Sporting 2-1 AZ Alkmaar

Não há muito a dizer.
Apenas que este AZ é muito mais (ou então não. ou então o Sporting é que o deixou ser “muito mais”).

esta equipa está cansada.
cansada de mtos jogos, cansada da pressão sofrida, da ansia dos adeptos em verem 2 golos nos primeiros 20m, de querem ver acções ofensivas sucessivas. enfim, cansados.

há jogadores que acusam.
O Barbosa nem se diz nada.
O Polga está completamente podre, o Enak está a recuperar ainda, o Roca tá uma desgraça, o Hugo Viana para mim não vale nem 200 mil contos, o Rogerio tenta, mas mostrou-se cansado também. o Rui Jorge ainda era o mais solto. O Doula demorou demasiado tempo a “encarrilar” no jogo.

falhou demais.

neste momento, não arrisco dizer nada.
vamos ver os proximos jogos.

Esperava menos Alkmaar mas eles acabaram por se revelar uma grande equipa sinceramente,um jogo muito mecâncico com passes certíssimos e desmarcações muito inteligentes, e muito incómodos no contra-ataque. Acho que fizemos um jogo não muito bom em que falhámos muitos passes e voltámos a mostrar que não lidamos bem com autocarros, tal como na Académica. Sinceramente penso q apesar do 2-1 parecer curto, quem viu o jogo acaba por concluir que foi um bom resultado tendo em conta o valor deles e a nossa exibição pálida, para não falar do estado físico da equipa.

Pinilla, que atine e marque muitos assim, Rui Jorge parecia estar a dormir, Polga tem demasiadas paragens de cérebro, de resto tudo a oscilar entre o suficiente e o razoável.

Para ganharmos a UEFA e a SuperLiga vai ser preciso muita muita muita vontade dos jogadores, pois vê-se que estão a dar as últimas, devido a não termos um plantel muito bem construído há pedras que estão estoiradas. Mas não há campeões nem grandes equipas sem sacrifício e esforço.No fim sabe melhor…:wink: FORÇA PARA BRAGA E PARA A IDA À HOLANDA

Bem para comecar diria que o sporting ganhou e isso e muito importante,pnso que o sporting nao fez um grande jogo, mas,temos de dar merito ao adverssario, teremos de ter em conta que do outro lado estava uma equipa muito matreira, que nao deixou jogar o sporting e e muito perigosa no contra ataque, penso que apesar do resultado ser muito perigoso, ainda estamos em vantagem , e se o sporting for uma equipa coesa e compacta a defender la na primeira meia hora, o sporting podera muito bem tirar partido disso e marcar um golo que nos podera ajudar a chegar a final!!Quanto a a presenca do Custodio em detrimento do Moutinho , penso que a explicacao dada pelo Peseiro no final do jogo se justifica, dado que o Rogerio nao estava nas melhores condicoes e o custodio estava a ajudar em termos defensivos mais pelo lado direito, ate ai tudo bem, so nao entendi porque razao ele nao apostou no Hugo viana no lugar do Pedro barbosa, mas tudo bem!!Estou um pouco desconfiado em relacao ao desfecho desta eliminatoria, mas estou em querer que o sporting nos vai dar a todos uma grande alegria, daqui a uma semana!! saudacoes leoninas

Tendo em conta como decorreu o resultado penso que o Sporting fez um bom resultado e teve estrelinha.

Os holandeses foram na minha opinião a melhor equipa que defrontamos interna e externamente, muito bem organizados, toque de bola excepcional, futebol simples mas terrivelmente eficaz nas tabelas e combinações, o pressing constante sempre dois homens em cima de quem transportava a bola. Espero que este Co Adriaanse não venha mesmo para o Porto.

Sentimentos mistos em relação a Peseiro: fiquei doente com a opção inicial, acho que é inexplicável não usar de início moutinho, para desgastar o adversário e aí sim lançar Barbosa, uma táctica que tão bom resultado tem dado. Peseiro deverá ter querido dar uma “mourinhada” da treta, na onda do “estão à espera do moutinho vão ficar com a táctica estragada” mas a verdade é que os holandeses adaptaram-se perfeitamente, o Sporting fez uma péssima primeira parte e a cartada Barbosa foi jogada cedo demais. Moutinho trouxe a expectável agressividade e desequilíbrios mas sempre a largos espaços pois os holandeses não davam mesmo muitas abébias.
O risco tomado por Peseiro de prescindir de Rogério e apostar no ataque acabou por me fazer admirar o seu trabalho, assim sim é ter tomates e arriscar para ser feliz, nisso tem o meu aplauso e os frutos lá estiveram para ser colhidos, não fosse pinilla falhar o terceiro.

Como já disse no final acho que tivemos alguma estrelinha pois em mais de 50m foi um pouco de banho táctico o que vi e os holandeses falharam vários lances de golo iminente.

Sinal negativo (como é hábito) para Polga, casas e mais casas, e tb para Rui Jorge que com polga tiveram atitude ridícula no primeiro golo, a “controlar” uma bola que foi parar ao extremo que gerou o golo.

Pinilla… já me tinha ficado essa impressão desde o jogo do newcastle, merece a titularidade quando a opção recair sobre Niculae… o homem está pelo menos fresco e dinâmico, numa fase da época em que colegas e adversários mto utilizados já não o estarão. Marcou mais um golo do outro mundo, e falhou mais um fácil (de uma excelente jogada cujo mérito é todo dele), parece ser sina… é um jogador mistério. Eu dava-lhe uma oportunidade.

Foi um jogo sofrível, onde as coisas podiam ter corrido melhor mas onde conseguimos uma vantagem que pode ser preciosa para a segunda mão. Também sou da opinião que a equipa está a dar o berro e duvido seriamente que consigamos ganhar o campeonato. A taça UEFA parece bem mais ao nosso alcance, ainda que mesmo que passemos o AZ, tanto o Parma como o CSKA (este em princípio de época e forte fisicamente) não serão propriamente pêras doces.

Do jogo gostei do Ricardo (o meu MVP), absolutamente decisivo das poucas vezes que foi chamado a intervir; do Pinilla, não só pelo golo mas pela acutilância que mais uma vez emprestou ao ataque do Sporting (e apesar de ter falhado escandalosamente o terceiro…); do Liedson, um poço de energia; e do Enaka, simples mas tremendamente eficaz.

O meio campo esteve muito desinspirado e praticamente não carburou depois de uma primeira meia hora em que prometeu muito. Prova disso é que só chegámos aos golos em lances completamente atípicos.

Não gostei do Douala, teve algumas investidas de perigo mas se não fosse tão trapalhão poderia ter feito infinitamente melhor. O Prémio Regularidade vai mais uma vez para o fantástico Mestre Polga e suas fífias amestradas.

De um AZ muito desfalcado esperava mais fragilidade defensiva, o que não se veio a verificar de todo, para grande pena minha e dos outros 34000 (?) que se dignaram aparecer. Espero que na segunda mão o Sporting lhes devolva a exibição sólida e cínica com que nos presentearam. Eu acredito num empate.

Também sou da opinião que a equipa está a dar o berro e duvido seriamente que consigamos ganhar o campeonato.

Off-topic: Eu considero que esse aspecto não se irá revelar fundamental em relação à contenda pelo titulo , porque os orcs ( e considerando que os mesmos são os nossos principais antagonistas) estão igualmente com uma condição fisica muito precária… e convém ressalvar que possuem sempre uma semana de intervalo entre as partidas… (embora este ponto esteja revestido de uma certa ambiguidade , se por um lado demonstra que provavelmente ainda estarão mais deficitários que nós , por outro lado permite-lhes gerir de uma forma mais proficiente essa mesma situação)

Mais no contexto deste tópico mas ainda em relação ao desgaste fisico, eu reitero aquilo que referi no meu post anterior: é obvio que a condição fisica é deficitária, também será para o AZ (neste aspecto , entre os semi-finalistas, o CSKA assume nitida vantagem , como referiu o Turco). Mas em relação à vertente fisica , nesta fase da época o decréscimo abissal dos indices fisicos é natural , seja em que equipa for , nos principais campeonatos europeus… o unico aspecto em que há espaço para criticas é que hipoteticamente poderiamos estar numa situação similar ao porto do ano passado, caso a nossa prestação no campeonato se tivesse pautado pela regularidade… :cry: sim, porque até o super porto do zé mouro manifestava evidentes fragilidades fisicas, o segredo da gestão da condição fisica residiu na resolução prematura das outras competições em que estava envolvido (muito à semelhança do que acontece este ano com o chelsea) e foi nesse ponto que falhámos… resta saber que consequências terá uma envolvência tão intensa em duas competições diferentes , em final de época…

Este resultado é bom. Obriga e motiva os jogadores a marcarem na Holanda.
Pinilla! Fosgasse! que golaço. E não falo do remate ou do golo em sim, mas sim da determinação, da convicção de quem remata e do efeito que a bola toma. Fantástico!

Desde sempre que sou fan do Pinilla. para mim é uma jogador que gosta de jogar á bola…falha e tem falahdo…mas gosta de jogar…movimenta-se bem…cobre bem a bola…precisa de ganhar mais confiança…é um apoio ideal para o liedson…em todo caso nao esqueci as duas falhas contra a académica…só se o gajo lixar o braga…aí está esquecido!

Bom, o que vi do jogo foram uns bocados da segunda parte e o resumo.

Pelo que vi e pelo que leio fiquei com uma ideia feita: Este foi um jogo à campeão. Nestas fases das competições europeias, os jogos resolvem-se por 1 ou 2 golos de diferença. Não mais, pois nestas fases não há equipas fáceis. Desiludam-se os que acham que estes Holandeses chegaram até aqui por acaso, ou os que acreditaram na treta dos 70% de favoritismo para o nosso lado, lançada pelo treinas Holandês.

A equipa não jogou bem. Parece ser um facto e concordo que pelo que leio e pelo que vi, que esta equipa está com a lingua de fora. Alguns jogadores como Rogério, Douala e Liedson estão à beirinha de uma lesão muscular. Estão espremidinhos até à ultiminha.

Tacticamente os Holandeses pareceram muito bons e técnicamente não são nenhuns toscos. Estes fazem o Newcastle parecer o Estoril-Praia.

Agora, o que aconteceu foi que logo após sofrer um golo, a equipa foi de imediato para cima dos Holandeses. Não mostrou aquela atitude tão tipica da equipa que se desorienta como era apanágio no inicio da época. Graças a essa atitude e a alguma coragem do forcado lá se conseguiu dar a volta ao resultado.

Resumindo: Mesmo sem jogar bem, a equipa conseguiu virar um resultado negativo e vencer. Isto é ter estofo de campeão.

Quantas e quantas vezes vimos nós os nossos adversários nas competições europeias a jogarem bem pior do que nós e a conseguirem eliminar-nos por causa do seu pragmatismo e eficácia?

Pois agora chegou a nossa vez. A nossa equipa, apesar de toda rota e de não poder com uma gata pelo rabo, revelou atitude, vontade, querer, determinação e sobretudo demonstrou ter estrela e estofo de campeão.

Continuo a acreditar.

Viva o Sporting.

MVP: Pinilla, está claro. :smiley:

jogámos mal. é sempre assim contra equipas que se fecham (bem) atrás. Douala tenta umas corridas e o resto é tentar entrar pelo meio até enjoar.
o resultado acaba por ser o melhor possível.

mvp – Pinilla. pelo golão e pelo resto. nos últimos jogos, sempre que tem sido chamado, tem correspondido. entre ele e Niculae – ou mesmo Mota –, não percebo a hesitação.

Peseiro inventou de início. jamais, em tempo algum, Moutinho devia ter começado no banco. ele contrapõe - não inventou, fez gestão de esforço do plantel. eu calo-me então.

ah! e Ricardo esteve bem. muito bem. safou-nos. Polga péssimo.

o AZ é boa equipa, bem montada. o meio-campo troca bem a bola e desdobra-se quase sempre bem. na defesa, se jogaram sem 3 titulares não se notou nadinha. (se nós jogássemos sem 3 defesas titulares, provavelmente notava-se mais…)

lá, logo se vê.

(34 mil numa meia-final é pouco, reconheço, mas é o esperado. no meu sector, há minha volta, raras foram as caras que reconheci. fui porque queria muito ir, mas não censuro quem não foi. estavam caríssimos, os bilhetes.)

