Sporting Vs Poder no Futebol Português

Concordo que os roubos constantes deturpam bastante uma análise deste tipo, mas mesmo assim acredito que foram poucas as vezes em que tivemos equipas superiores até 1993.
Os lamps entre 1988 e 1993 tiveram um plantel de luxo.
Eles também foram roubados…

No entanto, é verdade que não é fácil determinar até que ponto o peso de ser roubado perante o beneficio doutros pode ser determinante. Se calhar este peso ainda é maior do que aquele que lhe atribuimos…
O que está em causa não será só o prejuízo directo em termos pontuais que isso acarretou:
O porto era muito beneficiado enquanto que o Sporting era muito prejudicado.
O benfica era ligeiramente beneficiado.
Ou seja. em relação ao porto, o sporting era prejudicadissimo e benfica era prejudicado.
É preciso também contabilizar um prejuízo indirecto e, se calhar, ainda mais pesado que teve a ver com a desmotivação que alguns desses maus resultados em momentos estratégicos nos troxeram avolumando uma situação penosa para nós.
Inversamente, quem ganhava estava sempre motivadíssimo e com os níveis de confiança no máximo…

Era fácil ser campeão assim…

Muito bem lembrado!
E é engraçado que os lamps quando conseguiram o poder defenderam acérrimamente as nomeações (coisa que dantes não faziam…não convinha né?) com os resultados desavergonhados que todos assistimos a seguir… >:(

PS:
Epahh…Dá a ideia que havia um certo nexo de causalidade entre quem controlava as nomeações e os resultados desportivos… :twisted:

E sabem porquê? Porque, entre outras coisas, houve jogadores dessa listinha aí que foram uns VENDIDOS!

E mais não digo…

Ai mas tens que dizer! :wink: E sabes porquê? Porque tenho a impressão que essas “cenas” ainda hoje se passam… :think: E o Sporting continua a comer e a calar! >:D

O bimbo da costa faz hoje 70 anos . Irra !!! Ja não falta tudo para nos vermos livres dele.
Alguem sabe se ha idade de reforma obrigatoria para presidentes de clubes de futebol corruptos ? >:D

Queria colocar aqui a minha opinão:

É evidente que o Sporting perdeu MUITO poder nos últimos 25 anos. Hoje em dia, eu vejo o Sporting num segundo patamar, atrás de FC Porto e Benfica. Somos o 3º grande, mas não tão grande como FC Porto e Benfica no que ao poder no futebol diz respeito.

Diria mesmo que estamos mais próximos do Guimarães e Braga que do FC Porto e Benfica nessa área.

O Sporting perdeu vários títulos na última década por causa da falta de poder. É indiscutível que o Sporting é, DE LONGE, o clube mais prejudicado dos 3 grandes. Posso ser suspeito, mas a verdade é que fazendo uma análise das análises feitas pela generalidade da imprensa desportiva após os jogos, concluímos que as arbitragens mais polémicas são quase sempre em jogos do Sporting, todos os anos.

Digo com toda a convicção que pelo menos 2 campeonatos e 1 taça de Portugal foram roubados ao Sporting nos últimos 6-7 anos.

Mas também há uma coisa com a qual discordo por completo. Já virou moda dizer que o último título do Benfica foi uma “roubalheira”, um “roubo de igreja”. Dizem portistas e sportinguistas que o Benfica foi levado ao colo, inclusive chegam a dizer que foram “beneficiados em 8 jogos consecutivos”, como se fosse possível uma coisa dessas.

Sabem o que eu penso disso? Uma das coisas que me enerva é ouvir lampiões e tripeiros falar dos “30 e tal penaltis, a maior parte deles inventados” no último título do Sporting. Sempre que a conversa das arbitragens vem ao lume, lá vêm eles com 20 e tal ou 30 e tal penaltis inventados para o Sporting ser campeão.

Isso enerva-me, por vários motivos:
1- O Sporting teve 17 penaltis a seu favor nesse campeonato. Não foram 20 e tal, muito menos 30 e tal.

