Ténis

A questão aqui é o que é que isto tem a ver com ser o melhor? Tal como o ter 21/22 GS também não faz dele o melhor (que é algo subjectivo), só faz dele… o que tem mais GS. Já existe um título para isso.

Se o Nadal tivesse 30 ou 40 e os outros dois 20, epá ok podia usar-se isso como argumento perante uma diferença tão grande, agora um tem 21 e os outros têm 20 isso é algum factor de decisão? Já para não falar do facto de que então os outros todos antes deles que têm menos, eram todos uma merda em comparação. :sweat_smile:

O Nadal é um verdadeiro campeão, ninguém disse o contrário, mas e os outros não são? E depois, tem uma doença ok, o Federer tem 40 anos, já foi operado não sei quantas vezes ao joelho e anda todo rôto, e o Djokovic também tem os problemas dele, tipo ser estúpido. :rofl:

Os números não são tudo.

1 Curtiu

Tu é que tens de explicar como é que chegas a conclusão do Nadal estar ligeiramente abaixo como tu dizes

Seguramente não é com factos que o irás fazer.

É uma opinião tua. Subjetiva portanto.

Bela vitoria da rapariga Polaca a mostrar o porque de ser numero 1 Mundial

Sim, tão subjectiva como é a tua. :sweat_smile:

A minha conclusão é baseada em os ver jogar e não esclusivamente olhar para uma tabela com números de GS conquistados e somar tudo não ver mais nada.

Tem a ver com o tipo de jogo de cada um, para mim tecnicamente melhor nos outros dois e no facto de serem mais completos e com um maior leque de soluções que o Nadal. Completos quer ao nível do seu jogo quer ao nível das superfícies em que o ténis se joga.

Não é por acaso que, pegando agora em números de Grand Slams, mas tentado percebê-los um bocado, vemos:

Open da Austrália - Djokovic 9; Federer 6; Nadal 2
RG - Nadal 13/14; Djokovic 2; Federer 1
Wimbledon - Federer 8; Djokovic 5; Nadal 2
US Open - Federer 5; Djokovic 4; Nadal 4

Se o ténis só se jogasse em terra batida eu dava-te razão, o Nadal era o melhor de todos os tempos destacadíssimo. Mas como não é, e esses números também são claros, é evidente perceber que o Nadal só tem mais GS no total por causa do tal domínio avassalador (que eu já estou farto de mencionar) em terra batida.

Mas por exemplo nos outros GS a diferença também é evidente em dois deles (Austrália e Wimbledon), mas é muito fácil de perceber que aí o Djokovic e o Federer dividem a maioria dos títulos e que por isso têm menos conquistados do que os que poderiam ter, enquanto o Nadal em RG domina sozinho, e depois no US Open é que há maior equilíbrio.

Agora explica-me lá agora tu porque é que na tua opinião o Nadal é o melhor, sem ser o “ganhou mais Grand Slams”.

2 Curtiram

A discussão do melhor é semelhante à do Ronaldo e do Messi. Não tenho a menor dúvida que o Nadal é o melhor em terra batida. É excepcional também nas outras superfícies e é um atleta incrível. Daqueles que encontra paralelo no Ronaldo é um outro desporto diferente, o tom Brady. São gajos que fisicamente são o topo e são aquilo que qualquer jovem deve almejar ser. O Federer é um gajo diferente. É o gajo que verdadeiramente vende bilhetes. É um show-man. É o gajo que não se limitou a nascer para fazer aquilo. Ele nasceu para tornar aquele desporto numa arte. O Djokovic é aquele gajo que é bom em tudo.

1 Curtiu

A minha já te expliquei.

Mais vitórias entre eles, mais GS e um espírito competitivo distinto.

Não está ligeiramente por baixo, está ligeiramente por cima

Basicamente isso é uma análise que pode chegar aqui um gajo que nunca tenha visto um jogo de ténis na vida e não conheça nenhum dos três e conclui o mesmo. Basta ir à Wikipedia.

Se entretanto amanhã o Djokovic ganhar mais um ou dois GS passa a ser ele o melhor.

Pronto, nada contra, cada um vê isto à sua maneira.

Como eu os defino:

Nadal: Fisicamente o melhor
Federer: Tecnicamente o melhor
Djokovic: Não é melhor fisicamente que o Nadal nem tecnicamente que o Federer, mas é o mais próximo que há dos dois e excelente em ambas as coisas.

Isto claro falando de todos eles no seu auge.

O Djokovic, se conseguir continuar a jogar, além do que o Nadal fizer… Naturalmente irá roubar os recordes que sobrarem

Eu também acho que sim, o que te estou a dizer é que não é isso que deveria definir a opinião sobre quem é melhor ou pior. A única coisa que define é “quem tem mais GS”, que isso é factual.

Não é por o Nadal ter mais 1 ou 2 ou o Djokovic acabar com mais 2 ou 3 que, para mim, decide isso. São diferenças mínimas e há tanta coisa para analisar a mais que só estes números.

Poderão não ser assim tão curtas as distâncias…

E outra coisa a fazer se deveria ser dividir-se o número de vitórias/títulos pelo número de participações

Por muito que me custe dizer o sérvio é o melhor. Em 2010 o Federer ainda só tinha 29 anos e desde aí só conseguiu ganhar 4 grand slams.

Para mim o melhor é o Nadal. Os outros dois estão ao mesmo nível, cada um à sua maneira e a marcar fortemente uma geração. Nunca se tinha ganho tanto até estes três senhores chegarem e o fantástico é que são três.

No entanto, o Sampras vai sempre me marcar pois cresci a vê-lo jogar e foi dos meus primeiros ídolos. Continua a ser para mim o melhor de sempre pois marcou-me imenso, na altura dele foi realmente o melhor e era também de uma classe ímpar.

Sampras foi o jogador que mais anos virou como 1° do ranking

1 Curtiu

O Federer transcende o tempo, caberia num jogo com o Rod Laver. Inacreditável como alguém a jogar ténis arte conseguiu o que conseguiu.

O resto é o resto. Brilhante, mas fruto do seu tempo.

1 Curtiu

O Sampras é o anti-Nadal, terra batida era limitadíssimo. Teve aquela fase toda pós-Courier em que não teve rival consistente porque o Agassi andava aos altos e baixos. Mas um dos grandes, claro. E acabou “cedo”.

No outro dia é que me contaram que o Agassi é o único com o super golden career slam (adoro os nomes que inventam): os 4 GS, ATP Masters e JO. Pessoalmente acho parvo misturar JO com provas anuais, mas siga.

Até agora… Tudo a correr como esperado.

Esperava mais luta do Rudd

Mais que previsto, disse 3.0,o ruud nao tem ainda estofo para uma final de GS contra o Nadal, ve se perfeitamente que está com o psicologico afectado e a complicar em pontos porque simplesmente nao tem as mesmas armas. Fosso enorme de nivel. Mais um GS para o melhor de sempre, este ano foi facil. O unico que lhe poderia fazer frente era o Carlito ou o azarado do Zverev.

Que amasso, está feito.
É sem dúvida um atleta gigante apesar de não ser o meu favorito (o GOAT para mim é Federer). No entanto é impossível não admirar. Pena pela lesão do Zverev, este podia ser o seu primeiro GS.

1 Curtiu