Sporting 3 x 0 Rio Ave .. Despedida de 2005

Viu-se qualquer coisa de jeito, o que nos dias que correm já é de louvar. Gostei particularmente das exibições do Miguel Garcia, do Tonel, do Nani quando entrou, mas principalmente do nosso striker. Confirma-se, não pode jogar com o Deivid, e é letal. Ontem voltou a mostrar empenho, raça, e a disputar todas as bolas como se fossem as últimas da vida. O MVP da partida sem sombra de dúvida. Renovação à vista?

O ciclo que aí vem depois da pausa natalícia é complicado. Braga e Belém fora, Marítimo em casa e lampios no cesto do pão. Acho que muito do nosso futuro vai ficar definido aqui. Espero que os acertos no mercado sejam isso mesmo, acertos.

Última menção para Rogério. Confesso que fiquei emocionado com o jogador. Numa época de mercenários da bola, sabe bem ver pessoas assim. Ainda por cima com a camisola do Sporting vestida. Um grande abraço de reconhecimento e admiração.

Toca_do_lobo escreveu:

Confirma-se, não pode jogar com o Deivid

não pode ou não quer???
sede de protagonismo…digo eu…

Sporting jogou bem, o Rio Ave jogou mal, esta conjugação de factores deu em 3-0 a nosso favor, notam-se algumas diferenças para melhor mas também se notam problemas com muito tempo, enfim, bom resultado!

MVP - Rogério (pela despedida!) :arrow:

Toca_do_lobo escreveu:

não pode ou não quer???

Não me parece, até porque no passado já jogou com outros jogadores (Pinilla, Sá Pinto, Duoala) com um grau de sucesso superior. Acho que as características de ambos, fazem com que se apaguem mutuamente, não sei…O que sei é que o Liedson aparece sempre muito mais em jogo e nas zonas de finalização quando não está lá o Deivid

Toca_do_lobo escreveu:

não pode ou não quer???

Não me parece, até porque no passado já jogou com outros jogadores (Pinilla, Sá Pinto, Duoala) com um grau de sucesso superior. Acho que as características de ambos, fazem com que se apaguem mutuamente, não sei…O que sei é que o Liedson aparece sempre muito mais em jogo e nas zonas de finalização quando não está lá o Deivid

claro, também corre muito mais e esforça-se muito mais!

O Sporting jogou bem, nota-se mais tranquilidade e confiança, bom resultado.

MVP - Rogério (pela despedida!) :arrow:

Pelas mesmas razões:
MVP - Rogério

cumps,
VCoelho

Vitória justa de um Sporting claramente superior ontem à noite frente ao seu adversário.

Confesso que me tocaram imenso as lágrimas do Rogério. Foi um momento emocionante a sua saída lavada em lágrimas e o público de pé a aplaudir. Obrigado Rogério e que sejas muito feliz :wink:

Voltando à partida assistiu-se a um Sporting a praticar um futebol apoiado, com alguns laivos de qualidade ainda antes do primeiro golo. A partir deste tudo se tornou mais simples, a equipa libertou-se mais um pouco e partiu para o intervalo com uma boa vantagem. Na segunda parte fizemos o nosso jogo possível com Liedson a marcar um golo à Romário. Sinceramente gostei do Sporting e agora aproveitar esta época de pausa para descansar, para entrarmos em 2006 em principio com novos jogadores mais fortes.

A nível individual gostaria de destacar a confiança inabalável com que Ricardo está, se bem que não devia abusar da sorte em alguns lances :smiley:
Gostei de Tonel, claramente o melhor central do Sporting, não gosto de Tello, pronto, não dá não dá. No meio campo destaco um Moutinho a ser claramente prejudicado por alguns animais que andam em campo apenas para dar porrada , um João Alves que sinceramente gostei, mostrou estar mais integrado, e tem uns pés que em forma mete a bola onde quer. Espero que melhore ainda mais muito sinceramente. Um Sá Pinto que pode não ser já aquele jogador de à uns anos mas é um Leão e isso vale por tudo.
Na frente , destaco a boa exibição de Liedson com dois bons golos. Se tivesse uma mentalidade, como tem a marcar golos…
Definitivamente Deivid e Liedson juntos não dão e com muita pena minha porque Deivid é um jogador que aprecio imenso.
Para finalizar referir também as boas entradas de Garcia, Nani e Carlos Martins :wink:

Assim sim !

