Sporting e a Mídia Audiovisual

Penso que faz falta um tópico onde se analise a relação do Sporting com a cobertura mediática que lhe é feita nomeadamente a nível audiovisual, como já existe um tópico sobre as relações entre Sporting e a Imprensa..

Isto porque acabo de ver o Jornal da Tarde da RTP 1, supostamente o canal de serviço público, e quando passaram ao Desporto, a notícia sobre o Sporting foi não o início dos trabalhos de pré-época, no dia anterior, e sim as palavras corrosivas de Carlos Barbosa em relação à direcção de que fez parte, no mesmo dia do início dos trabalhos de pré-época.

Fico particularmente elucidado sobre o tratamento que é dado pelo canal público de televisão ao Sporting, comparativamente a outros, preferindo focar-se nas declarações de um ex-dirigente demitido sobre o actual presidente, do que ao início da pré-época da equipa de futebol do Clube. Quando se quer desestabilizar, lá estão eles, sempre os mesmos, ao serviço dos interesses que não os do Sporting Clube de Portugal. Porque razão foi omitido o início da pré-época do Sporting, quando foi a notícia mais relevante do dia de ontem, e se preferiu amplificar uma polémica que só prejudica o Clube, sobre a falta de perfill e capacidade dos seus dirigentes e ex-dirigentes?

[admin]Isto parece-me ser exactamente o mesmo assunto “Sporting e a Imprensa”. Se queres focar o audiovisual (produções próprias do Sporting ou sobre o Sporting para esse meio) convém que abordes o assunto de outra forma, caso contrário o tópico será fundido no outro.[/admin]

Não estou a ver o que possa mais fazer, o tópico, caso permaneça isolado, terá o seu próprio feedback e desenvolvimento, ou não. Penso que devias deixar em aberto, se tiver pernas para andar, andará, se não, podes sempre fundir no outro, por mim não há problema nenhum. Também não percebi bem o que pretendes que eu altere ou acrescente, neste momento criei o tópico para abordar a forma como o Sporting é tratado a nível informativo pela televisão pública, mas poderá ser discutido qualquer assunto informativo de qualquer canal de televisão, estação de rádio, site da internet, etc, que não seja propriamente ligado à imprensa, e sim a outras categorias de meios de comunicação e divulgação, vulgo mídia ou média.

Mais uma pérola da RTP, na reportagem sobre a apresentação do Troféu 5 Violinos, eis senão quando falaram dos mesmos disseram que foram os responsáveis pelo “único tricampeonato da história do Sporting, entre 1946 e 1949”, quando na verdade conquistaram quatro campeonatos consecutivos, como se usa dizer, o tetracampeonato.

Este tópico pode não ter muitas respostas, mas podem ter a certeza que sempre que vir ou ouvir estas aberrações noticiosas na televisão ou noutro meio audiovisual qualquer, aqui as virei relatar. Para que constem e fiquem na memória. Nesse vídeo apenas aparece a parte da reportagem em que Godinho Lopes apresenta o troféu, mas na reportagem completa e integral a gralha está lá.

[url]http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=570089&tm=27&layout=122&visual=61[/url]

A bizarria de tudo isto, é que no texto do seguinte link, se refere “o primeiro tri e pentacampeonato da história do futebol português”, leiam:

[b]Troféu Cinco Violinos: Sporting defronta Olympiacos[/b] Rui Mendes 12 Jul, 2012, 15:46 / atualizado em 12 Jul, 2012, 15:53

Lusa
O Sporting vai disputar a 12 de agosto com o Olympiacos, orientado pelo português Leonardo Jardim, o I Troféu Cinco Violinos, que pretende homenagear o quinteto de futebolistas do clube do final de década de 40.
No final dos anos 40, Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano, formaram o quinteto que Tavares da Silva, antigo treinador e selecionador, batizou com o nome de Cinco Violinos, devido à harmonia e entrosamento com que jogavam.

Os cinco atletas, que juntos disputaram 78 jogos (63 vitórias, 11 empates e quatro derrotas, conseguiram uma média de quatro golos por jogos, tendo conseguido os primeiros tri e pentacampeonato do futebol português.

“O Sporting tem procurado estar atento a quem defendeu as cores do clube em várias vertentes”, afirmou o presidente do clube, Godinho Lopes, manifestando o desejo de que, no futuro, o troféu Cinco Violinos “leve a Alvalade outras grandes equipas europeias”.

