1º Exactamente porque Sporting e benfica estão em falência técnica e “are too big too fail” é que vai ser muito fácil mudar a lei no Parlamento. A falência não é opção, por isso a lei será mudada pelos políticos. Os custos eleitorais seriam demasiado elevados e para eles o futebol é um vespeiro que não querem provocar. No final quem se vai lixar obviamente é o mexilhão (accionistas e credores).
2º A falência da SAD deixará sempre os accionistas a arder. E ela está falida. Quanto aos credores, desconheço se existem essas cláusulas de cross default, mas se existem os credores terão de levar o haircut na mesma quando o clube assumir a dívida da SAD. A banca não tem alternativa, ou aceita o haircut, ou tem a falência. O que é preferível? A dívida do Sporting é de tal forma gigantesca, tal como o pagamento dos juros, que não há outra alternativa à falência senão reestruturar. Além disso as receitas estão a diminuir a olhos vistos (poucos sócios pagantes, estádio vazio, ausência da liga dos campeões). Acho melhor certas pessoas em vez de vir para aqui com falsos moralismos, bravatas, éticas de pacotilha, acordarem para a realidade e perceberem a actual situação do clube e formas realistas de como sair dela. Os bancos quando tiverem de encarar a realidade, serão os primeiros a deixar a ética e o moralismo em casa e a negociar o possível, que é para não perderem tudo.
3º Tens de pagar o teu erro, porque confiaste o teu dinheiro a quem não devias. Levaste com uma “Operação Coração” sabendo o histórico dos dirigentes desportivos em Portugal. Posso-te garantir que quando a SAD declarar falência ou for extinta, de meu apenas ficará lá o dinheiro de sócio e das diversas gameboxes compradas ao longo destes anos. Acções de clubes de futebol? Prefiro doar directamente a fundo perdido. Evito o trabalho de me estarem a enganar.
Miguel, além de suposições que passam por uma linha de opinião no mínimo especulativa quanto a eventuais alterações à legislação vigente, deixa-me dizer-te que conceitos de moral, ética e de cumprimento de responsabilidades, não são conceitos de levar por casa e que se esqueçam quando nos interessa. Prefiro que o clube que amo não os esqueça.
Por outro lado, o conceito " too big too fail " tem ruído por esse mundo fora, eis uma das causas da crise mundial actual.
De acordo que tanto estamos nas mãos da banca, como eles nas nossas, assim se saiba negociar, sempre em posição de força.
OK. É a tua opinião. Eu lembro-me do sarilho que foi passar o totonegócio. Muito mais forte que agradar a sportinguistas e lampiões é a lógica eleitoralista, e passar leis de impunidade aos clubes não é de forma nenhuma popular.
Que a falência deixa os accionistas a arder, é lapalissiano.
Quanto aos credores, o grosso da dívida é aos bancos, existindo ainda uma parte relevante de passes de jogadores que faltam pagar. Estes últimos credores protegem-se com garantias bancárias, o que remete novamente para os bancos. Este não andam a dormir, e já tiveram a sua dose de calotes para emprestar a empresas sobreendividadas sem garantias, pelo que só emprestam dinheiro à SAD desde que exista o aval do resto do grupo SCP. Ou seja, se a SAD falir, a dívida bancária passa para as outras empresas.
Concordo. Principalmente com a parte de procurar formas realistas de sair da actual situação do clube. Propor falências de SADs e deixar os credores a arder não se enquadra nesse realismo. E não é só a questão ética (mesmo que de pacotilha), é que é mesmo impossível!
Eu este Sabado almocei com um grupo de amigos (algo que fazemos sempre pela altura do Natal) e entre eles estáva um que está nos quadros principais de um Banco (familiar de E. Catroga) e como a conversa a dada altura versa sempre sobre futebol, dizia-me ele, que estava muito preocupado com a situação do seu clube (é lampião), pq tinha 9M€ de juros para pagar até ao final de Janeiro e que os bancos já não lhe emprestam mais dinheiro, estando ele a ver que a venda de D. Luiz ou Coentrão é inevitavel para equilibrar as contas, mas depois, falou da minha/nossa preocupação, o Sporting tem de momento também 17/18 M€ de juros e outros emprestimos para pagar até Janeiro/Fevereiro e JEB já correu todos os bancos onde estava bem relacionado e a resposta foi negativa em todos eles, a minha preocupação é que só vejo um jogador que possa valer esse valor (D. Carriço) e se se vier a saber da situação do Sporting, quem o quizer comprar vai negociar ao maximo. No mesmo dia, tomei conhecimento das declarações de JEB e foi só necessario juntar 1+1 e a conta que deu foi muitissimo preocupante.