PS : Realce para o nosso caro amigo aqui do fórum, CrazySCP que mais uma vez apareceu em exclusivo na Sportv com um estandarte da Torcida nas mãos :smiley: Eu não digo que estás a ficar famoso ! :smiley:

Parece-me que o jogo foi muito facilitado: o timing feliz dos golos, um rio ave muito macio, e o regresso à normalidade de Liédson.

Os centrais estiveram bem, o meio campo nem tanto. Se Sá Pinto tivésse tanto de eficácia como de entrega, era o melhor jogador do mundo.

João Alves melhorou, mas ainda está em níveis próximos do inaceitavel.

Custódio nem se viu, logo, deve ter sido o melhor em campo.

Concordo que a equipa com Carlos Martins ganha outra dimensão, apesar de ontem nem ter feito nada de especial.

Saúda-se o regresso às boas exibições de Liédson, e espero que o próximo regresso seja a tempo e horas.

A.A.

concordo em 90 % com o que foi dito pelo jardax. Eu gostei do Sporting ontem. Mas há sempre os eternos insatisfeitos ;). O rio Ave não jogou mais, provavelmente, porque o sporting não deixou - ou quando ganhamos é sempre porque o adversário é que esteve em baixo ?! :roll: .
O Tello tem os seus defeitos e não há volta a dar - é o ódio de estimação de 50% dos simpatizantes do sporting. Eu prefiro apreciar as suas qualidades e ontem esteve muito bem a meu ver. Mas parece-me que aqui muitos vão dizer que aquele passe bombeado para as costas do Idalecio para o Liedson quase fazer golo, foi sem querer ;).
Peguei no lápis e papel e apreciei o desempenho do Custodio - excelente ;).
adorei a ovação ao Rogério e a reacção deste :smiley:

Votos de Boas Festas a todos os Sportinguistas deste mundo com muita saúde e alegria :wink:

MVP - Liedson. Pelos golos que marcou, pelo que correu. Se o critico quando merece, também o elogio quando o faz por merecer. E mais uma vez digo. Um jogador destes ou é para vender, ou para renovar. Não podemos ter um talento destes a jogar sem vontade.

Quanto ao jogo em si, no inicio chateou-me um pouco pois parecia a reedição do jogo com o Estrela. Mas, e é este para mim o ponto mais importante, apareceram os golos. E a confiança que os golos dão! Acho que é o que a equipa necessita mais. Confiança e tranquilidade. E isso só se vai conseguir com vitórias. Realce também para a qualidade e classe que Martins e Nani dão à equipa. Ricardo ao nível a que nos tem habituado nos ultimos tempos e a defesa mais segura, apesar de alguns calafrios. Mais um jogo sem sofrer golos.

Nota final para Rogério, que provas faltassem, mostrou, da maneira que saiu, o grande caracter que tem quer como jogador, quer como pessoa. Um muito obrigado e quem o viu jogar não o esquecerá.

Também João Alves voltou a mostrar-se um autêntico alien naquele meio campo. Falam em período de adaptação, mas fico sem saber a quê. Ao país? Ao clima? Ao campeonato? À relva? À bola? Mas Braga afinal fica onde?

Se há aqui algo alien é este comentário, visto que o rapaz fez um bom jogo…

Em mais um comentário alien, reforço o que disse. O homem parecia uma barata tonta em campo, travando o jogo da equipa com passes falhados e com opções erradas. Naquela posição do terreno exijo bem mais, mas compreendo que nem todos tenham o mesmo grau de exigência.

Algumas idéias sobre o que vi ontem em Alvalade.

1- O título da campanha das gamebox devia ser mudado para “Os Indefectíveis”.
De facto, mais de 22 mil em Alvalade nas condições que o NAM já focou, e às quais acrescento um incrível e inabitual 6º lugar (ou não, face ás peripécias deste ano de centenário) e um futebol que na Figueira da Foz indiciava mais uma noite de largos bocejos, e algum sofrimento, pode considerar-se como uma boa assistência.

2- A despedida de Rogério.
Um momento muito emocionante e a provar que a personalidade e o profissionalismo de um atleta podem deixar marcas indeléveis nos colegas e nos associados. Há os que por motivos negativos nunca mais serão por nós esquecidos e há outros, como Rogério, que sem nenhuma conquista relevante no seu curriculum apetece dizer “obrigado e volta sempre leão porque fazes falta!”

3- O futebol.
jogo para o fraquito até ao momento do primeiro golo. Os mesmos vícios do “para trás, para o lado, devagar, devagarinho” para os quais o período de tolerância dos associados é mínimo - uns 15 minutos e já está tudo em polvorosa.
Inacreditável episódio de falta de classe e tranquilidade: um período de 10 a 15 segundos de roscas, choques entre jogadores e pontapés desesperados da nossa defesa para aliviar uma simples bola bombeada pelo Rio Ave para a nossa área num desespero incompreensível.

De repente, como se de um sonho antigo se tratasse, após o 2º golo o Sporting transforma-se completamente, liberta-se e tem 15 a 20 minutos de fulgor com um grande futebol em progressão, desmarcações, passes a rasgar. Durante um breve fogacho de tempo a equipa parece apostada em provar à saciedade que pode e sabe fazer melhor. Joga com alegria,mantém a posse da bola A JOGAR PARA A FRENTE, NO SENTIDO DA BALIZA ADVERSÁRIA, (percebem oh defensores do futebol peseiriano?) e, sobretudo, movimenta-se e corre.
Daí que EXIJAMOS, já que pagamos ao nível dos melhores clubes da Europa, saber por onde tem andado este futebol, mesmo com a precária qualidade de muitos dos integrantes da equipa. Quem é o culpado desta castração de personalidade e atitude competitiva?

O período final foi de abrandamento, perdeu-se o controlo de bola e não consegui perceber se tal se deveu a um acto volitivo ou imposto pelo adversário. Sei que se perderam muitos passes escusados e a equipa passou do 80 para o 8. Custa entender tanto passe errado quando não se tem ninguém por perto a pressionar. Acabou-se à vontade pq o marcador acusava 3 golos de diferença, caso contrário seria o credo na boca, outra vez.

Malhorias significativas na defesa, meio campo mais equilibrado, mas deficitário de genialidade. Incompreensível a opçao de PB de não entrar em campo com um único criativo.

4- Jogadores.

Quero destacar a boa actuação de um dos meus preferidos de embirração. Miguel Garcia, que entrou a substituir Rogério, à parte algumas hesitações a subir quando se lhe pedia que o fizesse, jogou muito bem na cobertura da faixa lateral e finalmente vi um DL do Sporting a importunar o jogador adversário que tenta cruzar da linha de fundo.
Tello, tremendamente trapalhão (ai aquele pé direito amblíope :wink: ) é um verdadeiro empecilho qd pressionado, mas ontem na 2ª parte lá fez qq coisa de jeito, especialmente nos cruzamentos para a área.
Centrais assimétricos, com Tonel bem melhor que Polga que continua apostado em nunca se saber o que esperar dele em cada lance.
No meio campo, de Custódio abstenho-me de falar para não ferir susceptibilidades dos seus apoiantes - como diz AA se não se deu por ele é pq foi brilhante :mrgreen: - Moutinho um pouco abaixo do que nos habituou, J.Alves lá vai dando uma no “casco” outra na ferradura (não entendo pq é que ele marca os livres e cantos que são quase sempre sinónimo de ineficácia e má colocação) e, embora tenha perdido as esperanças de o ver justificar 3,5 M€ de investimento pode ser que ainda venha a ser útil. Sá Pinto muita garra pouco discernimento começa a fazer lembrar que o final de temporada se aproxima a passos largos.
O ataque para mim resumiu-se a Liedson (mesmo assim muito perdulário e desconcentrado), pq Deivid, para mim, simplesmente não esteve em campo. Um zero absoluto, agravado por uma enervante falta de “nervo” e garra, que suscita de imediato uma pergunta: já começaram a escolher o clube para onde irá ser emprestado?

Ao contrário do que é costume, o melhor veio do banco de suplentes. De Garcia já falei, de Nani, o meu “protegido”, apenas posso dizer que é um diamante em fase de lapidação. Não gostei dele contra a Naval, mas ontem foi “apenas” o protagonista principal nos 20 min. de futebol que se viram em Alvalade. Deu um golo a Liedson que este ingloriamente desbaratou e, depois, voltou a repetir a dose com um passe só ao alcance de grandes jogadores e que finalmente o levezinho, talvez envergonhado por ter falhado a anterior, finalmente converteu.
C.Martins, apesar de ter entrado nitidamente a poupar-se, teve lampejos de grande jogador e só anseio por o ter de volta em todo o seu esplendor naquele meio campo.

