Sporting ofereceu € 1 milhão e dois jogadores por Paulo Oliveira

É exactamente para isso que serve a equipa B. :wink:

Pela equipa principal podem sempre jogar nas taças. De qualquer forma, serão sempre chamados ao banco em caso de lesões e castigos. Não esquecer que para o ano o número de jogos vai aumentar significativamente.

O nosso objectivo também tem de ser aumentar a qualidade do plantel. Não vejo a questão das alas como algo de fácil resolução, daí que o Sebá seria uma ajuda. Não sei se seria o ideal, mas não nos vejo com € para ir ao mercado buscar melhor. Quanto ao Medeiros, hoje vejo-o como 10 e confesso que ficaria receoso de ir jogar na liga dos campeões com Mané e Medeiros, como alternativas para as alas. Têm talento, no entanto, gostava de algo um pouco mais “rodado”.

Quanto ao Evandro, deveríamos o contratar o quanto antes, percebo o argumento dos 28 anos, mas se vendermos o Adrien Silva, vamos precisar de médios …

Sent from my iPad using Tapatalk

Bem, começando pelo Evandro, essa história da idade já foi bastante debatida aqui no fórum. Curiosamente acho que teve a sua génese neste mesmo jogador. Eu, na altura, defendi o seguinte: jogadores acima dos 25 anos só se forem mais-valias inequívocas para a equipa titular ou se forem acrescentos para o balneário, para estabelecer a tal estrutura na equipa, um gajo experiente que ajude a integrar novos jogadores, que faça bom balneário.
Falando mais especificamente do médio brasileiro do Estoril, é, sem dúvida alguma, um jogador com enorme qualidade e que era titular e dos melhores jogadores deste Sporting. Claro que não te estou a dizer que vamos ao mercado buscar 3, 4, 5 jogadores com 27/28/29 anos, mas 1, que seja uma mais-valia como esta, porque não?

De que é que me adianta ter um jogador com 24 anos para vender, se ele não evolui? Não sai da mediocridade? O que me interessa é ter qualidade. Jogadores jovens e com potencial já nós temos às paletes. Jogadores para fazer crescer e valorizar temos muitos, mas é importante ter jogadores destes que ajudem esses jovens a crescer. Os milhões que não dão numa venda directa, dão ajudando a valorizar ainda mais outros jogadores.

Quanto ao Sebá, não tenho grandes dúvidas, e já sei que vou ser olhado de lado porque não entro na euforia da formação, principalmente nesta posição, que tem mais potencial que qualquer dos nossos extremos. Podes-me dizer que em termos de talento técnico puro o Iuri é superior, é, de facto, mas também te digo que o Sebá tem muitas outras “armas”, que o Iuri não tem, para ser um excelente extremo. É infinitamente mais rápido, imensamente mais forte, mais explosivo, mais desequilibrador, etc. Eu vejo no Iuri um jogador que pode jogar muito bem como falso ala no lado direito, ou como médio-ofensivo, um gajo que faça bons movimentos interiores, que procure tabelas e envolvimento pelo meio e que abra espaço para o lateral explorar no flanco.
O Esgaio, e também vou contra a maioria, acho que será, se assim quiserem, um enormíssimo lateral, como extremo…não gosto. Digo mais, como já li há pouco tempo, acho que mais depressa pode ser um “Enzo” que um “Bruma”, ou seja, mais depressa pode ser um excelente médio-centro/“8” que um extremo. Mas, como acho que pode ser top é a lateral. Tem tudo para tal. Intenso, excelente sentido táctico e colectivo, enorme capacidade física, rápido, bom tecnicamente e que sabe aparecer na frente.
Quanto ao Mané, sinceramente também não gosto…pelo menos para já. Nem para a próxima época quanto mais.

Gostava, e muito, se possível de Sebá, Héldon, Carrillo e Iuri (como solução um pouco diferente dos restantes, mais verticais e explosivos) na próxima temporada. Assim como na posição onde actualmente temos o 0 e o Vítor, ter Evandro e João Mário.

My 2 cents.

