Mas pronto, já é um. Talvez daqui a uns meses já sejam dois.
Então ?
O Eboue ?
Por falar em Arouca, devem ser a única equipa do mundo com um israelita e um palestiniano no mesmo plantel
Pessoalmente ficaria satisfeito se descesse, sim.
Mas não sigo ali ninguém porque, sinceramente, também não vejo nada de interessante ali.
Eu também não. Acho que claramente o Basso será um ponto de destaque e se com a bola até parece interessante, a defender (não defendendo mal naquele nível e até é dos poucos naquela equipa que sabe o que é um fora-de-jogo), não me parece para voos mais altos.
Há quem diga que pode haver ali um novo Taremi, mas eu não conheço e nunca vi jogar. E também não sou grande fã do Taremi (aqueles mergulhos irritam-me e tomei o gajo tão de ponta que nem consigo ver mais nada).
E o Afonso Sousa, não?
Para mim, não. Há outros médios na Liga que acho mais interessantes e, sobretudo, porque penso que a Frutaria ainda tem parte do opção e direito de preferência pelo Afonso.
Olha que o tipo é muito bom no que agora se convencionou chamar de jogo entre linhas. Mesmo quando estão próximas.
Concordo. Mas também acredito que se o Porto mantém alguma ligação pudesse inviabilizar qualquer putativo negócio.
Parece que o Paulo Assunção do fama vai para o galatasaray…sempre quero ver por quanto…praí 10M por metade do passe, não é assim que eles vendem os seus jogadores, esses vendedores inveteráveis (para nós…)
Sim, é. Pode ser um jogador bom em determinados contexto mas ainda não o acho completo e continuo a achar que a Frutaria tem prioridade sobre ele.
Entretanto menos um da minha lista para seguir por cá, o Assunção já se foi. Ainda assim, um bom departamento de scouting continuaria a acompanhar o jogador na Turquia.
Gosto do Bernardo Vital
A cada jornada que passa, gosto mais de ver o Chiquinho. Está ali potencial para um jogador bastante interessante.
Começando por jogadores relativamente jovens e que não estejam nem no Braga nem nos rivais:
Numa primeira linha coloco: Tomás Ribeiro (para central da esquerda numa linha de três), Pepê Rodrigues (para médio-defensivo), Iván Jaime, André Almeida, Filipe Soares, Morita e Eustáquio (para médios-centro) e Marcus Edwards (para falso extremo, avançado interior).
Numa segunda linha coloco: Patrick William (defesa central direito numa linha de 3), Riccieli (para central do meio numa linha de 3), Fernando Fonseca (para ala pelo corredor direito), Rafa Soares (ala pelo corredor esquerdo), Lucas Fernandes (médio centro), Afonso Sousa (médio centro ou falso extremo), Lincoln (falso extremo) e Ivo Rodrigues (extremo).
Dos seguintes, preciso de ver mais mas estou curioso:
- Guimarães: Sacko (AD), Tomas Handel (MD)
- Estoril: Bernardo Vital (DCD), João Gamboa (MD), André Franco (ED), Chiquinho (EE)
- Boavista: Nathan (AD), Hamache (AE)
- Tondela: Juan Boselli (ED)
- Portimonense: Luquinha (EE)
- Vizela: Bruno Wilson (DC), Samu (MC), Nuno Moreira (EE)
- Marítimo: Bruno Xadas (ED), André Vidigal (EE), Ricardinho (PL)
- Gil Vicente: Samuel Lino (EE), Fran Navarro (PL)
- Moreirense: Abdu Conté (DCE)
- Famalicão: Pickel (MD), Banza (PL), Marcos Paulo (PL)
Esse é fraquinho.
O Xadas tem que perder uns três quilos, está muito pesado para o que se exige dele. Um pé esquerdo com qualidade, que aproveite esta época para se reencontrar e ganhar novo balanço. É um jogador interessante.
Sem dúvida. Corrigindo isso, teria tudo. Tecnicamente é muito bom.
Estes centrais do Tondela são para manter debaixo de olho, tanto o Mobido Sagnan (que até já tem experiência de La Liga) como o Manu Hernando (com escola de Real Madrid). O primeiro é esquerdino, o outro é destro.
Tendo em conta critérios mais latos, como, a qualidade, margem de crescimento ou a possessão de características adequadas a um grande, os seguintes jogadores são os que mais me interessam.
Começarei hoje com os guarda-redes, defesas laterais e defesas centrais. Vou tentar nos próximos dias apresentar o resto, assim como filtrar os jogadores que melhor se adequem na política de contratações e colmatem necessidades do plantel atual.
Guarda-Redes:
Dani Figueira (Estoril);
Lukas Hornicek (Sporting de Braga);
Matous Trmal (Vitória de Guimarães);
Luiz Júnior (Famalicão);
Luiz Felipe (Belenenses);
Embora todos partilhem em comum a jovialidade, são guardiões de perfil e atributos relativamente diferentes.
Enquanto o Luiz Jr. e o Trmal enquadram-se mais no protótipo de guarda-redes líbero, que está tão em voga, os restantes são jogadores mais fixos, pese embora a aptidão no jogo de pés.
O Hornicek ainda pode entrar no grupo dos primeiros, tenho de ver mais jogos do Braga B.
Mencionar também curiosidade para ver o rendimento de Thiago Rodrigues (o Bruno Pinheiro diz que jogará nos jogos contra equipas mais pressionantes, já que tem melhor jogo de pés), Payam Niazmand, que para mim tem características mais interessantes que o Samuel Portugal, e o Igor Vekic.
Lateral-Direito: Yan Couto (Sporting de Braga);
Nathan Santos (Boavista);
Reggie Cannon (Boavista);
Diogo Calila (Belenenses SAD);
Quatro laterais de muita projeção ofensiva, a maioria com qualidade técnica nos espaços curtos, sendo a excepção o Calila que é melhor na profundidade e em movimentos verticais.
Destacava o Yan Couto por ser muito competente a atacar por dentro, jogador já mais que esmiuçado no fórum, mesmo antes de ir para o City.
Apesar de ser algo controverso, consigo gostar mais da relação com bola do Nathan em relação ao Cannon, apesar dos atributos físicos do norte-americano. Ainda sobre o Cannon, temos de aferir se há efetiva ligação do jogador ao Lille.
Num tier 2 estou curioso para ver se o Igor Julião tem minutos em Vizela (o Koffi Kouao também não é concorrência fácil), já que era um jogador relativamente cotado há uns anos, e a evolução do Tiago Almeida.
O Zié Outará o ano passado parecia algo promissor, mas está completamente tapado com a porrada de alas direitos dos vitorianos.
*Aqui gostava de ter metido o Costinha do Rio Ave, mas sugiro à moderação que se abra um tópico igual (sem necessidade de se cingir a uma época, penso eu) para as divisões inferioes. @Chown
Lateral-Esquerdo: Fali Candé (Portimonense);
Yannis Hamache (Boavista);
Adrian Marín (Famalicão);
Helder Sá (Vitória de Guimarães);
Nilton Varela (Belenenses);
Francisco Moura (Braga);
Aqui um leque de escolhas mais exóticas, onde o Hamache é capaz de ser o tipo num patamar mais elevado, mas com o Fali Candé a encaixar melhor no nosso modelo de jogo.
O Adrian Marín confesso que só o conhecia do Fifa, já que costuma figurar ja há uns anitos na lista dos alas baratuchos com potencial, tenho referencias que joga também a central… esperar para ver. A verdade é que desde que chegou tem jogado a titular.
O Helder Sá não é uma escolha tão random quanto parece. Já o vi jogar no Vitória B e nas seleções jovens e parece-me um tipo interessante para nós, mesmo muito interessante. Com pujança física, capacidade de drible e leitura dos vários cenários a atacar faz-me lembrar uma versão light do nosso Candimba. Até o empresário é o mesmo, ironicamente.
O Nilton Varela quero seguir com especial atenção em função de ter sido um jogador em alta até ter tido uma grave lesão. O estilo não é o meu favorito, confesso. Achava um jogador muito mais abnegado fisicamente do que em termos técnicos, mas veremos como se portará este ano. O Moura está exatamente no mesmo nível.
No patamar imediatamente abaixo com curiosidade para ver o Quaresma (Arouca) e o Neto Borges, que há uns anos era relativamente falado, nos tempos do Genk.
Defesa-Central:
Patrick William (Estoril);
Mumin (Vitória de Guimarães);
André Amaro (Vitória de Guimarães);
Bernardo Vital (Estoril);
Bruno Rodrigues (Sporting de Braga);
Iago Maidana (Gil Vicente);
Jackson Porozo (Boavista);
João Basso (Arouca);
Uma salada-russa de jogadores que partilham o ponto comum de ainda não estarem, a meu ver, preparados para assumir a titularidade num grande.
No caso do Mumin e do Porozo é claramente posicional. São talentos crus, com condições físicas e técnicas acima da média, mas que ainda metem muita água, desconhecendo de que forma abordar os seus lances e que postura ter sem bola.
O Basso é provavelmente o melhor central da liga no dote com a bola nos pés, mas parece carecer de agressividade no domínio da sua zona e de alguma velocidade.
O Iago Maidana apresenta números espetaculares no Brasileirão, mas sinceramente nunca o vi jogar. Estou muito curioso para ver se pega de estaca no Gil, até porque a concorrência não é nada de especial.
Já ao Patrick William, gosto dele na manobra defensiva e é dotado de condições físicas bastante interessantes para o nosso sistema, contudo não creio que seja tão bom com bola para jogar descaído no lado direito.
Depois temos uns 3 jovens com um potencial absurdo, que eu tentava já assegurar pelo menos um deles, pois parecem-me melhores do que qualquer um dos temos na formação. Apesar de gostar muito das noções defensivas que o Bernardo Vital têm, o meu preferido dos 3 é o André Amaro.
Imediatamente a seguir está o Sagnan. Um jogador que custou 4M à Real Sociedad e jogou regularmente pelos bascos na época passada. Apesar de não ter gostado muito das suas características quando o vi jogar, estou curioso para ver no contexto de tugão.
Lol.