Ténis

Há-de haver quem, à custa desta derrota do Nadal, desvalorize a prestação do Frederico Gil contra ele…

Eu tinha avisado. :wink:

Ele não está na sua plenitude a nível de jogo no fundo do court, e se concordamos todos que ele é um jogador extremamente defensivo e que sabe explorar o erro do adversário, o perfume que Nadal deixou no ATP de Miami, foi precisamente o de um jogador sem agressividade, sem postura e sem a fluidez nas raquetadas. Apesar de achar que ele não tem a técnica de outros #1, considero-o mortífero nas respostas ao longo da linha [isto tem um nome em inglês] que ele manda e isso praticamente não aconteceu.

E ainda por cima foi eliminado pelo Del Potro [7º], um jogador que tem um estilo detestável. Daquilo que já vi dele, faz-se valer pelo serviço [e diga-se, altura] para mandar uns pasteis não muito colocados mas extremamente eficazes. É um jogador algo lento, a sua “raquetada” é muito feia, não tem classe quase nenhuma e tem um ténis demasiado vertical. Não vi a partida, de certeza que fez uma excelente partida mas não o vejo a passar a próxima fase, contra Murray ou Verdasco. :wink: :arrow:

Murray 2 - 0 Verdasco

E este prodígio Espanhol [#9] desiludiu-me de uma maneira parva. Esteve claramente em dia não.

É que se tivermos em conta que este Fernando Verdasco foi o mesmo que fez suar Nadal [#1] numa partida épica que durou 5 horas e 15 minutos no Australian Open (?), sabe a muito pouco este aviamento do Murray, em 1 hora e 14 minutos. Ele que tem uma esquerda muito potente e um forehand tão preciso, mandou tijolos para tudo quanto é sitio. Só para terem uma ideia, ele terminou o primeiro set [6/1] com 20 erros não forçados (!!). A sua esquerda de vez em quando lá incutia aquele “topspin” característico, mas só se viu de quando em vez. Foi uma pena.

E eu até nem acho que o Murray tenha estado no esplendor das suas habilidades. Eu tenho uma opinião particular do Escocês [21 anos], considero-o um autêntico peso pesado do ténis e não sei até que ponto, não se pode tornar num dos melhores da modalidade [#4]. Ele tem tudo, só lhe falta mesmo o “click”. O que é que ele tem? Tem uma habilidade que poucos têm e que é a capacidade de transformar uma bola “morta” num ataque agressivo, tem dos melhores “backhands” que andam por aí, tem uma cultura táctica a cima da média [percebe-se, que ele sabe “contruir” o ponto] e apesar de não parecer um “bicho”, é capaz de passar o dia a dar voltas ao campo. É um jogador que aprecio imenso e tem um futuro risonho à sua frente.

De qualquer das formas, também não vi muito dele e espero que arrume com Del Potro. Estes parciais de 6/1 e 6/2 não deixam margens para dúvidas. Não sei se aquilo era mesmo lesão (?) no Verdasco, mas a assistência ao joelho e costas, não me pareceu muito preocupante. Ainda estou à espera do ténis! :wink: :arrow:

Eu não acho que ele se pode tornar um dos melhores da modalidade, eu penso que ele já é. Estou convencido que ele na Austrália só não ganhou por causa de excesso de confiança contra este espanhol que apareceu do nada numa forma louca. Não nos esqueçamos que o Murray antes da Australia vinha a ganhar ao Federer e ao Nadal em piso duro.

O Murray tenisticamente só tem uma pancada onde realmente ainda deve trabalhar muito para desenolver. Por incrível que pareça é a pancada de direita, já que de resto ele faz tudo o que quer e lhe apetece em court, podendo acelerar e desacelarar o ponto com relativo à vontade e é um jogador que não sendo muito rápido cobre muito bem o seu campo. Fisicamente de há uns meses a esta parte deu um pulo de todo o tamanho, mas não sei como reagirá a um jogo de 5 sets frente a um dos dois primeiros do ranking.

Futuramente aposto que ele ganhará a breve prazo torneios nos Grand Slam de piso duro. Mesmo na relva prevejo-lhe uma rápida progressão e antevejo-lhe grandes chances de vir a ganhar Wimbledon. Em pó tijolo tenho sérias dúvidas que ele alguma vez vença o torneio parisiense pelo menos enquanto houver Nadal e Federer (sim, falo mesmo dele…) já que o seu jogo faz sobretudo a diferença em pisos rápidos. A menos que ele tenha uma excelente evolução, o que também é possível dada a sua tenra idade… Mas neste momento não apostaria nisso.

Prevejo que o escocês vença este torneio de Miami.

