Manel,
não sei se a tua pergunta se relaciona apenas com a vantagem adquirida, ou se pela atitude competitiva do Rio Ave. No entanto, para ambas as circunstâncias vou-te dizer qual é a minha opinião:
a) Se fosse só pela vantagem adquirida, casos houve em que já estiveste a ganhar por dois golos e nem por isso tiveste qualquer coisa de semelhante com o futebol ontem visto. Lembro-me, por exemplo, do Nacional (ainda com Pesudo), do Gil Vicente (“apenas” 1 golo de vantagem) e do Boabosta de há tempos atrás - e nem quero ir mais longe para não ter que trazer à liça mais más memórias de futebol peseiriano - onde não fomos capazes de aproveitar o avanço do adversário. Senti ontem mais confiança, melhor capacidade física e “mais interesse” na disputa dos lances.
b) É muito verdade que cada equipa joga o que o adversário permite, mas, caramba, a Académica que jogou aqui em Alvalade não era um problema insolúvel e, contudo, o Sporting não foi capaz de o resolver. Para isso bastava ter jogado 10 minutos do futebol que lhe vi ontem para ter goleado. O mesmo, aliás, se passou com o E.Amadora.
Por outro lado, não é impossível jogar no sentido da baliza do adversário mesmo em posturas demasiado defensivas do adversário ou em condições adversas de resultado. Provou-o várias vezes o Sporting de Inácio e de Jozic, apenas para dar exemplos mais recentes no tempo.
Dito isto, é muito verdade que os 2 golos ajudaram, mas equipa que não sabe jogar não é possível fazer o que o Sporting fez durante aqueles 20 minutos de futebol.
O meu desejo é que para o próximo jogo estes 20 minutos passem a 30, e assim sucessivamente. Precisamos disso se ainda quisermos ter chances de ganhar algo no ano do nosso centenário.
Caro Juba,
a minha pergunta era no sentido da existência de mais espaços decorrente de uma postura mais ofensiva do Rio Ave.
Eu acho que para qualquer equipa, para o SCP principalmente, jogar o tipo de futebol que referes, os tais 20 min, é muito dificil quando jogamos com equipas muito fechadas, e, principalmente, se estas equipas sabem defender. No SCP esta situação é mais complicada face à falta de um criativo no meio campo, um 10 a sério e a falta de qualidade dos nossos laterais, mais, das nossas faixas.
Também quero, tal como tu, ver essa evolução gradual na qualidade do nosso futebol, mas, temo que essa evolução não se verificará se não forem colmatadas as insuficiências que acima referi.
Mesmo assim, em jogos como E.Amadora que referiste, é muito dificil praticar bom futebol, quando tens uma equipa que corta as jogadas de ataque constantemente em falta, com a total benevolência do árbitro, como aconteceu.