Sporting 5 Rio Ave 0

Não é minha intenção queimar jogadores, acho é que o balneário está “quente” e isso não pode ser só culpa de um. Acho que os capitães têm responsabilidades nisso, deviam impor-se mais, mas que os jogadores também deveriam pensar mais no clube do que neles. Se está determinado que o jogador X deve marcar os penalties por ser o mais eficaz, se outro jogador quer marcar porque está inspirado ou para ganhar moral ou para dedicar à tia-avó, é sinal de egoismo e pouco profissionalismo. Se o penalti é falhado e a equipa não vence, os prejudicados são os colegas, o clube, o treinador.

Só queria dizer algo sobre o lance do penaltie : de certeza que há um jogador definido para marcar o penaltie. E, pelo que se viu, não deve ser o Sá Pinto…deve ser o Liedson, porque senão não teria havido aquela troca de palavras…

Na minha opinião, e sendo o Liedson o lider dos melhores marcadores do campeonato, deveria ter sido ele a marcar o penaltie…

Por muito que todos gostem do Sá Pinto, eu continuo a achá-lo mal educado e arruaceiro…embora lhe reconheça uma garra enorme…

Penso que quem esteve mal foi Sá…e não vi nenhum rasgo de vedetismo na atitude do Liedson…

Só queria dizer algo sobre o lance do penaltie : de certeza que há um jogador definido para marcar o penaltie. E, pelo que se viu, não deve ser o Sá Pinto...deve ser o Liedson, porque senão não teria havido aquela troca de palavras...

Na minha opinião, e sendo o Liedson o lider dos melhores marcadores do campeonato, deveria ter sido ele a marcar o penaltie…

Por muito que todos gostem do Sá Pinto, eu continuo a achá-lo mal educado e arruaceiro…embora lhe reconheça uma garra enorme…

Penso que quem esteve mal foi Sá…e não vi nenhum rasgo de vedetismo na atitude do Liedson…

Na conferência de imprensa Peseiro esclareceu o que se passou.

“quando cheguei ao Sporting o marcador era o Rochemback”

“achei que também deveria passar a marcar o melhor marcador da equipa para tentar ganhar o titulo de melhor marcador”

Menos 1 ponto na minha consideração para Peseiro (que prefere ganhar o titulo pouco relevante de melhor marcador do que ganhar jogos colocando a marcar penalties os mais bem preparados para isso.

Menos 1 ponto na minha consideração para Sá Pinto, que foi egoista e pouco profissional.

Votei Sá Pinto para MVP apesar da atitude dele no penalty. Se queria ser ele a marcar tinha era de falar primeiro com o Liedson e só depois pegar na bola (e não o contrário). Depois a explicação que deu no flash-interview só faz sentido se realmente houver uma certa cumplicidade entre os jogadores, o que, dadas as reacções que se seguiram, não me parece que seja o caso. :?

De resto, se não foi o pior jogo que vi esta época em Alvalade foi de certeza o mais secante. Valeu pelas jogadas dos golos e por termos conseguido anular completamente o jogo ofensivo do Rio Ave. Até pode parecer muito mas esteve longe de me deixar 100% satisfeito.

PS: Será que o Polga não consegue dormir descansado se não fizer merda da grossa pelo menos uma vez por jogo?

O que dizia a Tarja da Juve, só percebi a palavra "Merda" a vermelho, alguém viu ?

Onde eu estava não conseguia ver.

Artigo do Jogo:
http://www.ojogo.pt/20-359/artigo446498.htm

Ribeiro Telles recebe apoio das claques

O vice-presidente demissionário do Sporting, Miguel Ribeiro Telles, não foi esquecido pelas duas principais claques “leoninas”. Tanto a Juventude Leonina como o Directivo XXI mostraram faixas de apoio ao ainda dirigente dos “leões” antes do início do jogo. “Hoje e sempre, Benfica é merda. Telles estamos contigo”, escreveu a “Juve”, numa referência ao manifesto conjunto entre Sporting e Benfica, enquanto os Directivo preferiram elogiar o trabalho de Ribeiro Telles em Alvalade: “Estamos contigo campeão Telles”.

Tks

Acho errado dizer que alguns estão a querer ver problemas onde não existem… alguém aqui esteve atento e escreveu sobre as comemorações dos golos. Atente-se nesses momentos para se perceber se Liedson está ou não armado em vedeta e se existem ou não divisões no plantel.

As declarações de Peseiro tb não ajudam. Parece que gosta mais de dividir do que juntar, pq raio tem de ir para a imprensa alimentar a novela falando dos marcadores de penalties? Resolvia a questão internamente e acabou.

Mais um comentário: desta vez critico os adeptos do Sporting. Está bem que a segunda parte foi secante (estavam á espera de quê?) mas eu vi sportinguistas a sair das bancadas aos magotes a 15-20m do final! Porra às vezes estão ali a roer os dedos a levar bandarilhas no morrilho e ficam até ao fim, agora que a equipa dá 5 vão-se embora antes de dar a merecida salva de palmas? Assim é difícil desmentir aquela ideia de que nascemos para sofrer e somos como aquelas mulheres que só estão satisfeitas a levar pancada.

Prevê-se uma semana calma aqui no forum depois dos 5-0 de ontem :wink:

Sinceramente foi um resultado que não esperava , mas também não esperava levar na pá na Madeira e foi o que se viu.

Esta equipa é como as montanhas russas, tão depressa está lá em cima como num repente vem por aí abaixo a toda a velocidade.

O que dizer ? Não posso acreditar que um jogador (Custódio) possa fazer tanta diferença, mas pelos vistos faz mesmo. Quando o quarteto maravilha do meio-campo joga e o Liedson acerta com a baliza é dificil parar esta equipa, o problema é quando uma peça da engrenagem está perra… parece que desaprendem e perdesse pontos e jogos de uma forma que dá dó.

As próximas duas jornadas são importantes e o Sporting tem de as aproveitar, rumo ao titulo… vencer, vencer !

Quanto à rábula do penaltie, acho que foi isso mesmo uma rábula que não teve influência na equipa. É verdade que o Liedson ficou lixado, mas por exemplo o Roca que é o marcador oficial celebrou todos os golos com o Sá Pinto. Já agora o facto de o Levezinho ter saido ao intervalo nada teve a ver com esse episódio. Ele passou toda a semana lesionado, o resultado estava feito e quarta-feira à mais. Por isso o Peseiro fez bem em poupá-lo.

Ainda em relação à grande-penalidade, eu até acredito que haja uma combinação pouco rígida sobre quem marcará o castigo-máximo. Um pouco como acontece na marcação de livres, onde às vezes se tenta aproveitar um momento de confiança de um determinado jogador. Essa flexibilidade até pode ser benéfica, tendo a decisão de quem marcava neste jogo sido feita com base no jogador que criou o lance. Como digo, não me escandaliza nada que assim seja e até encontro benefícios nesse facto.

Se esse facto gerou mal-estar no Liedson, acho que lhe caberá ser um pouco mais compreensivo com os colegas, até pela forma como a sua ausência não planeada foi aceite dentro do grupo ainda há pouco tempo. Mesmo assim, quero acreditar que dentro do grupo de trabalho já ninguém se lembra do sucedido.

Um bom jogo, que acabou por ser mais fácil do que poderia parecer… só não demos mais porque a segunda parte foi jogada a ritmo de treino.

Esta equipa é simplesmente outra com o Custódio em campo e só espero que ele não se lesione mais até ao fim da época.
Apesar desta esperança, acho que a falta de um substituto à altura para o Custódio pode ser uma das principais causa de não chegarmos ao fim em primeiro.

De qualquer forma, Peseiro acabou por meter água duas vezes, quanto a mim:

  • Nas substituições, Barbosa nunca deveria ter entrado mas sim Pinilla, que vinha de um jogo onde marcou um bom golo… o Barbosa entrou cansado como sempre e perdeu-se uma oportunidade de motivar o Pinilla.
    Peseiro é um treinador bom caso lhe corra tudo de feição, caso este 11 titular nunca falhe e desde que esteja a ganhar, porque se por acaso tem que puxar um bocadinho mais pela cabecinha para dar a volta a um resultado ou para substituir um titular, mete os pés pelas mãos invariavelmente.
    Mesmo a ganhar com uma margem confortavel, consegue ser burro nas substituições, é incrível.

  • Na situação do penalti, devia ter sido o Peseiro a demonstrar liderança… se o jogador que está designado para marcar os penaltis é o Liedson, o Sá Pinto não tinha nada que o marcar e o Peseiro só tinha era que, do banco, ordenar isso mesmo!