Edit: Não sei qual é a veracidade disto, mas que fiquei preocupado, fiquei… :o
Exactamente o que tenho defendido, haja coragem então para o fazer, porque o momento conturbado que as instituiçõe financeiras vivem torna este o momento certo parea os apertar.
Então mas não sabes que os outros que tinham um projecto com cabeça, tronco e membros e propostas definidas para gerir melhor a dívida é que não percebiam nada do assunto, o JEB é que tem a carta de pesados. ;D
O Sporting tem aumentado as suas dívidas ano após ano, Bettencourt tem feito contenção de custos mas mal, porque tem poupado nas coisas erradas com reflexos muito profundos na competitividade da equipa. E sem competitividade não há aumento de receitas, e sem mais receitas vamos continuar a acumular défices por muito controlo que seja feito sobre as contas… défices esses que irão ter de ser pagos mais tarde ou mais cedo.
O meu grande problema, é que se o que me disseram for verdade ou até se metade for verdade, os defices terão de ser pagos já e os valores a ser pagos em curtissímo prazo são algo que eu não imaginava que estivesse tão algo. Simplesmente nós não temos 18M€ até finais de Janeiro e a não se que se delapide o resto desta equipa que por sí só já está fraquissima, eu não vejo muitas outras soluções. Por isso, estou mesmo muito preocupado do que pelo que parece os bancos recusaram “ajudar-nos” nesta fase…
O serviço de dívida do grupo SCP, face às responsabilidades totais contraídas será por volta dos 17, 18M , sim. É isto todos os anos, o choque tive-o há uns anos atrás, agora é mais desespero. Nada de novo quanto a novos financiamentos, o crédito está escasso para toda a ecomomia.
No âmbito da reestruturação financeira em curso, outros mais habilitados que se pronunciem, mas entre aumento de capital e emissão de VMOC e em particular desta última e face à responsabilização de 2 Bancos pela colocação total das VMOCS, o que me parece que vem aí é um perdão de dívida encapotado.
É que já desbaratámos o património não-desportivo, já começámos a despojarmo-nos do património mais “desportivo” (nomeadamente a Academia), já inclusivamente passámos a vender os activos desportivos directos (jogadores) na “low-season” por falta de alternativas (por muito que JEB venha dizer que foi por causa das maçãs-podres e bla bla bla) e a continuar a gestão criminosa roquettista - só no ano que passou foram mais 26 M€ de prejuízos - não tarda e não haverá literalmente nada para oferecer como garantia ou compensar no balanço.
O Sporting terá então de efectuar um emagrecimento ainda maior que o actual, diminuir ainda mais o seu potencial competitivo… podemos especular e concluir que os outros 2 também terão de efectuar o mesmo processo, mas até lá vão ganhando mais títulos que o Sporting e esses títulos mantêm a mobilização dos adeptos e agregam novos e permitem mais almofadas financeiras do que os clubes que não os conquistam… ou seja, os rivais terão provavelmente de descer um patamar caso comecem a ficar demasiado estrangulados pelas dívidas, mas conseguirão conservar mais potencial que o Sporting para os anos vindouros.
Como já frisei as SAD´S, são como eram o “BINGO”, o “POSTO de COMBÚSTIVEL”, os “MECENAS”… Soluções de curto prazo para enganar a malta enquanto alguns se aproveitam!!! O pior é que tudo passa incólume se os resultados desportivos aparecem!!!
Acabou por ser isso, sim, face à gestão global de todo o grupo. Em termos abstractos não vejo porque não teria sido um instrumento de gestão mais transparente, rigoroso e profissional. Nada disto aconteceu.
Acabou por ser isso, sim, face à gestão global de todo o grupo. Em termos abstractos não vejo porque não teria sido um instrumento de gestão mais transparente, rigoroso e profissional. Nada disto aconteceu.
[/quote]
Pois, estamos é a falar de FUTEBOL, que tal como a POLITICA…
Para mais em PORTUGAL que tudo é BRANQUEADO/ARQUIVADO!!! :wall: :wall: :wall:
Não estarão a preparar o substituto para o Paulo Sérgio? Se calhar numa visão de médio prazo significa “poupar” dinheiro com uma “habitual” solução interna!!! TENHO MEDO… MUITO MEDO da entrada deste SEGUNDO QUEIROZ!!!