Ténis

Bom esforço Gil.

Daqui a 3 aninhos o Nadal que se cuide…

;D Também não exageremos :naughty:, mas de facto o F. Gil evolui muito… Foi interessante neste jogo, não foi de modo algum humilhado e conseguiu fazer belas jogadas… Depois claro, a dimensão de um é completamente diferente da do outro, e mais não fosse, fisicamente o português não tinha qualquer hipótese de superar Nadal. Fica a nota e fica a esperança de um Estoril Open em grande, pois é a jogar contra os melhores que se aprende mais…

Parabéns F. Gil :clap:

F. Gil és grande…

Parabéns pelo excelente jogo.

Apesar do bom jogo (também facilitado pelo dia quase-não do Nadal), deu a sensação que podia fazer ainda melhor. Com tantos erros não forçados as coisas tornam-se mais difíceis…

Não deixa de ser engraçado os próprios espanhóis, nos comentários do jornal Marca, elogiarem imenso o Frederico Gil!

Muito boa participação do F.Gil.
Nao envegonhou o nosso pais e bateu-se com bastante afinco.
Sao dimensoes completamente diferentes.
A nivel fisico nota-se bastante.
Muito bom torneio,espero que continue a evoluir.

SL

Bom jogo do Frederico, foi entusiasmante! :great:

Devo dizer que até à data tinha visto muito pouco do Fred. Só o tinha visto nalguns resumos que passaram na TV, ao vivo infelizmente nunca tive oportunidade.

Gostei muito do jogo de ontem, sinceramente não estava à espera de ver o Gil dar uma réplica tão boa ao Nadal. Em relação ao que eu tinha visto na TV, o Gil está muito melhor. É neste momento um jogador mais consistente, com uma pancada de direita muito forte, um bom primeiro serviço (quando entra), tem um jogo muito variado, batendo bem do fundo do court, subindo à rede com um bom approach e realizando uns amorties para completar o leque de soluções. Uma evolução espectacular!

O Nadal é de outro campeonato, mas o que é certo, é que o jogo não foi nenhum passeio. Para sair vencedor deste encontro, teve de suar muito e, concentrar-se bastante mais do que provavelmente estaria à espera. Entrou no jogo algo displicente, e depois foi subindo de nivel à medida que que o cronómetro avançava. Não concordo que não estivesse nos seus dias, como já aqui foi dito, simplesmente foi estudando o adversário e depois fez o seu jogo atirando sempre para o lado mais fraco do Gil (o esquerdo).

O Fred conseguiu por o Nadal em sentido, teve mesmo o segundo set na mão… mas não conseguiu manter o nivel do seu jogo, foi pena. Entrou na partida muito descontraido, parecia que estava habituado a jogar em torneios deste nivel e no court central. Jogou o jogo pelo jogo, mas arriscou muito, o resultado disso foram pontos espectaculares só ao alcance de alguns, mas também muitos erros não forçados. Estes erros, foram principalmente com a sua esquerda que até é boa, só que não tem a precisão e a consistência da direita.

Parece-me que há a melhorar, principalmente três pontos:

• A esquerda, que por vezes até sai muito bem mas precisa de entrar mais vezes.
  • O primeiro serviço, é bom. A percentagem de vezes que é colocado é que é baixa. Este ponto é muito importante.
  • A resposta ao primeiro serviço, aqui o trabalho de pés é fundamental. Ontem até realizou excelentes respostas, mas sobre o segundo serviço, neste ponto esteve muito bem, atacou sempre. A responder ao primeiro não foi tão bom… muitas bolas para fora. Por vezes é melhor bater a bola chapada ou em slice, mas ela entrar, do que tentar bater com top-spin ou com força e nunca mais a ver (como aconteceu um par de vezes).
    Mas isto são problemas que estão, de certeza, muito bem identificados e estão constantemente a ser trabalhados.

Um aspecto que não concordo com o que já foi dito, é a questão fisica. Não acho que a quebra no segundo set tenha a ver com isso. O que se passou é que o Fred entrou muito bem no set, fez um break ao Nadal e, esteve quase a fazer o 3-0 com o seu jogo de serviço, não conseguiu, levou o break e depois outro… o Nadal faz três jogos seguidos, dois dos quais breaks, e isto é que virou o jogo. Temos de ver que o adversário é um excelente jogador, e quando se está a perder um set a zero, entra-se no segundo set e acontece isto… não é fácil, automaticamente o jogador vai um pouco abaixo, é normal.

Não gostei de um pormenor, quando Nadal está na rede e o Fred em vez de tentar o passing shot, atira directamente ao corpo do espanhol. O problema é que depois em vez de pedir desculpa como é normal, soltou um grito “VAMOS” e virou costas. Não lhe ficou bem, e o público assobiou.

