Sugestões, Análise e Prospecção de Jogadores - Parte 2

Acho muito curto. Nem um XI com qualidade dá para formar. E há opções que não tomaria (tipo Battaglia a central, dispensar Borja, lote de avançados)

O Ruben Amorim para chegar ao fim da época 20/21 (e por tabela, o mesmo se pode dizer do péssimo presidente que o clube tem) precisa de uns 4 ou 5 jogadores que entrem já no XI, e isto é indo por baixo e sendo simpático na avaliação de muitos jogadores do actual plantel. Com o mercado como está é impossível dar algo por garantido, mas eu dou como muito provável que da troika Coates / Wendel / Acuña (nota: 3 dos 5 melhores do plantel) dois saltem fora.

Como as coisas estão eu vejo o plantel assim:

GR: Max + Sousa
DCD: Coates + Quaresma
DCC: _____ + Neto
DCD: Mathieu + Borja
AD: _____ + Rosier
AE: Acuña + _____
MD: _____ + Palhinha
MC: Wendel + Bragança
EE: _____ + Jovane
ED: ______ + Plata
PL: ______ + Vietto + Dala

Como a folga de dinheiro foi quase toda canalizada no treinador, esse boost de qualidade terá de vir maioritariamente por emprestados, e há várias opções. Assim de cabeça ocorre-me o Younes para extremo esquerdo, o Jeison Murillo, quiçá o André Silva, ou o Mark Uth… Entre outras obviamente

Acho que a baliza é muito insegura. O Max treme muito e não acredito que com o Tiago melhore. Vai ser como o Patrício, melhora pouco pelo que joga e de forma natural e talvez um dia venha alguém que numa época o salve e eleve o patamar. Se não vier, melhora só pela experiência e então esqueçam lá. O cargo de GR é demasiado importante. Como já disse noutro tópico, não se pode contratar um treinador por 10 ou 12 milhões e ficar em 3º ou 4º.

Mudava os laterais direitos. Nenhum desses tem as características que acho que deveriam de ter. O Rosier ainda tem a dúvida de uma recuperação mal feita e uma época conturbada. O Ristovski não acredito que melhore muito além do que já vimos. Dará menos casas numa equipa melhor, mas ele, em si, não me parece que melhore ou dê o que a equipa necessita.

Não separaria os centrais dessa forma. Mas percebo a ideia. vejo demasiada gente sem o nível desejado. Ivanildo, Quaresma, Inácio e João Silva é demasiada inexperiência e incapacidade de dar resposta imediata num sector só. Escolheria (no máximo) 2 desses para um quinteto de centrais, não mais que isso. O Batta, por mim, nunca poderá jogar nessa posição central. Está melhor que antes, em termos de jogar mais resguardado, mas ali tem de ser um jogador que ele não é. tem de ser um cérebro.

O Doumbia é um box-to-box. Para mim é. Não é grande coisa nisso, mas é vai e vem. Aliás, ali terão de jogar em dupla, nunca um recuperador e um médio centro. Não confio no Doumbia. O Chico é um jogador “fora da caixa”. Duvido até que tenha lugar num modelo como usava o scbraga com o Rúben Amorim. Muito menos no meio-campo.

Teremos 3 avançados, no limite 1+2, com um a descer e dar apoios. Acho eu, não sei. Não vejo o Camacho a aguentar-se aí, acho que o Joelson ainda tem de comer muita papa e comer banco não será proveitoso. Desconfio da capacidade do Jovane para jogar num trio atacante de 20x30 e desconfio muito da capacidade do Sporar e do Dala para o Sporting que eu acho que deveria ser lá na frente.

Mas ei, eu sou muito pessimista relativamente a estes plantéis que temos tido. Por mim, Max, Coates, Neto, Mathieu, Acuña, Battaglia, Wendel, Jovane, Vietto, o imberbe Plata têm lugar num plantel de Sporting e a maioria nem seria titular. Talvez o Camacho, mas já a esticar muito e teria de ter um treinador à altura do desafio.

O resto é para arrumar ao um canto. E até respeito alguns jogadores, sei que dão o que podem, mas não têm de perto o suficiente. Sim, se tivessem tido condições técnicas e colegas melhores, faziam melhor figura e até arrancaria aplausos aqui, mas seria fraquinhos na mesma. Isso acontece em todas as equipas, mesmo as campeãs, há sempre uns tipos, muitas vezes titulares absolutos, que andam ali e nem fazem má figura. Mas é porque os outros os aguentam, não é por eles. Há jogadores históricos em Portugal, com muito título na prateleira, que jamais se aguentariam num campeonato competitivo. Simplesmente não valiam um charuto, mas as condições foram-lhes muito favoráveis.

Eu sou daqueles que acha que há jogadores nas bancadas de cubes da Premier, da Bundesliga, da La Liga e alguns até no Calcio que chegavam cá e eram titulares absolutos. Jogadores que por lá são flops autênticos. E não estou a falar dos clubes de topo. Neste plantel, brilhavam. Se calhar temos de ir buscar alguns desses. Por empréstimo, claro.

Obrigado @Vylela e @Ravanelli pelo vosso feedback. Eu sou contra a jogadores emprestados. Se têm opção de compra ainda considero uma opção mas se o contrato não tem opção de compra então não sinto que os jogadores tenham compromisso com o clube. Não sei viram o documentário sobre o Sunderland no Netflix. Recomendo bastante. Muitas vezes os jogadores emprestados vêm com cláusulas de que têm que jogar X jogos obrigatoriamente. Também não acredito que consigamos vender jogadores esta temporada por causa do Covid.

Depende dos jogadores. Tens jogadores que andam emprestados de clube em clube e andam sempre a cagar-se para aquilo, como tens jogadores que assinam contrato de 5 anos e passam a estar-se a cagar, porque joguem ou sejam despedidos, ganham na mesma.

O Sunderland é um exemplo da tempestade perfeita. Jogadores que desceram e cagaram para aquilo, jogadores que queriam sair mas ganhavam demasiado para a qualidade que tinham e ninguém lhes pegou, jogadores velhos e sem qualidade para pegar na equipa, jogadores que ainda vivem há não sei quantos anos atrás, que nunca foram grande coisa e já estavam numa espiral de decadência, de repente acharam que metiam também uma cambada de miúdos e a equipa se aguentava, um treinador sem carisma e que não me convence a nível técnico e táctico (eu jamais me deixaria filmar a dar palestras e ainda por cima a fazer um trabalho tão mau numa palestra - não me admira que cagassem de alto para ele).

Se calhar tens esse problema no Sporting há uma data de tempo. E não é por teres jogadores emprestados ou não. Ter 2 ou 3 jogadores nessas condições, preferencialmente com opção, gajos que querem jogar e querem melhorar a vida não me chateia nada. Têm é de ser melhores que os que cá estão e elevar a equipa. Não é um Fernando, que honestamente não tinha nada para vingar, um Bolasie em queda acentuada ou um Jesé que sempre se esteva a cagar.

1 Curtiu

@Ravanelli perdoo-te teres esquecido de falar no Daniel Bragança. Cérebro para a posição 6.

Por mim nem tinha sido emprestado. Não falei dele porque nada tenho a dizer sobre ele ser incorporado, pelo contrário. Quando falei dos que manteria, falava apenas dos que já cá estão. Há muitos anos defendo o jogador, embora numa posição/tarefa diferente do que costumam defender. Que aliás, parece será mesma do @Bafata_Lion.

1 Curtiu

Eu vejo-o bem a 6. La está, tínhamos que mudar de dinâmicas e de treinador. Com este sim, médio de construção com o Wendel e o Geraldes.

Alguém sabe como anda a jogar o Bielik (antes desta paragem, claro)?

Tenho ideia que podia dar um belo 6 com possibilidade de jogar a central. Ainda é jovem, 22 anos, e tem uma vasta experiência de futebol inglês.

Como o resto da equipa, não estava grande merda.

Tinha ideia que se estava a tornar um bom trinco, inclusive que começava a despertar interesse de clubes da PL.

Os clubes da Premeir League já o seguem há muito tempo.

Mas como trinco não. No Championship sim, mais acima e numa equipa decente, não acho. Uma cópia do Palhinha quando andava no Sporting.

Sim, era a ideia que tinha. Um jogador muito na linha do Palhinha, ou seja, com algumas dificuldades com bola, mas forte nos duelos, recuperações e ocupação dos espaços. Inclusive, julgo que fez a formação toda como central.

Para mim é um central. Ou então um trinco de equipa pequena, se bem que hoje em dia nem essas gostam muito que sejam só isso. Como o Cocu quer bola, eu acho que ele se safa muito à rasca. Mas no championship gostam disso, é natural que para alguns seja um destaque.

No futuro, até porque este ano o Derby pretende construir uma base estrutural para os próximos anos, não para hoje, só o vejo como central. E aí ele até dá muito mais ao jogo, já que pode então fazer os seus esticões com bola. Ele a sair com bola lembra-me muito mais um Coates que um Mathieu. É mais no esforço que propriamente na técnica. O passe longo não é propriamente uma maravilha de se ver, portanto não o imagino como um médio defensivo.

Na altura em que o Palhinha estava cá, a minha opinião é que o deveriam de recuar. Exactamente pelo mesmo motivo. Na posição 6, para mim, tem de ser um tipo cerebral, com visão de jogo defensiva e ofensiva e com capacidade de organizar e passe curto e longo.

1 Curtiu

Pergunto-me se o Stanislav Kritsyuk já terá o seu futuro acordado. Não é que seja grande fã, mas com esta história do mercado nacional e “ai que não temos graveto”, cheira-me que corremos sério risco de levar com muito pior.

nessa linha ainda acredito mais no Cláudio Ramos que está em final de contrato. Em final de contrato deixo aqui alguns jogadores que não me parecem totalmente irrealistas e que poderiam aumentar a qualidade do plantel.

GR: Cláudio ou Kritsvuk
DD: Omar Elabdellaoui
DE: Nicusor Bancu
DC: Majid Hosseini
MC : Leroy Fer/ Danilo Cataldi
Ext: Fábio Borini/ Sammy Ameobi
AC: Djordje Despotovic/ Yaya Sanogo

O Danilo Cataldi é uma boa solução. É um opção extremamente interessante para compor o meio campo, quem sabe até ser titular.

Tem entrado sempre* nos últimos jogos e como a Lázio vai à LC, precisa dele por causa das inscrições de jogadores formados localmente.

Kyogo Furuhashi, extremo de 25 anos, joga no Vissel Kobe (colega do Tanaka). Gosto bastante dele, finaliza bem e tem boa técnica. Está naquela idade em que ou dá o salto ou não sai do Japão. Por valores até 2/3M, não me importava nada, acho que era uma adição de qualidade.

Tinha recomendado o Cláudio Ramos há uns dias atrás. Não é um guarda-redes que aprecie, mas acho que se adequa perfeitamente para o papel de 2.º guarda-redes ou de guarda-redes das taças. Seria uma contratação que faria algum sentido, caso a ideia fosse apostar fortemente no Max. Acrescento que, para mim, faria mais sentido investir na vinda de um guarda-redes para assumir a titularidade e a colocação do Max numa primeira liga.

1 Curtiu

Uma opção interessante:

Nasceu no Pragal, mas é internacional pelo Luxemburgo (jogou contra nós na qualificação).

Foi emprestado pelo Dinamo Kiev ao Ankaragücü, em Janeiro, e pegou logo de estaca, com 3 golos e duas assistências em 7 jogos. O Ankaragücü não tem opção de compra, e o Fenerbache está interessado. O facto de ter raízes portuguesas podia jogar a nosso favor.

1 Curtiu