Sugestões, Análise e Prospecção de Jogadores - Parte 2

Lesão no joelho que o fez parar bastante tempo, está a recuperar a forma física. É dono e senhor da baliza do Sion.

Não estão muito fora dos limites, não querem é meter-se cá e ainda para mais num projeto destes. A liga russa é tão ou mais competitiva que a nossa, mas a dimensão do nosso clube com um projeto forte apela a qualquer um.

Da liga alemã é muito complicado roubar jogadores, mesmo da segunda é muito complicado. As condições de trabalho, os ordenados e por aí fora. Também não acho que tenham capacidade para assumir a baliza de um clube da magnitude do Sporting Clube de Portugal. Itália os guarda-redes são muito caros e não querem sair para um liga como a nossa. Veio o Viviano e foi em condições muito especiais.

Campeonatos periféricos e guarda-redes consolidados seriam a minha aposta.

Na liga checa tens lá um que é grande guarda-redes, o Ondrej Kolar do Slavia. Vi-o na Champions e esteve muito bem.

É sempre titular, tem experiência europeia e foi campeão pelo Slavia. Metia dinheiro a valer na sua contratação.

Podiam era começar a pensar em replicar com o Kasper Schmeichel aquilo que fizeram com o Peter. Vinha cá fazer uma época ou duas na fase final da carreira. O Kasper já tem 33 anos, pode ser que entretanto queira sair para uma liga diferente. Era uma história bonita.

Sem dúvida. Já sugeri entre grupos de amigos. Jogada de marketing + mais valia desportiva

3 Curtiram

Olha que não é. Neste momento é suplente. E desconfio seriamente da sua capacidade física.

Sim, fez uma grande exibição contra o Barça ou o real, não em lembro bem. Mas não conheço mais para além disso.

O Santos está com problemas financeiros, não consegue pagar dívidas aos alemães (sempre as transferências para clubes brasileiros…) e a FIFA não os deixa fazer inscrições.

Altura certa para ir buscar o Lucas. O tipo está feito ao sistema que previsivelmente utilizaremos, está maluquinho para vir para a Europa, a renovação de contrato só estragará o negócio.

@reaction, falam muito bem do Denis Adamov, equipa reserva do FC Krasnodar.

Mladen Devetak, defesa centro/esquerdo do FK Vojvodina, 3ª classificado da liga da Sérvia.

É um daqueles casos… não é suficientemente bom para ser lateral esquerdo fora daquele nível (ou pouco acima), ninguém lhe liga como central porque é baixote (falsa questão, se tivesse mais 4 cm ninguém dizia isso) e não tem o perfil de típico central sérvio, dominador pelo ar, forte na marcação. Contudo, para quem necessita de um central para trio defensivo e o poder desenvolver enquanto jogador, aprimorando o seu sentido táctico, leitura de jogo… acho que pode dar jogador.

Os relatórios de algumas empresas de scouting falam sempre das lacunas técnicas como lateral (é verdade, não chega para alto nível) e que como central não tem características físicas e de marcação encontradas noutros da mesma liga. Mas observado com lateral em linha de 4 ou em central de dupla.

Seria um jogador de baixo custo (o clube não tem por hábito vendas caras e este acabou de ganhar o lugar na equipa principal) e que no mínimo preenche uma lacuna da sub23, com possibilidade de venda futura para a nossa liga ou quem sabe e com trabalho, subida a um patamar superior. Tem 21 anos já feitos em 2020.

edit: esqueci-me da parte favorita da malta!

Borini em fim de contrato

Deixa-o ir

Groácia, central esquerdino do Dinamo Zagreb, Josko Gvardiol, 18 anos, parece um 10 a lançar…Tem tudo para chegar ao Topo.

Allan Arigoni.
Este rapaz era mel no lado direito, só não sei é se ainda estaria dentro dos nossos valores…

Pessoal a pedir o gvardiol? Mesmo gente que não têm noção… neste altura por 10 milhões não o vendiam! Sim 10 milhões…

Para ponta-de-lança, numa perspetiva low-cost e de compor o ataque, o Mostafa Mohamed talvez fosse uma aposta sensata. Ainda é bastante jovem (22 anos), mas tem conseguido mostrar muita qualidade na Liga Egípcia, ao serviço do Zamalek. Já chegou, inclusive, à seleção nacional (duas internacionalizações).

É claro que passar de África para um campeonato europeu é um salto considerável e, por isso, seria sempre uma aposta de risco, mas em compensação acredito que não custasse mais do que 1.5/2M. O ideal seria mesmo um empréstimo com opção de compra dentro desses valores. Desde o Slimani que tenho estado mais atento aos campeonatos norte-africanos e o Mostafa Mohamed parece-me um jogador com potencial para voos mais altos.

Tem um remate bastante potente, movimentos interessantes em zonas de finalização e um jogo áereo bastante razoável. É também bastante forte fisicamente. Já foi apontado ao Rangers, portanto, mais tarde ou mais cedo dará o salto para a Europa. Gostava que fosse pela porta do Sporting.

Não estou a falar do jogador em questão, que nem sequer conheço, nem é uma resposta directa a ti mas sim geral, mas essa conversa de “ah e tal já é impossível, só por mais de 10M, 20M etc” é uma conversa tão recorrente mas que depois em termos práticos quase nunca bate.

