O Azor Ahai basicamente é uma lenda de um herói que existiu muito antes da chegada do primeiro Aegon a Westeros. É dito nos livros que após anos de escuridão e Inverno, foi esse herói que, com a sua espada, Lightbringer, derrotou os Outros.
Não sei se te lembras da lenda, acerca da criação da espada, mas de um modo elementar, para criar a espada era preciso um ingrediente especial, algo importante para o criador, coisa que ele inicialmente não sabia. Ao fim de muito tempo a criar a espada, ele tenta terminá-la com água e a espada partiu. Não quis desistir e começou de novo. Depois tentou novamente espetando a espada no coração de um leão, partiu-se. À terceira, teve de pedir à esposa dele para se expor, e trespassou-lhe a espada pelo coração. Conta a lenda que a espada fundiu-se com a alma dela, criando a Lightbringer.
Não me perguntes porque digo que é o Jaime. :mrgreen: É apenas um feeling que tenho, depois de ler por aí muitas teorias. Primeiro temos de saber o que acontece com ele depois de ter ido com a Brienne. Inclusive penso que a espada será a que ele lhe deu, vindo do aço valiriano da Gelo do Eddard, e que ele a utilizará ou nela ou na irmã.
Há ainda outra teoria, que diz que o Jaime e a Cersei são bastardos do Rei Louco, mas essa parece-me já um pouco rebuscada, apesar de ter algumas pontas que me parecem certas. Como por exemplo o desejo incessante de cruzamento entre irmãos. :mrgreen: Também o facto de o Aerys não suportar o Tywin pode ter ajudado à festa. :shhh:
Quanto ao Great Other, penso que não há volta a dar e será mesmo o Bran. O facto de andar a ser treinado para lá da Muralha com o Brynden Rivers terá de ter alguma razão de ser… Não me agrada muito a ideia mas pronto. :-\