SPORTING 1 x 0 Académica

A jornalada de hoje garante que Paulo Bento vai fazer a vontade à malta que criticava a rotatividade mantendo o onze de Setúbal, numa espécie de adesão à velha teoria do “em equipa que ganha não se mexe”

Acredito que com o Sporting fora da Europa o nosso treinador vai partir para um onze base, que no entanto não será bem este. Não só porque Polga está lesionado, mas também porque pode haver mexidas no plantel com a reabertura do mercado.

De qualquer forma jogadores como Ronny, Paredes e Bueno, já estão a ter as suas oportunidades e diga-se de passagem que nenhum deles me convenceu.

O lateral parece-me ter potencial mas terá de melhorar no aspecto defensivo.
O paraguaio dá a sensação de ser um jogador acomodado já em pré reforma e a menos que dê um grande salto penso que não irá agarrar o lugar de trinco.
Finalmente o uruguaio é lutador mas no momento da verdade não acerta e só a fraca concorrência lhe permite esta serie de jogos a titular.

Neste último caso, penso que a solução terá sempre que passar por uma cara nova. Já no que diz respeito ao trinco julgo que quase todos estarão de acordo com o regresso de Veloso ao lugar. Para a defesa se Ronny não se impuser Tello e Abel são alternativas perfeitamente fiáveis.

No que diz respeito ao jogo de hoje antevejo as habituais dificuldades perante as equipas do Prof. Machado, sempre muito organizadas e perigosamente chatas

este SCP consegue enervar um gajo… entao tem o jogo controlado na 2ª parte e deixa-se levar no jogo do Bruno Paixao, isto e’ lamentavel.
Tambem era aconselhavel emprestar o Custodio ao Palmelas de Sao Pedro da baixa, assim nao veriamos as suas lerdices em campo… e’ sem duvida uma MERDA de jogador.

2Penalties por assinalar, um deles escandaloso.
Golo do SCP limpissimo, o Tonel nem toca no Pedro “Defende td”.

Espero nao assistir a mais jogos do SCP com arbitragem deste sr e agradecia ao sr PB que se deixe de armar em inventor e nem se dignifique a colocar em campo o palhaço do Custodio.

MVP: LIEDSHOW!

Não tive hipótese de ver o jogo, mas pelo relato, trememos muito…

Mas…mais 3 pontos :wink:

O meu comentario ao jogo e este :

CUSTODIO ÉS SIMPLESMENTE RIDÍCULO !!!

O meu comentario ao jogo e este :

CUSTODIO ÉS SIMPLESMENTE RIDÍCULO !!!

Bala, por muito que possa concordar que Custódio não é bem amado em Alvalade e tem razões para isso, o facto de se estar sempre a bater no mesmo jogador, só porque é um mal amado não me parece muito correcto. Não que não respeite as tuas opiniões, pois respeito-as imenso, mas não vejo onde é que Custódio possa ter contribuído para esse teu comentário.

???

Devias era perguntar o que ele nao fez !!!

Nao e bater no ceguinho e so analisar o que ele fez hoje.

So para falar na ultima andou atras do gajo da academica antes do meio campo andou alguns 20 metros atras dele e nao foi capaz de fazer falta…quando a falta tinha mesmo de ser feita para travar o contra-ataque depois deu amarelo ao TELLO no seguimento da mesma…ele andou andou andou e enfim…

Para nao falar dos outros lances…que sao de bradar aos ceus…como passes errados em zonas perigosas e ficar estatico no campo a olhar para a bola…

Para mim a anormalidade nao e ele ser oting e ele fazer sequer parte o plantel do sporting

Analisem o que ele fez hoje prestem atençao aos seus erros …depois percebam a minha INDNIGNAÇAO !!!

Ninguém vem comentar porque provavelmente dirigiram-se todos ao estádio, mas eu como não me dirigi vou fazer a minha análise a este jogo do Sporting que cada vez menos dá ideia de ser um jogo de Futebol. Na análise ao onze inicial, não tenho nada a dizer, resolveu manter o mesmo onze e ainda bem que o fez mas depois as substituições são muito mal feitas e só prejudicaram o Sporting no resto do desafio. Isto até é curioso porque geralmente o forte do Paulo Bento são as substituições.

