Sporting. Ontem, hoje e amanhã…

Ontem

Corre o ano de 2000. Estamos perante uma solarenga tarde de Maio. São duas da tarde e uma inquietude percorre o meu ser. Logo mais o Sporting joga para o título. O primeiro desde que sou nascido. Termino o almoço num alegre convívio do clube da terra. Ao microfone o treinador do clube, alegre pelo seu orgulho Sportinguista e por um jantar bem regado diz: ‘A festa só acaba de manhã! Só saímos daqui quando o Sporting já for campeão!’. Sonho… Olho para o campo de futebol, um modesto pelado, onde alguns putos já se recriam com a bola. Imagino como será mais logo com os meus heróis. Como serão as defesas do Schmeichel? Será que o Acosta vai molhar a sopa outra vez? Não fico indiferente e vou jogar também. Imagino que sou cada um dos jogadores do meu Sporting. Engraçado dizer o ‘meu Sporting’. Ainda há poucos meses não ligava a futebol… Apenas quando via os jogos do Benfica com o meu pai. Mas não me cativava! Até ter visto uma equipa diferente… O grande rival do clube do meu pai tinha outra atitude! Estavam desgastados por muitos anos de escassas conquistas mas não perdiam a superioridade moral. Não alinhavam em polémicas. No Sporting era apenas futebol bem jogado! E este ano era o ano do Leão. Apaixonei-me…

Começa a escurecer vagamente e só largo a bola quando o meu pai, benfiquista como já referi, me chama: ‘Jorge, o Sporting está a começar, vem ver!’. Incrível como esta caminhada épica entusiasma até adeptos do arqui-rival. Sujo, a transpirar por todos os poros mas sem ponta de cansaço aí vou eu! Pego numa garrafa de sumo e bebo quase tudo de um trago. Começa a bola a girar e o país pára… O Porto tem hipóteses de nos roubar o título desde que ganhem e nós não. O jogo não está nada fácil mas de Barcelos chega uma boa notícia! O Porto está a perder! Começa a segunda parte e golo do Sporting! Míssil teleguiado de André Cruz. Os golos entraram em catadupa e o Porto perde mesmo em Barcelos mas isso já não interessava para as contas! O título já não fugia! No céu estouram foguetes, garrafas de champanhe são ruidosamente abertas. Buzinas de carros percorrem as ruas até da mais modesta aldeia. Ninguém fica indiferente a tamanha festa! O país está pintado de verde e branco!

Dois anos depois, em finais de Abril, numa tarde cinzenta, vou eu no carro com os meus pais a caminho de casa. Não me lembro de onde venho. Sei para onde vou e como me sinto. Vou para casa com uma azia descomunal! No dia anterior tinha tudo pronto para festejar mais um título. Cachecol, boné na cabeça, televisão sintonizada e festa combinada no final do jogo com uma data de Sportinguistas. Não ganhámos ao Setúbal. Nem dormi nessa noite… Hoje o título é possível mas altamente improvável. O segundo classificado, o sensacional Boavista de Pacheco, campeão no ano anterior, visita a Luz. Para o Sporting ser campeão o Boavista tem de perder. Por essa altura o Benfica vencer o Boavista era quase impossível, mesmo em casa… Na rádio ouço Jorge Perestrelo a ‘cantar’ o golo do Boavista. Ainda não é hoje, penso eu… Aquele Sanchez teima em fazer do Boavista uma equipa respeitável e aquele Benfica nunca dará a volta… Passamos por um arraial onde estão à venda cachecóis que dizem ‘Sporting Campeão 2001/2002’. Mandei o meu pai parar! Lá dei dez das novas moedas à senhora e levei um para casa. O Benfica marcou duas vezes e, sem esperar, aí estou eu novamente a festejar um título. Para o ano com Jardel e João Pinto na Liga dos Campeões só podemos brilhar! Com Quaresma e Viana a juntar a um miúdo de 17 anos que teima em treinar com os ‘graúdos’ o futuro é verde! Não há volta a dar! O país está nova e literalmente pintado de verde e banco.

Hoje

Jardel evaporou-se. João Pinto teve uma paragem cerebral que lhe custou meia-época. Viana foi vendido. Quaresma não rendeu metade da época anterior. A equipa lutou para evitar males maiores e acabou em terceiro na época seguinte. O futuro não foi tão verde como previa. O pior é que, depois disso, o máximo que conseguimos foram segundos lugares. Dirigentes orgulharam-se dessas classificações e tornaram o Sporting pequenino. Longa está a tornar-se a travessia do deserto e há quem nos desrespeite e não nos considere um grande. Um outro Sporting, que só partilha mesmo parte do nome connosco uma vez que não têm títulos e têm menos de um terço dos nossos associados, alega ser o nosso verdadeiro rival. Porto e Benfica alegam superioridade moral sobre nós. Não a têm… O que é certo é que, desde há algum tempo que ficamos a ver outros lutarem por conquistas do lado de fora.

