é quanto a mim o mais relevante e entusiasmante deste mercado.
até podemos não ser campeões ou não ter uma época de acordo com as expectativas; mas ficou mais que evidente para todos que é este o caminho.
se fôssemos capazes de executar esta estratégia no longo prazo e com o mesmo nível qualitativo… cresceriamos galáxias como clube.
espero que seja um acordar definitivo e o fim das épocas de contratar 8 ou 9, que mais não é do que atirar barro à parede à espera que um ou outro cole
Discordo numa coisa:
Por incrível que pareça, ainda não é claro para todos que este é o caminho.
Por muito grande que possa parecer a burrice de não perceber o óbvio que é o acerto desta estratégia, há muitos que ainda insistem em querer cavalgar essa onda.
Aliás, mesmo neste fórum continua a ver-se muita gente a pedir 10 contratações, evidenciando capacidade zero para aprender com os erros das últimas décadas.
E isso não é mau!
Mostra o quão fácil é cair no erro.
Eu só espero é que esse tipo de raciocínio continue massificado, mas nas casas dos rivais…
É o caminho da ruína!
Não podemos ter uma época áquem das expetativas, se não ficarmos, pelo menos, em 2º não conseguiremos manter este nível de investimento por mais que queiramos. Acho que este é um bom mercado e que este é o caminho mas ao mesmo tempo com todas as saídas vamos ter um plantem muito curto para os jogos que vamos fazer e isso também é preocupante. Muita pressão no RA tendo em conta o 11 que vamos ter tem de ficar em 2º senão há que repensar o futuro com ele.
O SCP faz este mercado sem Champions.
E fá-lo porque tinha jogadores vendáveis para garantir receitas para isso.
Nunca podes garantir que ficas pelo menos em 2º.
E nem disso pode depender a tua política desportiva.
A certa é esta em qualquer situação.
É esta que te garante mais receitas com vendas de jogadores, tornando-te menos dependente da Champions. Tens mais jogadores vendáveis!
E também é esta que te garante mais jogadores de mais qualidade, aumentando a probabilidade de te qualificares para a Champions.
É um verdadeiro ciclo virtuoso em que estás a entrar!
E é só nisto que te tens que concentrar:
Ter a política certa e crescer de ano para ano!
PS:
Esta politica aplicada 5/6 anos seguidos e estarás a candidatar-te à hegemonia em Portugal e a bater à porta de uma final europeia…
Percebo o que estás a dizer mas sem Champions para continuarmos neste ritmo tinhas de vender, pelo menos, uns 3 titulares. São 3 lacunas que tinhas de tapar além das existentes. Sem a Champions estarias sempre a correr atrás do prejuízo. Não digo que temos de conseguir a Champions todos os anos, mas se conseguisses 2 a cada 3 anos ajudava e muito atéporque seria mais fácil atrair jogaodres. Não é facil investir 50 milhões por época todos os anos e em jogadores de qualidade sem os 60, 70 milhões que a Champions traz o próprio Amorim deu a entender isso.
Claro que a Champions é muito importante.
Mas para a conseguires de forma sustentável tens que ter a melhor política desportiva possível. E essa é esta!
Não é querer contratar para todas as posições que achas que mereciam ser melhoradas.
Isso é querer resolver tudo sem dinheiro para isso e acabar por não resolver nada ao mesmo tempo que vais perdendo capacidade de investimento.
Se o SCP se qualificar para a próxima champions, bastará vender 1 jogador para ficar a nadar em dinheiro e poder fazer um investimento ainda maior do que este ano.
Imaginem o que seria, em cima do belíssimo plantel que já vamos ter este ano, perder apenas 1 jogador e contratar mais 4 craques…
Que susto apanharão os rivais…
Exato é isso que estoju a dizer!! Com a Champions se calhar só perdias o Inácio e possivelmente mais um e tinhas mais que dinheiro para comprar um 8, um GR possivelmente comprar centrais e dar mais profundidade ao plantel.
Expliquem-me só uma coisa:
“Este é o caminho”.