Assim como também não gostei do que o Nadal faz repetidamente em todos os encontros, e raramente é punido… demora uma eternidade a servir. Isto acontece principalmente quando o adversário está a jogar melhor e com ascendente, tirando-lhe assim concentração.

Bom, o que é certo é que gostei muito de ver o Frederico Gil jogar. Houve sem dúvida muito, mas mesmo muito trabalho, para chegar a este nivel. Penso que se continuar a treinar com afinco, pode subir um pouco mais no ranking. Por isso, Cunha e Silva, aperta com ele que nós queremos ver o Fred mais vezes na TV em grandes torneios a jogar contra os melhores do mundo. Muitos parabens pelo trabalho realizado, força. :clap:

Mas ainda assim o melhor do jogo foi quando a Shakira lhe bateu palmas no fim do jogo. O rapaz ia trepando a bancada… :lol:

Eu já aqui venho reformular esta mensagem com algo de construtivo, mas que jogo do Wawrinka. :great:

O Wawrinka tem um bom jogo. Pena ser tão instável…

Edit: E pronto, Nadal lá ganhou! Sinceramente não gostei do ténis que ele praticou, muito sofrido, muito pouco convicente, mas a verdade é que muitas das suas vitórias no piso duro costumam ser assim. O nível do seu ténis parece estar distante daquele que se viu na Austrália. Mas também não deixa de ser verdade que só agora é que ele irá competir onde se sente mais à vontade, o tijolo. E se ele a defender no piso duro é o leão que temos visto, então com os seus progressos visíveis durante esta temporada é caso para dizer que marcar-lhe pontos no tijolo será como querer marcar um golo numa baliza de hóquei a partir de um remate do meio campo. No entanto gostava de ver um encontro seu neste piso contra o Nalbandian… É que de resto não estou a ver mais ninguém a fazer-lhe frente neste piso, até porque o próprio Federer quando joga contra ele deixa de ser homem e passa a ser menino!

Rafael Nadal 2 - 0 Stanislas Wawrinka

E pode-se dizer que o Espanhol nunca tem tarefa fácil quando defronta alguém da Suíça.

Fiquei surpreso com a qualidade deste Wawrinka [17º], e é de facto uma pena, que alterne a beleza daquelas bolas a “cortar” o terreno de jogo com a inutilidade daqueles erros não forçados. Achei-o muito forte mentalmente, aliás, a brincar a brincar anulou, nada mais nada menos que 5 “matchpoints” a Nadal (!!). Para quem não sabe os parciais, foi um duplo 7/6, que durou 2:40 minutos. Para terem uma ideia, o número 1 [Nadal] só conseguiu quebrar o serviço do Wawrinka uma vez. Não é qualquer um que se pode gabar desse feito. O Suíço, ao contrário de Gil, manteve-se no topo da sua resistência física e foi isso que lhe valeu, numa luta épica pela conquista do seu jogo de serviço. Em português, aguentou-se à bronca. :shifty:

Eu não tenho conhecimento detalhado das lesões no ténis, mas este Nadal não está na sua plenitude. E não me venham com “este é o seu jogo” porque não é, não foi, nem vai ser. É verdade, que ele se faz valer pela mentalidade defensiva e extrema “resposta” no fundo do court mas aquilo que se viu hoje, foi uma completa ausência de agressividade e uma incapacidade pouco comum de “matar” a partida. Nadal dispôs de 14 pontos de break e só aproveitou 2. Não é normal. Apenas tivemos direito a um cheirinho do verdadeiro Espanhol no tie-break, onde percebeu quando assumir o ponto e dar a machadada. Ao Wawrinka, faltou perfume! É uma chatice mas eu acho que está tudo lá, tem de melhorar nos tempos.

Entra demasiado cedo na sua direita e isso leva a que a raquete bata demasiado por cima, impedindo a bola de levantar o suficiente. Foram “n” as bolas que se perderam na rede devido a uma aceleração de processos indesejável. Gostei do que vi e depois de todo este desgaste e tendo em conta a rapidez com que os rivais andam a despachar adversários, não sei até que ponto o Rafa vai conquistar o ATP de Miami. :wink: :arrow:

[hr]

Não há surpresas nos últimos 8, contudo, confesso que estou curioso para ver Tsonga. :slight_smile: :arrow:

O Roddick passou?

SL

Sim, irá jogar esta madrugada contra o Federer.

