Ténis

:offtopic: Eu só perguntei, porque havia um sketch em que eles mencionavam um nome de uma rua cujo nome era mesmo esse. Eu vi e quando eles disseram aquele nº lembrei-me logo do teu nick.

Dia histórico para o ténis português: Frederico Gil torna-se o terceiro português a participar no Quadro principal de Roland Garros. Antes só em 1991 quando Nuno Marques e João Cunha e Silva (que é treinador do Gil) também lá jogaram.

Hoje venceu a 3ª ronda de qualificação e conseguiu assim apurar-se. Ainda não se sabe que adversário lhe calha na rifa, porque ainda não foram sorteados os qualifiers. O Frederico Gil pode ainda vir a fazer história se conseguir vencer um set, algo que um português nunca conseguiu em Roland Garros e se passar a 1ª ronda do Quadro principal, mais história fará.

Não sabia que já tinha passado a 3ª ronda e que já estava no quadro principal. Devo dizer que fiquei surpreendido. O Frederico está a jogar bem e a ficar cada vez mais consistente, mas não estava à espera de uma entrada num torneio como Roland Garros. Embora os adversários do qualifying tivessem todos atrás do Frederico no ranking.

Por este andar pode ser que entre brevemente no top 100, feito que só Nuno Marques alcançou.

Parabens!! :mais:

Bom, está aqui uma boa oportunidade para o Gil…Se tiver sorte no sorteio até pode ser que faça uma gracinha e ganhe um jogo… ;D

Já saiu o sorteio para dos qualifiers e calhou ao Frederico Gil o francês Jeremy Chardy que recebeu um wild card para estar no quadro principal, é nº 145 do ranking, sendo por isso um jogador de nível muito semelhante ao do Gil. Se passar esta ronda em princípio jogará contra o Nalbandian. Apesar de tudo o sorteio até foi bom para o Gil uma vez que lhe podia ter calhado logo na 1ª ronda por exemplo o Rafael Nadal. O pior acaba por ser ter que levar com o público todo a puxar pelo francês.

Esta chegada ao quadro principal de Roland Garros para além de todo o mérito que encerra por ter ultrapassado as 3 rondas de qualificação, é ainda mais enlevado esse mérito por ter conseguido passar essas 3 rondas com uma amigdalite e com uma pequena lesão no pé. Foi um autêntico herói.

Isso do apoio do público é muito relativo…Às vezes em vez de dar força, ainda mete é mais pressão em cima do jogador! Gil que aproveite essa porta encostada para entrar numa outra dimensão (a de ganhar um jogo no quadro principal de um Grand Slam!).

Podia ter sido bem pior. Caso vença o franciú deve chegar para ganhar uns pontos valentes no ranking…possivelmente que valham, pelo menos, a entrada no top130. Aos poucos e poucos…

A Michelle também tem subido a um ritmo bastante bom…com sorte entra no top200 daqui a 2/3 meses, dependendo dos torneios em que entrar.

Gil já foi ao ar…

Como é que ficou o resultado?

Roland Garros: Frederico Gil eliminado na primeira ronda [ 2008/05/25 | 17:20 ] Redacção NT

Frederico Gil foi eliminado na primeira ronda do Torneio de Roland Garros, este domingo, pelo francês Jeremy Chardy.

O tenista gaulês resolveu o encontro em três «sets» (6-3, 6-2 e 7-6). O último foi o mais disputado, com o português a ser derrotado no tie break.

Apesar da derrota, Frederico Gil abandona Roland Garros com a satisfação de ter sido o terceiro português a conseguir chegar ao quadro principal da prova francesa, depois de Nuno Marques e de João Cunha e Silva, o seu treinador.

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=955756&div_id=1454

O Ricardo Martins Pereira está a falhar! :wink:
Estamos com uma semana de Roland Garros e ele ainda não veio cá fazer os seus comentários… E é pena, que sendo eu amante do bom ténis, só tenho tido hipótese de acompanhar por alto e assim teria hipótese de complementar informação ao pouco que tenho apreciado!

Bom, a surpresa até agora tem sido o franciù que eliminou Gil… É que depois de Gil, foi Nalbandian! E “ainda mexe” depois disso…

Tens toda a razão a32772. A verdade é que também não me tem sido possível acompanhar nenhum jogo. Só hoje tive finalmente oportunidade de ver uma parte do jogo do Djokovic e do Nadal. De resto tenho apenas visto alguns resumos que estão pela net.

Hoje, Djokovic jogou simplesmente o necessário, sem apertar muito ritmo e ganhou sem grande dificuldade (6/4, 6/3 e 6/4). O Nadal parece que não podia estar em melhor forma, foi implacável com o Verdasco e o jogo foi muito rápido pese embora a interrupção que houve pelo meio devido à chuva (6/1, 6/0, 6/2).

