Eu não conheço porque não acompanho, mas existem gajos craques do FM que são craques em todos os FMs. Por isso devem ser relativamente bons. Estou a falar de Toloi (Central), Kadlec (Avançado), Daniel Opare (Defesa direito). Raramente falo nessas comparações absurdas, mas a verdade é que pelo menos o Kadlec e o Toloi são sempre bons todos os anos.
O que dizes não é mentira nenhuma. Lembro-me de contratar o Freddy Guarin ao Envigado e as características do gajo (que era um desconhecido) eram semelhantes às da realidade. Veio a dar, na realidade, o jogador que o gajo se tornava no jogo. :mrgreen:
Falso. Veio a dar jogador mas o Freddy Guarin do FM 2005 não era jogador. Era Deus! 20 a remates de longe eram sinónimo de mais de 20 golões por época…
Tiago Valente (DC) - Tem um posicionamento razoavelmente bom, uma forte presença física e tecnicamente está longe de ser fraco. Apareceu muito tarde nos “grandes palcos”, mas está a ter uma boa temporada
João Real (DC) - Para mim, fora os três grandes, é o central com mais qualidades do Campeonato Português. Consegue ser bom em todos os aspectos do jogo defensivos (posicionamento, leitura dos lances, rapidez de pensamento e execução, coordenação com os colegas, capacidade de antecipação) e alia isso a uma boa qualidade na saída de bola (tecnicamente é relativamente bom, e costuma entregar bem). Contra, o facto de ter 29 anos.
Antunes (DE) - Bom defesa-esquerdo, cumpre o que lhe é pedido defensivamente, e não ataca mal. O ser bom na marcação de livres é somente um extra.
Custódio (MD) - Um dos bons médios-defensivos do Campeonato, numa Liga que tem vários (Rinaudo, Fernando, Matic…). Tem uma capacidade de posicionamento invulgar (protege bem o seu espaço e é soberbo nas coberturas), com bola entrega quase sempre jogável. Não arrisca muito no passe, mesmo quando por vezes a situação é propícia, mas não deixa de ser muito bom.
André Leão (MD) - Do Paços, muito se tem falado do Vítor como possível reforço do Benfica. Ora, eu não desgosto do Vítor, mas acho que o André Leão é melhor a médio-defensivo do que o colega a médio-defensivo. Depois, sendo tão ou mais experiente, tem menos 2 anos. Fisicamente muito forte, sabe impor a sua presença, posiciona-se bem e tem qualidades técnicas invulgares para a sua estrutura. Diria até que tem classe a jogar, sobretudo para a posição que ocupa. Ou personalidade.
Rafael Miranda (MC) - Um dos melhores jogadores do Marítimo do Pedro Martins. Se em termos tácticos ocupa muito bem o espaço e é muito solidário no apoio aos colegas (bom nas coberturas defensivas e ofensivas), em termos técnicos tem bastante qualidade (bom toque de bola). Além disso, costuma ser inteligente e tomar boas decisões em campo. Não é muito rápido a decidir e a fazer a bola girar (seu maior defeito), mas fá-lo bem.
Hugo Viana (MC) - Dispensa apresentações. Um dos melhores médios do Campeonato. Faz a bola “girar” como poucos, devido a ter um soberbo pé esquerdo e a ser inteligente a dar destino aos lances. Não é muito rotativo, mas defensivamente isso torna-o bastante fiável (sabe ocupar os espaços correctos) e ofensivamente permite-lhe atrair os adversários e fazer passes milimétricos ou remates muito perigosos.
Guilherme (MC) - Também do Braga, é um jovem de 21 anos que gostei de ver jogar, quer lá quer no Gil Vicente (onde esteve emprestado na época passada). Tecnicamente tipicamente brasileiro - bom toque de bola -, mas é também dinâmico/rotativo e não se esconde do jogo. Já o vi a lateral-esquerdo, mas pouco. Do que vi, ainda assim, deu-me impressão que ainda pode jogar melhor naquele lugar…
Josué (MC) - É um médio-centro bastante ofensivo, que também pode jogar solto mais à frente (tal como tem acontecido por vezes nos últimos jogos do Paços). Não é o Diogo Rosado, mas quase - excelente pé esquerdo, inteligência a gerir os ritmos ofensivos da equipa, sabe definir os tempos de entregar a bola ou protegê-la, muito bom no passe. Tem de melhorar defensivamente se quiser jogar no meio-campo de um grande, mas com 22 anos tem toda a margem para isso.
Filipe Augusto (MC) - Terá sido dos jogadores que vi jogar menos vezes. Porém, o pouco que vi encheu-me as medidas. Este miúdo brasileiro só tem 19 anos, mas joga muito e faz quase tudo bem feito. Pede vôos maiores, e já se falouna possibilidade de rumar ao Benfica…
Miguel Rosa (MC) - O tipo é, de longe, o melhor jogador da Equipa B daqueles lados. É melhor jogador, por exemplo, que o André Gomes, que agora está na moda. Não é nem será brilhante, na medida em que lhe falta aquele talento extra para ser craque, mas é bom no passe, tacticamente é um jogador inteligente e se o meterem a chegar à área, faz golos… Um mistério como não é chamado à equipa principal.
Caetano (AI) - Jogador para jogar solto no ataque. Tem qualidades técnicas e tácticas muito significativas - bons pés, é imaginativo e sabe combinar muito bem com os colegas da linha atacante. Porém, fisicamente é muito frágil. Tenho algumas dúvidas se a sua velocidade é a suficiente, para a estrutura física que tem (1.65m, 56 kg). Aos 21 anos, está-se a começar a impôr.
Hélder Barbosa (AI) - Traz-me sentimentos contraditórios. Ora faz jogos em que parece fantástico, ora faz outros em que parece que dos seus pés não sai nada de novo e de interessante. Porém, há uma coisa que mantém invariavelmente: sabe desmarcar-se muito bem, seja para ir receber a bola no pé, seja para procurar a profundidade. Tem 25 anos e a concorrência no Braga pode-lhe fazer mudar de ares (apesar do Alan já não durar muito tempo).
Paolo Hurtado (AI) - Salvo erro, veio para o Paços chegado do mesmo clube que o André Carrillo, e é também um jovem peruano. Do que vi, está longe do colega, o que é normal; porém, é rápido, tecnicamente é razoavelmente bom e não é excessivamente individualista nem pouco assertivo. Avançado para ser trabalhado, mas acho que tem ali algumas coisas que podem ser potenciadas.
Kléber (AC) - Com a entrada do Liedson, deve estar mortinho para sair do Porto. Um empréstimo de seis meses com uma opção de compra aceitável (até 3.5 M seria muito bem) era o ideal. Tecnicamente muito bom, inteligente, com alguma classe nos movimentos e acções em campo. Já na altura em que esteve para vir para o Sporting gostava bastante dele.
Nome Alain Sibiri Traoré
Nacionalidade Burquina Faso
Nascimento 1988-12-31 (24 anos)
Naturalidade Bobo Dioulasso - Burquina Faso
Parentescos Irmão de Bertrand Traoré
Posição Médio
Pé preferencial Esquerdo
Altura 176 cm
Peso 66 kg
Clube Lorient
Nos 2 primeiros jogos esteve muito bem, contra a Etiopia destacou-se, ontem nem jogou, não sei porquê.
Mas como disse o valada, na eurosport disseram que já tinha acertado com o liverpool.
Sim ele tem estado bem e foi decisivo nos primeiros jogos do Burkina. Ele no início da competição já estava em dúvida, tanto que nem foi titular no jogo de estreia, mas mesmo assim entrou depois e marcou o golo, e contra a Etiópia também esteve excelente e marcou mais dois bons golos. Não o tenho acompanhado este ano no Lorient, mas já o conhecia do Auxerre, tem um excelente pé esquerdo. Mas imagino que não seja barato, menos ainda agora depois desta CAN.
Já agora, por curiosidade, o irmão dele Bertrand Traoré também está em Inglaterra (no Chelsea), e no ano passado também esteve na CAN… com 16 anos.
Não me ficou na retina… vi muito pouco do Rio-Ave, mas o Filipe pareceu-me interessante.
Quanto ao resto, vê o tópico das apresentações. Sou sincero e digo que estou “on a mission” para chegar às 50 mensagens. Mas também não farei trolling nem nada do género… tentarei contribuir o máximo que puder para as discussões até lá chegar.
Gostava de ver o Humberto Suazo no Sporting, sempre o achei um excelente avançado. Infelizmente parece ser sempre demasiado caro, e nesta altura com a idade que tem já é impossível.
Agora que estamos numa de pontas de lança e com os putos aos saltos com o Niculae, deixo aqui mais uma vez a sugestão do João Silva… Sim, o que era do Everton e estava no Setúbal… Agora anda lá perdido na Bulgária. Tem 22 anos. Na minha opinião, é melhor que o Hugo Almeida, o Postiga e o Nelson Oliveira, ou seja, jogando no Sporting e com um treinador que o potenciasse facilmente se tornava no ponta de lança da Selecção… Vá, agora também há o Éder…