Quem segue o Fórum atentamente sabe que nos últimos tempos, mercê da quantidade de jornais do Sporting de finais dos anos 80 a que recentemente tive acesso, tenho aberto alguns tópicos sobre matérias de interesse histórico sobre o nosso Clube.
Desta vez, vou abrir uma excepção e transcrever na íntegra um artigo do jornal da semana passada, que me revoltou um bocadinho. Vou colocar a negrito as passagens que mais me fizeram subir a temperatura.
Jornal Sporting 18/02/05
Dias da Cunha na entrega de emblemas de 50 anos de associado: “Quem representa o Clube são os senhores”
Horas antes do encontro entre o Sporting e o Rio Ave, procedeu-se no sétimo piso do Edifício Visconde de Alvalade à entrega dos emblemas de 50 anos de associados do Sporting. António Dias da Cunha esteve acompanhado por Miguel Galvão Teles, Menezes Rodrigues, Nuno Caldeira da Silva, Paulo de Andrade, Mário Casquilho, Silva e Costa e Carlos Araújo Sequeira. A anteceder a entrega dos emblemas, o presidente do Conselho Directivo do Sporting afirmou que “nestes poucos anos em que estou à frente do Clube houve uma coisa que aprendi. A verdadeira força do Sporting são os sócios como os senhores. Fazer 50 ou mais anos como associado é, de facto, uma ligação importante.”
António Dias da Cunha foi mais longe adiantando que “o Sporting não são os simpatizantes, nem os associados com poucos anos de filiação. Quem representa o Clube são os senhores. Para todos nós, os que por aqui passamos, com mais ou menos responsabilidades, é muito bom ter consciência disso.” O líder verde e branco referiu ainda que “importo-me com o que os senhores têm para dizer. Com os que estão sentados no Estádio não me preocupo e esta será a minha forma de estar até ao final do meu mandato.”
Texto: Andreia Alexandre
Infelizmente, o Sr. Presidente do Sporting não deve ler o Fórum. Mas se alguém do Conselho Directivo ou da SAD passar por aqui, gostaria de dizer que peço desculpas por só ser sócio há pouco mais de seis anos e mais desculpas peço por frequentar o Estádio José Alvalade. Pensava que a dedicação, o empenho, o amor que coloco nesta paixão e o dinheiro que gasto em quotas, bilhetes de época, camisolas, jornal do clube, livros e pins me concedessem o direito a uma opinião sobre o Clube. Pelos vistos não.
Descontando o facto destas afirmações serem produzidas num contexto determinado e para um público com características muito específicas, não posso deixar de lamentar a discriminação feita aos simpatizantes e sócios com poucos anos de filiação. Como é óbvio, nada tenho contra os sócios cinquentenários. Pelo contrário, tenho-lhes muito respeito e conto lá chegar um dia.
Se dependesse de mim, ter-me-ia feito sócio do Sporting ainda antes de ter cédula pessoal. Simplesmente, só o fiz aos 22 anos, quando comecei a sustentar-me financeiramente. Conto chegar a cinquentenário, mas infelizmente já não será o Sr. Dias da Cunha a conceder-me o emblema, porque gostava de lhe dizer o que penso destas distinções…