Cá em Aveiro estuda muito pessoal do Distrito do Porto e da zona norte do Distrito de Aveiro e, para terem uma ideia, a minha “turma” (leia-se, pessoal com quem me dou melhor, que são uns 16/17) divide-se assim: 3 sportinguistas, 4 lamps, 10 portistas.
Os adeptos do Fóculporto são muitos, cada vez mais e são, seguramente, os mais teimosos que existem. Não dá para discutir com eles! Eles são capazes de “ver” falta do Kuyt sobre o Hélton no recente jogo com o Liverpool e alinham todos pelo mesmo diapasão. Falo por mim: é impossível discutir com um portista! E experimentem falar-lhes em Apito Dourado para no que se torna a conversa (arranjam argumentos para defender o indefensável, é verdade)…
este tópico parece-me mais um da calimerice do costume que norteia o sportinguismo dos últimos 10-20 anos.
Somos sempre uns coitadinhos, “somos diferentes” (será para melhor? não vejo nada), etc.
A verdade é que independentemente da forma como os outros conseguiram o domínio que têm, nós até andámos colados a eles duas vezes, pelo que fazer o papel da virgem distanciada fica mal porque soa a falso.
Somos meninos? Ah isso somos, é o preço de termos dirigentes há muitos anos que são ou anjinhos ou coniventes, talvez porque pouco lhes interessa realmente o clube, e essa anjice ou falta de empenho não é característica apenas do projecto Roquette, já antes cintra deitou tudo a perder, fazendo belas equipas mas deixando-se comer à grande pelos majores e cia.
A verdade é que o Sporting já teve alguns momentos em que podia ter agitado as águas e mostrado não permitir que fizessem farinha connosco e nunca o fez (palhaçada do jamor, episódio do ricardo rocha mal inscrito, o “luto” anedótico, aceitar de bom grado anos em que os rivais nomeadamente o benfica não cumpriram as regras fiscais, etc.).
Se somos comidos a culpa é nossa, não de quem nos come.
Mas se me disseres que os sportinguistas são menos de 15-20% dos lisboetas, então fica provado que o Sporting está mesmo a ficar pequeno.
Não! Entre sportinguistas e benfiquistas em Lisboa é ela por ela. A diferença nas assistências deve-se ao facto de vir muito mais gente da província à Luz, principalmente nos jogos grandes, enquanto que o Sporting só uma vez por ano é que mobiliza os núcleos, como no jogo com o Paços de Ferreira. Mas acredito que o Porto esteja a crescer cada vez mais no Norte por contraponto ao Sporting…
Creio que temos de fazer a pergunta “Porque estamos nós arredados do poder?”
1ª hipótese - Porque os nossos dirigentes são virginais e gostam acima de tudo da verdade desportiva (???).
2ª hipótese - Porque os nosso adversários não nos deixam chegar ao verdadeiro poder (isto implicava uma aliança FCP - SLB)
3ª hipótese - Porque os nossos dirigentes não querem acabar com o “sistema”, só gostam de se queixar e têm assim uma boa desculpa para a falta de capacidade de gestão desportiva.
4ª hipótese - Porque os nossos dirigentes são “da nobreza” e são sobranceiros, e por isso irritam os os construtores civis e “self made man´s” que dirigem os outros clubes, impossibilitando uma aliança.
5ª hipótese - é o fado e não há nada a fazer.
Seja qual for o caso é necessário fazer o que ainda não foi feito, se não conseguimos ou não queremos ser beneficiados, ao menos que não sejamos prejudicados.
Quem foi o principal beneficiado com estes 3 jogos irregulares ao Sporting?
É aqui que os nossos dirigentes pecam, ao invez de fazem autenticos escandalos qd um golo nos é marcado com a mão, mas que sabemos que acontece a todos (menos aos andrades) e que até foi dificil de ajuizar, deviamos sim nunca deixar de falar de um autentico roubo, que foi amenizado pq os lamps foram campeões e não se falou de mais nada nos dias seguintes.
Eu sou de lisboa e no meu escritorio trabalhamos 12 pessoas e 8 são do Benfica e só eu e mais uma tipa é que somos do Sporing (as outras 2 não sei de que clube são). No meu grupo de amigos (uns 20 +/-), somos 4 do Sporitng o resto é lamps, 1 da academica e um do Belenenses :-X
Neste grupo só um ou dois são lampiões mais faxiosos, o restante é pessoal com quem se pode falar de futebol e que estão bem identificados com os problemas do clube deles e do nosso
curiosamente os 4 Sportinguistas que há no grupo, nem faziam parte do grupo e era pessoal que ia comigo á bola e se começaram a juntar com o meu grupo. No fundo, se não fosse eu a levar alguns para lá…
Isso de quantos são os sportinguistas ou os benfiquistas não pode ser determinado assim com tanta ligeireza.
Dou um exemplo. Na minha empresa eu sempre achei que éramos muito poucos os sportinguistas. Mas, quando ganhámos o último campeonato (dois anos depois de termos ganho o primeiro ao fim de 18 anos) recordo-me que fiquei supreendido com a quantidade de sportinguistas que apareceram a festejar (nomeadamente num almoço comemorativo que orgnizámos na altura). Muitos deles nunca tinham manifestado grande interesse por futebol e muito menos fervor clubístico. E no entanto, eram sportinguistas, eu diria “ligeiros”.