O encontro com os campeões gregos, agendado para 12 de agosto, deverá, de acordo com Godinho Lopes, “disputar-se ao final da tarde, para tentar promover o regresso das famílias ao estádio”.

A cerimónia de apresentação do troféu, realizada no Estádio José Alvalade, contou com a presença dos antigos jogadores do clube Carvalho e Hilário, que ainda alinharam com alguns dos futebolistas do quinteto.

Hilário, que jogou ao lado de Vasques e Travassos, lembrou o “enorme respeito que todos tinham” pelos cinco violinos, a quem, no início “tratavam por senhor”.

Sporting e Olympiacos, campeão grego em título, defrontaram-se apenas em dois encontros particulares, disputados nos anos 70, nos quais se registou um empate a dois golos e uma vitória dos “leões” por 2-1.

Ah grande serviço público. Um artigo de um jornalista da Lusa fala de tri e pentacampeonato, a reportagem da RTP só fala de tricampeonato.

Estou neste momento a ver um programa na sic noticias sobre a pré-época. Até agora ainda não ouvi sequer o nome “Sporting”.

:cartao: :cartao: :cartao:

Já agora, vou estar atento até ao fim do programa…

Edit: Já ouvi, mas claro, dizem que não tem hipótese para competir contra esses colossos merdifica e porco. Dizem que estamos ao nivel de um braga… Ao que isto chegou…

https://twitter.com/DeporFinanzas/status/959081129503490048

[size=12pt][b]RTP, SIC e TVI não transmitiram conferência de Jorge Jesus[/b][/size]

Os três canais acordaram não transmitir a conferência de imprensa de Jorge Jesus em reação às palavras do presidente do Sporting.

Ao contrário do que vem sendo habitual, RTP3, SIC Notícias e TVI 24 não transmitiram, em direto, a conferência de imprensa de Jorge Jesus de antevisão ao jogo com o Tondela.

Na sequência do apelo de Bruno de Carvalho ao boicote dos sportinguistas a jornais desportivos e canais de televisão, as Direções dos três canais generalistas acordaram, em reunião, não transmitirem a conferência do treinador leonino, apesar de terem estado no local, apurou o JN junto de fonte próxima do processo.

O que ficou estabelecido é que seriam recolhidas imagens e declarações de Jorge Jesus para depois serem passadas mais tarde.

Recorde-se que na Assembleia-geral de sábado, Bruno de Carvalho apelou à militância dos sportinguista no sentido de boicotarem “jornais desportivos e o Correio de Manhã” e “todos os canais televisivos, exceto a Sporting TV”.

No final da AG, houve insultos e tentativas de agressões a jornalistas

Dizer ainda que já este mês os quatro canais de televisão portugueses insurgiram-se contra a restrição de acesso dos jornalistas às fontes oficiais de informação em instituições desportivas.

Não tenho memória curta:

E tb me lembro de outro anúncio com o Octávio Machado absolutamente lamentável!

Não tenho memória curta, RTP filhos da ■■■■

Podiam seguir todos o mesmo caminho e deixar de falar no Sporting.

https://twitter.com/AlvaladeXXI/status/965234479383089152

Com essa atitude estamos legitimados a não os deixar lá entrar da próxima vez!!!

Os unicos que podem levantar cabelo são os sócios do Sporting (ontem mostraram que estão 90% com esta Direcção) e os patrocinadores do próprio Sporting, problema esse que é nosso e não deles

Está aberta a caça ao pato, veremos quem se f*** primeiro. BdC há 7 anos que leva com isto, sem descanso, portanto para ele não deve haver grande diferença. Vamos ver como a CS e os Srs. jornalistas vão se sentir estando agora “do outro lado”

Confesso que vou gostar de ver ;D

BOICOTE AFETA PATROCINADORES Dados da Cision

O facto de a RTP, SIC e TVI não terem transmitido em direto a conferência de Jorge Jesus pode afetar a relação dos leões com os patrocinadores. Segundo dados da Cision, o retorno mediático - contabilização do valor comercial do tempo de antena com visibilidade às marcas patrocinadoras - é superior a 600 mil euros.

“Não existindo transmissão, terão um retorno inferior ao habitual”, vincou, a Record, o vice-presidente Uriel Oliveira.

[facebook]Redirecting...

https://twitter.com/DeporFinanzas/status/974978118627840000

https://twitter.com/DeporFinanzas/status/981164625264652289