@barbosa

Também sou da opinião que o Nadal não anda lá muito bem, mas aquilo que eu disse sobre a forma como ele conseguiu ganhar muitos jogos em piso duro é verdade. Mesmo o Open da Australia onde ele jogou a um nível que eu nunca lhe tinha visto neste piso, ele ganhou os jogos das meias e até da final desta forma. Ele é aquele jogador que parece estar sempre encostado às cordas, mas que na realidade nunca está. O adversário normalmente quando ganha um ascendente leva com um Nadal que passa a apostar mais sobretudo na consistência e é nesses momentos que o vemos a ir buscar bolas impensáveis, porque ele fisicamente é um monstro. Ele percorre o seu lado do court de uma ponta à outra de uma forma rapidissima e apanha bolas incríveis e são essas jogadas que depois matam psicologicamente o adversário, que perde a paciência e tem tendência a querer jogar mais depressa, aumentando os erros não forçados. E aí Nadal está nas suas 7 quintas por ser um jogador muito estável psicologicamente e que comete muito poucos erros não forçados.

Como já aqui alguém disse, também começa a ser tempo do espanhol ser penalizado naqueles momentos em que o adversário estando por cima no jogo ele demora uma eternidade a bater o serviço. É que nesse tempo quase que dava para dar uma volta ao court…

Muito obrigado pelo informação meu caro a32772 :great:

SL

Ora essa!
O interesse é meu porque gosto de ver o pessoal a comentar os jogadores/jogos neste tópico para depois eu poder ler outras opiniões. Portanto também ficas encarregue de também vir cá fazer umas apreciações. :wink:

Confesso que ja nao via um jogo completo de Tenis á imenso tempo.Vi este do Nadal versus Gil.
Quando era mais jovem :mrgreen: jogava com regularidade e via bastante,mas fui perdendo o gosto por ambas as situações.
Fui ganhando por outras modalidades,como aquele que se joga com uma bola Oval que eu detestava e agora vejo bastante.

SL

Ontem o teu Roddick dançou contra o Federer. Não leves a mal, mas já era esperado! O que me surpreendeu mesmo foi a dificuldade com que o suiço ganhou ao americano pois o americano nem estava propriamente nos seus dias. Pelo contrário, foi o suiço que no meu entender jogou mal e que teve imensas dificuldades em acertar com a sua esquerda em slice. Longe vão os tempos em que ele cortava as bolas a seu bel prazer e que à conta disso fazia prever uma pancada de direita mortífera logo a seguir…

Hoje há um Verdasco-Murray e um Nadal-Del Potro. Se para o primeiro até podemos ter um bom jogo, para o segundo não antevejo grande história.

:lol:

Isso do Roddick foi só por curiosidade,pq estive um pouco a ver o jogo e depois tive de interromper e fiquei curioso com o resultado.
O Roddick a unica coisa de jeito que faz é servir :mrgreen:

Vamos lá ver uma coisa tipo tópico da NBA…Aposto em Murray e Nadal :whistle:

SL

Eu também tenho o mesmo prognóstico, até porque não creio que o Murray cometa o erro de desvalorizar o Verdasco como aconteceu na Australia. Não fora isso e provavelmente teria ganho o torneio, já que na altura era claramente o jogador em melhor forma e que vinha a ganhar os seus jogos tanto ao Nadal e ao Federer, embora uma coisa coisa seja ganhar em Masters e outra seja em Grand Slam…

Mas para este torneio prevejo o Quarto Fantástico nas meias finais (embora o Djokovic me ande a desiludir desde há uns tempos a esta parte). Numa meia final entre Nadal e Murray não meto as mãos no lume por ninguém. Tudo dependerá de quão rápido ou lento for o piso em que jogarem, já que Murray precisa de superfícies rápidas para impor o seu jogo enquanto Nadal sente-se melhor quanto mais lento for o piso.

Depois da evolução do escocês no último meio ano confesso que tenho alguma curiosidade em vê-lo duelar com o espanhol mas em relva! No ano passado eles encontraram-se em Wimbledon, mas o escocês não era consistente fisicamente como actualmente, nem tinha um serviço tão eficaz como actualmente e ao fim de set deu o estoiro (vinha de uma maratona contra o Gasquet na ronda anterior).

Sinceramente, acho que actualmente o ténis tal como a NBA estão num patamar que combina uma qualidade com uma competividade nunca antes vistos. Nem mesmo no tempo do Jordan e do Sampras viamos tantos adversários de qualidade a fazerem sombra… :arrow: (já agora gostaria de ver outras opiniões relativamente a este assunto)

E não é que o talochas Del Potro arrumou Nadal? :o

O terceiro set foi do mais esquisito que eu já lhe vi. A ganhar por 3-0 e a servir para 4-0, levou com um argentino a mandar no jogo e a aviar winners que quase atingiram as 100 milhas por hora.

O mais incrível é que apesar de estar a ser massacrado ainda cheguei a antecipar a vitória do espanhol pela forma como ele safou o segundo match-point e por uns pontos manhosos (de sorte, vá!) que ele teve, enquanto o outro ia mandando umas bolas milimetricamente fora.