Mais uma pérola da RTP, na reportagem sobre a apresentação do Troféu 5 Violinos, eis senão quando falaram dos mesmos disseram que foram os responsáveis pelo “único tricampeonato da história do Sporting, entre 1946 e 1949”, quando na verdade conquistaram quatro campeonatos consecutivos, como se usa dizer, o tetracampeonato.
Este tópico pode não ter muitas respostas, mas podem ter a certeza que sempre que vir ou ouvir estas aberrações noticiosas na televisão ou noutro meio audiovisual qualquer, aqui as virei relatar. Para que constem e fiquem na memória. Nesse vídeo apenas aparece a parte da reportagem em que Godinho Lopes apresenta o troféu, mas na reportagem completa e integral a gralha está lá.
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=570089&tm=27&layout=122&visual=61
A bizarria de tudo isto, é que no texto do seguinte link, se refere “o primeiro tri e pentacampeonato da história do futebol português”, leiam:
[b]Troféu Cinco Violinos: Sporting defronta Olympiacos[/b]
Rui Mendes
12 Jul, 2012, 15:46 / atualizado em 12 Jul, 2012, 15:53
Lusa
O Sporting vai disputar a 12 de agosto com o Olympiacos, orientado pelo português Leonardo Jardim, o I Troféu Cinco Violinos, que pretende homenagear o quinteto de futebolistas do clube do final de década de 40.
No final dos anos 40, Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano, formaram o quinteto que Tavares da Silva, antigo treinador e selecionador, batizou com o nome de Cinco Violinos, devido à harmonia e entrosamento com que jogavam.
Os cinco atletas, que juntos disputaram 78 jogos (63 vitórias, 11 empates e quatro derrotas, conseguiram uma média de quatro golos por jogos, tendo conseguido os primeiros tri e pentacampeonato do futebol português.
“O Sporting tem procurado estar atento a quem defendeu as cores do clube em várias vertentes”, afirmou o presidente do clube, Godinho Lopes, manifestando o desejo de que, no futuro, o troféu Cinco Violinos “leve a Alvalade outras grandes equipas europeias”.
O encontro com os campeões gregos, agendado para 12 de agosto, deverá, de acordo com Godinho Lopes, “disputar-se ao final da tarde, para tentar promover o regresso das famílias ao estádio”.
A cerimónia de apresentação do troféu, realizada no Estádio José Alvalade, contou com a presença dos antigos jogadores do clube Carvalho e Hilário, que ainda alinharam com alguns dos futebolistas do quinteto.
Hilário, que jogou ao lado de Vasques e Travassos, lembrou o “enorme respeito que todos tinham” pelos cinco violinos, a quem, no início “tratavam por senhor”.
Sporting e Olympiacos, campeão grego em título, defrontaram-se apenas em dois encontros particulares, disputados nos anos 70, nos quais se registou um empate a dois golos e uma vitória dos “leões” por 2-1.
Ah grande serviço público. Um artigo de um jornalista da Lusa fala de tri e pentacampeonato, a reportagem da RTP só fala de tricampeonato.