Não acho que tenha propriamente um perfil de EE para o Sporting atual, mas acho que o João Marques é o melhor jogador dos que meteste aí. Gosto bastante do Tiago Morais também, diga-se.
João Marques para suplente do Pote.
Mas na posição mais importante a reforçar, que para mim é a de ala esquerdo, em Portugal só considerava mesmo o Rodrigo Gomes
Tiago Morais facilmente. Jogador de grande, tem coisas de Pote. E com a situação financeira do Boavista, dava margem para contratar um medio
Há quem veja no joão marques coisas do Pote.
A escolher um desses, acho que ia para o Tiago Morais que é mais novo e vejo ali + qualquer coisa como desequilibrador.
Para fazer de “geny” da ala esquerda, não desgostava do Fabio Ronaldo, como opção low-cost.
Mais um bom jogo do Makouta. Acho que seria muito util no nosso banco.
O Belloumi joga na direita, acho.
Os outros, alguns têm muita qualidade, mas nenhum me parece ser um “Geny destro”, um jogador para receber na linha, ir para o 1x1 e ganhar no duelo individual pelo desequilíbrio.
Tiago Morais e Joao Marques são bons mas parecem-me jogadores mais para receber já dentro (como o Pote).
O Félix teria características para desequilibrar no corredor mas acho que não tem qualidade suficiente para a nossa exigência (tendo talento e alguma qualidade).
Não conheço, mas se a frase é “util para o nosso banco” não vale a pena vir
O Sporting tem de aumentar a qualidade-média do plantel.
Não faz sentido irmos a jogo (ainda que com Coates, Morita, Diomande, St Juste e Fresneda de fora) com 3 centrais no banco e apenas Paulinho, Trincão e Afonso Moreira como armas ofensivas.
É necessário contratar 2 tipos de jogador:
- Os que vêm para dar impacto imediato (Gyökeres, Hjulmand)
- Os que vêm para crescer ambientados já na 1ª equipa (Fresneda, Diomande)
E em ambos os casos, salvo raras exceções como foi o exemplo do Sarabia, jogadores com um mínimo de margem para venda.
É necessário elevar o nível de modo a que os jogadores de média-alta qualidade atualmente (como Nuno Santos, Morita, por exemplo) passem a ser os “jogadores de plantel”, os de rotação. E também a garantam experiência no seio da equipa. Não se ganham campeonatos sem ter os velhotes nos treinos a puxar pelos miúdos.
Ter um 11 com:
Reforço de GR
Fresneda
St Juste
Diomande
Inácio
Reforço de DE
Hjulmand
Reforço de MC
Edwards
Gyökeres
Pote
E conseguir ir ao banco buscar:
Callai
Quaresma/Pontelo
Coates
Matheus Reis
Morita/Mateus Fernandes
Nuno Santos/Geny
Trincão/Ala Alternativo
PL Alternativo
E ainda conseguir acrescentar +/- 3 jovens para crescer (como o Afonso, o Travassos ou o Muniz)
E é aí que eu faço o exercício:
Por exemplo o Zaydou.
É bom? É.
Mas enquadra-se num tipo de jogador que vem dar impacto claro à equipa? A meu ver não é melhor que o Morita.
Então, eu quero um MC que seja melhor do que o Morita de forma a que se o Morita (que sabemos a qualidade que tem e presta à equipa) for para o banco, estou assegurado desse tipo de valor sem ter uma quebra abrupta da qualidade de jogo.
Substituir esse MC contratado pelo Morita teria menos impacto em jogo do que o Morita, por exemplo, pelo Essugo (que de momento não apresenta níveis parecidos).
Tem margem para crescer e dar um grande retorno? Tem 25 anos e pedem 10M+ por ele. Logo, não.
Preferia um jogador na casa dos 20-23 anos, valor até 10M.
Eu sei que é tudo muito lírico, mas é a visão que tenho. Além de que não há € para as contratações que aponto sem vender alguns dos jogadores colocados no 11
Eu, em Portugal, ia buscar claramente o Yousuff do Famalicão. Neste momento, é o único que vejo com condições de chegar cá e pegar de estaca, até porque temos necessidade de gajos para o meio.
Mais no sentido de não precisamos assim tanto de um médio defensivo mais destrutivo na maior parte dos jogos, mas em muitas situações faz sentido trazer maior capacidade física no meio campo, neste momento não temos ninguém.