Levámos com o pior e o melhor deste Sporting…

Desde invençoes “à la Peseiro”, com Moutinho no banco…passando pelos golos infantis que levamos, casas habituais de Polga, aquela reaçao de orgulho que só acontece depois de levarmos na “peidola”…depois sim, depois até mostra-mos coragem e vontade…as substituiçoes foram todas acertadas (o fraco rendimento de HViana (começamos a estar habituados :evil: ) nao é culpa do treinador…, aliás quando esteve para substituir Rogério por MGarcia, decidiu-se e bem por Pinilla (que golaço…talvez nos tenha aberto o caminho directamente para a Final…),

enfim, com o Sporting é sempre SOFRER…

Quero acreditar que vamos á Final! :!:

MVP: Pinilla (pelo golaço)!!!

Mais uma vez deu para ver que esta equipa não sabe jogar contra “autocarros”, o golo não aparece cedo, muitas vezes por falta de sorte ou inépcia dos avançados, depois acaba invariavelmente por sofrer golos ridículos e é então que parte para cima do adversário e começa a jogar o que sabe, foi mesmo mais um episódio dos “transportes públicos” de Alvalade! :?

Mesmo assim o resultado nem foi mau de todo, na Holanda vai ter que haver mais AZ e sobretudo vai ter que haver AZ a jogar mais à frente e nesse tipo de jogos, se tivermos “perninhas”, o Sporting costuma ser letal, acho que temos todas as hipóteses de ir à final, já estamso em vantagem! :arrow:

Individualmente apenas gostei de 2 jogadores, Ricardo mais uma vez fundamental em alturas cruciais nos jogos e Pinilla mais uma vez a entrar com ganas e a mostrar serviço, estou a gostar da evolução do chileno e acho que deve ser uma aposta séria na próxima época, provavelmente ainda vai dar muito jeito este ano, o seu golo pode valer uma final europeia! :idea: :arrow:

MVP - Pinilla!

P.S. - Mais um encontro de foristas, onde tive a oportunidade de rever os do costume, Incitatus, Yaponchick, Coração de Leão, Felina e respectiva mãe, desta vez também tive o prazer de rever o Jubaverde, o Mpcco e o NAM, tive o grande prazer de conhecer o Paulo Verde (que nos enganou com as sandes de leitão! :smiley: :wink: ), o Turco e a Green Lioness, um Abraço para todos e beijinhos para as Leoas :lol: ! :slight_smile:

P.P.S. - :arrow: :smiley:

MVP : Pinilla . Pela dinâmica ofensiva que trouxe e pelo golo importantíssimo.

O Ricardo também nos safou mais uma vez, mas este pormenor será esquecido no futuro quando ele sair mal a um cruzamento.

O Polga é uma aflição do catano.

O meio-campo está a dar o berro fisicamente. O único que tem força é o Moutinho. Nesta fase final da época deveríamos apostar nos jogadores mais frescos : Custódio, Moutinho e até Tello.

Na frente Douala e Liedson estiverem muito bem. Douala é o “Flecha” da equipa e se tivesse tanta inteligência a jogar como tem em velocidade seria um caso sério no futebol mundial. Pena às vezes ser tão burrinho a jogar. O Liedson é como as pilhas duracell… e dura e dura e dura.

Foi um jogo estranho, onde não jogámos muito bem, também porque os gajos fecharam-se lá atrás e têm um contra-ataque fortíssimo. Vamos ver se o resultado chega, esperando eu que o ataque continuado deles não seja tão forte como o contra-ataque que ontem demonstraram ter.
Uma coisa é certa, eles também têm de se preocupar, e muito, com o nosso contra-ataque e por isso foi muito importante o 2º golo de Pinilla porque vai obrigá-los a tomar a iniciativa do jogo.

Aguardemos com serenidade :arrow:

Muito bom: Ricardo MVP

Bom: Liedson, Pinilla e Moutinho

Fraco: O resto

Desiluções: Enak e Custódio (falta de ritmo) e Douala (estava à espera demais e acho que se inibe em jogos grandes)

Confirmação: a má forma do HViana e a importancia (peso) e poder de choque de Roca no meio-campo.

Preocupação: Parece-me que as substituições derivam todas directa ou indirectamente de lesões ou deficiente condição fisica.