No entanto o clube mudou. A mudança não foi pacífica mas, pelo menos desportivamente, o clube está diferente. Faz-me lembrar o Sporting que me fez gostar de futebol. Começou mal este campeonato mas temos feito a nossa obrigação e vencido jogos em que, apesar das dificuldades, a nossa superioridade é evidente. Temos vencido adversidades terríveis de forma dramática. Ninguém dá nada por esta equipa, ainda a vêm como outsider, bajulam os plantéis de Porto e Benfica, mas em campo tal diferença não se nota. Nesse aspecto temos algo do Sporting de 2000. Há mais união e toda a gente espera, mesmo os mais contestatários, que este seja um ponto de viragem no clube. Ninguém exige títulos ao Sporting num ano em que muito mudou. No entanto a esperança é verde. Isso ninguém pode mudar.

Amanhã

Acordo já depois da hora de almoço num dia bem iluminado de Maio. A noite foi longa e dói-me a cabeça. Bebi demais… Levanto-me e visto-me. Hoje é um dia especial. As vestes pretas que costumo vestir em ocasiões importantes da vida académica hoje estão diferentes. Têm motivos de cinza e vermelho-tijolo. Tenho também uma bengala e uma cartola. Estou a chegar ao fim da minha vida de estudante. Serei engenheiro em breve e hoje é o meu último cortejo da Queima das Fitas. O meu Sporting logo também tem hipóteses de chegar ao título, apesar de partir detrás de um rival (não interessa qual) por dois pontos. A festa do rival está preparada. O Sporting não tem hipóteses. Joga com o Braga em casa e o adversário dos rivais é muito mais acessível. Nunca o rival perderá o jogo que lhe dará o título. No entanto há esperança em mim. Seria lindo neste dia o meu Sporting dar-me a alegria de ser campeão dez, repito dez, anos depois… No bolso da batina vai o velhinho cachecol de 2002, comprado no arraial, como talismã. As recordações do grande Sporting da minha infância/adolescência vão comigo. Hoje é dia para recordar todo o meu percurso até aqui e o meu grande amor é disso uma parte indissociável. Como algo à pressa e aí vou eu a caminho dos Arcos. Não vejo os jogos porque não quero perder aquela que será uma das maiores recordações da minha vida. No entanto uma pergunta é repetida ao expoente da loucura: ‘Como está o Sporting?’.

Ao intervalo o Sporting perde por 1-0. Já o rival ganha. O título é cada vez mais uma miragem. Esqueço o futebol e concentro-me apenas na cerveja. Para o ano há mais e os jogadores do meu clube já foram uns heróis ao fazerem mais com menos.

Chego ao Largo da Portagem. Ouço um grande grito. É golo do Sporting! No outro jogo o rival também está empatado. Tu queres ver que?… Entro no café. Encontro ao canto uma cadeira onde me sento. Sinto que tenho algo no bolso da batina. É o velho cachecol. Coloco-o ao pescoço. Faltam cinco minutos para terminarem os jogos e estes resultados não servem ao Sporting. No entanto o rival sofre outro golo mesmo em cima do minuto 90. O mundo para de girar mas os corações Sportinguistas batem cada vez mais forte e o tempo voa. Último minuto de compensação. Rinaudo recupera a bola e parte desenfreadamente para o ataque. Toda a equipa sobe só fica Patrício. Bola em Capel que galga meio-campo, tabela com Schaars e entra na área, Wolfswinkel está solto, tenta colocar-lhe a bola e… É VARRIDO! Penalti! É penalti para o Sporting! O estádio exulta! Wolfswinkel pega na bola e coloca na marca. Domingos grita como se fossem necessárias instruções para bater um penalti. O meu cachecol já me tapa por completo o rosto. Não quero ver! O árbitro apita. O Holandês corre para a bola. Uma eternidade para lá chegar… REMATA…

Falta um final a esta história. Por mim voltávamos a tingir Portugal de Verde e Branco… E vocês, o que acham?

© Sigurd 2011

Eu acho… bem. :mrgreen:

Arrepiante, Sigurd. :clap:

Boa leitura… Já tens um “Gosto” à conta disso. :mrgreen:

É bom começar a semana assim. Obrigado Sigurd.

P.S. - Eu já vi este filme e, na última jornada, o Sporting já é Campeão. O pseudo-grande lá do Minho faz mesmo é de cabeçudo. :stuck_out_tongue:

Não ha nada como ouvir um golo do grande Sporting no Largo da Portagem em Coimbra…saudades :beer:

Excelente texto, já sinto falta de festejar um titulo ::slight_smile:

Tu esperas festejar como finalista, eu espero festejar como caloiro :victory:

:offtopic: Estás em qual Engenharia?

