Juntei-me ao Fórum SCP numa versão anterior a esta, em 2003, sim já lá vão quase 20 anos, e a massa crítica desta comunidade sempre fez parte da sua identidade, embora o nível das discussões tenha descido consideravelmente ao ponto do ambiente se ter tornado quase irrespirável, pelo que praticamente deixei de participar e cada vez vou lendo menos.
Uma coisa que sempre estranhei foi o facto de sendo este talvez o maior espaço de discussão do universo leonino, nunca ter representado uma amostra minimamente aproximada do real sentimento sportinguista. Por aqui o Sérgio Abrantes Mendes ganhava de goleada as eleições de 2006 e se este espaço retratasse fielmente o pensar leonino, até um ex inspetor da PJ que está preso tinha sido Presidente do Sporting.
Outra coisa que sempre me fez alguma impressão neste fórum é o quase total desconhecimento que a maioria dos seus membros, principalmente os mais jovens, tem da história, das tradições e da cultura do Sporting Clube de Portugal. Aqui muitas vezes imagina-se um Clube que nunca existiu.
Foi isso que em 2007 me fez escrever uma série tópicos onde tentei contar a história do Sporting, o que acabou por ser uma das melhores coisas que fiz em toda a minha vida, pois em parte esteve na génese da Wiki Sporting.
Passados que são estes anos todos e numa altura em que o futebol entrou de férias e as modalidades para lá caminham, resolvi escrever no meu blogue alguns artigos sobre figuras e momentos históricos que na minha opinião foram marcantes na vida do Sporting Clube de Portugal.
Será uma abordagem diferente do simples desfilar de acontecimentos que aqui fiz há 15 anos atrás, versando alguns episódios menos conhecidos, porque hoje conheço muito melhor a história e vida do Sporting Clube de Portugal que julgo que deve ser contada sem medo nem vergonha do nosso passado, que não é perfeito, mas deve ser respeitado tal e qual como é, e também para que não se repitam os mesmos erros e se possa compreender como é que chegámos aonde estamos.
Convido-vos, pois, a visitarem o primeiro desses artigos que irei publicar regularmente no mais tranquilo blogue do universo sportinguista. Obrigado.