Exemplos: Marcus Thuram, amplamente sugerido por cá, todos diziam, “esse é impossível, só por 20 ou 30”, saiu por 9M. Malinovski, outro gajo super sugerido, diziam “os belgas já disseram que só por 25M, é muito caro e tal”, saiu por 12M e já era um jogador feito. Pavlovic, aquele central Sérvio de 18 anos que todos os mercados era apontado ao benfica e estavam sempre a recomendar, também só saía por balúrdios, vai para o Monaco por 10. Wistel veio para o orcs por 6.5, O Joveljic também seria super caro, foi para a Alemanha por 4M. O Coric por exemplo custou pouco à Roma na altura. Podia continuar aqui muito tempo, estes foi os que me lembrei num minuto, pois eram nomes muito comentados no fórum.

Exceptuando Portugal, Holanda e agora a Bélgica(e Russia e Ucrania por outros motivos), três escolas que vendem bem, praticamente todos os campeonatos periféricos europeus, mesmo que peçam mundos e fundos, acabam por vender por menos. Porque em termos salariais pagam pouco, porque são campeonatos pouco apelativos e porque os empresários querem é meter a mercadoria a valorizar enquanto enchem os bolsos. A maioria das excepções acontecem até mais por valorização em europeus e mundiais.

É preciso é engenho a negociar e ter olho. Temos exemplos no benfica e no porto de contratações de jogadores amplamente sugeridos e que acabaram por ir para lá por valores inferiores a alguns flops que contratamos.

1 Curtiu

Neste tipo de jogadores não é só o dinheiro da contratação que conta pois rola muito mas muito dinheiro “adjacente ao negócio”, mas não deixas de ter razão no teu comentário e percebo o que queres dizer! Mas um Thuram fora esses 9 milhões, podes meter mais 3 ou 4 tranquilamente para nao falar do elevado ordenado. Tens o zivkovic nos orcs por exemplo apesar de ter vindo a custo zero (que de 0 teve zerooo como já se sabe). Neste último ano de contrato por exemplo o seu ordenado vai para 5 milhoes brutos por isso foi conseguido… Outro exemplo é o labyad que só veio pelas regalias dadas ao pai mais o elevado ordenado completamente irealista para o jogador… atenção eu percebi a tua visão e concordo, só estou a expor que há muita mais coisa em jogo, além do valor da contratação em si.
SL

O Adamov desconheço.

Sobre o jogador que colocaste, o Mladen Devetak, é certinho mas esse video mostra-me pouca coisa dele. Vou ter de arranjar uns jogos completos do Vojvodina e ver que tal. Nesse vídeo a maioria das vezes estão a defender em bloco baixo e isso disfarça muita coisa, apesar de ter dado para ver que a maioria das vezes costuma ter os apoios bem colocados, mas tenho de ver mais.

Deixo aqui outro que já sigo à algum tempo;

Abdennour Belhocini

Sim, mas o clube fez render o peixe durante as épocas anteriores. Porque podem. Ofertas à volta desse valor tiveram antes e não venderam.

O Pavlovic, por 10, não sai barato. O Malinovski sempre foi apontado com valores à volta disso, mas o Sporting não conseguiu acompanhar esses montantes.

Há depois outra coisa, que são os valores associados à aquisição e que não aparecem no que é declarado à imprensa. E a própria especificidade de alguns mercados, onde tens de ter contactos muito sérios com agentes ou não tens hipótese.

O Trencin da Eslováquia, como é de conhecimento de alguns, tem exportado alguns bons jogadores para os campeonatos de maior expressão europeus, com Samuel Kalu, Wesley e Moses Simon à cabeça

Quanto a valores não são nada de outro mundo, o Samuel Kalu e o Wesley saíram por 1M, enquanto que o Moses Simon saiu por 650k

Tive a ver uns números e vídeos, e houve 2 jogadores que me chamaram à atenção:

Keston Julien, lateral-esquerdo da Trinidad e Tobago, 21 anos, que esta época em 14 jogos conta com 3 golos
Avaliado em 200k pelo transfermarkt

Mas o jogador que mais me chamou à atenção, foi o Osman Bukari, extremo ganês de 21 anos. 7 golos em 22 jogos, sendo o melhor marcador da equipa, pelos vídeos, demonstra facilidade a jogar em qualquer um dos corredores e uma velocidade acima da média, tecnicamente é bom, nada de outro mundo mas longe de ser um trambolho
Avaliado em 350k pelo transfermarkt

Mas nada garantido, foi uma pesquisa bem leve que achei interessante, se alguém quiser aprofundar mais a fundo, está à vontade (@Vylela :wink:)

Ainda voltando ao Kritsyuk, estava aqui a fazer umas contas e com ele e o Max, ficávamos com dois GR sem grande apetência para grandes penalidades.

Tendo em conta os nossos últimos troféus, não é coisa boa.

O melhor Kritsyuk não é melhor que este Max. Se o Braga não ganhou aquela final de 2015, muito se deveu a ele também

Que este Max acho que sim. E com capacidade para manter o rapaz em sentido e de dar algumas garantias quando entra na equipa.

Em 2015… acho que não fica bem na foto, mas a culpa não é necessariamente dele. Pelo menos não acho que se deva tanto assim a ele. No primeiro lance o defesa está em posição de o ver e se corta, tem de cortar como deve de ser. O Segundo é uma cagada ainda maior e quando passa o defesa, coisa que ninguém acreditou, ele tem o lance perdido. Em nenhum deveria ter-se fiado nos defesas, mas falham mais os outros que ele.

É um bocado como aquele golo do Famalicão contra o Max. A partir do momento em que a bola passa a defesa e bate no chão… certo, poderia isto e aquilo, mas é mais jogar roleta que outra coisa.

Se ao menos tivéssemos um diretor desportivo e contactos com Jorge Jesus que pudessem ajudar a fechar uma transferência destas…