Acho que “sairam da casca” porque sentiram que o clube estava com dinâmica ganhadora, que era bem gerido e que estava no caminho certo (a formação, o projecto do estádio+centro de estágio, as finanças pareciam na altura bem melhores do que hoje, etc).
Hoje, muitas dessas pessoas estão outra vez desligadas do futebol e do Sporting. Imagino que seja porque não têm aquilo que sentiam ter antes. Se o clube entrasse num período positivo não tenhos dúvidas que apareciam por aí muitos sportinguistas “silenciosos” que nós nem sonhamos que existem (os mesmos que, subitamente, encheram a praça do município e ruas adjacentes no último campeonato).
O Benfica tem mais adeptos globalmente, e também tem adeptos “silenciosos”, mas, por diversas razões, acho que tem menos do que o Sporting. Uma das razões é porque o SLB vive num circo permanente (há quem lhe chame marketing…).
O que me preocupa é que haja cada vez mais sportinguistas (e membros do fórum…) que acham que o nosso insucesso se deve (também) a isto: os nossos dirigentes são ingénuos e prezam acima de tudo a verdade desportiva.
Se os nossos dirigentes prezam a verdade desportiva, então, desculpem lá, mas eu estou com os nossos dirigentes! Independentemente dos resultados desportivos!
Eu sou de lisboa e no meu escritorio trabalhamos 12 pessoas e 8 são do Benfica e só eu e mais uma tipa é que somos do Sporing (as outras 2 não sei de que clube são). No meu grupo de amigos (uns 20 +/-), somos 4 do Sporitng o resto é lamps, 1 da academica e um do Belenenses
:lol: Tens azar, pá! Reporto-me a sondagens que têm sido feitas ao longo dos anos, e como já foi aqui dito, aos festejos dos títulos. Em 2000 e 2002 não havia menos sportinguistas nas ruas de Lisboa do que benfiquistas em 2005, pelo contrário. Acho até que havia mais. O Benfica tem maior implantação nacional. Aí é que está a grande diferença, porque em Lisboa é para aí 55% - 45% em favor do Benfica.
Não sei que sítios vcs frequentam, mas quando andava no secundário, em 20 e tal pessoas, só umas 4 ou 5 eram do SLB, mais 1 do FCP. O resto era tudo verdinho
Na faculdade as coisas já equilibraram um bocadito, e aí sim já havia mais lamps em alguns anos, mas sempre equilibrado. Claro que eles começaram a aparecer no ano que foram campeões.
Pois, eu tb não sei com que companhias se dão, o exemplo de um não pode servir para todos. No meu trabalho em 36 colaboradores repartidos por 3 escritórios (Lisboa, Madrid e Barcelona) só existem 2 lampios. E sim, dos 36, 31 são portugueses, 4 espanhóis e um que é portugûes e espanhol.
O que é capaz de ter tido alguma influência, é que fui eu que os recrutei a todos… :twisted: :lol:
Trabalho numa agência de publicidade, no Restelo, pertinho do estádio do Belenenses.
Ora, temos:
3 sportinguistas (2 fanáticos e uma que vai à bola muita vez)
5 lampios (uma que vai aos jogos todos e tal mas que não percebe muito da coisa, três que não ligam muito e uma só de simpatia)
2 tripas (um brasileiro que vive cá há 6 anos, pelo que se compreende que seja do porto lol e uma menina que diz já ter sido de todos, e que agora é do porto porque é quem ganha mais)
4 que não ligam a futebol.
Nos meus amigos, anda tudo muito ela por ela. Fazendo assim os 20 mais próximos, se é que dá para o escolher, digamos que dariam 9 do Sporting, 2 do Porto, 3 que não ligam e 6 do benfica.
Isto dos adeptos do futebol em Portugal faz lembrar o eleitorado norte-americano: o que conta é a mobilização, mais que os números das sondagens. E o Sporting em termos de mobilização anda muito mal, notando-se mais fortemente essa quebra nos jogos fora, nos quais quase só aparecem as claques organizadas do clube. Nas assistências em casa o clube estagnou. No número de sócios idem. São os “frutos” da falta de trabalho e interesse de sucessivas direcções.
Os resultados desportivos não têm ajudado, mas não se pode contar só com a actuação da equipa dentro das quatro linhas para chamar a “malta”. Nos tempos “amadorísticos” do Sousa Cintra fazia-se muito mais por isso. Mas a situação actual é derivada das tais dúvidas existências do “projecto”, em que num ano o Sporting devia ser um clube empresa, noutro já tem de aumentar os sócios, e por aí fora… : Andamos há anos a perder tempo com palhaçadas de quem parece que nunca soube o que é um clube desportivo, que tem de ser gerido como uma empresa (quando se lida com os milhões que o Sporting movimenta, nem podia ser de outra maneira), mas nunca se pode transformar numa empresa convencional. Pelo menos na realidade portuguesa, porque o modelo do clube-empresa anglo-saxónico não acrescenta nada, só retira.
bastava ter um presidente como o alberto jõao jardim, e assim só nos preocupavamos com a bola em si. nos bastidores lá estava o homem a controlar o gang do apito, e outros personagens merdosos