de Ponzi (Charles Ponzi, ganhou muito dinheiro com estes esquemas, mas acabou por morrer na miséria).

Já agora um link que exemplifica melhor o que vai acontecer:

estudos feitos dizem que pelo menos 80% de quem entra, fica a arder!!

é fácil de ver se entras com 10 e tens um lucro de 70, como no meio do processo não se produziu nada, o teu lucro é o dinheiro dado por 7 “amigos”, e se nas primeiras bolas todos se vão safando, isso é sinónimo de várias novas bolas, logo muitos mais desses “amigos” que vão ficar a arder!!

eu não tenho cara para fazer isso a um amigo, e depois saber que ele foi um dos que ficou a arder…

Era um jogo em esquema tal como este da bolha. Só que havia 7 níveis em vez de 4. Na altura quando entravas, pagavas 15 contos:

• 5 contos à pessoa que te convidou para entrar
  • 5 contos para a pessoa que estava em primeiro lugar da piramide
  • 5 contos para a organização do Joker 88, sediada na Alemanha

Quando entravas na piramide (para a sétima posição), após receber documentação da organização, tinhas que arranjar 3 pessoas para entrar na piramide. Cada uma dessas pessoas, dáva-te 5 contos, recuperando o dinheiro investido inicialmente. Subias para a 6ª posição, e só tinhas que esperar que chegasses ao topo, para tal era necessário que as pessoas que convidaste arranjassem cada uma delas mais 3 pessoas e assim sucessivamente. Quando chegasses ao topo irias receber na tua conta depósitos de 5 contos na tua conta que poderia chegar, segundo as minhas contas, aos 10.935 contos (3^7 * 5 contos= 10.935), sem teres gasto um tostão!

Este esquema do Joker 88, teve uma duração de pouco tempo, até a polícia entrar em acção. Foi noticiado em todo o mundo que o jogo era uma fraude, e toda a gente que entrou para a sétima posição perdeu o seu dinheiro. Havia muita gente que entrava em várias piramides, porque lá está, tu precisavas de arranjar 3 pessoas, falavas com um amigo teu que também já tinha entrado, então tu entravas para a dele e o teu amigo para a tua. Como precisamente está acontecer com o jogo da bolha, conheço pessoas que estão envolvidas em várias bolas.

Consegui achar na net: http://www.pgr.pt/portugues/grupo_soltas/pub/difusos/12/joker.htm

Ridículo é com tanta informação alguém acreditar na legalidade de um esquema destes, que tal como disse o Baleia deixa 80% de pessoas a arder.

Mas concerteza que num país como o nosso, cheio de malta esperta, o jogo vai aguentar-se o suficiente até aderir os candidatos a espertos. Esses sim ficarão a arder.

Parece-me que de X em X anos, há alguém que estuda os esquemas de Ponzi e pensa que descobriu a pólvora lançando um esquema destes.
E o pior é que normalmente quem lança isso até se safa, os que vão atrás é que se lixam.

Quer dizer… se o pessoal comecasse todo a seguir o jogo sem o quebrar e depois o pessoal que já tinha ganho iniciasse de novo a partir do fundo da pirâmide, então criava-se um ciclo vicioso ad eternum engracado de ver. :mrgreen:

O jogo só seria viável se os que ganharam, voltassem a entrar até atingirem o lucro 0. :lol:

Isso é porque estás a supor que o jogo acabaria um dia por parar… eu estou a falar se nunca parar, atravessando dezenas de geracões em que o pessoal que ganha volta anetar aqui e ali. :twisted:

É o que acontece com muita gente que ganhou, volta a entrar, mas não quer dizer que o número de pessoas em jogo é sempre o mesmo, esse número vai crescer exponencialmente menos os que entram de novo.