Sportinguistas de 1ª e de 2ª...

[b]tu queres ver que o jornalista do jornal SPORTING tb é tripeiro?[/b] :D

Bom Rui, essas interpretações já és tu que as estas a dar. Não faz sentido fazer essa distinção entre “os que o ofendem” vs “os de 50 anos” pq o próprio Dias da Cunha, infelizmente, não as faz.

O texto é bem claro (só me faltava agora entrar na demência de colocar em causa o rigor do texto, ainda por cima com um taliban como o Goulão como director): Dias da Cunha faz a distinção entre sócios com muitos anos de filiação e com poucos anos de filiação. Não refere ofensas nem comportamentos menos condignos.

Por mais que gostasses que ele o tivesse feito… ele não o faz.

É absolutamente inacreditável que até neste exemplo já se estejam a inventar desculpas para o homem. O problema aqui é que começam a falhar as desculpas:

nem o texto saiu no Record, Bola ou Público, como tanto jeito daria para o minorar, saiu no SPORTING, como o sacana do velho se “esqueceu” de contextualizar da forma que tu gostarias que ele o tivesse feito…

É impressionante que algum sócio pagante e devoto do Sporting encontre aqui a mínima razão para conceder “desculpas” a Dias da Cunha…

Não não é, implicitamente é para esses que ele fala, obviamente que se expressou mal, sem dúvida, sou o primeiro a dizê-lo, mas depois de tanto tempo a ouvir o homem não acredito que queira dizer o que vem escrito no jornal do clube, acho que é demasiado surreal para ser verdade e permite-me ter esta interpretação dos acontecimentos, há sempre 2 lados de uma situação e aqui está apenas a analisar-se por um lado! :arrow:

Mas vamos com calma, isto é a minha interpretação, aceito que a tua e de outros seja completamente oposta!

Quando o DC se refere ao resto dos sócios obviamente que se refere aos que o insultam no fim de um mau jogo em Alvalade ou lhe lançam impropérios como em Vila Conde e noutros sítios, acho que está a ser feita uma generalização da massa associativa que se o DC a fez, continuo a ter dúvidas da fidelidade da transcrição das declarações exactamente pela gravidade das mesmas, só pode ter sido por lapso linguístico, isto numa perspectiva positiva do caso, que não é obviamente a tua nem de outros membros! :arrow:
É engraçado que eu leio as declarações transcritas pelo Ricardo e não vejo lá nem uma dessas tantas nuances que tu enumeras. Será porque ele transcreveu propositadamente mal? Ou será que a conspiração da comunicação social é tão tentacular e maquiavélica que abarca o próprio jornal do Sporting?

Ou será que, como temerariamente ousei “adivinhar”, és tu que estás a

torcer a lógica, recusar o bom senso e negar as evidências...
? :roll:

Eu até colocaria a hipótese da tua interpretação fazer algum sentido se:

• DC não fosse useiro e vezeiro em arrogantes tiradas relativas aos adeptos, metendo tudo no mesmo saco (ex: energúmenos que lhe chamam nomes com “selvagens” que agiram lenços brancos)

• O clube não vivesse de há alguns anos para cá um clima de despeito pelos sócios, expresso na forma como os trata, nas vantagens que (não) lhes oferece e nos sacrifícios a que os obriga (ex: comercialização dos lugares).

• Não existissem outros casos de dirigentes de responsabilidade no mundo sportinguista que se referem aos sócios em termos ainda mais ofensivos (mas esta última faz parte do grupo de “patranhas” que eu invento ;)).