2 - Desses 17, houve 5 penaltis mal assinalados. Dois nas Antas, 1 na Luz, 1 nos Açores e 1 em Alverca.

3 - Em contrapartida, os penaltis que ficaram por marcar a favor do Sporting foram mais do dobro, sobretudo no início da época, em que o Sporting foi prejudicado em vários jogos.

4 - O Sporting era efectivamente a melhor equipa do campeonato. Tinhamos o maior goleador das últimas décadas em Portugal, um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos em óptima forma, 2 centrais de categoria, o Quaresma a aparecer e mais 2 ou 3 jogadores de nível ALTO.

Da mesma forma que me enerva que eles digam que o campeonato nos foi oferecido, também eu não posso aceitar que venham dizer que o Benfica foi levado ao colo, quando na verdade não foi isso que aconteceu.

O Sporting teria sido campeão se não fosse prejudicado. Porém, se é verdade que o Benfica foi beneficiado em alguns jogos no fim desse campeonato (geralmente livres e cantos inventados nos últimos 15 minutos, com o Benfica a ganhar jogos à custa disso, e o golo ilegal contra o Sporting, um lance que admiti ser difícil de ajuizar), também me recordo que o Benfica foi prejudicado em uns quantos jogos da primeira volta desse campeonato, inclusive teve uma sequência de 3 jogos consecutivos a sofrer golos em off-side (perdendo pontos à custa disso).

Feitas as contas, é por demais ÓBVIO que tem sido o FC Porto o mais beneficiado na última década. Mas DE LONGE! É que nem pode haver comparação. É tão escandaloso que me custa a acreditar que algumas pessoas ainda achem que o benfica é tão beneficiado como o FC Porto.

E se há clube que se pode queixar das arbitragens dos jogos contra o FC Porto, é certamente o Benfica. Não me custa admitir que o Benfica tem feito jogos contra o FC Porto em que é roubado de uma forma incrível. Lembro-me das expulsões de jogadores do Benfica por simulações do Deco, lembro-me do golo da vitória do FC Porto nascido de falta resultante de simulação, lembro-me de gritantes dualidade de critérios na amostragem dos cartões.

Deixo aqui um exemplo de uma Supertaça ROUBADA ao Benfica em favor do FC Porto. Esse lance passou-se nos descontos da finalíssima da Supertaça, há uns 8-9 anos talvez. Na minha opinião, foi o maior escândalo dos últimos 20 anos em termos de arbitragem num jogo.

Mas se formos a ver, o Sporting também tem tido MUITO azar contra o FC Porto. Nos últimos 6 jogos contra o FC Porto, fomos prejudicados em 4, beneficiados em 1 e houve 1 jogo com boa arbitragem (Porto 0 Sporting 1 da última época).

Relativamente aqui à intervenção do Balakov2007, concordo praticamente com tudo o que disse à excepção do referente ao último título conquistado pelos lamps.

Realmente, nesse campeonato, o benfica foi extremamente beneficiado não só nos seus jogos como nos jogos dos adversários.
E o mais grave foi esse benefício ter acontecido várias vezes em lances decisivos e em jogos capitais que não deviam ser susceptíveis de grande dúvida.
Tudo culminou naquele lance do luisão dentro da pequena área, um lance irregular que decidiu um título…

É impensável um árbitro decidir um título assim a favor do Sporting !

E atenção que os benefícios não se limitaram às 4 linhas.
Perguntem ao Litos e ao Carlos Xavier, na altura no Estoril, o que eles tem a dizer sobre os 2 jogos com os lamps…

Tudo isto num campeonato decidido ao ponto…
Se não foi uma roubalheira foi o quê?

O Porto é uma familia e o PC um autêntico Vito Corleone, que achas que o Vitor Baia anda a aprender por lá?

