Queria colocar aqui a minha opinão:
É evidente que o Sporting perdeu MUITO poder nos últimos 25 anos. Hoje em dia, eu vejo o Sporting num segundo patamar, atrás de FC Porto e Benfica. Somos o 3º grande, mas não tão grande como FC Porto e Benfica no que ao poder no futebol diz respeito.
Diria mesmo que estamos mais próximos do Guimarães e Braga que do FC Porto e Benfica nessa área.
O Sporting perdeu vários títulos na última década por causa da falta de poder. É indiscutível que o Sporting é, DE LONGE, o clube mais prejudicado dos 3 grandes. Posso ser suspeito, mas a verdade é que fazendo uma análise das análises feitas pela generalidade da imprensa desportiva após os jogos, concluímos que as arbitragens mais polémicas são quase sempre em jogos do Sporting, todos os anos.
Digo com toda a convicção que pelo menos 2 campeonatos e 1 taça de Portugal foram roubados ao Sporting nos últimos 6-7 anos.
Mas também há uma coisa com a qual discordo por completo. Já virou moda dizer que o último título do Benfica foi uma “roubalheira”, um “roubo de igreja”. Dizem portistas e sportinguistas que o Benfica foi levado ao colo, inclusive chegam a dizer que foram “beneficiados em 8 jogos consecutivos”, como se fosse possível uma coisa dessas.
Sabem o que eu penso disso? Uma das coisas que me enerva é ouvir lampiões e tripeiros falar dos “30 e tal penaltis, a maior parte deles inventados” no último título do Sporting. Sempre que a conversa das arbitragens vem ao lume, lá vêm eles com 20 e tal ou 30 e tal penaltis inventados para o Sporting ser campeão.
Isso enerva-me, por vários motivos:
1- O Sporting teve 17 penaltis a seu favor nesse campeonato. Não foram 20 e tal, muito menos 30 e tal.
2 - Desses 17, houve 5 penaltis mal assinalados. Dois nas Antas, 1 na Luz, 1 nos Açores e 1 em Alverca.
3 - Em contrapartida, os penaltis que ficaram por marcar a favor do Sporting foram mais do dobro, sobretudo no início da época, em que o Sporting foi prejudicado em vários jogos.
4 - O Sporting era efectivamente a melhor equipa do campeonato. Tinhamos o maior goleador das últimas décadas em Portugal, um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos em óptima forma, 2 centrais de categoria, o Quaresma a aparecer e mais 2 ou 3 jogadores de nível ALTO.
Da mesma forma que me enerva que eles digam que o campeonato nos foi oferecido, também eu não posso aceitar que venham dizer que o Benfica foi levado ao colo, quando na verdade não foi isso que aconteceu.
O Sporting teria sido campeão se não fosse prejudicado. Porém, se é verdade que o Benfica foi beneficiado em alguns jogos no fim desse campeonato (geralmente livres e cantos inventados nos últimos 15 minutos, com o Benfica a ganhar jogos à custa disso, e o golo ilegal contra o Sporting, um lance que admiti ser difícil de ajuizar), também me recordo que o Benfica foi prejudicado em uns quantos jogos da primeira volta desse campeonato, inclusive teve uma sequência de 3 jogos consecutivos a sofrer golos em off-side (perdendo pontos à custa disso).
Feitas as contas, é por demais ÓBVIO que tem sido o FC Porto o mais beneficiado na última década. Mas DE LONGE! É que nem pode haver comparação. É tão escandaloso que me custa a acreditar que algumas pessoas ainda achem que o benfica é tão beneficiado como o FC Porto.
E se há clube que se pode queixar das arbitragens dos jogos contra o FC Porto, é certamente o Benfica. Não me custa admitir que o Benfica tem feito jogos contra o FC Porto em que é roubado de uma forma incrível. Lembro-me das expulsões de jogadores do Benfica por simulações do Deco, lembro-me do golo da vitória do FC Porto nascido de falta resultante de simulação, lembro-me de gritantes dualidade de critérios na amostragem dos cartões.
Deixo aqui um exemplo de uma Supertaça ROUBADA ao Benfica em favor do FC Porto. Esse lance passou-se nos descontos da finalíssima da Supertaça, há uns 8-9 anos talvez. Na minha opinião, foi o maior escândalo dos últimos 20 anos em termos de arbitragem num jogo.
Mas se formos a ver, o Sporting também tem tido MUITO azar contra o FC Porto. Nos últimos 6 jogos contra o FC Porto, fomos prejudicados em 4, beneficiados em 1 e houve 1 jogo com boa arbitragem (Porto 0 Sporting 1 da última época).