Mas enfim, já sabemos o que a casa gasta… siga a marinha! :wink:

Resultado justo mas algo exagerado face à exibição do Sporting, vitória sem espinhas que se resume a uma palavra, eficácia! :idea:

De resto parece-me que a equipa mantém a sua identidade, muita posse e circulação de bola, é notório que com este 11 base, seja com Paíto ou Rui Jorge, Zé Ena ou Polga, somos muito fortes, Custódio é fundamental à frente da defesa mas isso também não é novidade! :arrow:

Gostei muito do Roca, meu voto para MVP, pareceu-me mais solto do que habitual e mais próximo do que já fez ao serviço do Sporting, gostei da dupla de avançados, gostei de todo o meio-campo e da defesa só não gostei do Polga, é urgente o Zé Ena voltar à equipa e espero que isso aconteça já contra o Feyennord na Quarta! :arrow:

MVP - Roca!

Quanto ao Penalty, diga-se justo, acho que quem erra é o Sá Pinto, aliás, o Peseiro diz que os marcadores são o Roca e o melhor marcador, ora o melhor marcador é o Liedson e era ele que devia ter marcado o penalty, eu entendo o Sá mas isso não justifica a sua atitude, esteve mal! :?
Também não espero que este caso dê para muita coisa, vai ser resolvido como têm sido resolvidos todos os “casos”, lá dentro do grupo, mesmo que isso cause as mais disparatadas versões e alimente todas as tragédias previstas ou desejadas! :roll:

Não concordo com essa crítica ao Peseiro no Pinilla vs Barbosa ou Liedson.

Para já o Pinilla já teve mais do que oportunidades de comprovar o esterco que é neste momento. Até pode vir a ser bom jogador, mas o Sporting a meio de uma competição a doer não tem nada de fazer de santa casa. Acabou de chegar um jogador para o ataque, que tem mostrado mais nos últimos anos que Pinilla e que precisava de rodar para se entrosar com a equipa e constituir verdadeira opção logo acho que Peseiro esteve mto bem em meter Mota.

Já Barbosa… pode não ter jogado nada mas isso de tirar um médio e meter mais um avançado não seria grande coisa… já lá estava um em campo, e barbosa é sempre boa opção para estes jogos em que já está tudo ganho e é preciso guardar a bola… embora nem isso tenha feito em condições a ideia de Zé Coveiro não era errada, acho.

vi pela televisão.
foi a repetição do jogo com o Boavista, sem tirar nem pôr. tudo saiu bem. a vitória é clara, mas nem nós jogámos para dar 5, nem o Rio Ave jogou para levar os mm 5.

voto no Custódio. merece.
o ano passado fartei-me de criticar o rapaz, e a grande verdade é que ele é indispensável no 11 - indispensável pelo que joga e indispensável pq não há ng no plantel com características idênticas ou sequer parecidas.

o episódio do penalty é completamente absurdo. não vejo episódios daqueles nos infantis e nos iniciados, mas felizmente a equipa profissional consegue sempre surpreender-me.
1 deles - não sei se o Sá, se o Liedson - estava armado em parvo. parece-me claro.

venha o Leiria.

Não concordo com essa crítica ao Peseiro no Pinilla vs Barbosa ou Liedson.

Para já o Pinilla já teve mais do que oportunidades de comprovar o esterco que é neste momento. Até pode vir a ser bom jogador, mas o Sporting a meio de uma competição a doer não tem nada de fazer de santa casa. Acabou de chegar um jogador para o ataque, que tem mostrado mais nos últimos anos que Pinilla e que precisava de rodar para se entrosar com a equipa e constituir verdadeira opção logo acho que Peseiro esteve mto bem em meter Mota.

Não critico a saída do Liedson, aí estevem bem ao colocar o Mota… a borrada fez quando tira o Sá e mete o Barbosa, porque o Sá Pinto não estava a jogar a médio, mas sim a avançado.

Ficámos com um meio campo com Custódio, Viana, Barbosa, Carlos Martins e Moutinho, claramente gente a mais tendo em conta o marcador e o que o Rio Ave estava a jogar… além disso, certamente que o Mota preferia ter alguém ao lado, para não ter que lutar sozinho contra quase toda a defesa do Rio Ave, como se viu.