Aplauso: para a corajosa ultima substituição de Peseiro

Vaia: para o Moutinho no banco.

Lindo: As coreografias e as precenças dos nossos campeões

Irritação: Fernado Mendes e sus muchachos (mais uma criancice de individuos que já tem idade para discernir o que fazem e não prejudicarem nem sujarem a imagem do clube e espero que esta atitude não traga consequencias). No entanto, não os confundo com o resto da Juve leo que teve uma grande coreografia e um bom apoio.

Correcção: foram 34776 espectadores presentes e pareceu-me que pelo menos o sector por cima dos holandeses (bancada B) estava fechado/vedado bem como as faixas de segurança ao lado.

Cómico 1: Antes do jogo, algus Juve Leos encontraram-se amigavelmente com alguns holandeses e na confraternização, ensinaram-lhes o slb fdp slb que eles muito alegremente foram a cantar até ao seu lugar

Cómico 2: ou talvez não. Foi estranho ver ontem a quantidade de “Suits” e engravatados (bem sei que é obrigatório em muitos empregos e que as pessoas foram directamente para o estádio) todos compostos, com ar enfadado de escritório, casaco abotoado, e gravata apertada sem sequer um cachelol! O pior é que já vão aparecendo nos mesmos preparos e atitude nos jogos ao FDS!

Pelo que vi do jogo, 15 primeiros minutos do 1º tempo e últimos 35 da 2ª parte, estes foram os jogadores que marcaram a diferença e que estiveram melhor em campo:

• Ricardo, seguro e a dar tranquilidade á defesa, sem qualquer culpa no golo;
  • Enakarhire, mais uma vez imperial, o bonitácio, na constituição da equipa escreveu Zé “TheWall” Enak … e realmente é;
  • Douala, o mais desequilibrador da equipa, muito bem em campo … um bom golo.

Ao contrário de muitos, não considero que o Maurício “La Bomba” Pinilla fosse o melhor em campo, marcou um grande, grande não enorme golo, mas logo depois faz aquilo que se viu, se eu fosse o Peseiro o Pinilla só jogava fora da área. Esteve bem em campo.

No que diz respeito ao Peseiro, gostei, acho que está mais confiante e rápido a avaliar o jogo, se calhar conhece melhor os jogadores que tem, muito bem a poupar os jogadores do meio campo.

MVP: Ricardo

cumps,
VCoelho

Melhor o resultado que a exibição certamente…

MVP: Pinilla pelo golão e pela atitude e garra

Peseiro: Dou o beneficio da duvida pela substituição corajosa, mas a avaliar pelos comentarios Rtp e rádio, parece-me que foi o adjunto a refriar a entrada do Miguel Garcia e que os levou a optar pelo Pinilla (verdade? n sei…)
Moutinho no banco e barbosa na 1ª parte mt má opção

Qto ao jogo, banho táctico dos holandeses sinceramente, confirmou-se mais uma vez que n há um plano B para equipas que se fecham com todos atrás da linha da bola… O jogo de passes e passes e posse de bola sem rapidez e frescura no meio campo (como ontem) simplesmente n resulta… Douala é bom no 1-1 mas precisa ser melhor aproveitado… os lances na sua maioria acabam em nada…

Valeu grande Ricardo naquilo q é verdadeiramente grande… saídas a jogadores isolados!

Algum receio p a 2ª mão, esperemos que o meio campo esteja mais dinamico e q o moutinho jogue de inicio…

Cumps,

reiz

Só para acrescentar

O nº 20 do AZ, Van Gallen é um grande jogador!

Alô Cácá…

Em primeiro lugar foi com grande prazer que revi e conheci alguns foristas, poucos, mas bons: Jubaverde, Inci, Yapo, Turco, Paulo Verde, NAM, Ricardo Coração de Leão, Felina e sua mãe e Rui Sampaio e pai. Infelizmente, tive que sair mais cedo, mas espero outras oportunidades para poder estar mais tempo entre estes Leões (e Leoas) e quem sabe, conhecer mais foristas.

