Criei este tópico com a ideia de discutirmos, espero que com a contribuição de foristas que tenham mais conhecimento de causa que eu, as tácticas utilizadas nas camadas jovens do nosso clube.
Lendo as vossas crónicas e comentários, se interpretei bem (e corrijam-me se estiver enganado), todas as camadas jovens (de futebol 11, entenda-se) alinham, invariavelmente, num 4-3-3. Ora, como sabemos, isso não acontece, de há muito tempo para cá, no plantel sénior, que tem optado entre um 4-4-2 com losango (Bento, Peseiro, Santos, Boloni…).
Já foi aqui postada no forum uma entrevista com o Jean Paul onde se colocava esta mesma questão. Se bem me lembro, ele defendeu-se dizendo que os jogadores estão a ser formados para jogar nos dois sistemas. Sendo ele um expert, só tenho de acreditar nele. No entanto, volto à primeira ideia: os miudos jogam sempre em 4-3-3. Será que este sistema prepara tacticamente os jogadores para outros modelos?
Por outro lado, vemos quais tem sido os melhores resultados recentes da nossa formação: avançados móveis, rápidos (Djaló, Varela, etc.), extremos (CR, Quaresma, Nani, Paim, Pereirinha, etc.) e médios box-to-box (Moutinho, Adrien, etc.). São jogadores claramente “especializados” em 4-3-3. Se, no caso dos médios a transição para o 4-4-2 parece ser pacífica, penso que no caso dos avançados já não acontece o mesmo. No entanto, continuamos a não formar (pelo menos para a primeira equipa) avançados “de área”, laterais ofensivos, etc.
O que acham disto?
[É a primeira vez que crio um tópico, peço compreensão aos moderadores caso vejam isto como “mais um prá confusão”… Estejam à vontade para apagá-lo]