Sustentabilidade - O Grande Desafio do SCP!

é quanto a mim o mais relevante e entusiasmante deste mercado.
até podemos não ser campeões ou não ter uma época de acordo com as expectativas; mas ficou mais que evidente para todos que é este o caminho.
se fôssemos capazes de executar esta estratégia no longo prazo e com o mesmo nível qualitativo… cresceriamos galáxias como clube.
espero que seja um acordar definitivo e o fim das épocas de contratar 8 ou 9, que mais não é do que atirar barro à parede à espera que um ou outro cole

1 Curtiu

Discordo numa coisa:
Por incrível que pareça, ainda não é claro para todos que este é o caminho.

Por muito grande que possa parecer a burrice de não perceber o óbvio que é o acerto desta estratégia, há muitos que ainda insistem em querer cavalgar essa onda.

Aliás, mesmo neste fórum continua a ver-se muita gente a pedir 10 contratações, evidenciando capacidade zero para aprender com os erros das últimas décadas.

E isso não é mau!
Mostra o quão fácil é cair no erro.
Eu só espero é que esse tipo de raciocínio continue massificado, mas nas casas dos rivais…
É o caminho da ruína!

3 Curtiram

Não podemos ter uma época áquem das expetativas, se não ficarmos, pelo menos, em 2º não conseguiremos manter este nível de investimento por mais que queiramos. Acho que este é um bom mercado e que este é o caminho mas ao mesmo tempo com todas as saídas vamos ter um plantem muito curto para os jogos que vamos fazer e isso também é preocupante. Muita pressão no RA tendo em conta o 11 que vamos ter tem de ficar em 2º senão há que repensar o futuro com ele.

O SCP faz este mercado sem Champions.
E fá-lo porque tinha jogadores vendáveis para garantir receitas para isso.

Nunca podes garantir que ficas pelo menos em 2º.
E nem disso pode depender a tua política desportiva.
A certa é esta em qualquer situação.
É esta que te garante mais receitas com vendas de jogadores, tornando-te menos dependente da Champions. Tens mais jogadores vendáveis!
E também é esta que te garante mais jogadores de mais qualidade, aumentando a probabilidade de te qualificares para a Champions.

É um verdadeiro ciclo virtuoso em que estás a entrar!
E é só nisto que te tens que concentrar:
Ter a política certa e crescer de ano para ano!

PS:
Esta politica aplicada 5/6 anos seguidos e estarás a candidatar-te à hegemonia em Portugal e a bater à porta de uma final europeia…

1 Curtiu

Percebo o que estás a dizer mas sem Champions para continuarmos neste ritmo tinhas de vender, pelo menos, uns 3 titulares. São 3 lacunas que tinhas de tapar além das existentes. Sem a Champions estarias sempre a correr atrás do prejuízo. Não digo que temos de conseguir a Champions todos os anos, mas se conseguisses 2 a cada 3 anos ajudava e muito atéporque seria mais fácil atrair jogaodres. Não é facil investir 50 milhões por época todos os anos e em jogadores de qualidade sem os 60, 70 milhões que a Champions traz o próprio Amorim deu a entender isso.

Claro que a Champions é muito importante.
Mas para a conseguires de forma sustentável tens que ter a melhor política desportiva possível. E essa é esta!

Não é querer contratar para todas as posições que achas que mereciam ser melhoradas.
Isso é querer resolver tudo sem dinheiro para isso e acabar por não resolver nada ao mesmo tempo que vais perdendo capacidade de investimento.

Se o SCP se qualificar para a próxima champions, bastará vender 1 jogador para ficar a nadar em dinheiro e poder fazer um investimento ainda maior do que este ano.

Imaginem o que seria, em cima do belíssimo plantel que já vamos ter este ano, perder apenas 1 jogador e contratar mais 4 craques…
Que susto apanharão os rivais…

Exato é isso que estoju a dizer!! Com a Champions se calhar só perdias o Inácio e possivelmente mais um e tinhas mais que dinheiro para comprar um 8, um GR possivelmente comprar centrais e dar mais profundidade ao plantel.

Expliquem-me só uma coisa:

“Este é o caminho”.

Mas havia algum caminho alternativo, tendo em conta que:

• falharam no mercado anterior;

• estavámos sentados em cima dos milhões de euros das vendas de Matheus Nunes, Porro e Ugarte;

• Havia lacunas graves na equipa que tinham de ser colmatadas com urgência;

• Não nos podíamos dar ao luxo de ficar 2 épocas seguidas sem ir à CL e por isso os jogadores que viessem tinham necessariamente de dar garantias de mais-valia desportiva imediata;

Qual era o “caminho alternativo”, mesmo? Havia alguma outra linha de ação aceitável e possível?

Eu só espero que, se isto correr bem - e ainda falta muito para que corra -, nos próximos anos não se encostem à sombra do que fizeram este ano, e depois andemos meia dúzia de anos na travessia do deserto, porque dá-me a sensação que nos últimos 2 anos também se encostaram à sombra do que fizeram em 2020/2021 e depois foi o que se viu.

1 Curtiu

Havia… Havia a linha do que tem sido feito em 95% dos mercados do Sporting desde que me lembro de ver futebol.

E que linha é essa? Vir de um ano em que se fizeram €150M em vendas e mesmo assim optar deliberadamente por uma estratégia de comprar camiões de jogadores a baixo custo? Quando é que isso foi feito? :thinking:

utilizando a combinação 150M em vendas e comprar camiões de jogadores a baixo custo nunca foi feito de facto.
mandavam se só vir camiões mas com faturação 3 ou 4X inferior porque não havia capacidade de fazer 150M em vendas( sem destruir completamente a equipa)

Não sei se concordo completamente com o que disseste. Em 21/22 vieram mais-valias (Edwards, Sarabia, Matheus Reis, Ugarte) e ainda o Esgaio que tem tido imensos minutos (apesar de odos nós sabermos que não tem a qualidade para ter tantos minutos). Em 22/23 é que houve um planeamento desastroso, mas houve um investimento consdierável (52 milhões). O grande problema é que a política de 20/21 e 21/22 não era sustentável a longo prazo porque tinhas plantéis muito curtos e com muitos jogadores com 50% do passe e emprestados e precisavas de dinheiro. Mesmo esta política só é sustentável com resultados desportivos porque continuamos com plantéis curtos. Vamos ver o que vai acontecer esta épcoa e como se vai agir no próximo mercado.

É incrível como o mundo de futebol é financeiramente explosivo!
Há 1 ano estávamos a olhar para um cenário negro de falha de champions e poucas perspetivas de sucesso desportivo cuja consequência seria uma quase certa 2ªfalha de champions seguida a partir do momento em só haveria 2 vagas.

Bastou um mercado de verão competente para se virar tudo ao contrário.
Transformámos uma equipa de 4ºlugar num provável campeão nacional que vai a uma champions de receitas aumentadas.

E agora o contexto está totalmente invertido.
Estive a analisar as nossas contas e o que se prevê de saídas de jogadores e reparei no seguinte cenário bem possível:

O SCP perde 2 jogadores fundamentais: Gyo e Inácio
O SLB perde 2 ou 3 jogadores fundamentais: Silva, Rafa e talvez Di Maria
O FCP perde 3 jogadores fundamentais: Diogo Costa, Galeno e Taremi

Ou seja, podemos ser quem menos jogadores perderá.
SLB e SCP vão à Champions.

Se este cenário se confirmar, prevejo os seguintes capitais próprios nas SAD no final de Junho de 2025:
SCP: +163ME
SLB: +147ME
FCP: -2ME

Ou seja, mesmo perdendo menos peças fundamentais no nosso plantel do que os rivais, podemo-nos tornar nO clube em melhor situação patrimonial dos 3 grandes, ultrapassando o SLB!
ISTO É INCRÍVEL E FAZ-ME ACREDITAR NO FUTURO SO SCP!

PS:
Mas cuidado…
Logo a seguir não vamos ao mundial de clubes por causa do nosso ranking uefa e vamos ver os rivais encaixarem 50ME. Melhorar o nosso ranking tem que ser um objetivo sério para os próximos anos.
Ainda assim, que situação fabulosa em que nos estamos a colocar!

1 Curtiu