Admito que sou de emoção fácil para com o meu Sporting.

Fiquei de lágrima no canto do olho, como diz a minha assinatura, tenho saudades de ser campeão! Nós mais que qualquer clube merecemos esse prémio.

Além disto não tenho qualquer dúvida que quando o formos será algo do género ao que descreveste: sofrer é connosco e não conheço vitória grandiosa nossa que não fosse assim.

Arrepiei-me todo, simplesmente fantástico! :clap:

Espectacular! Também me arrepiei todo, temos que voltar a sentir isto, e rápido! :pray:

Grande Sigurd :clap: :clap:

Fiquei completamente arrepiado. Parabéns e obrigado. E em Maio vamos, certamente, voltar a pintar Portugal de verde e branco. De cima a baixo.

Muito bom! :clap:

Muito bom Sigurd. Arrepiante!

Arrepiante tem sido o adjectivo mais utilizado por aqui, e também eu o vou utilizar… Ler o que escreveste foi mesmo arrepiante, e vai ser emocionante podermos viver, todos juntos, o final desta história!

Obrigado pelo momento, Sigurd! Por teres contribuído para que a chama e a ilusão se mantenham acesas!! :beer:

Soberbo, Sigurd, absolutamente soberbo! Arrepia qualquer leão! :clap: :clap:

Fantástico texto também será o meu último cortejo da queima se pudesse comemorar com um título de campeão seria a loucura total…Vamos sonhar :mrgreen:

Amigo Sigurd,

Muitos parabéns acabaste de me fazer uma maldade maravilhosa, não eu não sou masoquista, não eu não gosto de sofrer, mas as tuas palavras e a forma como descreveste cada um dos teus sentimentos, a atitude de hombridade e honestidade que colocaste em tudo quanto escreveste fez com que as lágrimas me escorressem pela cara abaixo, não sei homem, talvez seja da idade, talvez seja porque com 45 anos estamos mais sensíveis, talvez seja por tanto sofrimento de todos estes anos de todas estas injustiças, mas até estou a ter dificuldade em escrever, é bonito demais aquilo que acabei de ler, é ainda mais bonito contado por alguém que diz ter o pai benfiquista e conseguir ser Sportinguista.

Eu acredito que seremos campeões nacionais este ano, eu acredito depois de muito sofrer como com o dia das eleições, depois de andar triste e amargurado, mas acredito. Tudo é diferente para melhor, como Leão desde criança, penso chegou a nossa hora, finalmente tudo é novo a equipa tem sido fantástica o treinador que eu próprio critiquei tem sido fantástico, enorme ser humano, que injusto fui.

Afinal não merecia tudo que disse sobre ele, mesmo que o mesmo venha a falhar, muito dificilmente eu direi mal dele, fui injusto, fui traído pelo meu coração e cegueira Sportinguista.
Hoje, na comunicação social ninguém dá nada pela nossa equipa que trabalha e extravasa alegria como nenhuma, os comentários continuam a ser sempre os outros é que são os bons, nós somos só mais um, mas mesmo assim eu continuo a acreditar, continuo a ir trabalhar á Segunda-feira carregado de alegria, alegria essa que já não sentia há alguns anos, sinto que podemos vir a ter o final porque aguardo e sofro já há quase 10 anos.

Ainda este Sábado até jantei às 19.00h porque se fosse mais tarde não conseguiria jantar, assim que me sentei aqui para ver o jogo que deu na TVI o meu corpo tremia, como antigamente, sempre sofri muito pelo nosso Sporting, mas este ano tem sido diferente, não sei explicar, mas quando temos um sentimento de que algo muito bonito pode acontecer tudo se torna diferente, o Mundo parece para mim só girar á volta do nosso Sporting se o mesmo vai jogar pára tudo, não consigo pensar em mais nada.

Eu acredito muito mesmo que vamos de facto tingir Portugal de verde e branco as cores do nosso maravilhoso Sporting Clube de Portugal!

Muitíssimo obrigado Sigurd pelo teu maravilhoso texto!

Bem hajas, Sigurd!

Força Sporting Clube de Portugal, vamos muitos corações sofrem por ti!

Nós Acreditamos! SPORTING!

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Parabéns, Sigurd Muito bom :great:
:clap: :clap: :clap:

Se isso acontecer vou a Coimbra, ao desfile da queima das fitas mas só vou passados 2 dias !!! :rotfl: :rotfl:

@ brmiguel93

Engenharia Biomédica

@ ruitrind

Sinceramente já não há palavras para descrever os teus posts. São carregados de verdadeiro Sportinguismo… Pessoas como tu merecem ver o Sporting campeão todos os anos.
O meu pai é benfiquista e a minha mãe é portista. No entanto o meu pai fica contente quando o Sporting ganha porque ele só me quer ver feliz. A minha mãe comprou-me metade do material do Sporting que tenho. Devo-lhes tudo o que tenho e Deus mos conserve por muitos anos.

@ negrete1975

Se formos campeões acredita que Coimbra será uma das cidades em que a festa se vai fazer sentir de forma mais efusiva. Acredita que os Sportinguistas de Coimbra são por norma enormes leões, modéstia à parte.

@ Todos os outros

Muito Obrigado pelas vossas palavras! É fantástico fazer parte de uma comunidade de Leões como esta!

Este texto já estava escrito há algum tempo e não era para vir para aqui. No entanto acabou por vir para aqui porque acabei por desistir das minhas ideias. Se quiserem um dia posso continuar este texto e inventar-lhe um final…

Amigo Sigurd,

Não tens que descrever nada para dizeres bem dos meus posts ou do meu Sportinguismo, pois tu mais que eu tiveste uma enorme barreira a ultrapassar eu li e agora sei o teu pai era benfiquista.

Como tal Sigurd poderei afirmar-te do fundo do coração, se o meu pai fosse benfiquista certamente hoje eu seria benfiquista, tinha um amor ao meu pai do tamanho do Mundo, não quero com isto dizer que não tenhas o mesmo amor pelo teu pai, por amor de Deus não leves para esse campo, cada um de nós ama o seu pai, já não tenho o meu infelizmente, mas amava-o como amo a minha mãe, mas tenho que o referir porque é a verdade, sou Leão e morrerei Leão, porque o meu falecido pai era Leão, um enorme Leão.

Quando eu tinha mais ao menos 16 anos deu-me um enorme desgosto ainda em vivo que me fez chorar muito, pois um certo dia trouxe para casa uma camisola do CADETE e eu todo contente pensei que ma ia dar, mas ele na ânsia de tentar convencer o meu irmão a ser do Sporting e como ele era mais novo que eu 6 anos disse-lhe queres esta camisola eu dou-te, mas tem que mudar para o Sporting! E claro o meu irmão disse que mudaria e ele deu-lhe a camisola, eu chorei, mas chorei sem parar muitas horas, porque eu sabia que o meu irmão não ia mudar e que o meu pai não estava a ser justo, senti-me muito revoltado na altura, pois era eu quem sofria com o meu pai a ver Manuel Fernandes e Jordão a ver as injustiças que já naquele tempo nos faziam, pois começava em força a era do porco corrupto.

Certo é que mesmo assim fiquei sem a camisola, mas mais tarde o meu pai viu quem era de facto o verdadeiro Leão e ainda hoje esteja onde estiver ele sabe o que sofríamos pelo nosso Sporting e com o tal certamente saberá que eu estarei sempre aqui a sofrer por nós, mas de cabeça erguida e sempre dizendo o Sporting Clube de Portugal é um enorme clube e orgulho-me desta enorme herança que o meu falecido pai me deixou o Sporting e todos os Sportinguistas são de facto uma família sem igual.

O meu irmão tal como o teu pai é do benfica, o único benfiquista de toda a minha família, já aqui o disse outras vezes o único portista que veio para a minha família é o meu cunhado, tirando isso somos todos Leões e podes ter a certeza que o meu pai olhava para o meu irmão de forma diferente só pelo facto de ser benfiquista, sempre referia o único desgosto que tenho é o meu filho ser do benfica, pois tenho uma filha e até essa é do Sporting, deves certamente saber que quando eu tinha ai uns 14 anos os homens daquela altura olhavam as mulheres de forma diferente, por isso o meu falecido pai referia com enorme tristeza esse facto, via-se na sua expressão facilmente.

Acredita acabei de te contar um dos meus mais profundos sentimentos e com a mais pura verdade, mas fizeste por o merecer, pois tal como referi senti enorme orgulho que tu com 23 anos filho de um pai benfiquista, tenhas enorme amor ao nosso Sporting Clube de Portugal, o meu desejo é que o tenhas para sempre e que para sempre te orgulhes de ser Leão que sempre digas alto e bom som, estejas onde estiveres, eu pertenço ao Sporting Clube de Portugal o melhor e mais honesto clube de Portugal.

Que Deus tal como dizes conserve os teus pais muitos e muitos anos e quanto ao final se o puderes escrever a letras bem grandes em Maio certamente será um final muito melhor e mais bonito, mas se tal não for possivel certamente seremos e continuaremos a ser sempre Leões!

Mais uma vez enorme bem hajas, Amigo Sigurd!

SL