Segurar o jogo com 5-0 no marcador? Para quê? :lol:
A ganhar 5-0 tem é que se jogar para o ‘festival’, sempre se alegra um bocadinho as bancadas.

Não concordo com essa crítica ao Peseiro no Pinilla vs Barbosa ou Liedson.

Para já o Pinilla já teve mais do que oportunidades de comprovar o esterco que é neste momento. Até pode vir a ser bom jogador, mas o Sporting a meio de uma competição a doer não tem nada de fazer de santa casa. Acabou de chegar um jogador para o ataque, que tem mostrado mais nos últimos anos que Pinilla e que precisava de rodar para se entrosar com a equipa e constituir verdadeira opção logo acho que Peseiro esteve mto bem em meter Mota.

Não critico a saída do Liedson, aí estevem bem ao colocar o Mota… a borrada fez quando tira o Sá e mete o Barbosa, porque o Sá Pinto não estava a jogar a médio, mas sim a avançado.

Ficámos com um meio campo com Custódio, Viana, Barbosa, Carlos Martins e Moutinho, claramente gente a mais tendo em conta o marcador e o que o Rio Ave estava a jogar… além disso, certamente que o Mota preferia ter alguém ao lado, para não ter que lutar sozinho contra quase toda a defesa do Rio Ave, como se viu.

Segurar o jogo com 5-0 no marcador? Para quê? :lol:
A ganhar 5-0 tem é que se jogar para o ‘festival’, sempre se alegra um bocadinho as bancadas.

Totalmente dacordo, Nick!

Nem as vitórias nem as derrotas têm segredos - há explicação para ambas. Aliás, mesmo quando existem segredos, há explicações, muito embora elas não sejam do domínio público. O que aconteceu ontem só vem confirmar aquilo que eu venho dizendo ao longo do tempo: o Sporting tem um bom 11, mas não tem muitos mais jogadores de qualidade no banco para substituir os que jogam de início. Se o tal “losango mágico” (Custódio-Viana-Rochembak-Martins) for posto em causa com a saída de 1 desses elementos, as coisas complicam-se grandemente; se for o Custódio a ter de sair (não temos neste momento no plantel outro como ele, pelo menos por enquanto), então, estamos arrumados. O que deve ser realçado e que me parece estar aqui em causa, não é tanto se ganhamos com muitas ou poucas oportunidades de golo, mas mais se o tal losango é desfeito ou não, porque quando não é, as hipóteses de êxito sobem abruptamente. Se aproveitamos 10%, 50% ou mesmo a totalidade das oportunidades que criamos, isso deve-se às contingências do jogo, tão simples quanto isto.

Votei no Beto como melhor em campo e passo a explicar:

Os jogos são feitos de equilíbrios e desequilíbrios e a movimentação de Beto a subir constantemente e a transportar a bola para o ataque, ajudou a criar esses desequilíbrios a meio-campo. Eu não sei se o Ricardo Nascimento faz muita ou pouca falta ao Rio Ave; o que eu seí é que um jogo que à partida parecia difícil foi tornado fácil pela forma como o Sporting jogou.

Como não fui ao estádio, tive a oportunidade de acompanhar em plano superior e transmitidas pela TV, todas essas polémicas que foram abordadas em posts anteriores. Aquilo que se me oferece dizer em relação a isso, é o seguinte:

  • O golo do Sporting é bem invalidado por fora de jogo de Liedson (o costume) de mais de 3 metros.
  • É mentira que Sá Pinto tenha pedido a Liedson com maus modos para marcar o penalty (bem antes pelo contrário).
  • É verdade que depois disso, Liedson não festejou efusivamente os golos de Sá Pinto.

A arbitragem não esteve bem e só passou despercebida devido à vitória incontestável por 5 golos sem resposta. A dualidade de critérios do costume foi por demais evidente - faltas semelhantes eram marcadas consoante as cores das camisolas, o lance do penalty só foi visto pelo auxiliar, faltas perigosas à entrada da área do Rio Ave não eram marcadas porque esta equipa já estava a perder por 4-0 e “já era demais”, etc., etc., etc. :x

Não concordo com essa crítica ao Peseiro no Pinilla vs Barbosa ou Liedson.