À parte algumas pulhices próprias de quem é (a entrada de pe´s juntos a Moutinho era merecedora de vermelho, por exemplo), o Costa de Setúbal até esteve menos mal e, sobretudo, deixou jogar.

Saudações leoninas

De repente, como se de um sonho antigo se tratasse, após o 2º golo o Sporting transforma-se completamente, liberta-se e tem 15 a 20 minutos de fulgor com um grande futebol em progressão, desmarcações, passes a rasgar. Durante um breve fogacho de tempo a equipa parece apostada em provar à saciedade que pode e sabe fazer melhor. Joga com alegria,mantém a posse da bola A JOGAR PARA A FRENTE, NO SENTIDO DA BALIZA ADVERSÁRIA, (percebem oh defensores do futebol peseiriano?) e, sobretudo, movimenta-se e corre. Daí que EXIJAMOS, já que pagamos ao nível dos melhores clubes da Europa, saber por onde tem andado este futebol, mesmo com a precária qualidade de muitos dos integrantes da equipa. Quem é o culpado desta castração de personalidade e atitude competitiva?

É o que sempre tenho dito Juba, ESTA equipa tem OBRIGAÇÃO de jogar muito mais. E para isso não é preciso o mercado de Janeiro, right? :wink:

Infelizmente ontem não pude ir, e tinha logo que ser num jogo em que marcámos 3. :roll:

Como tal voto em branco.

Em relação aos comentários, gostaria de perguntar ao Juba, em relação a este comentário:

De repente, como se de um sonho antigo se tratasse, após o 2º golo o Sporting transforma-se completamente, liberta-se e tem 15 a 20 minutos de fulgor com um grande futebol em progressão, desmarcações, passes a rasgar. Durante um breve fogacho de tempo a equipa parece apostada em provar à saciedade que pode e sabe fazer melhor. Joga com alegria,mantém a posse da bola A JOGAR PARA A FRENTE, NO SENTIDO DA BALIZA ADVERSÁRIA, (percebem oh defensores do futebol peseiriano?) e, sobretudo, movimenta-se e corre. Daí que EXIJAMOS, já que pagamos ao nível dos melhores clubes da Europa, saber por onde tem andado este futebol, mesmo com a precária qualidade de muitos dos integrantes da equipa. Quem é o culpado desta castração de personalidade e atitude competitiva?

Se esta melhoria não poderá estar relacionada com um aumento de espaço proporcionado pelo Rio Ave, a partir do momento que se viu a perder por 2?
É que ‘jogar para a frente, no sentido da baliza adversária’ todos gostamos, mas nem sempre é possível face ao posicionamento das equipas adversárias.

Infelizmente ontem não pude ir, e tinha logo que ser num jogo em que marcámos 3. :roll:

Como tal voto em branco.

Em relação aos comentários, gostaria de perguntar ao Juba, em relação a este comentário:

Se esta melhoria não poderá estar relacionada com um aumento de espaço proporcionado pelo Rio Ave, a partir do momento que se viu a perder por 2?
É que ‘jogar para a frente, no sentido da baliza adversária’ todos gostamos, mas nem sempre é possível face ao posicionamento das equipas adversárias.

Manel,

não sei se a tua pergunta se relaciona apenas com a vantagem adquirida, ou se pela atitude competitiva do Rio Ave. No entanto, para ambas as circunstâncias vou-te dizer qual é a minha opinião:

a) Se fosse só pela vantagem adquirida, casos houve em que já estiveste a ganhar por dois golos e nem por isso tiveste qualquer coisa de semelhante com o futebol ontem visto. Lembro-me, por exemplo, do Nacional (ainda com Pesudo), do Gil Vicente (“apenas” 1 golo de vantagem) e do Boabosta de há tempos atrás - e nem quero ir mais longe para não ter que trazer à liça mais más memórias de futebol peseiriano - onde não fomos capazes de aproveitar o avanço do adversário. Senti ontem mais confiança, melhor capacidade física e “mais interesse” na disputa dos lances.
b) É muito verdade que cada equipa joga o que o adversário permite, mas, caramba, a Académica que jogou aqui em Alvalade não era um problema insolúvel e, contudo, o Sporting não foi capaz de o resolver. Para isso bastava ter jogado 10 minutos do futebol que lhe vi ontem para ter goleado. O mesmo, aliás, se passou com o E.Amadora.
Por outro lado, não é impossível jogar no sentido da baliza do adversário mesmo em posturas demasiado defensivas do adversário ou em condições adversas de resultado. Provou-o várias vezes o Sporting de Inácio e de Jozic, apenas para dar exemplos mais recentes no tempo.

