Sporting: Avançado brasileiro é o que tem o salário mais elevado
Liedson ganha 110 mil/mês
Liedson (110 mil euros), Ricardo (75 mil), Carlos Bueno (73 mil) formam o trio mais bem pago do plantel do Sporting. Segundo uma tabela ontem revelada pelo site Sportugal, ‘Levezinho’ é o único futebolista que ultrapassa o tecto salarial estabelecido em 75 mil euros, sendo que aos 110 mil que aufere é necessário subtrair os descontos para a Segurança Social e IRS, embora numa percentagem inferior por se tratar de uma actividade de desgaste rápido.
Depois deste trio, surgem Marco Caneira (68 mil euros) e Romagnoli (66 mil euros) que completam o top five da folha salarial. No entanto, os ordenados milionários prosseguem até ao top ten com Carlos Paredes (54 mil euros), Polga (54 mil), Alecsandro (52 mil), Farnerud (44 mil) e João Moutinho (32 mil euros).
Uma das muitas curiosidades reside no facto de o 12.º vencimento mais elevado do Sporting ser o de Mauricio Pinilla – 30 mil euros, mesmo sem jogar no Sporting –, a par de Carlos Martins e de Abel. Também jogadores que já não fazem parte do plantel leonino continuam a receber mensalmente. Além de Pinilla, Luís Loureiro continua a auferir 24 mil euros. O mesmo se passa com o sadino Varela (13 mil) e o vimaranense Nuno Santos (9 mil). André Marques emprestado ao Olivais e Moscavide aufere perto de dez mil euros. O bracarense Wender ainda recebe seis mil euros/mês.
O Sporting já reagiu à publicação desta lista, através de um comunicado divulgado no seu site, onde acusa o Sportugal de ter tido uma atitude “eticamente reprovável” e de uma “forma de jornalismo repugnante”, pela divulgação de matéria de “natureza privada” e que visa “apenas” a desestabilização da equipa de futebol profissional.
De acordo com fontes leoninas contactadas pelo CM, não há quaisquer provas de quem terá divulgado a sua folha salarial. Contudo, em Alvalade, acredita-se que a fuga de informação possa ter origem em documentos solicitados no âmbito do processo que colocou a empresária Ana Almeida contra o futebolista leonino Nani. Entre outros documentos, foi pedida a entrega da folha salarial do Sporting para aferir a veracidade das declarações do jovem jogador, que alegava ser o mais mal pago no plantel para justificar a troca de agente (passou a ser representado por Jorge Mendes).
“NÃO HAVERÁ TRÉGUAS”
Filipe Soares Franco, presidente do Sporting, disse que Paulo Costa “merece ser penalizado”. Em causa está o lance da expulsão de Liedson em Leiria, a que se soma o castigo de dois jogos. “Não é o castigo que mais me indigna, mas todo o processo”, afirmou Soares Franco. “O Sporting reage com indignação e vai continuar a lutar pela verdade, sem dar tréguas”, acrescentou.
O presidente leonino anunciou que vai avançar uma reclamação ao castigo e uma queixa na Liga contra Paulo Costa. “O cartão vermelho mostrado a Liedson e o amarelo a Rossato não foram correctos. As imagens televisivas provam que o relatório tem muito que se lhe diga. Queremos apenas repor a verdade”.
TABELA SALARIAL
Liedson: 110 mil euros
Ricardo: 75 mil euros
Bueno: 73 mil euros
Caneira: 68 mil euros
Romagnoli: 66 mil euros
Polga: 54 mil euros
Paredes: 54 mil euros
Alecsandro: 52 mil euros
Farnerud: 44 mil euros
J. Moutinho: 32 mil euros
Pinilla: 30 mil euros
C. Martins: 30 mil euros
Abel: 30 mil euros
Custódio: 26 mil euros
R. Tello: 25 mil euros
J. Alves: 25 mil euros
L. Loureiro: 25 mil euros (emprestado ao E. Amadora)
Tonel: 24 mil euros
Tiago: 22 mil euros
Ronny: 21 mil euros
M. Veloso: 20 mil euros
Djaló: 20 mil euros
M. Garcia: 17 mil euros
Varela: 13 mil euros (emprestado ao V. Setúbal)
Nani: 12 mil euros
Pereirinha: 10 mil euros
André Marques: 10 mil euros (emprestado ao O. Moscavide)
Nuno Santos: 9 mil euros (emprestado ao V. Guimarães)
Wender: 6 mil euros (vinculado ao Sp. Braga)
R. Patrício: 2 mil euros (júnior, foi titular com o Marítimo)
Mário Figueiredo / João Godinho