Acho que há erros e erros/falcatruas/roubos de igreja como lhe queiram chamar. É verdade, directa ou indirectamente prejudicam e podem decidir um campeonato e apesar de tudo deve-se dar beneficio da duvida porque o correcto ajuizar dos lances em campo não é fácil. Agora vergonhas como o famoso Estoril-Benfica desse ultimo ano em que o Benfica foi campeão é inacreditável. O PC tiro-lhe o chapéu que continua tudo o que possa ter feito no segredo dos Deuses, agora não me passa pela cabeça tamanha anormalidade como a que se viveu nesse dia. Acho que não há balança que pese os pequenos erros de que o Benfica se possa queixar nesse ano com situações como esta. Não posso admitir isso.

Quem se lembrar do título original deste tópico leva um doce! :rotfl:

PS: se acharem que o “post” inicial do Majestade não pertence aqui, têm toda a razão. O sistema não funcionou como eu antecipava, e não posso mexer na primeira mensagem do tópico.

“E se existisse um Sporting ideal?”

Será isso?! Estou perdido, já nem sei em que tópico estou.

Sporting Vs Poder no Futebol Português

Acho que era isso… :think:

Espero que tenhas razão. Desculpem o granel. :wink:

O que tu dizes é verdade, mas não te podes esquecer dos jogos em que o Benfica foi prejudicado na primeira volta desse campeonato. E foram vários.

Esse é um erro comum do adepto português. Um clube até pode ser prejudicado durante 25 jogos, mas se é beneficiado nos últimos 5, dizem logo que foi levado ao colo a época toda. É a chamada “memória curta”.

Quando o Sporting foi campeão pela última vez, foi bem prejudicado em 3 ou 4 jogos no primeiro terço da época, jogos que perdeu ou empatou por causa de erros grosseiros da arbitragem. Mas tripeiros e lampiões esqueceram-se disso tudo na segunda volta.

Isso não pode acontecer.

A falta de honestidade das instituições que dirigem o futebol portugês já foi demonstrada em várias ocasiões. Basta lembrar a criação de associações de dirigentes, massagistas, médicos (nem sei como não se lembraram de fundar as associações de condutores dos autocarros dos clubes ou de roupeiros ou de tratadores de relva ou de vendedores de nógá) para minimizar o peso dos votos do sindicato dos jogadores, ou das associações de árbitros ou treinadores, ou a palhaçada que aconteceu da última vez que um “outsider” tentou candidatar-se à presidência da FPF, por sinal com o apoio dos jogadores e dos árbitros e com uma lista composta por ex-jogadores e ex-árbitros, quando as “associações distritais” tocaram logo a rebate e toca de reunir os votos necessários, não para ganhar, mas para impedir que a lista “oposicionista” pudesse sequer concorrer.

E este estado de coisas nada tem ajudado o Sporting, embora continue a achar que devemos, em primeiro lugar, ocupar-nos dos problemas cuja solução só depende de nós, pois só poderemos pensar em ganhar qualquer coisa quando tivermos a “casa arrumada”.

:offtopic: eu também gravava, ainda tenho vários em VHS. Grande fanático, eheh. Ainda tenho aqui um E.Amadora-Sporting em que Figo fez uma exibição incrivel. tenho o Sporting-Benfica com o golo de pé direito do Balakov, etc etc…

Actualmente são documentos históricos.
Quase diria, provas de corrupção… >:D

Balakov2007 eu compreendo que por viveres no Porto tens de aturar a arrogância dos tripas e daí o ódio que tens ao FCP, mas a esmagadora maioria dos sportinguistas só conhecem meia dúzia de portistas, o resto são lamps com quem já levamos há muitos anos. Felizmente hoje eles já não podem ser tão arrogantes pois estão como nós, ou seja um bom bocado atrás do FCP, mas todos sabemos que se eles ganham um joguinho que seja lá vem a diarreia do costume e portanto sentimos o mesmo que tu em relação aos tripas.

Apesar disso tudo e teres razão em muito que dizes parece-me que estás enganado em relação aos dois últimos títulos que os lamps ganharem, eu nunca tinha visto roubar tanto e tão escandalosamente como nesses anos, nem mesmo nos piores tempos do sistema azul e branco

A verdade é que, embora o FC Porto seja de longe o clube mais representado no Distrito do Porto, ainda se encontram muitos benfiquistas. Aliás, na cidade do Porto propriamente dita, existem mesmo muitos benfiquistas.

