Sporting Vs Poder no Futebol Português

Sporting ideal para mim é aquele que apresentar melhor futebol, que uma pessoa tenha gosto em ver os jogos, que ganhe, que faça história para eu contar aos meus netos. :arrow:

Creio que não será surpresa para ninguém que os títulos não são decididos apenas dentro das 4 linhas.
Sempre assim foi, e infelizmente, acredito que assim continuará ser ainda durante muito tempo.

É interessante analisar a forma como o poder tem passado de mão em mão nos últimos 20/30 anos e nas consequências que isso tem tido a nível de resultados desportivos.

Nos anos 70 eu ainda era novo demais para acompanhar o fenómeno desportivo, mas sei que o poder estava lentamente a passar do sul para o norte à medida que o profissionalismo começou a invadir o mundo do futebol.
Os clubes do sul mergulhavam numa crise irreversível perante o dealbar de uma nova era favorável a clubes nortenhos que beneficiavam de um tecido industrial mais rico e disposto a investir.
Foi o fim de clubes como a CUF, o Atlético, o Barreirense, o Lusitano de Évora, entre tantos outros.
O poder do futebol português estava concentrado na Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
A orgãos sociais da FPF eram eleitos pelas associações de futebol.
O peso de cada associação era determinado pela quantidade de clubes bem colocados que ela possuia nos campeonatos nacionais.
A associação de futebol do Porto acabou por se tornar, de longe, a maior associação de futebol do país.

Em 1982, ascendeu à presidência do F.C.Porto um senhor chamado Pinto da Costa.

Beneficiando deste contexto altamente favorável, conspirando com o presidente do S.L.Benfica, Fernando Martins, acabou por conseguir começar a afastar o Sporting C.P. do centro de poder, da FPF.
Poucos anos depois, até o Presidente fantoche Silva Resende acabou por ter que sair.

O conselho de arbitragem da FPF desde então nunca mais deixou de ser controlado pela AFP.
Na AFP dava cartas um senhor chamado Adriano Pinto.

Com o passar dos anos, o próprio S.L.Benfica foi perdendo peso dentro da FPF.

À AFP bastava fazer uma aliança com a associação de Braga e de Aveiro para praticamente garantir maioria absoluta nas eleições para a FPF.
Foi assim ano após ano perante a impotência de Sporting C.P. e S.L.Benfica.

Os grandes beneficiários deste ordem eram o F.C.Porto, o Boavista e os clubes considerados alinhados.

Durante os anos 80 até meados nos anos 90 foi a roubalheira desenfreada…
O Sporting C.P. era completamente incapaz de poder ganhar algum título num contexto daquela natureza.
Não tinha ninguém na FPF e o chamado sistema funcionava na sua plenitude e em condições de total impunidade.
Em termos de grau de corrupção, tal nada tem a ver com o que se passa actualmente…

Eram raras as transmissões em directo.
Os jogos eram quase todos à tarde e tudo o aquilo a que se podia assistir era a 2 minutos de resumo à noite no domingo desportivo.
Aconteciam semanalmente autênticos roubos de igreja.
O próprio S.L.Benfica chegava a ser prejudicado quando o F.C.Porto disso precisava.

Chegou-se ao cúmulo de ameaçar descer o Sporting de divisão num ano em que os resultados estavam a ser bons alegando que o clube tinha utilizado jogadores mal inscritos numa manobra clara de destabilização que acabou por funcionar.
O Sporting esteve mais de 30 anos sem ganhar no Bessa…

É importante percerbermos que o Sporting C.P. chegou a ter durante este tempo grandes plantéis que nada ganharam por culpa deste estado de coisas.

Inversamente, beneficiando deste contexto, durante todo este período assistiu-se ao grande crescimento do F.C.Porto e do Boavista.
Eram considerados exemplos de clubes bem geridos ao mesmo tempo que os rivais de lisboa eram obrigados a investir cada vez mais sempre com os mesmo maus resultados.

Com alguma surpresa minha, em meados dos anos 90 algo de surpreendente aconteceu:
Conseguiu-se reunir consenso em torno da ideia de passar o poder do futebol português para a Liga de Clubes.

Com esta grande mudança, as associações perderam poder pois deixaram de ter um peso esmagador na eleições para o organismo que organizaria a partir daí os campeonatos profissionais.
Passaram a ter direito de voto os clubes individualmete, os sindicatos de treinadores e de jogadores, etc…

Foi uma grande mudança!
Ainda hoje me pergunto como é que o Pinto da Costa deixou passar esta…
Era óbvio que a LC não seria tão facilmente controlável como o fôra até aí FPF…

A verdade é que, inicialmente, o F.C. Porto e o Boavista conseguiram manter o seu dominio na LC.
Em 2001, o impensável aconteceu:
O Boavista conseguiu ser Campeão Nacional!
Tal veio mais uma vez provar, e dessa vez de forma categórica, que quando se domina o centro de poder do futebol português, TUDO é possível!

Mais tarde, já em 2004, acontece outra grande surpresa no futebol português:
Uma coligação controlada por S.L.Benfica e Boavista vence as eleições para a liga, ficando o F.C. Porto pela primeira vez afastado do poder do futebol português. O velho sistema começava a ruir, mas para dar lugar um novo sistema…

Perante o eclodir do apito dourado, os elementos Boavisteiros da liga ficaram muito fragilizados.
Alguns acabaram por sair.
A LC ficou entregue ao S.L. Benfica…
Nesse mesmo ano, depois de uma sucessão de roubalheiras inimagináveis (cheguei a contar 8 jogos seguidos em que o S.L. Benfica foi beneficiado) o S.L. Benfica sagra-se Campeão Nacional.
Tal culminou num jogo que decidiu um título através de um golo mal validado por um árbitro que poucas semanas depois arbitrou a apresentação do S.L. Benfica ao sócios frente ao Chelsea…O árbritro em causa foi o sr. Paraty…
Coincidências…

Recentemente, perante o afastamento envergonhado de F.C. Porto e Boavista e perante o afastamento estratégico de S.L. Benfica, o Sporting C.P. voltou a estar bem representado na LC.
Não tem beneficiado nada com isso.
(Aqui sim, somos mesmo diferentes…)

Resumindo e concluindo:

Anos 80 e 90
F.C. Porto e Boavista dominam FPF e crescem.
O F.C. Porto ganha o dominio do futebol português.

2001
Beneficiando de estar há muito tempo bem posicionado nos centros de poder do futebol português, o próprio Boavista consegue chegar ao título…

2004
No 1ºano em que consegue o domínio da LC, o S.L.Benfica sagra-se campeão num ano cheio de casos…

Recentemente
Sporting C.P. passa a estar bem representado na liga mas não obtem benefícios…
O F.C. Porto está forte, é rico e é bem gerido demais para dar hipóteses e já não precisa de ser beneficiado…
No Boavista, clube outrora desiganado como exemplo de gestão, assiste-se agora ao descalabro desportivo e financeiro.
A protecção acabou-se…

Parece-me que só o Sporting é que não tira dividendos…
É a tal coisa:
SOMOS DIFERENTES…

Normalmente nao ligo muito a estas coisas mas na época que o Slmerdas foi campeao teve os últimos 8 jogos sem marcar um golo em jogo jogado.Foi tudo á base de livres nos ultimos minutos,de cantos ou de penaltis.

:clap: :clap: :clap:
Fantástico texto, concordo em absoluto com ele.

Pois, foi como no ano em que nós fomos campeões ah custa de 18 ou 19 penaltis do Jardel.

O que é certo é que quand o fóculporto não ganha algo de anormal se passa sempre. ::slight_smile:

Pois,foi mesmo por isso que fomos campeões,pelos penalties do Jardel,como se desses 18 ou 19 todos fossem mal assinalados. ::slight_smile:
Sabes bem que fomos os melhores nessa época,tanto sabes que de certeza como sportinguista que és festejaste este título como eu e todos neste fórum festejaram.

Quantos destes é que precisas?

:whistle:

:lol:
O meu 2º parágrafo não foi escrito por acaso… :wink:

Sportinguista que se preze não vem com essa conversa dos penalties do Jardel… :twisted: Por acaso foram 15 ou 16, e todos de faltas indiscutíveis. E mais ficaram por assinalar. O Sporting tinha um ataque demolidor naquela época. Beneficiou ainda da crise do Benfica (terminou o campeonato em 6º lugar :rotfl:) e do Porto, que cumpriu o terceiro ano consecutivo sem vencer o campeonato. Foi pena a tremideira na recta final, em que só após o empate do Boavista na Luz se pôde festeja o título.

O Sporting beneficiou da guerra entre o Porto e o Boavista, que paralizou o sistema. Os títulos do Sporting correspondem INDISCUTIVELMENTE aos campeonatos em que houve menos casos de arbitragem.

Só duas notas:o benfas acabou em 4º nessa época na anterior é que ficou em 6º.
O jogo que nos deu o título foi uma vitória dos lamps sobre o boavista enão um empate.
De resto,de acordo.

Só duas notas:o benfas acabou em 4º nessa época na anterior é que ficou em 6º. O jogo que nos deu o título foi uma vitória dos lamps sobre o boavista enão um empate.

Tens razão. Obrigado pela correcção. :great:

Na realidade, no último ano em que o SCP foi campeão passaram-se algumas coisas estranhas sim, mas foram alguns penalties que ficaram por marcar a favor do SCP e alguns jogos em que fomos bastante prejudicados pela arbitragem.

Estou-me a lembrar de ter acabado o jogo nas Antas com 8 jogadores depois de uma exibição memorável.
Mesmo assim empatámos o jogo por 2-2.

Na Luz, apesar da propaganda de que tinhamos sido beneficiados, a verdade é que ficou um penaltie por assinalar a nosso favor e o marcado contra nós não foi. Isto sem prejuízo de que o penaltie a nosso favor que deu origem ao 2-1 não foi.

Quanto aos penalties de que o SCP beneficiou…Foram poucos para o nosso volume de jogo.

Nessa época, era o pânico constante dentro das áreas adversárias perante um Jardel diabólico e um Nicolae incómodo alimentados por jogadores do quilate de Pedro barbosa, João Pinto, Quaresma, Hugo Viana, Sá Pinto, enfim…
Era uma Equipa Maravilha!
Foi o melhor plantel que eu vi o Sporting ter.

Muitos penalties ficaram por assinalar…

acho isto um bocado uma “mania de perseguição”, mas pode aceitar-se como outra teoria qualquer. Até conseguem elaborar uma teoria em nosso favor quando foram marcados 22 penalties…eheh. Por acaso não costumo entrar neste tipo de refugios, até porque nos ultimos 20 anos, o SCP raramente teve melhor equipa que o fcp, e algumas vezes do slb.

a conclusão desse raciocinio leva-nos a pensar que somos mesmo burros, porque supostamente estando a beneficiar de uma boa posição da liga nem assim ganhamos. Se me interessasse também poderia dizer que então neste caso, há a prova de que as influencias externas não ajudam na conquista de titulos.

neste momento e nos proximos tempos só me preocupa o elevar da fasquia em termos orçamentais…tudo o resto não passam de especulações, estórias e subjectividades.

Relativamente aos penálties, gostaria que se fizesse uma recolha dos vídeos e/ou dos comentários feitos na altura. Estou farto de ouvir essa conversa do “vocês foram campeões porque tiveram 18 ou 19 penálties”, como se um penálti fosse necessariamente injusto. Queria era fornecer as provas de que, realmente, dos 18-19 penálties, 100 % foram bem marcados. A ver se os parvos que vêm com a conversa se calam de uma vez por todas.

E não é só isso. A grande maioria das grandes penalidades de 2002 não tiveram influência na atribuição dos três pontos, porque geralmente já o Sporting vencia por dois ou três. Não me recordo de nenhum caso em que tivessemos ganho por causa de uma grande penalidade. Ao contrário do Benfica em 2005, em que livres e penalties mal assinalados deram muitos três pontos no último terço do campeonato.

1986/87 com Damas,Mario Jorge,Venancio,Oceano,Negrete,M.Fernandes -ganhamos 7-1 ao slbosta,ganhamos ao porco nas meias finais da T.Portugal e em casa,perdemos na lixeira e no dragom. Sem duvida melhor que os outros dois.
tambem ganhamos ao barcelona em casa.

1987/88 Damas,Morato,M.Jorge ,C.Xavier ,Venancio,Oceano,Cadete,P.Cascavel ganhamos a Supertaca ao slbosta e os jogos com os grandes foram 50/50.

1988/89 os acima referidos mais,Carlos Manuel,Silas,Douglas e nao ganhamos um jogo aos outros fdps mas ganhamos ao Ajax,Esta epoca concedo que nao tinhamos uma equipa tao boa ou melhor que os outros dois.

1989/90 Ivkovic,Venancio,Carlos Manuel,Carlos Xavier,P.Cascavel e Gomes Cadete ,Oceano ganhamos ao porco em casa perdemos 3-2 fora e com o slbosta perdemos os dois.
Esta epoca tambem nao me parece que a nossa equipa seja assim tao fraca como isso ,estavamos na altura dos saldos da fruta.
Lembro que o Napoles do Maradona jogou 180 min contra esta equipa sem marcar um golo.

1990/91 Ivkovic,C.Xavier,Venancio,Oceano,Douglas,Careca :wink: Cadete e Gomes 3 derrotas um empate mas chegamos as meias finais da T.UEFA e teve que vir o Inter para nos eliminar por essa mesma razao tambem nao concedo que tivessem melhor equipa que nos.

1991/92 Ivkovic,Balakov,Figo,Marinho,Venancio,Iordanov,Cadete,Paulo Torres,Peixe,Leal,Douglas dois empates a zero e duas derrotas.Achas que os porcos e o slbosta tinham melhor equipa que nos ?

1992/93 Ivkovic,Valckx,P.Torres,Peixe ,Chebakov,Figo,Juskowiak,Iordanov,Balakov,Marinho,Capucho 1 vitoria 2 empate 1 derrota.
Faz falta dizer alguma coisa ?

1993/94 Costinha,Peixe,Capucho,Cherbakov,Valckx,Paulo Sousa,Paulo Torres,Balacov,Iordanov 4 derrotas,mas nunca na vida me vais ver escrever que os outros mafiosos tinham melhor equipa que nos.Podes chamar-me doente e tudo.

Acho que a partir de aqui para a frente ja todos se lembram bem do que se passou.
Pessoalmente continuo a nao concordar com a tua afirmação de que raramente tinhamos melhor equipa que os outros,tanto faz ser os porcos como as gaylinhas

Louvo o teu sportinguismo, mas não posso concordar contigo.
E estou à vontade para falar sobre a maioria dessas épocas porque nessa altura era tão doente que até gravava os campeonatos em video.

Aqui vai o que penso:

1986/87 com Damas,Mario Jorge,Venancio,Oceano,Negrete,M.Fernandes -ganhamos 7-1 ao slbosta,ganhamos ao porco nas meias finais da T.Portugal e em casa,perdemos na lixeira e no dragom. Sem duvida melhor que os outros dois.
tambem ganhamos ao barcelona em casa.

1987/88 Damas,Morato,M.Jorge ,C.Xavier ,Venancio,Oceano,Cadete,P.Cascavel ganhamos a Supertaca ao slbosta e os jogos com os grandes foram 50/50.

1988/89 os acima referidos mais,Carlos Manuel,Silas,Douglas e nao ganhamos um jogo aos outros fdps mas ganhamos ao Ajax,Esta epoca concedo que nao tinhamos uma equipa tao boa ou melhor que os outros dois.

1989/90 Ivkovic,Venancio,Carlos Manuel,Carlos Xavier,P.Cascavel e Gomes Cadete ,Oceano ganhamos ao porco em casa perdemos 3-2 fora e com o slbosta perdemos os dois.
Esta epoca tambem nao me parece que a nossa equipa seja assim tao fraca como isso ,estavamos na altura dos saldos da fruta.
Lembro que o Napoles do Maradona jogou 180 min contra esta equipa sem marcar um golo.

1990/91 Ivkovic,C.Xavier,Venancio,Oceano,Douglas,Careca :wink: Cadete e Gomes 3 derrotas um empate mas chegamos as meias finais da T.UEFA e teve que vir o Inter para nos eliminar por essa mesma razao tambem nao concedo que tivessem melhor equipa que nos.

1991/92 Ivkovic,Balakov,Figo,Marinho,Venancio,Iordanov,Cadete,Paulo Torres,Peixe,Leal,Douglas dois empates a zero e duas derrotas.Achas que os porcos e o slbosta tinham melhor equipa que nos ?

1992/93 Ivkovic,Valckx,P.Torres,Peixe ,Chebakov,Figo,Juskowiak,Iordanov,Balakov,Marinho,Capucho 1 vitoria 2 empate 1 derrota.
Faz falta dizer alguma coisa ?

1993/94 Costinha,Peixe,Capucho,Cherbakov,Valckx,Paulo Sousa,Paulo Torres,Balacov,Iordanov 4 derrotas,mas nunca na vida me vais ver escrever que os outros mafiosos tinham melhor equipa que nos.Podes chamar-me doente e tudo.

Acho que a partir de aqui para a frente ja todos se lembram bem do que se passou.
Pessoalmente continuo a nao concordar com a tua afirmação de que raramente tinhamos melhor equipa que os outros,tanto faz ser os porcos como as gaylinhas

Concordo mais aqui com o strikerr.

Acho que apenas nas épocas do Bobby Robson e Robson/Queiróz estivemos perto de lá chegar.

De resto, segundo me disse um ex-jogador do Porto, eles nem contavam connosco. O Sporting era apelidado de tótó. O «inimigo» era o Benfica.

E sabem porquê? Porque, entre outras coisas, houve jogadores dessa listinha aí que foram uns VENDIDOS! >:D

E mais não digo…

Strikerr a minha intenção era de explicar o porque de não concordar com o Super Liedson quando ele diz que “…nos ultimos 20 anos raramente o SCP teve melhor equipa que o porco , e algumas vezes que o slbosta…”
Talvez tenham existido epocas em que eles tinham equipas superiores mas dizer que so raramente tinhamos equipas ao mesmo nivel ja se torna uma coisa completamente diferente.Parece-me que houve varios anos que ate tivemos equipas superiores mas nunca se vai poder chegar a uma conclusão devido aos roubos descarados de que fomos alvo.
Quanto a esse facto acho que ninguem tem duvidas

A verdade é que os dois últimos títulos que vencemos foram os únicos em que houve sorteio das equipas de arbitragem…pode se só coincidência…ou então não. :o