Na primeira parte, tivemos uns bons 25 minutos, depois com golo perdemos a chama e as opurtunidades de golo cairam em flecha, começamos a dominar o jogo e a controlá-lo mas não soubemos converter em jogadas perigosas, ainda assim mantivemos um bom nivel de jogo e pareciam querer mostrar aos adeptos que afinal até conseguem e sabem produzir bom futebol. De destacar aqui o golo de Liedson, que foi validado mas mal validado, não pode haver nenhum toque no guarda redes na pequena área, qualquer toque que haja tem de ser punido com falta e dá-me toda a ideia de que o Tonel toca no guarda redes, pode não impedir a sua intervenção mas toca no guarda redes, é o suficiente para se assinalar a falta e merece o meu destaque. Ainda nesta primeira parte houve um penalty sobre Nani, mas aqui pedia-se ao senhor fiscal de linha que estava de frente de para o lance e nada assinalou.

Na segunda parte, não mostraram mais nada, tinham momentos ofensivos que provocavam grandes perigos na área contrária mas não souberam marcar golo e convém matar os jogos contra estas equipas, porque num erro defensivo, num contra ataque ou seja onde for, podem levar um golo repentino e a reviravolta tornava-se dificil, mas graças a deus isso não aconteceu e conseguimos ganhar. Neste periodo de tempo, o jogo descambou por completo, aliás, descambou nas três equipas que estavam em campo, primeiro a Académica usou e abusou de entradas durissimas que nada foram punidas com cartões, depois o Sporting estupidamente teve medo da Académica e recuou demasiado no terreno, e isto deve-se fundamentalmente á entrade de Custódio e a não saida de Paredes, porque com duas aves raras a jogar no mesmo sitio, o jogo torna-se logo mais lento e a partir daqui nunca mais conseguiram sair para o ataque, e ainda a equipa de arbitragem que acaba por mostrar um amarelo a Tello, depois de entradas durissimas quer a Nani, quer a Moutinho, quer a Bueno e quer a Liedson, já para não falar de dois penaltys que ficaram por marcar.

No meu comentário final, acho impressionante a insistencia de Paulo Bento em Custódio, como é que se pode gostar deste jogador? Mais uma coisa, como é que se pode ter medo e defender o resultado em CASA contra a Académica? Tantas perguntas que tenho mas que não vão ser respondidas por quem devia.

Na análise individual, temos os positivos:

Miguel Veloso - Este miudo é um espanto, tem uma qualidade impressionante e merece todos os meus elogios, porque afinal não é so a trinco que joga bem e també sabe jogar bem a central, sendo que hoje e contra o Setubal esteve melhor que Tonel. É um grande jogador e hoje foi ele que segurou aquela defesa e que manteve a consistência. Teve de fazer dobras a Ronny e foi até por isso que se percebeu a saida de Ronny, que é um claro lerdo a defender. Para mim o MVP, foi o que esteve melhor em campo e merece ser titular sempre.

Liedson - Marcou o golo e esteve em muitos lances perigosos, mas ainda revela alguma timidez no momento do golo e é impossivel falhar aqueles golos escancarados, tanto marca como falha e isso meteu-me um bocado de raiva mas o que é certo, é que já sabe onde tem de estar colocado e agora aparece sempre no sitio certo. Aleluia, voltou ao que era, pena as férias. Não é o meu MVP porque ainda falhou bastantes mas não tenho duvida nenhuma que ele esta noite foi o ataque do Sporting, porque não houve mais ninguem.

As individualidades negativas, foram bastantes mas destaco as piores:

Paredes - Lento, gordo, sem velocidade e falteiro. E mesmo assim é melhor que Custódio, cada vez tenho menos duvidas de que ele veio gozar de uma bela reforma num pais com um bom clima.

Custódio - Digam-me se eu vi bem, o Custódio foi papado em velocidade com um jogador que tinha estado desde inicio? Relembro que ele entrou aos 70 e tal minutos, pronto penso que esta jogada diz tudo.

Bueno - Ele corre, corre, corre mas não o vejo fazer nada. Lutador mas mau jogador, o suor não chega amigo.

O que conta são os três pontos mas este Sporting deixa muito a desejar. Que tenham um bom Natal e que passem umas boas férias, e sobretudo que venham com a cabeça limpa.

