Sporting na Liga dos Campeões

O titulo pode parecer despropositado porque não encerra em si mesmo nenhuma novidade. Mas tive a ideia de abrir este tópico para falar de algo que me parece importante e têm que ver a história recente do clube.

Estamos a celebrar o regresso à Liga dos Campeões com grande alegria (e é assim que tem de ser porque foi um feito que merece ser enaltecido) mas sucede que só é assim, fruto da suprema incompetência das pessoas que lideraram o Sporting na ultima meia-dúzia de anos.

Importa lembrar que desde que o ranking de Portugal nas competições da UEFA permitiu colocar três clubes na Champions (dois por via directa, o terceiro tendo que disputar uma pré-eliminatória), é a primeira vez que chegamos a esta prova. Nos anos anteriores fomos ultrapassados por Braga e imagine-se… Paços de Ferreira.

Paradoxalmente no ano em que se menos investiu, fruto do emagrecimento do orçamento para o futebol, enquadrado na restruturação financeira que este Presidente tem levado a cabo, conseguimos fazer uma das melhores temporadas da ultima década.

Como nada acontece por acaso, esta época é o reflexo do trabalho que tem sido levado a cabo por esta direcção. Hoje existe um rumo, uma estratégia, e um objectivo. E isso é reconfortante.

Pena é que o Sporting tenha perdido tantos anos a ser governado por incompetentes disfarçados de gestores, o que justifica o atraso que registamos face aos nossos dois rivais históricos, em áreas fulcrais como são a Comercial, Marketing, Financeira e Merchandising mas também na formação onde o slb soube aproveitar o marasmo do nosso clube e tem vindo a conquistar um espaço que era nosso. Para não falar no que se passa com as modalidades que andam com a casa às costas à espera do sonhado Pavilhão.

Ontem dei por mim a ouvir um programa de rádio no qual um dos comentadores disse que se para o Sporting esta época pode ser classificada de muito boa, se fosse o fcp a estar na nossa posição seria considerado uma temporada perdida. E se a principio esta afirmação irritou-me, depois de pensar um pouco mais sobre ela, tenho de dar a mão à palmatória e concordar. Afinal de contas não se conquistou nenhum troféu, e estar entre os três primeiro não pode ser considerado um feito por aí além.

Mas conhecendo-se a história recente do Sporting que esteve muitíssimo perto do abismo, é injusto não louvar o trabalho que foi feito por todos os que, directa ou indirectamente, ajudaram a criar um grupo de trabalho forte, unido e que apresentou no relvado qualidade.

Se este foi o ano zero da presidência de BdC, para o ano será o ano Zero e Meio porque ainda há muito trabalho pela frente, sendo a primeira delas conseguir readquirir para o Sporting os passes dos jogadores que este ano foram fundamentais para o clube e que estão na mão dos fundos. O passo seguinte é dar a Leonardo Jardim um grupo de jogadores que possa disputar a Liga dos Campeões com honra.

Escusado será relembrar a imagem que deixámos na ultima vez que disputámos esta prova, quando fomos eliminados e humilhados pelo Bayern Munique que nessa altura estava longe de ser a máquina que é hoje.

Estando garantido o acesso à Champions, urge garantir que teremos armas para fazer uma prova digna, para isso é necessário que o plantel seja (bem) reforçado e que as figuras mais importantes do plantel permaneçam pelo menos mais uma temporada.

O que me reconforta é saber que hoje somos liderados por alguém que transforma em actos o lema “o Sporting é nosso” e por isso tenho a certeza que ele, mais que ninguém, sabe da importância para o clube de deixar uma boa imagem na LC.

Não há volta a dar-lhe, é nesta prova que os jogadores verdadeiramente se valorizam, os clubes ganham potencial desportivo e comercial, sem falar nos milhões que chegam aos cofres.

Que ninguém duvide, muito do fosso que se abriu para os outros dois rivais, teve que ver com a presença assídua destes na LC, na valorização que fizeram dos seus activos, permitindo-lhes vender bem, e com isso alimentar os seus orçamentos, enquanto nós fomos ficando para trás.

O regresso à Liga dos Campeões mais que o simbolismo de voltar a participar numa prova tão prestigiante, deve marcar o ponto de viragem definitivo na história desportiva do Sporting, deixando para trás das costas um passado que não nos dignifica.

Acho que, salvo se o azar nos bater à porta e defrontarmos dois colossos, há capacidade suficiente para, sem violar o rigor a que estamos subordinados, competir com brio na competição, talvez mesmo sonhar com o apuramento para a próxima fase, sendo que tal dependerá do clube do pote 2. Há que ter em atenção que o número de jogos vai aumentar, e portanto será necessário adaptar o plantel. Seria péssimo vacilar porque o planeamento não considerou as muitas variáveis de uma época que contará com participações em várias frentes, 3 delas - Campeonato, Taça e CL - fundamentais para o bem-estar identitário do clube.

Gostaria de defrontar o Atlético Madrid.

Acima de tudo, o Sporting participará numa competição onde o seu nome se acomoda com toda a justiça. Aliás, desafio alguém a encontrar 4 ou 5 clubes com um museu tão recheado quanto o nosso.