Quanto ao jogo, a primeira nota é claramente para os holandeses. Concordo plenamente com o Mauras, quando diz que esta foi a melhor equipa que passou em Alvalade. Notou-se uma equipa muito mecanizada, com os jogadores a saberem exactamente o que tinham de fazer em campo. Aliado a isso, uma equipa com um porte atlético de respeito, que muitas dificuldades causou ao SCP.

Por isto, considero resultado bastante positivo, a diferença do 1-1 para o 2-1, pode ser a diferença de ir ou não à final, e principalmente, condiciona a forma como os holandeses terão de jogar na 2ª mão.

Concordo com a dita desinspiração de alguns jogadores, que também condicionou o futebol do SCP, e acho que muita desta desinspiração advem, mais da marcação feita pelos os holandeses, do que do nivel fisico de cada jogador.

A não entrada do Moutinho de inicio, foi explicada pelo Peseiro, e quanto a mim bem, pelas dificuldades fisicas do Roca e face a esta condicionante ele preferiu poupar o miudo para a 2ª parte, altura em que ele previa ter que tirar o Roca.
De resto o Peseiro esteve muito bem na entrada do Pinilla, quando já haviam ‘zumzums’ que quem entraria seria o Miguel Garcia. Felizmente, arriscou e ganhou.

Notas soltas:
-Inci, imagina se o Pinilla tem entrado de inicio. Acho que ficou claro que ele tem de entrar a titular. O Liedson não pode jogar constantemente sozinho, e para além disso, o Pinilla ganha imensas bolas de cabeça e desequilibra muito as defesas. Quando jogamos com equipas que se fecham, ele é um elemento importantissimo.

-Não concordo com as criticas feitas ao Pinilla no lance do possivel 3º golo. Acho que a jogada era para o Liedson marcar, só que ele quando viu a bola à sua frente, isolado, hesitou porque pensou que estava fora-de-jogo, com isso perdeu um tempo precioso, que foi a diferença entre poder marcar ou ser obrigado a passar. Quando o fez, aconteceram 2 situações:
1º-Penso que o Pinilla não esperava e já estava um pouco em quebra, após a jogada que tinha dado origem ao lance;
2º- a bola sofreu um ressalto estranho que fez com que o Pinilla se desequilibra-se e não conseguisse rematar como deve ser.

-Não tendo jogado mal, penso que o Doualla deve estar com algum problema fisico que o impossibilita de dar todo o rendimento. Ontem foi sintomático, lances que ele ganhou, no inicio da jogada, mas na hora da conclusão, principalmente no ultimo passe, falhou constantemente.

De resto acredito que vamos chegar à final. Penso que a tradição de não sermos eliminados por equipas holandesas, irá manter-se.

O que me incomoda é desconhecer se esta equipa terá cabedal para lutar pelas duas competições. O Peseiro, ontem, afirmou que os jogadores estão ‘esprimidos’ e face a este cenário pergunto-me se não será melhor optar por umas das competições? É que vale mais um pássaro na mão…

Espero que o Peseiro encontre uma solução para este dilema.

Esqueci-me, MVP: Pinilla, claro. :lol:

O Liedson não pode jogar constantemente sozinho, e para além disso, o Pinilla ganha imensas bolas de cabeça e desequilibra muito as defesas. Quando jogamos com equipas que se fecham, ele é um elemento importantissimo.

Perfeitamente de acordo. Assim houvesse paciencia para os falhanços!

O Liedson não pode jogar constantemente sozinho, e para além disso, o Pinilla ganha imensas bolas de cabeça e desequilibra muito as defesas. Quando jogamos com equipas que se fecham, ele é um elemento importantissimo.

Perfeitamente de acordo. Assim houvesse paciencia para os falhanços!

Psilva,
parece-me a mim que a paciência para os falhanços depende muito do artista que falha. Se tivermos em conta o jogo com a Academica, notamos que o Liedson falhou 2 oportunidades clamorosas e o Pinilla também 2, uma delas, menos clamorosa.

Mas, depois verifica-se que o alvo de todas as criticas é apenas ele.
Isto para mim é reflexo da pouca paciência e principalmente da total intolerância ao erro de terceiros, por parte de muitas pessoas. Felizmente ou infelizmente, a história está cheia de casos em que as apreciações que são feitas à partida têm de ser mudadas, porque as primeiras foram claramente precipitadas.