Mas havia algum caminho alternativo, tendo em conta que:
-
falharam no mercado anterior;
-
estavámos sentados em cima dos milhões de euros das vendas de Matheus Nunes, Porro e Ugarte;
-
Havia lacunas graves na equipa que tinham de ser colmatadas com urgência;
-
Não nos podíamos dar ao luxo de ficar 2 épocas seguidas sem ir à CL e por isso os jogadores que viessem tinham necessariamente de dar garantias de mais-valia desportiva imediata;
Qual era o “caminho alternativo”, mesmo? Havia alguma outra linha de ação aceitável e possível?
Eu só espero que, se isto correr bem - e ainda falta muito para que corra -, nos próximos anos não se encostem à sombra do que fizeram este ano, e depois andemos meia dúzia de anos na travessia do deserto, porque dá-me a sensação que nos últimos 2 anos também se encostaram à sombra do que fizeram em 2020/2021 e depois foi o que se viu.
Havia… Havia a linha do que tem sido feito em 95% dos mercados do Sporting desde que me lembro de ver futebol.
E que linha é essa? Vir de um ano em que se fizeram €150M em vendas e mesmo assim optar deliberadamente por uma estratégia de comprar camiões de jogadores a baixo custo? Quando é que isso foi feito? ![]()
utilizando a combinação 150M em vendas e comprar camiões de jogadores a baixo custo nunca foi feito de facto.
mandavam se só vir camiões mas com faturação 3 ou 4X inferior porque não havia capacidade de fazer 150M em vendas( sem destruir completamente a equipa)
Não sei se concordo completamente com o que disseste. Em 21/22 vieram mais-valias (Edwards, Sarabia, Matheus Reis, Ugarte) e ainda o Esgaio que tem tido imensos minutos (apesar de odos nós sabermos que não tem a qualidade para ter tantos minutos). Em 22/23 é que houve um planeamento desastroso, mas houve um investimento consdierável (52 milhões). O grande problema é que a política de 20/21 e 21/22 não era sustentável a longo prazo porque tinhas plantéis muito curtos e com muitos jogadores com 50% do passe e emprestados e precisavas de dinheiro. Mesmo esta política só é sustentável com resultados desportivos porque continuamos com plantéis curtos. Vamos ver o que vai acontecer esta épcoa e como se vai agir no próximo mercado.
É incrível como o mundo de futebol é financeiramente explosivo!
Há 1 ano estávamos a olhar para um cenário negro de falha de champions e poucas perspetivas de sucesso desportivo cuja consequência seria uma quase certa 2ªfalha de champions seguida a partir do momento em só haveria 2 vagas.
Bastou um mercado de verão competente para se virar tudo ao contrário.
Transformámos uma equipa de 4ºlugar num provável campeão nacional que vai a uma champions de receitas aumentadas.
E agora o contexto está totalmente invertido.
Estive a analisar as nossas contas e o que se prevê de saídas de jogadores e reparei no seguinte cenário bem possível:
O SCP perde 2 jogadores fundamentais: Gyo e Inácio
O SLB perde 2 ou 3 jogadores fundamentais: Silva, Rafa e talvez Di Maria
O FCP perde 3 jogadores fundamentais: Diogo Costa, Galeno e Taremi
Ou seja, podemos ser quem menos jogadores perderá.
SLB e SCP vão à Champions.
Se este cenário se confirmar, prevejo os seguintes capitais próprios nas SAD no final de Junho de 2025:
SCP: +163ME
SLB: +147ME
FCP: -2ME
Ou seja, mesmo perdendo menos peças fundamentais no nosso plantel do que os rivais, podemo-nos tornar nO clube em melhor situação patrimonial dos 3 grandes, ultrapassando o SLB!
ISTO É INCRÍVEL E FAZ-ME ACREDITAR NO FUTURO SO SCP!
PS:
Mas cuidado…
Logo a seguir não vamos ao mundial de clubes por causa do nosso ranking uefa e vamos ver os rivais encaixarem 50ME. Melhorar o nosso ranking tem que ser um objetivo sério para os próximos anos.
Ainda assim, que situação fabulosa em que nos estamos a colocar!