PS.: Apenas para acrescentar, acho que o Sebá, com o dedo do nosso treinador, podia ao fim de pouco tempo, lá para meio da próxima temporada, ser um jogador que os Sportinguistas já não viam a equipa sem ele. Como hoje não vêem o meio-campo sem William e Adrien, ou a baliza sem Rui Patrício, ou o centro da defesa sem o Xerife, a lateral sem Cédric, etc. Se calhar sou eu que estou apaixonado pelo homem… :mrgreen:

Já os estou a ver a trocar o Licá pelo Evandro… :twisted: :lol: :lol: :lol:

Não me parece…mesmo tendo em conta que o Licá foi um optimo jogador no Estoril.

A Sad do Estoril sabe que vai vender o Evandro pela clausula sem grandes dificuldades.

Matchbox, primeiro que tudo obrigado pela resposta.

Sobre o Evandro, percebo mas não concordo. Claro que quero jogadores que elevem o nível da equipa, mas se esses jogadores tiverem grande qualidade e tiverem 23/24/25 anos, melhor. Não me parece impossível contratar titulares de muita qualidade com potencial de valorização e venda (havendo dinheiro…). No caso do Evandro, só o contraria mesmo se 1) não confiasse no Martins; 2) não confiando, fosse impossível encontrar um jogador de grande qualidade mais novo… Mas pronto, acho que o teu ponto de vista também é válido (e ele é, de facto, muito bom jogador).

Em relação ao Sebá e Iuri, até percebo. Acho que tem mais potencial que o Esgaio e o Mané, claramente (portanto, também não entro na euforia da formação). Mas o estilo do Iuri (que acho que descreves muito bem) parece-me mais interessante que o do Sebá. Não concordo que seja assim tão mais rápido (há um golo do Iuri na Taça de Honra, não sei se contra o Estoril se contra o Benfica, em que dá para perceber isso, é mesmo muito difícil de apanhar). Acho o Sebá mais atlético e explosivo, mas acho que o Iuri tem mais requinte técnico e parece-me mais “craque”. Não está aqui em questão se um é bom jogador e outro não, porque considero o Esgaio bom e acho o Sebá melhor; está, isso sim, entre um jogador que me parece bom (Sebá) e outro que tem potencial para ser de grande nível (que é o que precisamos). Se não for o Iuri, que seja outro. O Sebá parece-me algo curto para titular. Mas, há muito pior… simplesmente não creio que tenha potencial técnico ou criativo para equilibrar o nível contra um gaitán ou um markovic.

Esse quarteto de extremos não sei, não… se em termos de qualidade seria muito bom, parece-me que facilmente o treinador abdicaria do Iuri nas convocatórias (Sebá custaria algum dinheiro, Héldon a mesma coisa e Carrillo a ficar só se renovar, provavelmente com aumento de salário). E o Iuri precisa rapidamente de jogar na 1ª Liga, não só treinar, mas jogar. Se se entender que se deve apressar a aposta no jogador e aguentar as “dores de crescimento”, acho bem (porque, em termos de talento nato, é à nossa escala um predestinado…); se não, penso que devia ser emprestado. Um Wilson ou até um Esgaio faziam bem esse papel de suplentes que podem ser chamados em caso de lesão de algum dos outros extremos.

PS - Também acho que o Esgaio como lateral pode ser excelente (é inteligente, sobe bem, cruza bem, fisicamente é muito completo e resistente, tem qualidade de passe, etc… talvez não tenha o nível técnico do Danilo - talvez, não sei - mas ofensivamente não ia ser assim tão diferente do brasileiro).

Não concordo apenas com a parte que dizes que o Sebá pode ser curto para titular. Acho que a sua capacidade está a ser algo desprezada, digamos assim, por aqui. Com o desenvolvimento natural que terá até final da época, pelo menos o que eu espero que tenha, e com uma pré-temporada completa sob a batuta do mister Jardim acho que teríamos ali um caso sério. Que posso dizer, estou com fé no rapaz.

Algo que me ocorreu enquanto lia o teu post, e se calhar é mais wishfull thinking meu que outra coisa, se conseguíssemos trabalhar bem quer o Iuri, quer o Sebá, podíamos tentar ali uma dupla de alas parecida com aquela que o Porto teve, James e Hulk. 2 jogadores com estilos bem semelhantes ao Iuri e ao Sebá, respectivamente. :mrgreen:

Talvez, sim. Digo também que pode ser curto face às soluções que o nosso maior rival tem para as alas. Mas concordo completamente com essa comparação (Hulk-James). Pessoalmente sempre preferi o James :wink:

Carrillo-Iuri era bem metido. Sebá-Iuri também era capaz de ser bem metido. Agora Carrillo-Sebá… já acho que fica a faltar esse organizador, mais forte no passe e na tabela…

Agora, sem dúvida que seria uma melhor dupla que a que temos este ano (melhor que a Wilson-Mané então… nem se compara!). E também o Evandro seria melhor opção do que a larga maioria dos titulares que temos tido nos últimos anos. Pelo menos duvidamos sobre jogadores que ambos consideramos bons :great:

Seria uma contratação de grande qualidade. Já tive várias oportunidades de o ver jogar e gostei. É novo, é português, está habituado ao nosso campeonato, por isso, não deve passar por grandes dificuldades de adaptação. É um central que sabe impor o (bom) físico que possuí, é bom no jogo aéreo e no desarme.

Poderia vir a ser a um excelente suplente, dada a quantidade de jogos que iremos ter para a próxima época, precisamos de ter um banco bem composto, no que toca a qualidade.

Se tivesse de escolher entre o Mané e o Sebá nem pensava duas vezes. E não escolhia o Sebá. O Sebá pode ser bastante forte fisicamente, mas não tem, nem de longe, a agilidade do Mané nem a sua “ginga”(não é propriamente um génio da técnica, mas tem bons pezinhos e desequilibra com imensa facilidade no 1 vs 1). Aliás, vejo algumas semelhanças com o Gervinho(até fisicamente), que é um gajo que fez uma época literalmente abaixo de cão no ano passado pelo Arsenal e está a fazer uma época soberba pela Roma, porque o Rudi Garcia o conhece muitíssimo bem e sabe como tirar o máximo dele, o que não é fácil, visto ele ser um jogador bastante “estranho”. O Iuri então, é MUITO melhor tecnicamente do que o Sebá, e realço o MUITO, aquele pé esquerdo é de ouro.

O Sebá tem evoluido, sim, mas tenho as minhas dúvidas sobre se não estará a ser bastante “espremido” pelo Marco Silva, que é um belíssimo treinador, e tenho dúvidas que tenha argumentos técnicos e de decisão para ser tão decisivo contra equipas fechadas(e mesmo com as outras) como apregoas, @Matchbox. Prefiro-o ao Sami, ao Wilson, e se calhar até ao Capel(a este, que por muito que não gostasse do outro ao menos dava alguma coisa ao jogo), mas não o trocava por nenhum dos outros. Por exemplo(e sei que te vais rir disto, mas é a minha opinião), até acho que o Arouca tem 2 extremos(André Claro e Ceballos) que, apesar de não terem a força e a explosão do Sebá, até encaixariam melhor num modelo de posse e apoiado(como se quer num clube como o nosso), exatamente por serem ambos muito melhores a decidir do que o Sebá, conseguindo também desequilibrar com bola(mais o Ceballos que o André, ainda assim). Pena estarem a ser treinados pelo Pedro Emanuel, mereciam melhor(esses 2). Quanto ao Esgaio, concordo a 100% contigo.

O Evandro é diferente, é muito bom, mas, again, não acho que fosse ter um rendimento tão elevado assim. É um jogador que seria mais do agrado dos adeptos do que o Vítor, por ser mais intenso e desequilibrador, mas duvido que aguentasse a carga de trabalho necessária para jogar ali(e muito menos poderia fazer de extremo-direito uma boa parte do jogo). Se sair o Adrien, é realmente uma boa opção para o substituir(vindo outro jogador, claro), mas, assim não sendo, só se surgisse uma boa oportunidade de negócio.

Mas, como já aqui disse, para reforçar essas duas posições(extremo e o tal médio capaz de fazer tudo bem, o tal 8,5), provavelmente procurava no mercado externo.

De facto era um bom jogador. Mas com este Presidente do Guimarães vai ser difícil. Nada que preocupe. Há que dar a entender que temos interesse nele para os nossos rivais terem de abrir os cordões à bolsa. À semelhança do que se fez com o Ghilas.

[mod]Jogador contratado. Tópico encerrado.

Novo tópico: [url]http://www.forumscp.com/index.php?topic=60119.0[/url]

[/mod]