Eu acho que fazia sentido um jogador deste tipo, não necessariamente para ser titular todos os jogos mas poder ser opção quando precisassemos.
Não desgostei nada do Koba Koindredi ontem, apesar do resultado. O Zaydou era há um ano, agora não valerá o que o Famalicão vai pedir por ele (10M€ para cima, muito provavelmente).
Já o Koba ainda não está sobrevalorizado. A seguir atentamente.
@kaiowa @Franco_A15 @KING_LIZARD @tanzar
https://twitter.com/VsportsArchive/status/1743662078852821334
Votei no Jota Silva porque acho que tem golo e pode jogar em várias posições no ataque.
O Tiago Morais conheço pouco mas seria a minha segunda escolha, vejo muita capacidade de criar perigo com bola.
O Marques do Estoril ontem não fez um grande jogo mas quero ver com mais atenção pois pouco ou nada sei do seu valor.
Mas em Portugal quem ia buscar sem pestanejar seria o Sylla do Arouca. É um portento e tenho a certeza que o seu valor iria aumentar x10 numa época apenas. Contratação à Brighton
Braga já vence
Pode. Não joga é bem em nenhuma.
Discordo. Não é muito forte na criação de oportunidades mas é um bom jogador para combater a última linha e desgastar defesas.
Acho totalmente medíocre. Correr e pressionar muito nem no Vitória chega, quanto mais aqui. É pior jogador que o Rochinha e esse era mais que banal.
Felix é craque…
João Mendes parece ter qualidade mas 29 anos já não terá muitos anos de carreira pela frente. Tenho receio que seja um Rochinha.
Jorge Fernandes, já tinha gostado contra nós. Muito forte, gosto destes centrais rijos e tem perfil físico interessante. Podia ser uma solução de low cost para crescer na sombra de Coates e fazer parte do plantel.
E visto que perdemos o Morita neste mês, relembro que me parece que há um negócio semelhante em termos de retirar talento de um investimento relativamente pequeno, no Morlaye Sylla. Uma formiga atómica com muitaaaaaa qualidade, é um crime ainda estar no Arouca (com todo o respeito). Insisti muito nesta tecla hoje mas é uma contratação estilo Brighton.
Cada vez se vê menos este tipo de jogador no nosso futebol português e é uma pena pq estes movimentos de drible e 1 para 1 sempre foram a imagem de marca dos talentos em Portugal.
Da nossa formacao e mais recentes tivemos para alem do felix, o Bruninho que tivesse ele mentalidade e tinha sido um caso serio a explodir da nossa formação, idem “'” com a questao.fisica a nao ajudar de joelson fernandes e seu irmao e antes na mesma linha mas a ter mais mentalidade e mais velho Bruma que apesar do futebol vistoso só mais tarde cobsegui ser consequente con golos e assistencias.
Ver o percurso de simao sabrosa, quaresma e principalmente ronaldo que souberam misturar a sua genialidade tecnica com outros argunentos num contexto coletivo transformando -se em jogadores com impacto no resultado das suas equipas…
Esse gatilho é fundamental para separar os craques dos restantes e no caso do felix é a hora de ele dar esse pulo do gato e fazer coisas diferentes, ainda que o que faça é já hoje muito acima da media, mas tem que ser mais pote, aprender a finalizar na area, a percorrer outros terrenos e a variar os seus recursos para ser meio aimar, meio edwards e ter numeros em golos e assistencias de jogo jogado e num contexto de futebol em ataque continuado e ligado, o vicio de ser muito forte num para um e nas transiçoes rapidas castram parte da sua potencial evolucão, na mesma linha um outro ex jogador da nossa formacao, ainda que sem o mesmo perfume do drible de rua, padece dessa auto castracão que é o tiago gouveia, 2 jovens que sairam de alcochete que tem chama dos antigamentes mas que para virarem craques tem ainda que se reeinventarem…
os que se perderam pelo caminho… foi pena tanto talento ir para o cano e para os qye chegam é olhar para ambos exemplos e fazerem as escolhas e opcoes certas.
Quenda quem sabe podera matar essa saudade do jogador virtuoso, com diversos argumentos, inteligencia e impacto no jogo ???
Saudade de ver este tipo de jogador no futebol mundial…