SPORTING - Porto 04/05

vitória justa.

vinha para votar no Moutinho, mas voto no Barbosa.
aquilo a que uns chamam empastelar/emperrar/atrasar jogo, eu chamo pensar.
ontem à noite deu um certo jeito.

aquilo a que uns chamam [i]empastelar/emperrar/atrasar[/i] jogo, eu chamo [i]pensar[/i].

:lol: :lol: :lol:

aquilo a que uns chamam [i]empastelar/emperrar/atrasar[/i] jogo, eu chamo [i]pensar[/i].

:lol: :lol: :lol:


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

ÓPÁ!

não é que empastelando o jogo, o homem está nos 2 golos :shock:

Só mais algumas notas:

  • O ano passado, o SCP-FCP ficou 1-1. Apesar da tristeza do empate, lembro-me que nessa noite saí algo eufórico de Alvalade, porque tinha assistido a um grande jogo de futebol, intenso e emotivo. Este ano, pela 1ª vez que me lembre, saio com uma vitória mas com um gosto amargo. Não consigo conceber este resultado a jogar contra 9 durante tanto tempo. O suficiente para matar o jogo rapidamente e não andar com o credo na boca até ao fim, com o receio de ainda poder sofrer o golo do empate. Incompreensível.

  • Centrais: Já temos 3 lesionados. Enaka é bom, muito bom mesmo. E ontem já vi Beto quase ao seu verdadeiro nível. Espero que Enaka não tenha nada de grave, porque não tenho saudades do Polga. Pela 2ª vez, num curto espaço de tempo, vimos Miguel Garcia a jogar na sua verdadeira posição. Não deslustrou, embora precise de vê-lo 90 minutos nessa posição para tirar conclusões mais rigorosas. Mas quem sabe se não está aqui um bom central, enquanto que o que temos é um lateral direito pouco menos que mediano?

  • Quando a época começou, desejei que tivesse ficado logo integrado no plantel. O à-vontade com que joga, a mentalidade, a garra, a indiferença perante provocações adversárias e erros de arbitragem mostram uma força mental extraordinária. Custa a crer que tenha só 18 anos porque parece que já anda nisto há muito tempo. Começou aos pouquinhos no campeonato e já joga a titular em jogos de competições europeias e em clássicos, de grau de dificuldade elevado. Qual quê? João Moutinho foi o MVP neste jogo e, honestamente, já não tenho mais dúvidas sobre o seu valor. Só precisa de um pouco de ginásio e da experiência que o tempo, esse inexorável elemento, se encarregará de lhe dar. O futuro do nosso meio campo já começou…

Para quem tem memória curta lembro um porco-Sporting na época 2001/2002, que empatámos 2-2 e jogámos muito tempo com 9, expulsões de Jardel e do Barbosa

salvo erro, nesse jogo, Paulo Bento foi expulso aos 55 minutos e Jardel sofreu igual ordem aos oitenta e tal…

Afinal não foi com 9, foi com 8, o Jardel foi expulso já nos 8 minutos de descontos, jogámos para aí 25 minutos com 9 e praticamente toda a 2ª parte com 10, empatámos 2-2! :arrow:

Mas quem sabe se não está aqui um bom central, enquanto que o que temos é um lateral direito pouco menos que mediano?

Acredito que sim, o Enak na direita tambem só dava casas…

To Manas, em relaçao ao McCarthy nada digo, mas o Seitaridis tinha mesmo que ser expulso, o lance é mesmo a minha frente...

Houve [mais uma!] agressão.

Maniche?

Esse também devia ter ido para a rua.
O que eu estava a dizer, é que era + uma agressão do McCarthy na superliga. o homem é perito.

Já nem vamos falar no Bosingwa. Esse parecia que tava num jogo de futebol americano.

Parece que a crónica de MST no pasquim de hoje é delirante, bem à medida do que nos habituou.

Um exercício: imaginem o que estaria a dizer este anormal se fosse o Rochemback a tomar a atitude que tomou o McCaco e levar só o amarelo, e o Beto a fazer um corte à andebol como o do Seitas e levar também só o amarelo. E o caseirismo do árbitro na marcação de faltas (deve ser o que ele vê sempre que o Porto joga fora e não é imediatamente assinalada falta sempre que um jogador do Fêquêpê se atira para o chão depois de perder a bola, um acontecimento tão certo como o sol nascer todos os dias)? Não ser isento tudo bem, escrever disto e querer que alguém (excepto alguns morcões mais radicais, ainda assim em minoria no Fórum respectivo) o leve a sério, não dá mesmo.

Como já está praticamente tudo dito, resta-me dizer que o meu MVP é o João Moutinho - jogador que cada vez mais se afirma e se confirma.

Já disseram tudo! Saí do estádio com um amargo de boca pois não igualamos o 3-0 da primeira volta e isso pode sair-nos caro. Imaginem por exemplo um hipotético empate com o porto para o 1º ou segundo lugar. Vai ser de bater com a cabeça nas paredes :wall:

Votei moutinho! se bem que o barbosa, enak e douala, fizeram um grande jogo. Beto a grande nível!
Vamos acreditar.

Penso que já quase tudo foi falado mas faltou uma importante: temos sido sempre roubados, ou em caso de dúvida é dada razão ao adversário. Num jogo destes, acontece que em lances capitais, é-nos dado o bónus de expulsão de jogadores adversários; não contesto a justeza (nem vi ainda o resumo, não vi o jogo), mas não acham ESTRANHO que tenhamos tido SORTE logo num jogo que liquida o FCP? Sendo esse o resultado mais interessante (depois do empate) para o SLBMERDAS?

Eu vejo um jogo no Bessa muito complicado. E acho que o Sistema já está montado de novo, com um novo dono, e de forma tão escandalosa que vamos levar com o Paixão no Bessa.

Mas atenção…o “dono” da arbitragem da LIga esteve hoje na PJ…haja esperança…pelo menos que tenha medo. O problema foi se o chamaram como testemunha. Nesse caso vamos ter o Paixão de certeza. Ou um pró-FCP qualquer.

Parece que vamos perder o Moutinho por quatro jogos…vai ser convocado para o campeonato europeu:

[b]MOUTINHO em perigo
O Sporting está perante o sério risco de perder João Moutinho em quatro jogos oficiais (dois para a SuperLiga e dois para a Taça UEFA) se o jogador for chamado para a Selecção de sub-19. A SAD mantém contacto com a Federação Portuguesa de Futebol e o mais breve possível fará seguir uma exposição para este organismo, sensibilizando-o para o jovem leão não ser convocado.

José Peseiro poderá vir a ter pela frente mais um problema bicudo para resolver se, como se prevê, António Violante, responsável técnico pela Selecção sub-19, convocar João Moutinho para os jogos da 2.ª fase de qualificação do Europeu, que se realizam no próximo mês, em Espanha.
Se este cenário vier a verificar-se, os leões ficam privados de utilizar o jovem médio em quatro jogos oficiais, dois para a SuperLiga (Beira-Mar e Moreirense) e outros tantos relativos à eliminatória dos quartos-de-final da Taça UEFA, diante do Newcastle. Sabendo-se, por exemplo, que diante da equipa inglesa dificilmente contarão com Hugo Viana…
Figura cada vez mais habitual no onze principal, João Moutinho é, também, uma das referências da jovem equipa nacional, que tem pela frente adversários de peso na qualificação para o Campeonato Europeu. Portugal disputará jogos frente à França (dia 12), Espanha (dia 14) e Israel (dia 16) e António Violante já fez saber que João Moutinho é um dos nomes que deseja levar para Espanha e, por ele, não abdicará do jogador, uma vez tratarem-se de jogos oficiais e os leões, por esse facto, estarem obrigados a ceder o jogador. Aliás, ontem mesmo Violante voltou a reiterar a sua intenção, em declarações à Rádio Renascença. «João Moutinho vai ser convocado. Aquilo que é obrigação de um seleccionador nacional é convocar os melhores jogadores e ele está dentro desse lote. Depois, se o Sporting pretender a sua dispensa, essa decisão não me cabe a mim.»

Apelo leonino

Quem não está pelos ajustes é José Peseiro que, naturalmente, não vê com bons olhos perder um elemento importante numa fase crucial da temporada. Aliás, é atendendo precisamente a esse crucial facto—o Sporting está na luta pelo título e é a única equipa portuguesa nas competições europeias— que sustentará o apelo que os leões farão à Federação Portuguesa de Futebol, no sentido de João Moutinho não ser convocado. Aliás, esta é uma situação que nem poderá ser considerada inédita, havendo outras anteriores em que a FPF foi flexível, mesmo tratando-se de compromissos oficiais das selecções jovens.[/b]

no pasquim 1

Outra vez com atraso e depois de tudo dito (concordando ou não) resta-me eleger o MVP: Moutinho.

Se bem que se fosse o Barbosa não ficava mal

vitória justa.

vinha para votar no Moutinho, mas voto no Barbosa.
aquilo a que uns chamam empastelar/emperrar/atrasar jogo, eu chamo pensar.
ontem à noite deu um certo jeito.

Já somos dois

Foi sair do jogo e partir, portanto, só hoje aqui venho dar os palpites sobre o que vi e deixar algumas notas sobre o jogo, embora as minhas opiniões possam reflectir alguns pontos de vista já aqui expressos por outros foristas.

  1. A primeira impressão com que saí de Alvalade foi de uma frustração que se sobrepôs à alegria da vitória sobre o fcp. Foi irritante o futebol da equipa a partir do momento em que marcámos o golo, jogando contra 9 e perdendo uma soberana oportunidade de desmentir Couceiro (que afirmara dias antes ser improvável que o Sporting pudesse golear o fcp no acerto de contas dos jogos entre os dois clubes). Pois bem, com um pouco de ambição e atitude de conquista tivémos a oportunidade de fazer um resultado histórico e repor, simultaneamente, os níveis de confiança da equipa no máximo. Ou seja, ter goleado o fcp por 5 ou 6, e tivémos oportunidades para isso, teria dado, a meu ver, uma alma enorme à equipa para os restantes jogos que se avizinham. Mas isso seria exigir demais à famosa teoria da contenção de esforços tão do agrado do nosso “campino” Pesudo.

  2. A arbitragem só nos foi favorável, e eu considero que foi atipicamente “certa” para o nosso lado, pq isso iria beneficiar indirectamente os simple minds. Não me iludo com a isenção posta em campo ditada por qq melhoria na atitude para com o SCP.

  3. Está visto que não seria uma boa aposta ter confiado no fcp para liderar a oposição aos lamps na sua caminhada para o título. Este foi o pior fcp que vi de há muito tempo a esta parte, e creio que eles, a continuarem a exibir-se nesta bitola, muito dificilmente irão à UEFA, mas isso, confesso, não me aquece nem arrefece.
    A única coisa que gostaria de ver era que esta vitória fosse o trampolim para um arranque imparável até ao fim do campeonato, mas tenho dúvidas fortes que isso aconteça até pq isso já pareceu mais ao nosso alcance do que agora e nunca conseguimos encarreirar. Mas, a fé é sempre a última a morrer…

  4. O meu MVP é claramente Enak. Não lhe vi uma única falha e contesto os que dizem que ele é um “toscano”. Muita classe e calma, factores resultantes do acumulado de jogos seguidos e das rotinas de jogo que está a estabelecer com a equipa.

  5. Não endeuso o puto Moutinho embora me pareça que está no caminho certo para se tornar um belo jogador. Muita calma com o rapaz pq ainda agora está a experimentar os primeiros passos neste complicado mundo do futebol profissional. Astros de geração expontânea é coisa lá mais para o outro lado da 2ª circular…

  6. Já não é possível disfarçar mais a falta de visão estratégica, e de liderança da equipa, deste treinador.
    Em relação à visão estratégica: O incrível Hulk - perdão Peseiro - a jogar contra 9 deu um recital de acomodação, falta de ambição e rigor que seria exigível naquela situação do jogo. Com falta de peso específico na área para desbaratar o que restava da resistência dos morcões faz entrar Nicu aos 75 m mas… tira Douala (incrível) o único a procurar a linha de fundo e que estava a por a cabeça em água ao Valente.
    No fim do campeonato, se ficarmos em igualdade pontual gostaria de ver se não vamos recordar com amargura este acto de pura falta de arrojo do nosso excelente treinador.
    Em relação à liderança: a discussão com Sá Pinto, a certa altura do jogo, é esclarecedora sobre a falta de respeito existente neste momento no balneário às ordens de Peseiro, culminando com os recentes conflitos protagonizados nos treinos em Alcochete entre Roca Nicu e Carlos Martins.

  7. A senilidade de PdC acentua-se. Qq facto serve para criar um caso. Então este do abraço do 4º árbitro (Elmano Santos acho) com o Eduardinho é mais de causar pena dele do que de rir a bandeiras despregadas. Decididamente, o excesso de Viagra queimou os fusíveis ao velho.

Agora, e para já, é ganhar no Bessa e esperar que os glorisebosos dos simple minds encostem com os insulares.

2. A arbitragem só nos foi [i]favorável[/i], e eu considero que foi atipicamente "certa" para o nosso lado, pq isso iria beneficiar indirectamente os [i]simple minds[/i]. Não me iludo com a isenção posta em campo ditada por qq melhoria na atitude para com o SCP.
  1. Já não é possível disfarçar mais a falta de visão estratégica, e de liderança da equipa, deste treinador.
    Em relação à visão estratégica: O incrível Hulk - perdão Peseiro - a jogar contra 9 deu um recital de acomodação, falta de ambição e rigor que seria exigível naquela situação do jogo. Com falta de peso específico na área para desbaratar o que restava da resistência dos morcões faz entrar Nicu aos 75 m mas… tira Douala (incrível) o único a procurar a linha de fundo e que estava a por a cabeça em água ao Valente.

.

Se no ponto 2 comungo da mesma opinião, quanto ao ponto 6, tenho visão diferente do amigo e sempre esclarecido, Juba.
Partindo do principio que se está, perigosamente, a desvalorizar o Porco, convém reter que aquando da substituição de Douala/Nico a equipa tinha no seu meio campo H.Viana, C.Martins, J.Moutinho e Barbosa. Na defesa, tinha entrado M.Garcia e Beto vinha de Lesão. Sendo que a juventude imperava naquele meio campo, fez toda a lógica a manutenção dos jogadores mais experientes. Não sendo Douala, quem saíria?