O que dias da cunha disse é de extrema gravidade. Só não o é tanto como deveria ser devido à sua idade e ao facto de já pouco alguém ligar ao que ele diz.

quem não se lembra das críticas à equipa de Inácio após o jogo em Leiria, por exemplo

Esse dia foi a 1ª vez que ouvi falar dele e comecei logo a detestar o home…imaginem agora a minha tromba quando este cromo se tornou presidente do SCP :x

quem não se lembra das críticas à equipa de Inácio após o jogo em Leiria, por exemplo

Esse dia foi a 1ª vez que ouvi falar dele e comecei logo a detestar o home…imaginem agora a minha tromba quando este cromo se tornou presidente do SCP :x

Desde esse dia até hoje, dá para fazer um site estilo “Dias da Cunha no seu melhor” :roll:

depois de ler os posts, não entendo a defesa de Dias da Cunha; o homem é um energúmeno quando ofende os sócios e simpatizantes do Sporting! é um energúmeno quando se associa a vermes e assaltantes! tenho dito…

Talvez tenha sido um recado [com um pessimo timing] para alguém.
Ele uma vez disse e eu concordei…

“o futuro do Sporting não se decide nas bancadas…”

Com esta afirmação foi infeliz. [a transcrita pelo Coração de Leão]
Mas o bem que esta Direcção fez ao Sporting supera uma ou outra declaração infeliz. Vou (vamos!) acreditar nisso.

Votei e continuaria a votar nesta Direcção.

[talvez a sorte seja que o Clube está de boa saúde, se assim não o fosse, talvez a coisa se complicaria]

Saudações Leoninas

Quando o DC se refere ao resto dos sócios obviamente que se refere aos que o insultam no fim de um mau jogo em Alvalade ou lhe lançam impropérios como em Vila Conde e noutros sítios, acho que está a ser feita uma generalização da massa associativa que se o DC a fez, continuo a ter dúvidas da fidelidade da transcrição das declarações exactamente pela gravidade das mesmas, só pode ter sido por lapso linguístico, isto numa perspectiva positiva do caso, que não é obviamente a tua nem de outros membros! :arrow:
É engraçado que eu leio as declarações transcritas pelo Ricardo e não vejo lá nem uma dessas tantas nuances que tu enumeras. Será porque ele transcreveu propositadamente mal? Ou será que a conspiração da comunicação social é tão tentacular e maquiavélica que abarca o próprio jornal do Sporting?

Ou será que, como temerariamente ousei “adivinhar”, és tu que estás a

torcer a lógica, recusar o bom senso e negar as evidências...
? :roll:

Eu não falei em conspiração nem muito menos em trnscrições mal feitas, apenas dou a minha opinião sobre o que vem escrito e mantenho a minha dúvida acerca do contexto das declarações do DC, apenas isso, devias ser menos “Zandinga” e mais “MRT/JEB”! :arrow:

depois de ler os posts, não entendo a defesa de Dias da Cunha; o homem é um energúmeno quando ofende os sócios e simpatizantes do Sporting! é um energúmeno quando se associa a vermes e assaltantes! tenho dito...

Subscrevo. Com tudo aquilo que foi proferido pelo DC só posso sentir-me, no minímo, ofendida. Nunca gostei dele em especial e pelo andar da carruagem, cada vez merece menos consideração da minha parte. :? :x Com tanto esforço, empenho e dedicação a paga que se tem é esta!! Melhor paga me dá a equipa, e parte dos seus jogadores nem sequer são portugueses ou adeptos do Sporting…
Sinto-me desgostosa por termos à frente do clube alguém que nos trate deste modo.

Talvez tenha sido um recado [com um pessimo timing] para alguém. Ele uma vez disse e eu concordei...

“o futuro do Sporting não se decide nas bancadas…”

Pois foi…

mas agora saiu o Código de Da Cunha Descodificado. O que o velhote queria dizer era…

“o Sporting do futuro não liga às bancadas…”

Tem sido mais isso nos últimos anos, provas disso não faltam…

… a decrescente vantagem em ser sócio.
… os benefícios quase equiparáveis que alguém como eu (que tb sou sócio) tem em ter um lugar de adepto quase idêntico ao do sócio (melhor em alguns aspectos),
… os sacrifícios e faltas de consideração a que são sujeitos os sócios na renovação dos seus lugares,
… a falta de consideração do marketing pelos sócios e adeptos, expressa em festas de apresentação insultuosas, falta dinheiro disseram alguns… não falta no entanto dinheiro para os muitos salários principescos da administração.
…as frases infelizes de dirigentes que apenas sabem pedir o dinheiro das “bancadas” e insultá-las quando estas se portam mal, mostrando total ausência de capacidade de elogio e respeito por uma massa associativa sem igual (a não ser os que têm mais de 50 anos de sócio, esses valem como gente).