Quanto ao torneio, este ano mais parece Wimbledon. :lol: Por duas razões: chuva todos os dias com vários jogos interrompidos e sucessivamente adiados; e a dureza do piso que este ano nem parece terra batida, mais parece “hard” e que por isso está muito rápido. O Frederico Gil já se tinha queixado disso e agora já percebo por quê.

O Jeremy Chardy que tinha eliminado o Gil foi de facto a grande surpresa até agora. A jogar em casa e sendo o verdadeiro outsider do torneio, os franceses ganharam uma grande empatia por ele e nos jogos dele o ambiente é muito lixado para os adversários. Hoje perdeu para o Almagro mas ainda o obrigou a ir a tiebreak nos dois primeiros sets e a 7/5 no último set. Nos resumos que vi ele aparenta um estilo de ténis muito atractivo e parece só lhe faltar alguma rodagem para saltar para o top 50 mundial, algo que deve estar muito próximo de acontecer.

Outra surpresa tem sido o Gulbis que está aí de novo e volta a merecer o estatuto de grande esperança do ténis.

Quanto ao resto, está mais que visto que a final será Federer contra Djokovic ou Nadal.

Esse Gulbis é o do serviço canhão, que parece o Roddick?

Assim já gosto mais do topico (comentado!)… ;D

O Gulbis é um puto com bom jogo! Lembro-me no ano passado ele ter atingido os quartos ou as meias finais de um Grand Slam (creio que foi Roland Garros!) , e de ter sido então apelidado como um puto cheio de talento, mas cujo pai cheio de “nota” não lhe instigava espírito de sofrimento que é fundamental no mundo do ténis…

Quanto a prognósticos, faço das palavras do Ricardo minhas…Só uma hecatombe nos colocará outro cenário!

Não respondeste à minha pergunta, mas tudo bem. :stuck_out_tongue:

O ténis está cada vez mais previsivel, o Federer, o Nadal e o Djokovic estão a anos-luz dos outros e não vejo concorrência. Roland Garros não fugirá à regra e o vencedor será um destes três (Nadal, na minha opinião).

Tenho pena que o Roddick se tenha lesionado, embora não viesse cá fazer nada, pois os resultados dele na terra batida são sempre para esquecer. Mas ficava sempre a dúvida, se era eliminado na primeira ou na segunda ronda. Por outro lado até lhe fez bem, assim descansa para aparecer em grande no torneio de Queen’s, onde espero que ganhe, como já vai sendo habitual. E sim, este páragrafo dedicado ao Roddick é mesmo porque sou fã dele. :wink:

Não te respondi, porque sinceramente não me lembro do serviço dele (mas creio que o seu serviço não era nada fora do comum!)…
Lembro-me apenas que era um jogador com um bom jogo, com pancadas diversificadas, um puto ainda que pode vir a ser jogador de top!

Quanto ao Roddick, não partilho opinião! Por um lado se não gosto de ver jogadores como Nadal que só jogam na defesa, por outro também não gosto muito de jogadores cujo jogo está claramente dependente do serviço, sendo um jogador mais de ponto directo!

Prefiro jogadores mais de meio termo como Federer e Djokovic…

Eu perguntei aquilo do Gulbin porque hoje, no resumo do dia que dá na Eurosport, falaram de um tipo que tinha um serviço fora do normal. Já não me lembro do nome dele e como o RMP falou do Gulbis (que eu desconhecia) pensei que pudesse ser ele. Vou investigar e já dou a certeza.

US Open. Lembro-me de o ver numa das sessões nocturnas frente ao “flop” Robredo (está bem posicionado no ranking, mas é incrível a quantidade de vezes que perde com adversários menos cotados).

Edit: Já agora, para completar a informação… chegou à quarta ronda (oitavos-de-final), onde perdeu com o espanhol Carlos Moya (1-3). Para chegar até aí, derrotou Potito Starece (3-0), Michael Berrer (3-0) e Robredo (3-0 com parciais de 6-1, 6-3 e 6-2)

Nesta edição de Roland Garros, já eliminou Blake, Lapentti e Llodra, todos adversários teoricamente mais fortes.

O Robredo é muito fraco. Está em 14º lugar no Ranking, mas eu nunca o vi a fazer nada de especial. Creio que flop é mesmo a palavra certa para o caracterizar.

Quanto ao jogador do serviço supersónico será o Llodra?? :inde:

Tens razão! Foi mesmo no US Open…E lembro-me de vê-lo a perder com o Moya! pensava era que tinha sido uma ou duas rondas mais à frente! Eis a memória a atraiçoar-me…

Nesse torneio para além de uma final interessante, o que me ficou na memória foi o jogo Stepanek vs Djokovic…Foi fantástico esse jogo!