Portanto, também estou habituado a lidar com eles e digo-vos com toda a convicção: se passassem uns anitos aqui na região, iriam perceber que os portistas são os mais arrogantes, facciosos, fanáticos e difíceis de aturar. Compreendo que aí em Lisboa praticamente não haja portistas, daí vocês não estarem a par da realidade acerca dos adeptos do FC Porto.

Mas o que eu disse é aquilo que eu sempre digo. Não pode haver memória curta no futebol. No último campeonato ganho pelo Benfica, eles foram efectivamente prejudicados em vários jogos da primeira volta. Tás a ver o que é sofrer golos em fora de jogo em 3 jogos consecutivos?

O Benfica foi beneficiado no último terço desse campeonato, mas ganhou o campeonato não por ter sido beneficiado, mas sim porque o Sporting, mais uma vez, foi prejudicado. Perdeu na Luz com 1 golo ilegal e na última jornada mamou 3 (!!) golos em fora de jogo do Nacional na primeira meia hora de jogo!

Não podes simplesmente esquecer-te dos jogos em que os nossos rivais são prejudicados. Há que ser imparcial e fazer um apanhado geral dos jogos em que são beneficiados e aqueles em que são prejudicados. É esta a grande diferença no caso do FC Porto. É que o FC Porto muito raramente é prejudicado ao ponto de perder pontos à custa disso. Não digo que nunca sejam prejudicados, mas sem dúvida são-no menos vezes que o Benfica e sobretudo o Sporting.

Ora vamos lá ver as arbitragens escandalosas que prejudicaram o FC Porto nos últimos 8 anos:

Campomaiorense 1 FC Porto 0

Sporting 0 FC Porto 1 (primeiro ano do Mourinho, e era um jogo sem qualquer significado, com o Sporting a uns 15 pontos de distância)

A lista de jogos do Benfica é bem superior, incluindo alguns jogos contra o FC Porto. E a lista de jogos do Sporting, esse então é MUITO superior.

Não minto se disser que, nos últimos 20 jogos grandes envolvendo o FC Porto (vs Benfica ou Sporting), o FC Porto terá sido beneficiado em cerca de 10 a 12 e prejudicado em 3.

A verdade é que, embora o FC Porto seja de longe o clube mais representado no Distrito do Porto, ainda se encontram muitos benfiquistas. Aliás, na cidade do Porto propriamente dita, existem mesmo muitos benfiquistas.

Portanto, também estou habituado a lidar com eles e digo-vos com toda a convicção: se passassem uns anitos aqui na região, iriam perceber que os portistas são os mais arrogantes, facciosos, fanáticos e difíceis de aturar. Compreendo que aí em Lisboa praticamente não haja portistas, daí vocês não estarem a par da realidade acerca dos adeptos do FC Porto.

Pois, mas a “lampionada” no Porto não está em maioria, por isso a “tripalhada” é mais arrogante. Mas aqui na zona de Lisboa os benfiquistas são como os portistas da tua zona, acredita.

De certeza que se encontram mais sportinguistas em Lisboa que benfiquistas no Porto. Portanto, acaba por ser diferente.

Há uns 2 anos li um artigo sobre estudos feitos em várias cidades do país que apontavam para uma percentagem bastante considerável de adeptos do Sporting na cidade de Lisboa propriamente dita.

Se eu disser que 15-20% dos adeptos do futebol no Porto são benfiquistas, acho que é um número que me permite dizer que ainda se encontram muitos benfiquistas. Mas se me disseres que os sportinguistas são menos de 15-20% dos lisboetas, então fica provado que o Sporting está mesmo a ficar pequeno.

O que se vê é que para os portistas o “inimigo” é o benfas,raramente encontro um portista que seja anti-sportinguista,várias vezes o discurso de um portista é algo como “O Sporting não me importo que ganhe,agora o Benfica…”