De facto o clube não é dirigido da bancada… apenas é sustentado. Pouca coisa.

Mauras, tens toda a razão.
Se os adeptos não pusessem lá os pés, deixassem de pagar cotas o Sporting acabava.

Eu pago cotas e acho escandaloso ter de pagar por exemplo 25€ na bancada nascente para ver um jogo da UEFA. Especialmente quando se sabe que as pessoas, na generalidade, não podem fazer esforços financeiros deste tipo. Porque eu sou um. O meu pai não vai a muitos jogos porque acha que o Sporting pede demais no preços dos bilhetes. Há a bancada B, mais barata. Pois há. Mas também estamos a pagar um espectaculo de apenas 90m.

Por isso tiveram apenas 19.000 adeptos.
Estas e outras coisas.

Os senhores das bilheteiras por vezes parece que estão a fazer um favor a vender um bilhete ou os senhores da segurança que parece que são enviados por outro clube. não sei.

Eu compreendo. E também não gosto da catequice do DC, mas como ele, outros saíram. E as assembleias gerais, servem para isso.

Falta a gota de água.

Bach,

Mais do que o DC o que mete nojo passado 10 anos de projecto é…

…a quase completa ausência de elogio a esta massa associativa que não sendo perfeita é a que mais se move em Portugal, a que menos desaparece com os resultados (foi preciso estarmos 3 meses sem vencer com boloni e com o estádio em demolição para descermos a níveis de assistência lampionica) e a que mais apoia o clube…

e mesmo assim nestes anos todos mal ouvimos os dirigentes parar para agradecer publicamente o facto do “projectinho” deles ainda estar de pé e quem o devem: a esta massa associativa que não desiste! Sim pq não é certamente com base nas suas projecções, que teimam em falhar metas, objectivos e apostas (ex: alvaláxia) que o Sporting se aguenta… é graças aos sócios e adeptos, que mesmo perante a maior crise económica dos últimos 20 anos em Portugal colocam o clube bem à frente do tal mito dos 6 milhões de PALHAÇOS em termos de assistências, quotas, etc.

Mete-me NOJO esta falta de palavra, só ouvimos referirem-se a nós para dizerem que alguns de nós são isto e aquilo e que há outros que por já terem 50 anos de sócio é que são bons e que nós somos portanto… merda.

Sabes que…

os presidentes passam, os socios/adeptos ficam.

Tranquilidade e acima de tudo, o saber esperar o momento certo.
Ele chegará.

Há poucos minutos mandei um mail para o Jornal do Sporting, ao cuidado do Fernando Correia. Poderá não servir de muito mas servirá sempre para marcar uma posição e exprimir um desabafo pela tristeza e indignação que estas declarações me provocaram.

Não pedi a publicação do meu mail no Jornal porque a extensão do mesmo e o seu objectivo não se coadunam com o âmbito das Cartas dos Leitores.

A única coisa que pedi é para o meu mail ser reencaminhado para o Conselho Directivo do Clube ou para a Sporting, SAD. Se aí houver pelo menos uma pessoa que o leia, já ficarei satisfeito.

Há poucos minutos mandei um mail para o Jornal do Sporting, ao cuidado do Fernando Correia. Poderá não servir de muito mas servirá sempre para marcar uma posição e exprimir um desabafo pela tristeza e indignação que estas declarações me provocaram.

Não pedi a publicação do meu mail no Jornal porque a extensão do mesmo e o seu objectivo não se coadunam com o âmbito das Cartas dos Leitores.

A única coisa que pedi é para o meu mail ser reencaminhado para o Conselho Directivo do Clube ou para a Sporting, SAD. Se aí houver pelo menos uma pessoa que o leia, já ficarei satisfeito.

Digamos que segui essa tua ideia…
Na edição desta semana não aparece nada… será na proxima semana?
Ou será que eles realmente vão silenciar ou… “esquecer” 2 opiniões?

Vamos aguardar.

Digamos que segui essa tua ideia.. Na edição desta semana não aparece nada... será na proxima semana? Ou será que eles realmente vão silenciar ou.. "esquecer" 2 opiniões?

Vamos aguardar.

Já não é preciso aguardar mais, meu caro. Não silenciaram nem esqueceram as nossas duas opiniões. Tanto assim é que as respostas aos nossos mails vêm no Jornal Sporting desta semana (o que saiu a 17/03/05) na página 34. Penso que não levarás a mal se eu transcrever as respostas.

Resposta ao meu mail:

“Recebemos a sua carta e dela tomámos boa nota. A ideia que transmitimos é a de que o Sporting Clube de Portugal necessita de todos os seus sócios e seria bom que mais adeptos se juntassem à grande família “leonina”. Não basta, afinal, dizer que somos do Sporting. Também precisamos de o provar e de fazer registo de alguma militância sportinguista. É evidente que este nosso consócio vai chegar a cinquentenário e, nesse dia, gostará de ouvir palavras especiais de agradecimento pela longevidade.”

Resposta ao mail do Bach:

“Tal como o associado Ricardo Fontoura, este nosso consócio refere-se a um texto publicado no nosso jornal, relativo à entrega dos emblemas de ouro aos sócios com 50 anos de filiação. Lamentamos que essa reportagem tenha provocado alguma insatisfação, mas provavelmente tratou-se de uma deficiência de comunicação. O Sporting precisa de todos os seus sócios e envolve-os no mesmo abraço de consideração, amizade e agradecimento, embora os mais antigos façam jus a um agradecimento especial pela longevidade da entrega ao clube. Apenas isto. E como estamos a escrever para verdadeiros sportinguistas, pedimos aos dois, Ricardo e Luís Miguel, que façam quanto estiver ao vosso alcance para aumentarmos significativamente o número de associados do Sporting, encontrando forma de motivar outros adeptos “leoninos” para se juntarem à grande família sportinguista.”

Traduzido para português:

Perdoem os copos a mais de quem lidera.

A verdade é que precisamos de todos. A única diferença é que após os 50 anos recebem um crachá e umas palavras do senil, mas por favor continuem a pagar quotas senão qq dia até nós ficamos sem emprego.

Foi mais ou menos essa a sensação com que fiquei. As respostas são algo ambíguas. :? Afinal de contas, foi só uma deficiência de comunicação…

Infelizmente, o Sr. Presidente do Sporting não deve ler o Fórum. Mas se alguém do Conselho Directivo ou da SAD passar por aqui, gostaria de dizer que peço desculpas por só ser sócio há pouco mais de seis anos e mais desculpas peço por frequentar o Estádio José Alvalade. Pensava que a dedicação, o empenho, o amor que coloco nesta paixão e o dinheiro que gasto em quotas, bilhetes de época, camisolas, jornal do clube, livros e pins me concedessem o direito a uma opinião sobre o Clube. Pelos vistos não.

Descontando o facto destas afirmações serem produzidas num contexto determinado e para um público com características muito específicas, não posso deixar de lamentar a discriminação feita aos simpatizantes e sócios com poucos anos de filiação. Como é óbvio, nada tenho contra os sócios cinquentenários. Pelo contrário, tenho-lhes muito respeito e conto lá chegar um dia.

Se dependesse de mim, ter-me-ia feito sócio do Sporting ainda antes de ter cédula pessoal. Simplesmente, só o fiz aos 22 anos, quando comecei a sustentar-me financeiramente. Conto chegar a cinquentenário, mas infelizmente já não será o Sr. Dias da Cunha a conceder-me o emblema, porque gostava de lhe dizer o que penso destas distinções…

Sou sócio vai fazer um ano em Outubro, ou seja, não sou nada…

■■■■■■ de merda. Nunca mais ficas gágá a 100%!

Foi mais ou menos essa a sensação com que fiquei. As respostas são algo ambíguas. :? Afinal de contas, foi só uma deficiência de comunicação...

Claro claro.
O Português sempre foi uma lingua pouco clara.
olha, eu calo-me.