Eddie,tens toda a razão no que toca a transcrição do regulamento, o Gr nao pode ser carregado ou impossibilitado de movimentos dentro da pequena área.
Acontece que qualquer que seja o estorvo que sofra dentro da mesma, é considerada carga, como tal elegeu-se na forma de apitar desde ha muitos anos para cá, um género de atitude “consuetudinária” em que basta o GR ser tocado para marcarem falta.
Não pretendi aqui discutir se a acção de Tonel é ou não passivel de marcação de falta, mesmo que seja Pedro Roma a saltar para cima dele, ha uma tentativa de Tonel em jogar a bola, e como tal é considerada a carga no GR.
A forma como nos ensinam (ou ensinavam) a aproveitar esta regra desde tenros miudos nas balizas dizem-me que é assim, aliás ainda vou mais longe, muito penalty eu fiz, e muitos sao feitos durante os milhares de jogos todas as semanas, sendo no entanto a falta marcada ao avançado.
No entanto quando digo que não tem discussão, estou a usar uma hiperbole logicamente, ha arbitros que simplesmente nao ligam, como aconteceu ontem. O que quero dizer é que é dado comum no futebol que o GR dentro da área dele não pode ser tocado com os pés no ar (carregado se preferes o termo) e é assim que se joga.
Interpretações ao lance, todos podemos fazer, pois somos livres de pensar o que quisermos, inclusivamente até posso aceitar quem diga que não foi falta, mas para mim, se estivesse no lugar do Roma, era falta sim sr. e estaria realmente f***** com o árbitro… :o
Explicaste muito bem, aquilo que estava a faltar dizer nas melhores palavras.