Bom, algumas notas soltas sobre este jogo.
O melhor de tudo foi o encontro com o pessoal. Poucos, mas bons conforme já foi referido.
Um enorme prazer rever o Ricardo e a Felina (e mãe), Mpcco (e conhecer o pai, excelente conversador e conhecedor da glória leoninas), conhecer novas caras - Turco e Paulo Verde (+ as suas sandes de leitão amestradas) - rever o Sampitas (e conhecer o pai), Inci e Yapo e mais uma nova presença feminina bem agradável - a leoa Green Lioness - rever o NAM, etc etc. Para mim sempre um enorme prazer.
Quanto ao jogo propriamente dito:
Hoje, e ao contrário do que tinha afirmado no jogo contra a Académica, senti a equipa em claro deficit físico. Realmente, qd se aproximam etapas tão decisivas para as competições onde estamos envolvidos, é preocupante o desgaste que se observa nos jogadores que mais têm jogado.
O AZ não me pareceu assim tão fenomenal quanto o que já aqui vi escrito. São realmente seguros nos passes e interessantes no desenvolvimento do jogo, mas beneficiaram muito de uma equipa do Sporting adinâmica e não pressionante. Encostaram 2 linhas de 4 jogadores, um ponta-de-lança solto em cunha (van Galen) e um mulato cabeludo sobre a esquerda a aproveitar as sobras.
Entrararam muito receosos e expectantes sobre o que o Sporting poderia fazer mas ao fim de 20 minutos começaram a perder o respeito, muito por culpa de um Roca desatrado no passe, um Barbosa que não devia ter jogado de início (se calhar nem no fim) tal a forma física precária que apresentou, indigna de um jogo de alta competição.
Pesudo, para mim, voltou ontem aos irritantes devaneios intelectuais sobre o que deve ser uma equipa competitiva. Concordo com ele qd diz que a equipa está espremida mas deixar Moutinho 45 minutos a marinar no banco foi retirar o pouco dinamismo que o SCP consegue ainda ter na intermediária.
A juntar a tudo isto Pesudo lembrou-se de fazer entrar um Custódio, compreensivelmente, sem ritmo competitivo. Tudo junto deu uma das piores performances dos últimos tempos.
Pilinha, que por acaso já havia marcado um grande golo à entrada da grande área, salvo erro contra o Moreirense, não se consegue entender com a baliza na pequena área. No entanto, relativamente ao falhanço daquela oportunidade minutos após o soberbo golo que marcou, tb concordo, conforme um forista aqui referiu, que o Liedson deveria ser o rematador e Pinilla, naquele momento, já não contava com a devolução. Para além de um desvio mínimo da bola conforme foi referido por esse mesmo forista.
Temos aqui um saudável caso de competição.
Nicu marcou contra o castelo novo. Pilinha marcou contra o AZ.
Pilinha é mais rápido e móvel. Nicu mais fixo e mais lento.
Pilinha é um falhador de golos nato
Nicu costuma ser mais letal na pequena área.
E atenção que Liedson está a rebentar pelas costuras. Ontem pareceu-me, pelas queixas que lhe vi, que teve um problema qq na virilha. A ver vamos.
Ricardo foi o meu MVP, em disputa com Pinilla. Como vêm não tenho pruridos de nenhuma espécie em relação a Ricardo (como em relação a qq outro). Qd tenho de elogiar, faço-o sem distinção. Tomara eu que ele fosse sempre assim. Nesse caso, não pensaria dele (e escreveria) o que penso.
Pelos motivos contrários RJ voltou ao seu “normal”, isto é sem ritmo para acompanhar estes voos. É penoso para ele, e muito mais para os associados e adeptos verem os adversários passar por ele como se estivesse parado. Ontem, ele e Polga formaram uma dupla irresistível a causar constantes sobressaltos naquela defesa, cuja obra prima se revelou no golo que comemos. A mesma sina de sempre: a 1ªvez que vão lá acima e toma lá pra dentro. F****-se.
Enak viu-se bem que perdeu ritmo nesta paragem e de Rogério até consigo ter pena. É que 15 meses a competir ininterruptamente é de deixar qq um nas lonas. Mesmo assim foi dos que se safaram e não foi por ele que o gato foi às filhós.
Como pensamento principal sobre esta eliminatória penso que não a passaremos se não marcarmos na Holanda. Isto pq não acredito que mantenhamos o nulo na nossa baliza no 2º jogo.
Mas, também é verdade que não há 2 jogos iguais e estou curioso em saber o que valerá este AZ em ataque aberto, sabendo que nos damos muito melhor com espaços atrás das defesas.
Sobretudo, uma vantagem é uma vantagem, independentemente do que se possa dizer.
Força Sporting. Vamos ganhar lá e somar mais uns pontitos para a UEFA para ajudar os merdosos dos aliados do DdC para o próximo ano. :twisted: