Sportinguistas de 1ª e de 2ª...

Quem segue o Fórum atentamente sabe que nos últimos tempos, mercê da quantidade de jornais do Sporting de finais dos anos 80 a que recentemente tive acesso, tenho aberto alguns tópicos sobre matérias de interesse histórico sobre o nosso Clube.

Desta vez, vou abrir uma excepção e transcrever na íntegra um artigo do jornal da semana passada, que me revoltou um bocadinho. Vou colocar a negrito as passagens que mais me fizeram subir a temperatura.

Jornal Sporting 18/02/05

Dias da Cunha na entrega de emblemas de 50 anos de associado: “Quem representa o Clube são os senhores”

Horas antes do encontro entre o Sporting e o Rio Ave, procedeu-se no sétimo piso do Edifício Visconde de Alvalade à entrega dos emblemas de 50 anos de associados do Sporting. António Dias da Cunha esteve acompanhado por Miguel Galvão Teles, Menezes Rodrigues, Nuno Caldeira da Silva, Paulo de Andrade, Mário Casquilho, Silva e Costa e Carlos Araújo Sequeira. A anteceder a entrega dos emblemas, o presidente do Conselho Directivo do Sporting afirmou que “nestes poucos anos em que estou à frente do Clube houve uma coisa que aprendi. A verdadeira força do Sporting são os sócios como os senhores. Fazer 50 ou mais anos como associado é, de facto, uma ligação importante.”

António Dias da Cunha foi mais longe adiantando que “o Sporting não são os simpatizantes, nem os associados com poucos anos de filiação. Quem representa o Clube são os senhores. Para todos nós, os que por aqui passamos, com mais ou menos responsabilidades, é muito bom ter consciência disso.” O líder verde e branco referiu ainda que “importo-me com o que os senhores têm para dizer. Com os que estão sentados no Estádio não me preocupo e esta será a minha forma de estar até ao final do meu mandato.”

Texto: Andreia Alexandre

Infelizmente, o Sr. Presidente do Sporting não deve ler o Fórum. Mas se alguém do Conselho Directivo ou da SAD passar por aqui, gostaria de dizer que peço desculpas por só ser sócio há pouco mais de seis anos e mais desculpas peço por frequentar o Estádio José Alvalade. Pensava que a dedicação, o empenho, o amor que coloco nesta paixão e o dinheiro que gasto em quotas, bilhetes de época, camisolas, jornal do clube, livros e pins me concedessem o direito a uma opinião sobre o Clube. Pelos vistos não.

Descontando o facto destas afirmações serem produzidas num contexto determinado e para um público com características muito específicas, não posso deixar de lamentar a discriminação feita aos simpatizantes e sócios com poucos anos de filiação. Como é óbvio, nada tenho contra os sócios cinquentenários. Pelo contrário, tenho-lhes muito respeito e conto lá chegar um dia.

Se dependesse de mim, ter-me-ia feito sócio do Sporting ainda antes de ter cédula pessoal. Simplesmente, só o fiz aos 22 anos, quando comecei a sustentar-me financeiramente. Conto chegar a cinquentenário, mas infelizmente já não será o Sr. Dias da Cunha a conceder-me o emblema, porque gostava de lhe dizer o que penso destas distinções…

… :shock:

Caro Coração de Leão.

Se me permitires, subscrevo na íntegra o teu texto.

É lamentável, para não dizer condenável.
Ainda mais grave é que não é qualquer um que o diz, é só o Presidente do meu clube. :?

Dias da Cunha, que eu respeito por ser presidente do meu clube, já nos habituou a estas pérolas. O Sporting é cada vez mais um clube elitista em que aqueles que constituem a sua grandiosidade (sócios e adeptos, por esta ordem) não interessam ou parecem não interessar.

O Sporting só é grande, só é conhecido na Europa e respeitado pelas suas virtudes (por causa do cada vez menor ecletismo) devido à carolice (passada e actual) dos anónimos que veneram e amam o Sporting, sem receberem remunerações milionárias.

Comé possível esquecer Agostinho, Lopes, Mamede, Travassos, homens humildes, do povo, que levaram o nosso clube aos quatro cantos do Mundo? Não é. Dias da Cunha, cujo sportinguismo não discuto nem rotulo, devia pensar um pouco mais antes de falar.

:twisted: Estou estupefacto… ou talvez não… :wall:

Numa palavra: Inacreditável :x

Começo a acreditar na tese da senilidade… :?

Merece uma carta registada, a exigir um pedido de desculpas aos sócios, os que pagam as quotas, os lugares de época, que apanham frio, banhadas e afins…e os que pagaram 2000€ para financiar o estádio!!!

Michael Moore diz…Shame on you Mr. Dias da Cunha, shame on you!!! :evil: :evil:

O nosso presidente quando se esquece das gotas, só diz merd*

Inaceitáveis estas declarações de Dias da Cunha! :x

E o que dizer de um presidente que se associa à corja lampiã? Para mim, deixou de ser Presidente do Sporting! :evil: Palhaçadas atrás de palhaçadas!!

Já há muito tempo que deixou de ser o meu presidente…

Ainda há quem se incomode muito quando lhe chamo gágá… :roll:

:oops:

Infelizmente, o Sr. Presidente do Sporting não deve ler o Fórum. Mas se alguém do Conselho Directivo ou da SAD passar por aqui, gostaria de dizer que peço desculpas por só ser sócio há pouco mais de seis anos e mais desculpas peço por frequentar o Estádio José Alvalade. Pensava que a dedicação, o empenho, o amor que coloco nesta paixão e o dinheiro que gasto em quotas, bilhetes de época, camisolas, jornal do clube, livros e pins me concedessem o direito a uma opinião sobre o Clube. Pelos vistos não.

Descontando o facto destas afirmações serem produzidas num contexto determinado e para um público com características muito específicas, não posso deixar de lamentar a discriminação feita aos simpatizantes e sócios com poucos anos de filiação. Como é óbvio, nada tenho contra os sócios cinquentenários. Pelo contrário, tenho-lhes muito respeito e conto lá chegar um dia.

Se dependesse de mim, ter-me-ia feito sócio do Sporting ainda antes de ter cédula pessoal. Simplesmente, só o fiz aos 22 anos, quando comecei a sustentar-me financeiramente. Conto chegar a cinquentenário, mas infelizmente já não será o Sr. Dias da Cunha a conceder-me o emblema, porque gostava de lhe dizer o que penso destas distinções…

=D> =D> =D>

=D> =D> =D>

Quando o coraçao e a razao falam… =D>

São declarações absolutamente nojentas, colocando a nu a falta de qualidade humana do presidente do Sporting. Não se retratando destas afirmações, restava-lhe um caminho… demitir-se.

O Sporting que Dias da Cunha defende não é um Sporting com projecção nacional, ou mesmo internacional. Dias da Cunha defende um feudo de alguns, dividindo os próprios sportinguistas em classes. Isto é de alguma forma defensável?

Este discurso elitista é um desrespeito enorme por qualquer sportinguista que sofra com o clube. Mais grave será por ser proferido pelo responsável máximo do Sporting. É, no mínimo, revoltante.

Lamentável. Não costumo alinhar bela batuta dos críticos do DC mas desta vez o homem passou das marcas.

que dizer de um presidente que se associa a vermes e bandidos? que dizer de um presidente que é asqueroso na sua forma energúmena de tratar os sportinguistas? meu caro: o meu pai tem 69 anos; nunca foi sócio do Sporting; contudo, sente-o há mais de 60 anos intensamente: viu muitos jogos dos 5 violinos quando vivia em Lisboa; meu caro: o senhor não tem o direito de lhe faltar ao respeito!!!

Subscrevo na íntegra o texto do Coração de Leão.

Eu nem queria acreditar que o texto reproduzia, completa e fielmente, uma das mais infelizes declarações que vi a um presidente do Sporting nos mais de 50 anos que levo como gente.

Infelizmente para ele, e também para o Sporting, ficará na história do clube como uma figura pardacenta e sem carisma ligado às alianças mais idiotas, despropositadas e sem sentido com os nossos maiores rivais, sem sentido da oportunidade nem pose equilibrada nas afirmações (quem não se lembra das críticas à equipa de Inácio após o jogo em Leiria, por exemplo) e figura proeminente de actos públicos risíveis e desprestigiantes como o cachecol do fcp na final da UEFA do ano passado e a recente cena à la “Gaiola das Malucas” com o vigarista dos camiões e drug dealer Vieira. :oops: :evil:

Embora me mereça respeito (que faz por não merecer) como presidente do meu clube, tenho a dizer que o Alzheimer realmente é implacável e não escolhe neurónios.

Caro Dr. Dias da Cunha, uma nota final que lhe endereço: aconselha-se contenção verbal quando não se é possuidor de um grande dom da palavra e se tem pouca imaginação para dizer algo de relevante e acertado. Reflicta um pouco, homem!

Como grande crítico de DC e da sua senilidade deixo aqui no entanto uma pergunta de misericórdia:

Essas declarações foram ANTES OU DEPOIS DO ALMOÇO? Isso é muito importante para determinar a gravidade das mesmas e até que ponto o velhote sabia o que estava a dizer.