Acabou ontem o Sul-Americano de sub-20 conquistado pelo Uruguai, e ia fazer no tópico das Sugestões uma análise aos jogadores que para mim mais se destacaram por lá, mas isto começou a ficar muito extenso, e nem todos os jogadores se enquadravam no que se pertende naquele tópico, portanto resolvi abrir este, e depois logo falo de uns quantos à parte por lá.
.Uruguai - Claramente a melhor equipa deste torneio, ainda não que talvez não tenha sido a mais regular. Começaram tremidos com dois empates, mas depois acabaram por carimbar a passagem à segunda fase, onde subiram bastante de forma. Ainda assim na 2ª fase mesmo só perdendo um jogo, acabou por ser com estrondo, uma inesperada derrota por 3-0 com a Venezuela. Acabou por ser um título merecido de uma equipa com vários jogadores interessantes para o futuro, o primeiro do Uruguai desde 1981.
-
Nicolás De la Cruz, um dos jogadores que mais me convenceu neste torneio, jogou e fez jogar. Médio centro/ala, baixinho mas muito raçudo e lutador, tendo também boa qualidade técnica. Capitão e talvez o jogador mais influente deste Uruguai. Tem 19 anos e ainda joga no Uruguai, no Liverpool lá do sítio.
-
Rodrigo Amaral, um dos goleadores do torneio e claramente dos melhores jogadores da competição, embora tenha descido um pouco de forma na 2ª fase. Mais um tipo muito raçudo nesta selecção uruguaia, disputa todas as bolas, corre por todo o lado, mostra bons pormenores mesmo sem ser um prodígio técnico. Tem também um bom remate. Tem 19 anos e joga no Nacional do Uruguai. Tem é um defeito, parece gostar muito de comer, está um bocado redondo, embora sendo justo isso estranhamente não pareça reflectir-se muito no seu jogo. :mrgreen:
Também gostei do Marcelo Saracchi, mesmo sem ser sempre titular, e quando foi até jogou a meio-campo, embora pelo que andei à procura seja um lateral esquerdo que faz todo o corredor. Pareceu-me bastante superior tecnicamente a qualquer um dos laterais que andou a jogar a titular, Mathías Olivera na esquerda e José Rodríguez na direita. Ainda assim o Mathías Olivera também mostrou boas coisas, e sobe com qualidade apesar de não se aventurar muito. Marcou um bom golo à Argentina. Curiosamente na defesa um dos que acabou por jogar menos que o quarteto titular foi o Santiago Bueno que já no decorrer do torneio foi contratado pelo Barcelona.
Destaque também para o Santiago Mele (19 anos - Fénix), que foi dos melhores GRs do torneio, e só não foi mesmo o melhor porque na Venezuela há um rapazito baixinho que defende que se farta. O trinco Carlos Benavídez (18 anos - Defensor Sporting) também fez bons jogos, e o avançado Joaquín Ardaiz (18 anos feitos já no decorrer do torneio - Danubio), que só foi titular duas vezes mas ontem jogou de início no jogo do título e bisou.
Depois provavelmente já mais fora do alcance, o Rodrigo Bentancur que toda a gente já conhece, e que é um tipo claramente diferenciado, muito bom tecnicamente e na forma como vê o jogo. E o Nicolás Schiappacasse, que já está no Atletico Madrid, mas que também me parece ter muita qualidade, marcou menos golos que o Rodrigo Amaral, mas acho-o com mais potencial, e tem mais pinta de jogador. Fizeram uma grande dupla de ataque.
[hr]
.Argentina - Mais uma selecção com bons valores, mas que acabou por ter muitos altos e baixos. Teve o ataque mais concretizador da 1ª fase, e com uma dupla de ataque bastante promissora, mas acabaram por fazer uma 2ª fase muito pobrezinha com derrotas por 3-0 contra Uruguai e Equador. Estiveram praticamente fora do Mundial de sub-20 (apuravam-se 4 em 6 na 2ª fase), mas lá conseguiram com um golo milagroso na penúltima jornada e depois uma conjugação de resultados ideais na última jornada, às custas do Brasil.
-
Tomás Conechny dos melhores deste torneio, ponho-o talvez num top 3, embora tenha descido um pouco de forma na 2ª fase, à semelhança de quase todos os seus colegas de selecção. Avançado de 18 anos, que joga no San Lorenzo, excelente pé esquerdo e muito desenvolvido tecnicamente. Andei a ver uns vídeos dele pela selecção sub-17 da Argentina e jogava claramente como avançado, mas aqui com as boas soluções de ataque acabou por jogar mais recuado, quase como 10, e com qualidade. Acho que tem um perfil que se adequa mais a atacar vindo de trás, seja nas costas dos avançados ou vindo da ala.
-
Marcelo Torres, o goleador da primeira fase. Mais um com grande capacidade de luta e entrega ao jogo, bastante forte fisicamente, um pequeno tanque de 1m80. Talvez não fosse o mais habilidoso do ataque desta Argentina, mas mostrou vários pormenores técnicos de qualidade. É claramente um homem golo, para ser o mais avançado da equipa, mas que também se movimenta bem por todo o campo. Tem 19 anos e joga nas camadas jovens do Boca Juniors.
-
Lautaro Martínez, mais um avançado bastante móvel desta Argentina. Foi dos poucos desta selecção que fez um torneio claramente em crescendo e acabou por fazer uma 2ª fase melhor que a 1ª. Foi absolutamente decisivo no apuramento da Argentina para o Mundial de sub-20, com o golo do empate contra o Brasil aos 95 minutos na penúltima jornada e depois bisando na última jornada contra a Venezuela. É um jogador algo parecido com o Torres, mas que parece ter mais qualidade quando descai para as alas. Finaliza bem com os pés ou com a cabeça. Tem 19 anos e joga no Racing.
-
Brian Mansilla, mais um do trio adaptável da frente de ataque da Argentina, e talvez o mais talentoso. Também ele um avançado mas que me parece brilhar mais na ala. Tem um perfil com algumas semelhanças com o Lautaro, mas este mais forte tecnicamente, e o Lautaro mais finalizador. Tem 19 anos e também joga no Racing.
Depois também gostei do Nahuel Molina, lateral direito do Boca Juniors, que foi dos laterais que mais se destacaram neste torneio, de alguns pormenores do Lucas Rodríguez, extremo de 19 anos do Estudiantes, e do já conhecido Ezequiel Barco (17 anos - Independiente), mesmo não sendo sempre titular. Tem muito potencial.
[hr]
.Brasil - Uma desilusão este Brasil, acabaram por nem conseguir o apuramento para o Mundial de sub-20, ficando em 5º lugar na 2ª fase. Apesar de vários bons valores esta equipa jogava muito pouco, vivendo muito à base de rasgos individuais. Ainda assim talvez pudessem ter feito bem melhor se os guarda-redes não tivessem estado uma desgraça, não foi por acaso que acabaram por jogar todos, primeiro o Caique que se fartou de fazer asneiras, depois o Cleiton, que só fez um jogo mas também esteve bastante inseguro, e por fim lá deram o lugar ao Lucas Perri, que melhorou um bocado mas ainda assim fez um jogo de estreia em que teve culpas dos dois golos no jogo com a Uruguai. Na defesa o Lyanco já é algo conhecido e até não fez um mau torneio, mas não impressiona nada a sair a jogar.
- Richarlison, para mim foi o melhor do Brasil no torneio. Supostamente é um avançado, mas jogou como extremo aqui. Muito habilidoso e desequilibrador, foi decisivo em alguns jogos, marcando ou assistindo. Aparece muito bem em zonas de finalização, percebe-se que tem escola de avançado. Mas este já deve ser algo proibitivo para nós, tem 19 anos e já é opção regular no Fluminense.
O David Neres também dos melhores, fez jogos muito bons e é sem dúvida um jogador com grande potencial, ainda assim achei que se exibiu a um nível abaixo do Richarlison. O já nosso conhecido Guilherme Arana também fez um excelente torneio, bem a defender e também sempre muito bem a incorporar-se no ataque, e ainda marcou 2 ou 3 golos. Foi provavelmente o melhor lateral da competição, ficaríamos bem servidos por aqui. Por fim também destaque para o pessoal do Flamengo que também parece ter bastante potencial, o Matheus Sávio, Lucas Paquetá e na frente o Felipe Vizeu, embora este não me tenha impressionado muito nos primeiros jogos, apesar da fama.