Dito isto, é muito verdade que os 2 golos ajudaram, mas equipa que não sabe jogar não é possível fazer o que o Sporting fez durante aqueles 20 minutos de futebol.
O meu desejo é que para o próximo jogo estes 20 minutos passem a 30, e assim sucessivamente. Precisamos disso se ainda quisermos ter chances de ganhar algo no ano do nosso centenário.

Quando todos sabemos que há um deficit de talento no meio campo do Sporting, Paulo Bento estranhamente optou por deixar Nani no banco apostando em João Alves e Sá Pinto de tal forma que a primeira meia hora deste jogo foi completamente empastada, mas o futebol não é uma ciência exacta e o Sporting chegou ao intervalo a ganhar por 2-0 com dois golos resultantes de lances de bola parada.
Naturalmente a 2ª parte foi melhor, pois a tranquilidade do resultado e as entradas de Nani e Martins permitiram que a equipa tivesse alguns bons momentos de futebol, embora naturalmente com o passar do tempo o ritmo de jogo tivesse baixado para andamentos de pré férias.
É evidente que Paulo Bento principiou por impor respeito motivando os seus jogadores, para depois consolidar a equipa defensivamente, mas ainda falta acrescentar-lhe soluções no ataque e recuperar a capacidade de ter a bola que tão importante foi na temporada passada, mas isso só será possível se a remodelação do plantel for bem conseguida, porque há pouco talento no nosso meio campo e continuamos a não ter jogadores capazes de abrir o jogo quando enfrentamos defesas muito fechadas.
Tem a palavra o Carlos Freitas depois caberá ao treinador demonstrar que é capaz de dar seguimento ao bom trabalho que tem feito, onde só foi pena aquele percalço com o Estrela, aguardemos pois pelos próximos desenvolvimentos marcados para Janeiro

primeira nota digna de registo prende-se com o público. 20 e tal mil almas deram-se ao trabalho de ir ver um jogo numa terça feira gélida, jogo este que acabou às 23:30. Ou está tudo de férias ou não pegam muito cedo no trabalho.

primeira meia hora ao nível do último jogo na figueira da foz, sem ideias, muito fraco. De repente fazemos um golo e arrancámos para aquilo que considero uma boa exibição. Jogámos bem nos 15 minutos finais da primeira parte e nos 20/25 minutos da segunda parte. 3-0 foi lisongeiro, podiamos ter dado 6 ou 7.

Gostei do Alves, acho que foi o seu melhor jogo pelo Sporting. Martins entrou bem, discreto, ainda a medo, mas entrou bem. Acho que é essencial naquele meio campo. Espero que as lesões o deixem em paz.

Liedson com a cabeça no sitio é uma enorme mais valia. Apesar de todas as traquinices e actos de falta de profissionalismo, acho que o homem merece pelo menos ganhar tanto como os segundos e terceiros redes do plantel. Eu renovava com ele de caras.

Voto Rogério para MVP pela despedida. Não foi um grandíssimo jogador mas foi um grandíssimo profissional. E nunca me esquecerei do seu golo na final da uefa.

J.Alves lá vai dando uma no "casco" outra na ferradura (não entendo pq é que ele marca os livres e cantos que são quase sempre sinónimo de ineficácia e má colocação

:shock: Eu vi precisamente o contrário…ele marcou os livres e cantos muito bem (o do golo foi com sorte, mas a primeira jogada de golo foi de um canto marcado “com ineficácia e má colocação”)

Em mais um comentário alien, reforço o que disse. O homem parecia uma barata tonta em campo, travando o jogo da equipa com passes falhados e com opções erradas. Naquela posição do terreno exijo bem mais, mas compreendo que nem todos tenham o mesmo grau de exigência.

Em que tv é que ele falhou assim tantos passes??? lol

Bem, ou eu ou vocês devemos precisar de óculos…devemos cascar nos jogadores quando merecem, mas quando jogam bem não…se ele jogasse como o custódio anda a fazer era completamente trucidado

Ou está tudo de férias ou não pegam muito cedo no trabalho.

às 7:30 eu já estava no local de trabalho a puxar pela economia do país!!

Bom jogo e importante vitória.

Agora em Janeiro temos varios jogos decisivos. Em 4 jornadas vamos a Braga, Belem e Luz. :?