Perfeitamente de acordo com tudo, especialmente o bold.

Mas… Como o fazer? Não havendo opções de recompra, como poderemos fazer isso? E pergunto sem ironia, para mim era mesmo a prioridade do próximo Verão, aumentar as percentagens dos passes de alguns jogadores, como Rojo, Patrício, Cédric, Adrien, André Martins… Dou de barato o William porque já me parece impossível e o Bruno praticamente confirmou-o na reunião de Sócios.

Mínimo exigivel será com certeza assegurar um lugar na Liga Europa pois salvo um grande azar a equipa do pote 4 será inferior.

Dependendo da sorte poderemos enfrentar um adversário do pote 2 que não seja muito forte e a passagem como segundo classificado poderá ser um objectivo bastante realista neste caso.

De qualquer maneira objectivo principal será sempre passar o grupo, e objectivo mínimo assegurar a continuidade na Europa via 3º lugar. Tentar dignificar o clube em todos os jogos será sempre uma obrigatoriedade.

Caindo para a LE, assumir a candidatura a um dos 4 primeiros lugares da competição.
Acho que chegámos a um momento do futebol português no qual qualquer um dos três grandes é um viável candidato a vencer a Liga Europa - claro que às vezes o sorteio ditará um embate com algum colosso que vergonhosamente falhou o apuramento para a segunda fase da LC, logo destruindo as possibilidades de um clube como o Sporting (mas já eliminámos o City e caímos injustamente diante do Bilbao porque não soubemos submeter os bascos após o 2-1, em Alvalade).

O futuro, confio, será risonho, com um ou outro tropeção.

Espero que não seja o único a querer as 3 maiores equipas possiveis no nosso grupo. Não gosto quando adeptos começam a torcer para que não saia o colosso A ou B. Nada disso. Eu quero ir á LC e defrontar as equipas mais difíceis que puder.

Siga. :beer:

E já agora, qual é a vantagem de apanhar as equipas mais difíceis?

Ficar com menos jogos o quanto antes. Apanhando o pior grupo possível nem repescados para a liga europa somos. E claro está, levando uma goleada, há sempre a publicidade, e qualquer publicidade, é boa publicidade…

Para não falar que evitamos as chatices de andar a fazer contas com potenciais receitas que venham de vitórias e empates na fase de grupos. Assim poupa-se esse trabalho. :great:

Mas essa não referi por ser óbvia. Os gajos que sabem fazer contas com dinheiro têm é que se preocupar com a auditoria…

:lol: Deve ser isso.

Completamente de acordo! :great:

Uma pequena correcção mas é o que vamos ouvir de todos os media etc e é mentira: este ano por acaso ganhámos um troféu oficial, a Taça de Honra. Até porque quando falam no fcp já dizem “ah mas não ficaram em branco, ganharam a Supertaça”. Claro que a TH não é uma grande maravilha, mas é o primeiro troféu sénior oficial desde 07/08.

minimo terceiro lugar! E honrar a camisola

Uma pena estarmos no pote do Liverpool… Nada que um reencontro com Ronaldo não resolva. :mrgreen:

Nuno concordo com o teu post na sua grande maioria mas queria falar de apenas 2 pontos:

Agora virou moda dizer que o campeonato do SCP foi banal e que apenas ficamos em 2 lugar fruto da ma época dos tripas, o SCP pode acabar o campeonato com 72 pontos o que será 1 dos 2 lugares mais pontoados das ultimas décadas e normalmente estes 72 pontos chegariam para ser campeões.

Sobre a champions e a nossa última participação é verdade que saímos vergados a 2 pesadas goleadas mas nesse ano passamos a fase de grupo com 4 vitórias (sobre o shaktar que venceu a UEFA nesse ano e Basileia que tinha uma excelente ewuipa) e o bayern já naquela época tinha uma super equipa, é que quando vejo falarem da “vergonha” dessa campanha lembro-me que este ano tripas e lamps foram os únicos cabeças de série que nao se apuraram para os oitavos…

Vamos ver como vai ser a nossa equipa e o nosso grupo e depois vê-se.

Uma estimativa rápida (provavelmente não tão precisa quanto o ideal) dos potes.

Pote 1:
Barcelona
FC Bayern
Real Madrid
Chelsea
Benfica
Atlético de Madrid
Arsenal*
Porto*

Pote 2:
Schalke
Dortmund
PSG
Juventus
Shakhtar
Basel
FC Zenit
City

Pote 3:
Leverkusen*
Olympiacos
Ajax
Napoli*
Liverpool
[glow=greenyellow,2,300]Sporting[/glow]
Athletic*
Salzburg

Pote 4:
Lille*
Roma
Standard
Celtic*
Steaua*/Club Brugge*/Dnipro*
Besiktas
Aalborg
Monaco

E o Mónaco?

Estou satisfeito com a época do Sporting, dadas todas as fortissimas condicionantes e há lugar aos merecidos parabéns a todos os profissionais do clube que fazem uma época com números impensáveis no início de época.

O que é diferente de festejar. Não há lugares a festejos que se ganhou nada.

É tempo de preparar a próxima época e de enfrentar exigências superiores. Já não seremos o outsider que ninguém leva a sério.

:arrow: