Sporting decide investir em Janeiro

Bem…vamos por partes.

Algo tem de ser feito. A meio da época é complicado resolver tudo, mas penso que Janeiro poderá efectivamente ser um ponto de partida…para a próxima época. Não me interpretem mal…mas penso que esta época deverá já ser encarada como uma espécie preludio da próxima. Ninguém vai deitar a toalha ao chão…mas reforços de meio de época só em casos especiais rendem no imediato. Terão de ser encarados como reforço efectivo da próxima época.

Posto isto, qualquer vinda de jogadores por empréstimo merecerá a minha veemente reprovação. Sejam eles o Drenthe ou o Júlio Baptista.

Outro assunto que se levanta é o fundo de maneio. Presumo que seja muito reduzido. Comprar na Europa nesta altura só para abastados.
Logo, virar agulhas para América do Sul (mais baratos…mas não tanto)…onde os jogadores estarão a finalizar uma época desgastante (muitos com mais de 50 jogos nas pernas). A vinda para a Europa pressupõe não haver ferias (logo estarão desgastados) e terão de enfrentar um período de adaptação. Assim sendo, poderemos dizer que estarão prontos para render em Setembro de 2008…

Jogadores a serem contratados terão de ser experientes (e se possível com provas dadas). Mais miudagem…não obrigado. Enquanto não se entender que o “segredo” está na mescla entre a juventude e a experiência…o contador dos anos sem ganhar vai continuar a subir…

E para finalizar, penso que esta notícia vai deprimir ainda mais o frágil balneário do Sporting. Regra geral os jogadores reagem mal aos anúncios de procura de reforços…ainda para mais quando a equipa está numa situação periclitante. A mensagem que passa para eles é que são incompetentes, daí haver necessidade de ir ao mercado. Poucos são os que reagem a estas notícias de forma positiva…mas existem. Encaram-no como um tónico, uma forma de trabalhar mais.
Repudio que esta mensagem tenha saído para o exterior. Não é assim que se trabalha.

The bottom line is: Reforços? Fundamentais. Sempre encarados como reforços para a época que vem…
Empréstimos? Não.

verdade, e mais, anuncios publicos deste genero teem outro efeito, o Sporting agora e um comprador desesperado e sujeita-se a ver os precos subir…

Se necessa´rio fosse ter mais uma prova de que o clube é gerido numa atitude de navegação à vista, ela aí está na boca do presidente Franco. Já nem vou comentar o facto do “tming” em que esta reunião e decisões de investimento no plantel são feitas, pois, como já aqui foi dito, é absolutamente feita em contra-ciclo com o tempo de decisões onde o Sporting se havia envolvido desde o início da época.
Gostaria que os meus caros amigos consócios masi uma vez tomassem atenção a que estes súbitos compelimentos ao investimento na equipa não têm a nobre intenção do aumento da competitividade da equipa do Sporting, em primeira linha, mas sim para tentar defender a posição da clique dirigente instalada. Não sejamos naïves, eles já perceberam que devido às extremas posições de solidariedade tomadas anteriormente eles se encontram, compreensivelmente, reféns daquilo que for a atitude do treinador (e esta será função dos resultados próximos). O facto é que, Bento a cair com estrondo, arrastará consigo, quais peças de dominó em puzzle, Cácás, Barbosas e direcção. E isso, meus amigos, é qualquer coisa de intolerável para o patrão BES.

Tás a reinar não tás? Eu não quero acreditar que esse mitra já detem todo esse poder em Alvalade, e que da parte dos próprios dirigentes também já se papa o grupo de que os erros dele decorrem não do seu péssimo trabalho mas sim da falta de dinheiro. Mas não há em Alvalade quem olhe para as contratações de clubes com orçamentos inferiores e as esfregue na cara desse incompetente?!

Não posso deixar de fazer um reparo a um comentário anterior…

Comparar um treinador com um jogador de cartas!
Andamos de facto a brincar aos futebois. Comparar um baralho de cartas com pessoas…é de génio! Comparar um pedaço de papel inerte com um ser humano que tem personalidade e vontade própria está só ao alcance dos melhores.

E assim caminhamos marcados pela mediocridade…

Acho que o Paulo Bento cometeu um erro estratágico esta época, que foi ter um plantel demasiado curto, em termos puramente quantitativos. Ou errou nas contas ou estava à espera que os segundas linhas fossem melhores do que são. É isso que vai ser corrigido em Janeiro.

Acho que vamos gastar 3 ou 4 milhões em contratações (um milhão é o que estava de reserva no último relatório à CMVM), e recuperar dois ou três jovens: aposto em Saleiro, talvez Tiago Pinto e numa utilização mais regular de Adrien.

De qualquer forma, acho este anúncio agora uma forma de ganhar tempo face à insatisfação dos adeptos. O que me preocupa é que os reforços só chegam em Janeiro. E até lá?

Parece uma posição lógica dado o desiquilíbrio notório do plantel e a falta de opções neste momento, o seu anúncio público, que ainda não aconteceu, será para mostrar serviço e sendo também ele lógico pode ser pernicioso do ponto de vista negocial, no entanto encaro esta opção com optimismo porque, pelo menos, há reacção para além da tradicional chicotada, aparentemente, veremos qual o resultado de uma suposta decisão contrariando as decisões tradicionais neste tipo de situações, se em época de crise a decisão é investir parece-me uma boa opção, se isso devia ter sido feito logo no início já pode ser discutido, temporalmente a direcção não tinha/tem outra opção, ir ao mercado só em Janeiro portanto este tipo de decisão até podia já estar tomada mas até Janeiro não resolve a situação, terá que ser sempre a equipa e o treinador a melhorar e ainda há muitos jogos até Janeiro! :arrow:

Mas se é investir por investir isso sim será atirar areia para os olhos dos adeptos, só depois de ver se vem realmente alguém e quem é esse/esses alguém/alguéns se poderá retirar alguma conclusão sobre esta decisão/opção, a valia dos supostos contratados em Janeiro colocará o PB em posição de mostrar serviço ou abrir a porta de saída! :arrow:

Sintomático e elucidativo de como existe uma linha coerente no projecto.
Até há bem pouco tempo não vinha nada em Janeiro.
Agora, com a corda na garganta, atiram esta para criar um balão de oxigénio que lhes permita mais alguma folga perante os adeptos.
A questão que fica é simples: há duas semanas atrás o plantel era suficiente mas de repente já não é? Estranho não? Profissional? Não me parece.

Por fim, se o mercado de inverno já é complicado, pior ficamos (e a história tem mostrado isso) por sermos incompetentes nas contratações ou seja… prevêem-se mais Hads, mais purovics, quando não existe talento ou planificação na identificação do que precisamos. Freitas pede dinheiro? Dinheiro não compra competência, e ao nosso lado, noutros clubes, vêem-se várias provas de que não é preciso dinheiro para adquirir bem (Braga, Linz, Marítimo, Makukula) ou que o dinheiro per si não trás logo bons resultados ( benfica, cardozo, embora neste caso penso que o problema está no aproveitamento).

Espero para ver quem vão ser os jogadores que vem (não tenho ilusões), se bem que acho que não vão resolver grande parte dos problemas.
Vejam o caso do Miguel Veloso:
Anda “a miar” que recebe pouco, o que não deixa de ser verdade comparado com Moutinho, e com outros que nem tocam na bolinha como Paredes e Farnerud.
Liedson, que renovou o contrato à pouco anda a ver se estica a corda para SCP pagar a parte do aumento de impostos sobre o seu ordenado.

Para 1º ia tentar convecer Caneira a regressar, o que acho muito dificíl, se não impossivel, mas necessitamos de um lider, Caneira o ano passado era no balneário/campo essa voz.
Depois necessitamos de 1 jogador rápido nas alas que seja bom no 1/1, um bom lateral (tanto direito como esquerdo, mas gostava de ver Pedro Silva recuperado) e de um avançado de grande categoria (gostava de Palacio, mas isso é muita fruta, tal como o empréstimo de Saviola).

Por fim, se o mercado de inverno já é complicado, pior ficamos (e a história tem mostrado isso) por sermos incompetentes nas contratações ou seja... prevêem-se mais Hads, mais purovics, quando não existe talento ou planificação na identificação do que precisamos. Freitas pede dinheiro? Dinheiro não compra competência, e ao nosso lado, noutros clubes, vêem-se várias provas de que não é preciso dinheiro para adquirir bem (Braga, Linz, Marítimo, Makukula) ou que o dinheiro per si não trás logo bons resultados ( benfica, cardozo, embora neste caso penso que o problema está no aproveitamento).

Linz e Makukula são 2 exemplos de jogadores que teoricamente seriam bons reforços mas também têm tudo para não resultar num clube grande, se Makukula, por exemplo, fosse contratado na pré-época imagino o regabofe que seria neste fórum, contratações nunca serão consensuais, ainda bem! :arrow:

Um responsável não pode contratar nesses pressupostos. Pouco interessa o que pensam os adeptos antes, é verdade que aos adeptos nada lhes serve, recordo-me perfeitamente de makukula e linz serem nomes gozados aqui, assim como aquele rapaz que foi do belém para espanha e já marcou uns golos mesmo num clube limitado. Adeptos são adeptos e poucos serão os que percebem de futebol ao ponto de poderem desde logo avaliar (e eu não sou de certeza). O Liedson é um bom exemplo de uma contratação bem conseguida, que o tempo provou fruto do acaso e não de qualidade no trabalho, o tal jogador que a maioria desconfiou (mas que trazia excelentes referências do brasil, as melhores de qualquer reforço dos últimos anos) e que provou.

Não sei sequer se Linz ou Makukula seriam o que o Sporting necessitaria (embora vendo Purovic em campo imagine que qualquer um deles seria mto mais útil), possivelmente até Linz seria destes um jogador mais acertado. Ao referir estes dois jogadores pretendi apenas mostrar que não é preciso estoirar vários milhões de euros para ter jogadores qb bem melhores que os que contratámos durante anos, tentando desfazer o mito de “sem dinheiro Freitas não pode fazer melhor”. É exactamente sem dinheiro, ou com pouco, que se vê quem toca guitarra.

Repescando novamente o exemplo do Porto no primeiro defeso de Mourinho o Sporting devia contratar quase sempre uma de duas hipóteses:

1 - jogadores “a provar”, jogadores que além de qualidade comprovada (mas possivelmente ainda não detectada ou não justificativa ainda do investimento dos grandes clubes europeus) apresentassem um perfil de ambição e complemento com o que já temos.

2 - jogadores veteranos provados, a reedição de casos como Schmeichel e André Cruz, que teriam de ser necessariamente poucos (porque bem pagos) mas bons na criação de uma base de classe e experiência que o clube tanto precisa. Gozou-se muito com Rui Costa aqui, mas é este o papel que ele cumpre hoje no rival, e devia calar meio mundo.

O Sporting não contrata nada disto há muito tempo. Talvez Izmailov e Vuk sejam algo na linha do ponto 1, mas a meu ver ainda não provaram nada que os fundamente como realmente bons reforços, e não é por umas fintas e uns centros que o passam a ser, é pelo enriquecimento do modelo de jogo vigente, se não se adaptam não foram então bons reforços, pelo menos com este treinador. Quanto ao ponto 2 nada… não é com Paredes e Farneruds que o ponto 2 se concretiza, mas sim com jogadores que por vezes vemos irem parar a outras paragens equiparáveis e que não percebo como não são contemplados para complementar a juventude que criamos, a única coisa boa que ainda fazemos.

e tendo ele o historial de lesoes que se conhece… com a sorte que o Sporting tem no primeiro jogo da epoca o makukula lesionava-se por 6 meses e depois vinham para aqui criticar que foi um erro contratar o makukula pois era um jogador muito propenso a lesoes…

Não entendo muitas das opiniões que por aqui são escritas.

Não é unânime a opinião que o plantel é insuficiente em qualidade e tem jogadores que não deveriam lá estar ? A opção era entre despedir o treinador ou reforçar a equipa. Escolheu-se a segunda. Alguma coisa tinha que ser feita.

A questão de fundo é que a administração da SAD reconhece o fracasso total da sua política de contratações. Se não souberam fazer antes vão saber fazer agora ? É isto que me preocupa.

Penso que se lhes deve exigir que comprem bem mas também que ao mesmo tempo, reduzam custos livrando-se dos cromos do plantel. Como o podem fazer é problema deles. Não é para encontrar soluções que lá estão ?