Para já o Pinilla já teve mais do que oportunidades de comprovar o esterco que é neste momento. Até pode vir a ser bom jogador, mas o Sporting a meio de uma competição a doer não tem nada de fazer de santa casa. Acabou de chegar um jogador para o ataque, que tem mostrado mais nos últimos anos que Pinilla e que precisava de rodar para se entrosar com a equipa e constituir verdadeira opção logo acho que Peseiro esteve mto bem em meter Mota.

Já Barbosa… pode não ter jogado nada mas isso de tirar um médio e meter mais um avançado não seria grande coisa… já lá estava um em campo, e barbosa é sempre boa opção para estes jogos em que já está tudo ganho e é preciso guardar a bola… embora nem isso tenha feito em condições a ideia de Zé Coveiro não era errada, acho.

É, concordo contigo, e vai de acordo com a minha opinião geral sobre o treinas: bonzinho a armar a equipa principal, bonzinho a fazer substituições quando estamos a ganhar, péssimo quando o resultado não é bom. Talvez se pudesse meter o Pinilla mas parece-me que Mota vai ser melhor opção e que se deve apostar nele e não no chileno.

Não concordo com essa crítica ao Peseiro no Pinilla vs Barbosa ou Liedson.

Para já o Pinilla já teve mais do que oportunidades de comprovar o esterco que é neste momento. Até pode vir a ser bom jogador, mas o Sporting a meio de uma competição a doer não tem nada de fazer de santa casa. Acabou de chegar um jogador para o ataque, que tem mostrado mais nos últimos anos que Pinilla e que precisava de rodar para se entrosar com a equipa e constituir verdadeira opção logo acho que Peseiro esteve mto bem em meter Mota.

Já Barbosa… pode não ter jogado nada mas isso de tirar um médio e meter mais um avançado não seria grande coisa… já lá estava um em campo, e barbosa é sempre boa opção para estes jogos em que já está tudo ganho e é preciso guardar a bola… embora nem isso tenha feito em condições a ideia de Zé Coveiro não era errada, acho.

É, concordo contigo, e vai de acordo com a minha opinião geral sobre o treinas: bonzinho a armar a equipa principal, bonzinho a fazer substituições quando estamos a ganhar, péssimo quando o resultado não é bom. Talvez se pudesse meter o Pinilla mas parece-me que Mota vai ser melhor opção e que se deve apostar nele e não no chileno.

Volto a repetir que essa questão da escolha entre o Mota e o Pinilla é uma falsa questão, se a referência que fazes é sobre o que eu disse no primeiro post que coloquei neste tópico e que o Mauras distorceu um pouco… resumindo, Peseiro devia ter trocado Liedson e Sá Pinto por Mota e Pinilla, ou seja, o Mota era sempre de entrar e o Barbosa é que devia ter ficado no banco, entrando o Pinilla.

A questão não se põe entre Mota/Pinilla, mas sim entre Barbosa/Pinilla, neste jogo.

To be Custódio or not to be! That is the question

Talç como antes da (ultima) lesão do CMartins isto era aplicável actualmente a equipa com ou sm o Custódio não tem nada a ver.

O Liedson está armado em estrela (também lhe demos corda…) e tem mais é que ficar calado e resumir-se a ser “um” e não “o” jogador da equipa.

O Roca está melhor e parece que já perdeu um quilto ou dois, gostei do Mota e do Moutinho e acho de todo dispensável os canticos anti passarade (excepto nos jogos contra eles)é dar-lhes importancia que não têm e dos assobios com 5-0 ( o RA nessa altura estava a jogar em 30 metris atrás do meio campo e há um jogo na quarta).

Nunca pensei que o Custódio fizesse tanta falta. Não é por termos ganho 5-0 agora, mas nota-se uma diferença tremenda.

E melhor, não temos o Rogério a meio campo, que parece muito perdido.

O Polga precisa urgentemente de descansar, o Beto esteve bem, parece que está de volta :smiley: só falta o Enak recuperar e o Pesito tirar o campeão do mundo da equipa titular.

Concordo com o que dizem sobre o Paíto, parece estar a defender melhor, acho que com o tempo aquilo vai ao sitio.

Também acho que o sporting fez bem em abrandar o jogo, por mais que tivesse vontade de continuar a ver irem para a frente e tentarem mais golos.

Também gostei do Mota, embora me pareça que não há pé direito nem p rematar :frowning:

Bom resultado, espero que as vitórias sejam para manten. :smiley: