Acho que a baliza é muito insegura. O Max treme muito e não acredito que com o Tiago melhore. Vai ser como o Patrício, melhora pouco pelo que joga e de forma natural e talvez um dia venha alguém que numa época o salve e eleve o patamar. Se não vier, melhora só pela experiência e então esqueçam lá. O cargo de GR é demasiado importante. Como já disse noutro tópico, não se pode contratar um treinador por 10 ou 12 milhões e ficar em 3º ou 4º.
Mudava os laterais direitos. Nenhum desses tem as características que acho que deveriam de ter. O Rosier ainda tem a dúvida de uma recuperação mal feita e uma época conturbada. O Ristovski não acredito que melhore muito além do que já vimos. Dará menos casas numa equipa melhor, mas ele, em si, não me parece que melhore ou dê o que a equipa necessita.
Não separaria os centrais dessa forma. Mas percebo a ideia. vejo demasiada gente sem o nível desejado. Ivanildo, Quaresma, Inácio e João Silva é demasiada inexperiência e incapacidade de dar resposta imediata num sector só. Escolheria (no máximo) 2 desses para um quinteto de centrais, não mais que isso. O Batta, por mim, nunca poderá jogar nessa posição central. Está melhor que antes, em termos de jogar mais resguardado, mas ali tem de ser um jogador que ele não é. tem de ser um cérebro.
O Doumbia é um box-to-box. Para mim é. Não é grande coisa nisso, mas é vai e vem. Aliás, ali terão de jogar em dupla, nunca um recuperador e um médio centro. Não confio no Doumbia. O Chico é um jogador “fora da caixa”. Duvido até que tenha lugar num modelo como usava o scbraga com o Rúben Amorim. Muito menos no meio-campo.
Teremos 3 avançados, no limite 1+2, com um a descer e dar apoios. Acho eu, não sei. Não vejo o Camacho a aguentar-se aí, acho que o Joelson ainda tem de comer muita papa e comer banco não será proveitoso. Desconfio da capacidade do Jovane para jogar num trio atacante de 20x30 e desconfio muito da capacidade do Sporar e do Dala para o Sporting que eu acho que deveria ser lá na frente.
Mas ei, eu sou muito pessimista relativamente a estes plantéis que temos tido. Por mim, Max, Coates, Neto, Mathieu, Acuña, Battaglia, Wendel, Jovane, Vietto, o imberbe Plata têm lugar num plantel de Sporting e a maioria nem seria titular. Talvez o Camacho, mas já a esticar muito e teria de ter um treinador à altura do desafio.
O resto é para arrumar ao um canto. E até respeito alguns jogadores, sei que dão o que podem, mas não têm de perto o suficiente. Sim, se tivessem tido condições técnicas e colegas melhores, faziam melhor figura e até arrancaria aplausos aqui, mas seria fraquinhos na mesma. Isso acontece em todas as equipas, mesmo as campeãs, há sempre uns tipos, muitas vezes titulares absolutos, que andam ali e nem fazem má figura. Mas é porque os outros os aguentam, não é por eles. Há jogadores históricos em Portugal, com muito título na prateleira, que jamais se aguentariam num campeonato competitivo. Simplesmente não valiam um charuto, mas as condições foram-lhes muito favoráveis.
Eu sou daqueles que acha que há jogadores nas bancadas de cubes da Premier, da Bundesliga, da La Liga e alguns até no Calcio que chegavam cá e eram titulares absolutos. Jogadores que por lá são flops autênticos. E não estou a falar dos clubes de topo. Neste plantel, brilhavam. Se calhar temos de ir buscar alguns desses. Por empréstimo, claro.