Gosto dele e há uns anos atrás concordaria. Via nele muito potencial. Actualmente, acho que estagnou completamente e não vai passar daquilo, que é um nível decente a bom para o Braga mas irregular para o patamar acima.
O Frelih tem margem de progressão, é jovem, tem um perfil porreiro (ágil e rápido a reagir para o tamanhão que tem, quase 2 metros) e transmitiria segurança se por alguma razão o Adán falhasse. Para além disso, não deve custar nenhuma fortuna.
O do Braga? Acho-o meio louco. Bom para o Braga mas tem ali momentos em que “avaria” e põe um tipo que nem sequer é do Braga numa pilha de nervos…
Não tenho reparado muito nos guarda-redes da Liga, no entanto, para poder comentar.
Acho interessante, já agora, que o Bernardo Vital esteja a ter mais minutos. Não sei se vai pegar já este ano (ainda agora foram buscar o Raul Silva) mas a afirmação não deve passar da próxima época, o mais tardar.
Outro que acho que pode dar um salto definitivo nos próximos meses é o André Almeida do Vitória. Com a saída do André André ganha ainda mais espaço de afirmação e se o Vitinha acabar por ir à Seleção Principal (já o merece), ganha ainda mais palco nos sub-21. De qualquer forma, sem que o Matheus Nunes saia não precisamos de nenhum médio-centro em breve, ainda temos o Bragança.
Também gosto bastante e cada vez mais do André Franco, mas acho que o Edwards foi uma aposta ainda mais certeira.
Gostava bastante que o Ricardo Horta viesse cá parar. O Braga tem uma percentagem muito baixa do passe dele era negociar jogadores para ir para lá, Tabata por exemplo.
Se o Bernardo Vital continuar a manter a titularidade no Estoril e a somar jogos e experiências, é um jogador a ter em conta.
Esperava que só ganhasse o lugar definitivo no onze do Estoril na próxima época, até pela quantidade de opções que têm para o centro da defesa, mas o potencial é notório, está a agarrá-lo já este ano, é um central destro… a acompanhar.
Nunca o tinha visto jogar, mas pela amostra não se entende como o Antony não é titular do Arouca sempre. Cadência de passada brutal, bom toque de bola, nem é parvo nenhum a jogar.
Hoje confirmei o que já me parecia: o André Almeida (médio-centro, Vitória de Guimarães, atualmente presença regular na Seleção Sub-21) vai dar jogador de grande.
Há outros jogadores interessantes na Liga. Num primeiro plano, André Franco (Estoril) como avançado-direito, no nosso esquema,; e Bernardo Vital (Estoril) como defesa-central direito, na nossa linha de 3. Num plano inferior, Afonso Sousa (B-SAD) como avançado esquerdo, no nosso esquema; Lincoln (Santa Clara) como avançado direito, no nosso esquema; e Pepê Rodrigues (Famalicão) como médio-defensivo, no nosso esquema.
Mas em nenhum deposito tanta crença de que será jogador para grande quanto como para o André Almeida.
Edit - Até digo mais: se o Matheus Nunes for vendido no verão, era provavelmente o André que iria buscar para disputar o lugar com o Bragança. Está com pulmão, transporte de bola, técnica, visão de jogo, inteligência nas decisões tomadas… está a encher o campo!
Mas olha que o tipo não se furta a correr nem a lutar. Tem por aí um bocado o ADN Vitória (formado ali) bem inscrito. E está com o treinador certo para evoluir ainda mais nesse aspecto porque se há coisa que o Pepa não cede é na exigência de compromisso para pressionar e recuperar a bola em momento defensivo.
Neste momento, por exemplo, apesar do hype Paulo Bernardo (efectivamente um bom jogador, só não é um craque), seria para mim titular nos sub-21 ao lado do Vitinha. Aliás creio que o tem sido.