Já foi tudo dito acerca da incompetência (para não lhe chamar venalidade) dos actuais responsáveis pelo futebol (e pelo clube). A conversa da primazia das boas contas serviu sempre para justificar o que já é óbvio para a maioria dos sócios e adeptos mas é uma falácia: há N exemplos históricos de clubes que encetaram recuperações económicas bastante significativas e não deixaram por isso de manter competitividade (ou até de a aumentar): o Olympique de Marselha ou a Fiorentina na Europa, o Boca Juniors e a Portuguesa dos Desportos na América do Sul são os primeiros exemplos que me vêm à cabeça mas há muitos mais (e os eventuais chatos que vierem com notas de rodapé acerca da comparação do Sporting com a Fiorentina ou com a Portuguesa, é favor olharem para o palmarés dos outros dois clubes, se fizerem favor). Foi graças à competência dos envolvidos (e à força dos adeptos) que isso aconteceu.
Como alguém já escreveu, quer-me parecer que isto tem mais a ver com a preservação dos lugares, o rifanço de gameboxes e com a campanha de angariação de sócios que está para vir do que com uma diligência verdadeira para alterar o estado das coisas. A conjugação destes factores faz-me pensar que um mínimo de inteligência (que sabemos que escasseia) e de senso comum aplicados à questão passaria por promover regressos de ex jogadores apreciados (Caneira, Viana e Rochemback são candidatos naturais) e de jovens emprestados (há vários e seriam perfeitos para colmatar os lugares deixados em aberto pelos tipos que - imagino eu - serão dispensados).
As dispensas são imprescindíveis: um clube que conta tostões não pode continuar a pagar gente que já se revelou decididamente inútil. Julgo que não há quem defenda a manutenção de Paredes ou de Farnerud em Alvalade e acrescento que Celsinho está a ocupar um lugar que poderia ser de um miúdo e entre Had e Ronny um deles pode ser tranquilamente corrido. Mas acho que um tipo honesto no lugar do Freitas não deixaria de usar aqueles que ainda têm contrato connosco como factores de troca em negócios: Paredes tem cartel na América do Sul e Farnerud é internacional sueco e estes são precisamente os âmbitos geográficos (a América do Sul e a Escandinávia/extremo Leste europeu) onde será possível fazer compras, seja porque ali as épocas estarem no fim (ou nas férias), seja por serem mercados relativamente mais baratos (e que apresentam a vantagem de, aos estrangeiros que ali se encontram a jogar, parecerem menos atraentes do que o nosso campeonato, clima, etc.)
Se houvesse alguém competente em Alvalade que sopesasse tudo isto não seria difícil (mesmo sem dinheiro que se veja) fazer um mercado de Inverno que nos pusesse em condições de repetir, senão 99/00, pelo menos a época passada. Mas não tenho esperanças nenhumas nisto antes de toda esta gente ser enxotada do clube.

Bem, o que eu acho é o seguinte (acho que o forista Paracelsus está particularmente interessado em saber o que eu acho a respeito deste tópico):

O plantel do Sporting é fraco comparado com o dos rivais. Pior que isso, o 11 do Sporting rende muito menos que o 11 do FC Porto. Não sei como estariamos caso o Pedro Silva (muito melhor que Ronny e Had juntos) e o Derlei (muito melhor que Purovic e Djaló juntos) estivessem disponíveis. Provavelmente, estariamos bem melhor…

Seja como for, não contava ter melhor plantel que um clube com um orçamento que é quase o triplo do nosso. Mas contava estar mais próximo do valor deles.

A contratação de jogadores em Janeiro nunca me agradou, uma vez que é a prova que a época foi mal planificada. Além de ser difícil arranjar jogadores de qualidade nesta altura, acho também uma péssima ideia andar com empréstimos com opção de compra. Para quê?! Para não termos depois dinheiro para accionar a opção de compra?

A política do Sporting na última década (com raras excepções, como a compra do Jardel) pauta-se por um total desinvestimento na equipa. O clube tem cada vez menos adeptos, cada vez menos pessoas no estádio (comparado com Porto e Benfica, que metem uns milhares a mais por jogo). Estamos um clube cada vez mais pequeno, cada vez mais o 3º clube do país, a larga distância do Porto e Benfica.

Porém, há um aspecto que queria salientar. Este ano temos ainda 3 competições em aberto. Taça da Liga, Taça de Portugal e Taça UEFA. Com o actual plantel, será um fracasso. Com 3 reforços de qualidade, podemos ambicionar vitórias importantes esta época.

Há que fazer como o Liverpool. O campeonato já foi, o 3º lugar ainda dá direito à pré-eliminatória da champions, por isso apostamos no 3º lugar e nas outras competições. Estar a desgastar o plantel para tentar o impossível (ser campeão) é ridículo.

O Sporting precisa (já todos sabemos) de um avançado de qualidade para jogar ao lado do Liedson. Já tivemos 1 mas a SAD resolveu despachá-lo depois do periodo de adaptação (maldita hora em que o DJaló marcou 2 golos ao Benfas). Precisamos de um extremo virtuoso, rápido, com forte drible, capaz de resolver o jogo em jogadas individuais. E precisamos de um defesa esquerdo.

De resto, é chamar Carriço, Saleiro e Celestino (a menos que o PB resolve apostar no Adrien). Despachar Paredes, Farnerud, Ronny e encostar o Purovic.

(o meu post não traz nada de novo, é uma repetição do que tem sido dito neste fórum, parece-me tão óbvio)

depende do investimento.
Por exemplo mesmo com a lesão poucos terão a lata de afirmar agora que Derlei, mesmo tendo dado pouco, foi a única contratação realmente de jeito, com resultados objectivos na produção, que Freitas fez este ano.

Pegando no que o Sampas refere e bem, obviamente meio mundo embirrou com a contratação, eu defendi-a sempre e defendo-a (embora não tenha tido ciência nenhuma) pois só quem tem pouca memória se esqueceu do excelente jogador que foi até ir para a Rússia, ainda para mais para avaliar o jogador por meia duzia de meses passados num clube tão ou mais risível que o nosso, o benfica. Motivado e amparado obviamente Derlei fez o que sabia, bem, infelizmente a lesão terminou o sonho, mas com o custo que teve ninguém pode apontar esta como uma má contratação. Derlei é claramente uma contratação tipo 2, do que acabei por referir.

De facto, há que ter em linha de conta o regresso dos dois brasileiros lesionados, qualquer um deles capaz de se impôr na equipa. Agora “encostar” um jogador nosso? Por muito cepo e verde que seja, volto a lembrar que Purovic já viu dois golos mal anulados que o fariam ter tantos quantos Liedson no campeonato nacional, isto para não falar de que há três taças em disputa bem como o acesso directo à CL (no qual, pelos vistos, só eu acredito ser tranquilamente possível…)

Stojkovic
Rui Patrício

Abel
Tonel
Polga
Gladstone

Miguel Veloso
Moutinho
Izmailov
Romagnoli
Vukcevic

Liedson

São 12 jogadores para manter.

Purovic e Djaló são avançados para Belenenses, Estrela da Amadora ou Beira Mar. Pereirinha não se aproxima do nível dos virtuosos que sairam do Sporting nos últimos anos (nem pouco mais ou menos). Paredes e Farnerud nem merecem comentários. Ronny tem uma produção ofensiva bem razoável, mas defende muito mal. Had é um jogador perfeitamente banal, embora defenda melhor que o Ronny. Celsinho já deu para ver que o PB não o quer colocar a jogar, parece-me um caso perdido embora eu gostasse que lhe fosse dada uma oportunidade REAL (não é metê-lo numa equipa de reservas). Tiago é um GR que seria suplente em todos os clubes do campeonato.

Idealmente, deveria ser contratado um lateral esquerdo, um avançado de QUALIDADE (se for tão bom como o Deivid, já não me queixo) e um extremo rápido e com bom drible, capaz de desequilibrar. Depois, acrescentava o Adrien Silva, o Saleiro e, eventualmente, o Paim (embora com fortes reservas neste último caso).

Stojkovic
Rui Patrício

Abel
Tonel
Polga
Gladstone
LATERAL ESQUERDO A CONTRATAR

Miguel Veloso
Moutinho
Izmailov
Romagnoli
Vukcevic
ADRIEN SILVA
EXTREMO A CONTRATAR

Liedson
SALEIRO
AVANÇADO A CONTRATAR

Aguentavamos até Fevereiro/Março e teriamos mais 1 jogador de qualidade (Pedro Silva). Eventualmente 2, dependendo da resposta do Derlei (duvido que volte ao seu nível, mas há que ter esperança).

:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:
:wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

um lateral que nao vai á linha de fundo, que nao faz uma tabelinha, que nao faz uma desmarcação, que ainda nao fez uma assistencia nem um golo “tem uma produção ofensiva bem razoável”.???..

Esse Ronny só com aquele ar de molengão, nem o posso ver à frente. Sou capaz de o tratar abaixo do piorio. :arrow: