Sintam-se à vontade para eliminar ou mover o tópico se assim o entenderem, só não sabia onde meter esta notícia.
A marca Sporting está perto de se implantar na Polónia. Em Poznan, mais precisamente. O projeto é ambicioso e passa por criar uma academia de futebol timbrada com o símbolo do leão. O responsável pelo funcionamento será, à partida, Andrei Juskowiak.
Apesar da ideia ser concreta e existir já um projeto, as obras ainda não arrancaram. Em 2012, de resto, não está previsto qualquer avanço, explica Juskowiak ao Maisfutebol.
«Este ano ainda não vamos avançar com isso. É um sonho adiado», declara o avançado que jogou de leão ao peito entre 1992 e 1995.
«Há alguns meses os responsáveis do Sporting vieram a Poznan conhecer as condições, mas está tudo em stand-by. Terei todo o prazer em assumir a coordenação dessa academia. Vamos esperar por 2013.»
Tudo o que for parcerias na formação para maior e melhor detecção de talentos pelo mundo todo, acho positivo, sobretudo com ex-figuras do Sporting a dirigir (um ponto positivo e que agrada a todos que esta direcção tem feito: Sá, Oceano, Dominguez, Nelson, incorporação do Abel, Vidigal, MFernandes, incorporação do Tiago, Juskowiak,…)
Belíssima ideia. Tem tudo para resultar. Agora devia-se pensar numa academia na América do Sul - Argentina, preferencialmente - sob a gestão de Beto Acosta, por exemplo.
Já agora, sabem quais são as condições? Género, se o Sporting tem direito de opção sobre os jovens formados nas academias?
Construir uma Academia é sempre boa ideia independentemente da localização. O Sporting não deve gastar nada com isso (patrocinadores e parcerias encarregam-se disso) e basta formar um ‘Lewandowski’ nesta academia polaca para valer a pena desportiva e financeiramente. Agora obviamente que, se o Sporting tiver de pagar alguma coisa, mais vale construir academias na América do Sul onde é mais provável encontrar talentos…
Depois da ASA (já está a funcionar?), da parceria na Arábia Saudita e da parceria em Angola, este é o quarto projecto para uma Academia no estrangeiro? Ou falta-me algum?
Há também a EAS de Toronto, mas é uma EAS, dirigida a putos.
Como é que isto das academias no estrangeiro funciona? Quem paga o edifício? Quem mete lá pessoas a dar formação? A quem pertencem os passes dos putos?
Em condições normais quem paga a construção das infraestruturas são patrocinadores.
A parte dos técnicos e do know-how é com o Sporting.
Os passes dos putos? Bem normalmente só pertencem ao Sporting se o Sporting decidir trazê-los para Alcochete. E devem-se pagar os direitos de formação aos patrocinadores.
Academia na África do Sul = ASA = Academia Sporting África
A Escola Academia Sporting no Canadá já a tinha mencionado. :great:
Tinha-me esquecido do projecto na China. Portanto com esta são cinco (seis se contarmos com a EAS):
África do Sul: Academia Sporting África em Bloemfontein, parceria com o Bloemfontein Celtic - em funcionamento, a equipa de sub-19 chama-se Bloemfontein Celtic Colts e participa na terceira divisão sul-africana. Angola: Parceria para academia no Libolo - projecto China: Parceria para academia - projecto Arábia Saudita: Consultoria para formação no Al-Ahli de Jeddah - a decorrer, contrato até 2013 Polónia: Academia em Poznan - projecto
O André Cruz também chegou a falar com o Sporting com intenção de fazer o mesmo no Brasil, também não era mau, só de os miúdos saberem que tinham mais hipóteses no estrangeiro (eles só vêm isso à frente) aquilo ia ser só gansos, e neymares e ronaldinhos :lol:.
Depois das parcerias do Roquette no Paraguai, dos acordos com o MU, da academia pra Africa do Sul, só faltava na Polónia. Dessas academias todas que o Sporting anda abrir e a fazer parcerias, quantos jogadores deram ao Sporting em 17 anos?
O Sporting devia deixar-se de ideias ridiculas, e concentrar-se em ter olheiros de qualidade para as contratacoes do plantel sénior