Sporting quer construir academia na Polónia (Poznan)

Sintam-se à vontade para eliminar ou mover o tópico se assim o entenderem, só não sabia onde meter esta notícia.

A marca Sporting está perto de se implantar na Polónia. Em Poznan, mais precisamente. O projeto é ambicioso e passa por criar uma academia de futebol timbrada com o símbolo do leão. O responsável pelo funcionamento será, à partida, Andrei Juskowiak.

Apesar da ideia ser concreta e existir já um projeto, as obras ainda não arrancaram. Em 2012, de resto, não está previsto qualquer avanço, explica Juskowiak ao Maisfutebol.

«Este ano ainda não vamos avançar com isso. É um sonho adiado», declara o avançado que jogou de leão ao peito entre 1992 e 1995.

«Há alguns meses os responsáveis do Sporting vieram a Poznan conhecer as condições, mas está tudo em stand-by. Terei todo o prazer em assumir a coordenação dessa academia. Vamos esperar por 2013.»

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticias/juskowiak-euro2012-portugal-selecao-sporting/1352979-1191.html

Tudo o que for parcerias na formação para maior e melhor detecção de talentos pelo mundo todo, acho positivo, sobretudo com ex-figuras do Sporting a dirigir (um ponto positivo e que agrada a todos que esta direcção tem feito: Sá, Oceano, Dominguez, Nelson, incorporação do Abel, Vidigal, MFernandes, incorporação do Tiago, Juskowiak,…)

espero que se concretize!

Tem tudo para dar certo. :great:

Belíssima ideia. Tem tudo para resultar. Agora devia-se pensar numa academia na América do Sul - Argentina, preferencialmente - sob a gestão de Beto Acosta, por exemplo.

Já agora, sabem quais são as condições? Género, se o Sporting tem direito de opção sobre os jovens formados nas academias?

Acho que há sitios bem mais interessantes para construir academias mas pronto, siga… :inde:

Construir uma Academia é sempre boa ideia independentemente da localização. O Sporting não deve gastar nada com isso (patrocinadores e parcerias encarregam-se disso) e basta formar um ‘Lewandowski’ nesta academia polaca para valer a pena desportiva e financeiramente. Agora obviamente que, se o Sporting tiver de pagar alguma coisa, mais vale construir academias na América do Sul onde é mais provável encontrar talentos…

A polónia tem formado jogadores extremamente interessantes e profissionais. Agrada-me muito esta notícia, espero que se concretize

:arrow: :arrow:

Depois da ASA (já está a funcionar?), da parceria na Arábia Saudita e da parceria em Angola, este é o quarto projecto para uma Academia no estrangeiro? Ou falta-me algum?

Há também a EAS de Toronto, mas é uma EAS, dirigida a putos.

África do Sul, China e a Escola Academia no Canadá! China é só um projecto, África do Sul ninguém sabe de nada e no Canadá já bomba! :great:

Como é que isto das academias no estrangeiro funciona? Quem paga o edifício? Quem mete lá pessoas a dar formação? A quem pertencem os passes dos putos?

Em condições normais quem paga a construção das infraestruturas são patrocinadores.
A parte dos técnicos e do know-how é com o Sporting.
Os passes dos putos? Bem normalmente só pertencem ao Sporting se o Sporting decidir trazê-los para Alcochete. E devem-se pagar os direitos de formação aos patrocinadores.

Deve ser isto, não sei…

Depois da geração do Boniek que já lá vão uns 30 anos não estou a ver assim tantos e tão interessantes.

Em 20 anos formou quem de topo? Dudek, Smolarek, Lewandowski e assim de repente não vejo mais nenhum :inde:

A par da Bulgaria foi dos paises que mais sofreu com a queda do muro em termos futebolisticos, já foram grandes sim…

Academia na África do Sul = ASA = Academia Sporting África
A Escola Academia Sporting no Canadá já a tinha mencionado. :great:

Tinha-me esquecido do projecto na China. Portanto com esta são cinco (seis se contarmos com a EAS):

África do Sul: Academia Sporting África em Bloemfontein, parceria com o Bloemfontein Celtic - em funcionamento, a equipa de sub-19 chama-se Bloemfontein Celtic Colts e participa na terceira divisão sul-africana.
Angola: Parceria para academia no Libolo - projecto
China: Parceria para academia - projecto
Arábia Saudita: Consultoria para formação no Al-Ahli de Jeddah - a decorrer, contrato até 2013
Polónia: Academia em Poznan - projecto

Canadá: EAS Toronto - em funcionamento

Ty anyway :inde:

ASA devia estar em funcionamento desde 2010, mas acho que ficou parada

Penso que a de Angola não pode avançar, pois a academia na África do Sul tem os direitos da formação Sporting em África.

O André Cruz também chegou a falar com o Sporting com intenção de fazer o mesmo no Brasil, também não era mau, só de os miúdos saberem que tinham mais hipóteses no estrangeiro (eles só vêm isso à frente) aquilo ia ser só gansos, e neymares e ronaldinhos :lol:.

No site da ASA está um anúncio de treinos de captação em Janeiro passado.

Depois das parcerias do Roquette no Paraguai, dos acordos com o MU, da academia pra Africa do Sul, só faltava na Polónia. Dessas academias todas que o Sporting anda abrir e a fazer parcerias, quantos jogadores deram ao Sporting em 17 anos?
O Sporting devia deixar-se de ideias ridiculas, e concentrar-se em ter olheiros de qualidade para as contratacoes do plantel sénior