Ninguém vem comentar porque provavelmente dirigiram-se todos ao estádio, mas eu como não me dirigi vou fazer a minha análise a este jogo do Sporting que cada vez menos dá ideia de ser um jogo de Futebol. Na análise ao onze inicial, não tenho nada a dizer, resolveu manter o mesmo onze e ainda bem que o fez mas depois as substituições são muito mal feitas e só prejudicaram o Sporting no resto do desafio. Isto até é curioso porque geralmente o forte do Paulo Bento são as substituições.
Na primeira parte, tivemos uns bons 25 minutos, depois com golo perdemos a chama e as opurtunidades de golo cairam em flecha, começamos a dominar o jogo e a controlá-lo mas não soubemos converter em jogadas perigosas, ainda assim mantivemos um bom nivel de jogo e pareciam querer mostrar aos adeptos que afinal até conseguem e sabem produzir bom futebol. De destacar aqui o golo de Liedson, que foi validado mas mal validado, não pode haver nenhum toque no guarda redes na pequena área, qualquer toque que haja tem de ser punido com falta e dá-me toda a ideia de que o Tonel toca no guarda redes, pode não impedir a sua intervenção mas toca no guarda redes, é o suficiente para se assinalar a falta e merece o meu destaque. Ainda nesta primeira parte houve um penalty sobre Nani, mas aqui pedia-se ao senhor fiscal de linha que estava de frente de para o lance e nada assinalou.
Na segunda parte, não mostraram mais nada, tinham momentos ofensivos que provocavam grandes perigos na área contrária mas não souberam marcar golo e convém matar os jogos contra estas equipas, porque num erro defensivo, num contra ataque ou seja onde for, podem levar um golo repentino e a reviravolta tornava-se dificil, mas graças a deus isso não aconteceu e conseguimos ganhar. Neste periodo de tempo, o jogo descambou por completo, aliás, descambou nas três equipas que estavam em campo, primeiro a Académica usou e abusou de entradas durissimas que nada foram punidas com cartões, depois o Sporting estupidamente teve medo da Académica e recuou demasiado no terreno, e isto deve-se fundamentalmente á entrade de Custódio e a não saida de Paredes, porque com duas aves raras a jogar no mesmo sitio, o jogo torna-se logo mais lento e a partir daqui nunca mais conseguiram sair para o ataque, e ainda a equipa de arbitragem que acaba por mostrar um amarelo a Tello, depois de entradas durissimas quer a Nani, quer a Moutinho, quer a Bueno e quer a Liedson, já para não falar de dois penaltys que ficaram por marcar.
No meu comentário final, acho impressionante a insistencia de Paulo Bento em Custódio, como é que se pode gostar deste jogador? Mais uma coisa, como é que se pode ter medo e defender o resultado em CASA contra a Académica? Tantas perguntas que tenho mas que não vão ser respondidas por quem devia.
Na análise individual, temos os positivos:
Miguel Veloso - Este miudo é um espanto, tem uma qualidade impressionante e merece todos os meus elogios, porque afinal não é so a trinco que joga bem e també sabe jogar bem a central, sendo que hoje e contra o Setubal esteve melhor que Tonel. É um grande jogador e hoje foi ele que segurou aquela defesa e que manteve a consistência. Teve de fazer dobras a Ronny e foi até por isso que se percebeu a saida de Ronny, que é um claro lerdo a defender. Para mim o MVP, foi o que esteve melhor em campo e merece ser titular sempre.
Liedson - Marcou o golo e esteve em muitos lances perigosos, mas ainda revela alguma timidez no momento do golo e é impossivel falhar aqueles golos escancarados, tanto marca como falha e isso meteu-me um bocado de raiva mas o que é certo, é que já sabe onde tem de estar colocado e agora aparece sempre no sitio certo. Aleluia, voltou ao que era, pena as férias. Não é o meu MVP porque ainda falhou bastantes mas não tenho duvida nenhuma que ele esta noite foi o ataque do Sporting, porque não houve mais ninguem.
As individualidades negativas, foram bastantes mas destaco as piores:
Paredes - Lento, gordo, sem velocidade e falteiro. E mesmo assim é melhor que Custódio, cada vez tenho menos duvidas de que ele veio gozar de uma bela reforma num pais com um bom clima.
Custódio - Digam-me se eu vi bem, o Custódio foi papado em velocidade com um jogador que tinha estado desde inicio? Relembro que ele entrou aos 70 e tal minutos, pronto penso que esta jogada diz tudo.
Bueno - Ele corre, corre, corre mas não o vejo fazer nada. Lutador mas mau jogador, o suor não chega amigo.
O que conta são os três pontos mas este Sporting deixa muito a desejar. Que tenham um bom Natal e que passem umas boas férias, e sobretudo que venham com a cabeça limpa.
PS - Deixem o Moutinho descansar