PS - Deixem o Moutinho descansar

????

So para falar na ultima andou atras do gajo da academica antes do meio campo andou alguns 20 metros atras dele e nao foi capaz de fazer falta…quando a falta tinha mesmo de ser feita para travar o contra-ataque depois deu amarelo ao TELLO no seguimento da mesma…ele andou andou andou e enfim…

Para nao falar dos outros lances…que sao de bradar aos ceus…como passes errados em zonas perigosas e ficar estatico no campo a olhar para a bola…

Para mim a anormalidade nao e ele ser oting e ele fazer sequer parte o plantel do sporting

Analisem o que ele fez hoje prestem atençao aos seus erros …depois percebam a minha INDNIGNAÇAO !!!

Pronto, é uma visão tua que em partes tem a minha concordância, mas que não resume a vitória do Sporting que foi o mais importante na partida de hoje.

????

Pronto, é uma visão tua que em partes tem a minha concordância, mas que não resume a vitória do Sporting que foi o mais importante na partida de hoje.

isso e’ que o dizemos sempre quando ganhamos, o facto e’ que continuam os mesmos erros infantis por parte do PB… meter a jogar um jogador so’ porque gosta dele, e’ uma irresponsabilidade gritante, principalmente quando se trata de um pseudo-jogador de nome Custodio que entrou em campo so’ para fazer MERDA… os lances de perigo da Academica nos ultimos 10m advém quase smp a partir de lances em que o mm e’ interveniente e so’ faz MERDA

????

isso e’ que o dizemos sempre quando ganhamos, o facto e’ que continuam os mesmos erros infantis por parte do PB… meter a jogar um jogador so’ porque gosta dele, e’ uma irresponsabilidade gritante, principalmente quando se trata de um pseudo-jogador de nome Custodio que entrou em campo so’ para fazer MERDA… os lances de perigo da Academica nos ultimos 10m advém quase smp a partir de lances em que o mm e’ interveniente e so’ faz MERDA

Skay, se me permites não concordo com a tua opinião.

Parece-me algo grave a afirmação de que Paulo Bento apenas colocou Custódio por gostar dele. Custódio foi colocado porque Paulo Bento entendeu ser a opção mais correcta para tapar o maior ascendente da Académica. Acabou por não ser a opção mais feliz, mas foi a opção que na altura, provavelmente adequaria melhor ao Sporting.

Sejamos realistas… ha mt tp que esta visto que o Custodio nao faz nada d jeito na equipe do SCP, nao contribui para nd positivo, alias ja nem no timming das faltas o rapaz acerta… ou faz falta quando nao deve, ou quando deve nao faz, limita-se a fzr de acompanhante em correrias desenfreadas. Ora nos vemos isto, vais dzr q o PB nao o vê?

3 pts num jogo que podiamos ter goleado e acabamos com o credo na boca…

Assim que Custodio entrou o SCP perdeu o meio campo, daí a asfixia, aquele lance em que é comido em velocidade por um jogador que estava la desde o inicio eqto ele tinha uns 10 mn de jogo é axiomatico da qualidade deste jogador.

Paredes nao faz muito, mas é duro e pragmatico, Custodio tera que ser dispensado o mais rapido possivel.

MVP- Miguel Veloso

de facto o Custodio tem vindo a provar a cada jogo que passa, que não tem qualidades para estar neste grupo. A minha questão é…porque razao nao venderam este jogador, com uma proposta de 6 milhoes? Isto era sair o “totoloto”! Custódio e Ricardo catalogados como “inegociáveis”?! E depois vendem jogadores como o Quaresma por 6 milhoes!

Quanto ao jogo de hoje o Sporting teve de facto muitas oportunidades, mas não teve arte para as concretizar! Teve também falta de consistência que permitisse gerir o jogo, na fase de maior ascendente da Académica.

Nota para o muito publico, só não percebo os assobios para os jogadores da própria equipa, e principalmente para o Nani…será que não existe racionalidade?!

MVP: Liedson

Bom tive o prazer de assistir à melhor primeira parte do Sporting desde o jogo com o Inter.

Praticámos um futebol simples e eficaz que pecava somente no ultimo passe, que, ou não saia porque Nani fintava, ou porque não ia bem medido e quando ia a jeito estava lá São.Roma a segurar. Gostei muito da exibição nos primeiros 45, um futebol sem “medos”, com Paredes a comandar as tropas (bom jogo do paraguaio até entrar o inevitável Custódio), sempre atacando em bloco e encolhendo a Briosa contra a intermediária. Tivemos boas ocasiões, tantas que o resultado poderia ter-se mesmo dilatado ainda na primeira parte.

Chegou o intervalo…

Entrou Abel…

E tudo mudou…

Seguiu-se um péssimo Sporting, fiquei “com eles” na mão até o Palhaxão apitar para o fim, quer fosse por ele se lembrar a dado momento do jogo que tinha algo a fazer ali em Alvalade, quer fosse pela quebra do nosso meio campo e da nossa finalização que não acertava uma, nem com a baliza aberta: SURREAL!

A académica acordou e alegrou-se depois do intervalo e voltou com um futebol apoiado e mudanças de velocidade rápidas a sair da defesa, que criaram uma desordem completa na nossa equipa à qual só Tonel e Veloso resistiram, era impressionante mas sempre que o Académica passava de meio campo nós ficávamos em pânico e o pontapé para o ar foi a constante.

De resto:

Veloso é o meu MVP, manteve o nível durante os 90 minutos e fiquei com a certeza de que é melhor a central do que a trinco.

Paredes foi o melhor na primeira parte, recuperou muitas bolas e JOGOU PARA A FRENTE, depois Custódio empurrou-o para as faixas e desapareceu do jogo.

Liedson tambem esteve a bom nível, marcou e podia ter marcado mais, batalhou e ralhou com Nani (o que é de louvar).

Bueno é melhor que Alecsandro. Está na cara.

Nani irrita-me a cada jogo que passa. Tem muito jeito para a bola mas é burro que nem um calhau. Ainda assim foi uma exibição positiva de um elemento que volta e meia lembrava-se que podia fazer a diferença…

Abel nunca estava no sítio e conseguiu fazer pior do que um Caneira desinspirado. Ronny melhorou muito no sentido defensivo/posicional, tem de ganhar mais rins para subir no terreno.

Moutinho e Tello quebraram um pouco hoje, tendo o chileno sido o que quebrou mais, e tendo Moutinho jogado a espaços, perdeu lá umas bolas infantilmente.

50 e tal mil pessoas, lotação esgotada, festa bonita, excelente ambiente e uma prenda razoável para o núcleos que se deslocaram a Alvalade.
Pena ter-se gritado só duas vezes golo e só uma ter contado.
Em janeiro há mais!
:arrow:

Para além da brilhante entrada em campo do Custódio também adorei a do Alecssandro!! Fez um jogão, jogou e fez jogar… :roll:

Uma boa primeira parte,onde jogamos com fluidez,com rapidez e com…Nani,para mim o MVP.Destaque também para Liedson,marcou o golo,deu que fazer à defesa contrária,mas continua a falhar golos que não se podem falhar.Miguel Veloso a mostrar que é jogador e a justificar porque o ponho quase sempre nos onzes antes dos jogos.:lol:

Não falo de alguns jogadores por estarmos em época natalícia.:smiley:
Valeu os 3 pontos.

P.S. Há uma finta deliciosa do Nani,espero encontrá-la no youtube ou algo do género.

Aqui fica a minha opinião em algumas notas:

• Partida dominada claramente pelo Sporting, com a Académica na parte final a querer contrariar esta tese. O resultado de 1-0 parece-me curto para o que se produziu, mas justo para que se aprendam com alguns erros;

• A meu ver, parece-me que algo está errado na mentalidade dos jogadores do Sporting. A tendência de se estando a ganhar, deixar de pôr o pé no acelarador, sobretudo com um resultado tangencial, tem dado frutos, mas algum dia trará dissabores e neste sentido, caberá a Paulo Bento mudar um pouco a mentalidade pequena deste grupo de atletas;

• Liedson voltou a resolver e para isso muito contribuiu também, o maior flanqueamento de jogo por parte do Sporting. Algo que pouco se tinha visto esta época e que me agradou. Por isso, parece que não será descabido, pensar-se na sequência de oportunidades que Liedson obteve, que não finalizou, mas que poderá ter alguma coisa a ver com o que citei acima;

• A direcção do Sporting ou o departamento responsável pela questão dos bilhetes, deveria olhar para o panorama do nosso estádio na partida desta noite e realmente colocar a mão na consciência e pensar, se eventualmente mais vale um estádio cheio e com muita animação, ou uma meia casa e com ambiente sonolento. Parece-me que a questão do preçário dos bilhetes, é algo que deveria ser encarado em Alvalade olhando também, pela visão dos adeptos. Algo que não tem acontecido;

• A nível individual e voltando à partida desta noite, realce positivo para Liedson, Nani, Paredes, Miguel Veloso e Rodrigo Tello e realce negativo para Bueno e Alecsandro.

• Mantenho a minha ideia, de que este plantel não tem capacidade para poder lutar pelo título. Olhando às declarações de Paulo Bento, de Soares Franco ultimamente, parece-me óbvio que é urgente uma adição de açucar a um plantel claramente azedo;

• Se mais dúvidas existissem, penso que a prova de que este relvado não serve os interesses do Sporting, foi dada na partida desta noite e nem é preciso estar-se a procurar bem, porque existiram lances óbvios em prejuízo da equipa e também em prejuízo do bom futebol;

• Nota negativa para a Juventude Leonina sobretudo em algo que pensava estar arredado de Alvalade mas que pelos vistos me equivoquei. O habitual “uhuhuh” para com atletas negros, é racista, é despropositado, incoerente e só dá má imagem ao clube. Ás vezes, antes dos actos, pensar um pouco também ajudaria…

No fim e sem sombra de dúvidas…

… o regresso da mão no ouvido! :wink:

Vamos com calma em relação ao Miguel Veloso…temos de admitir que a actuação de hoje resulta TAMBÈM do pouco jeito dos avançados da Académica.

Tem muito bons pés e sentido posicional, mas quero vê-lo maior numero de vezes, e contra adversários “mais cotados”…

Hoje não consegui ver todo o jogo, vi a primeira (melhor) e o final da segunda (infelizmente já no pós-custódio). Alguns comentários:

• Moutinho: grande como sempre.

• Liedson: começa finalmente a aparecer no sítio certo. Até que enfim…

• Bueno: não sendo bom pareceu-me melhor que noutros jogos, pelo menos menos “nulidade” que anteriormente ou que Alecsandro mais tarde.

• Nani: incrível. Quando joga simples é importante (1,2 cruzamentos muito perigosos). Quando inventa só lhe sai merda. Uns dizem que é da idade, outros dirão que é falta de neurónios… gostava de saber a verdadeira razão, para me decidir.

• Paredes: continua gordo e longe da boa forma, mas Bento fez-nos um favor quando meteu o Custódio no seu lugar: mostoru-nos que até o gordo Paredes é melhor que o Custódio.

• Custódio: palavras para quê? as últimas 4 jogadas de perigo da Académica surgem TODAS de falhas de Custódio. O momento de luxo foi o tal lance já falado em que um gajo com 90m em cima das pernas o deixa por terra, num lance que mostra toda a qualidade deste trinco, que vendo um adversário a ganhar velocidade o ataca pelas costas em vez de se interpor no seu caminho, posto perante as duas opções. Tentou montar o adversário e acabou no chão, uma verdadeira “menina” ridícula.

PS - Serei maldoso mas parece-me que não injusto que quem considera falta o lance que deu o título ao benfica considerará pelo menos “duvidoso” este golo do Sporting. Mas a verdade é que também houve um penalty por marcar.

Como já disse no meu post, o lance que origina o golo do Sporting é falta sobre o Pedro Roma, poderiamos ter marcado muito mais mas esta é a verdade, pelo menos a mim nas imagens deu-me toda a ideia que houve contacto dentro da pequena área e como tal, tem de ser assinalada a falta, mesmo que não perturbe a acção do guarda redes tem de ser marcada, aquela é uma zona sagrada para qualquer guarda redes, qualquer toque tem de ser assinalado.

Acabou por nos dar a vitória esse lance, mas como também ja disseram houveram no maximo duas grandes penalidades a marcar, a favor do Sporting e nós proprios podiamos ter marcado mais.