Grande surpresa esta derrota do Nadal.
Já nao fiz o pleno na minha aposta :mrgreen:

SL

:twisted:
E Federer, estando prestes a ir embora do torneio, acaba de partir uma raquete? :lol:

Essa partida já terminou pa. :slight_smile:

E nao é que tas quase a ter razao :mrgreen:

SL

No mesmo dia em que viu confirmada a entrada para o top-70 do ranking ATP, Frederico Gil superou a primeira ronda do Torneio Hassan II, em Casablanca, ao bater o espanhol Alberto Matin (80º classificado) em três sets (6-3, 3-6 e 7-6 com 7-4 no tie-break).

Num encontro com duração superior a 2 horas e 20 minutos, Gil dominou claramente o primeiro parcial, mas permitiu a Martin a liderança constante no marcador no segundo «set». Na negra, o tenista português conseguiu uma vantagem importante, com 5-3, mas permitiu a reviravolta de Martin, que serviu para fechar o encontro com 6-5 a seu favor. Gil conseguiu o «break» e impôs-se ao espanhol na decisão, garantindo a passagem à segunda ronda, onde vai defrontar o croata Ivan Ljubicic, (68º do ranking), vencedor do encontro com o francês Clement (57º e oitavo cabeça-de-série).

In Maisfutebol

Duplamente fixe, que eu meti dinheiro nele! 8)

Continua em alta o Frede :mrgreen:

SL

Claramente em alta, já bate os que estão ao mesmo nível do ranking com alguma regularidade, a continuar assim o top-50 não é impossível!

É verdade!
Ele agora vai entrar na terra batida que é o piso onde na minha opinião ele joga melhor. É verdade que as chances de pontuar agora são elevadas já que ele demonstra capacidade para passar os qualifying dos Masters e eventualmente fazer uma ronda ou duas no quadro principal. Mas também não deixa de ser verdade que ele agora tem muito ponto a defender, Estoril Open inclusive.
Mas a grande oportunidade do Gil fazer uma gracinha pontual será porventura nos Grand Slam já que neste momento a classificação garante-lhe apuramento para os quadros principais e caso passe uma eliminatória já está a somar pontos face ao ano passado, já que ele foi sempre eliminado pelo Chardy na 1ª ronda.

Bem, mudando de tema, que grande ventaça que o Murray enfiou no Djokovic no dia de ontem! 8)
As conclusões a tirar deste torneio é que o Djokovic desde a final do US Open de 2007 pouco mais evoluiu enquanto jogador, o que até lhe chegou para ganhar um Grand Slam.
Já o escocês caso não tenha problemas de lesões habilita-se num prazo de um/dois anos a vir a ser número um mundial. A sua pancada de direita lentamente tem vindo a melhorar, psicologicamente tende a tornar-se mais forte depois do banho de humildade que levou na Australia. Creio que este ano poderá fazer uma gracinha em Wimbledon, embora duvide que ganhe o torneio pelo menos para já. O piso duro é que ainda não é para ele e também não sei até que ponto alguma vez será. Vamos ver…

Ténis - ATP CASABLANCA 250 (Frederico Gil)

Complexo Al Amal em Casablanca, Marrocos, de 6 a 12 de Abril de 2009.

Piso: Terra Batida

Seeds:

1. Igor Andreev
  2. Rainer Schuettler
  3. Albert Montanes
  4. Victor Hanescu
  5. Florent Serra
  6. Marc Gicquel
  7. Christophe Rochus
  8. Arnaud Clement (Eliminated First Round)
  • Frederico Gil, que esta segunda-feira subiu para 70.º no ranking ATP, bateu o espanhol Alberto Martin por 2-1, com os parciais de 6-3, 3-6 e 7-6 no tie-break.

• Gil vai defrontar na segunda ronda o croata Ivan Ljubicic, que bateu Arnaud Clement por 7-6 (8-6), 5-7 e 6-4.

NOTA: SPORTV2 - 8 de Abril (Quarta-Feira), 14:00

Ivan Ljubicic (30 anos) é actualmente 68.º no ranking ATP, tendo atingido a 3.º posição em 2006. Apesar de já ter entrado na fase descendente da carreira é um adversário complicado, até porque eliminou Arnaud Clement 8.º nos seeds.

Ljubicic é um bom jogador, apesar de já há uns tempos não o ver jogar, julgo que o potencial está lá. Quem sabe nunca esquece. Se Gil ganhar será uma grande vitória e uma para recordar.

Alguém tem o link para o Gil? Onde estou não há tv. Se alguém puder disponibilizar o link agradecia.

atdhe!

:great:

O serviço de Ljubicic está a fazer estragos.

Começei a ver agora.

Bora lá Frede.

SL