Até acrescentei um nome que ainda com muitos anti-corpos nos grupos de apoio (com razão ao que sei), que trabalha (ou trabalhava), cujo nome até consta dos agradecimentos do DVD da GB deste ano e que já deu grandes provas da capacidade de mobilizar uma bancada!
Falam da histérica da speaker, mas ela na época passada já lá não andava. Era só o afónico.
Acho que o papel de speaker deve ser para animar, e não cortar o ambiente do estádio. Gostava mais como era antigamente, em que quando as equipas entravam para o aquecimento pouco se ouvia o speaker, a musica não estava muito alta, e as claques criavam o ambiente.
Hoje em dia não é assim. As claques só conseguem começar a criar ambiente quando o jogo começa.
No intervalo devia ser dada hipótese de as modalidades amadoras apresentarem as suas actividades…
Com isto conquistavam-se os miúdos que as praticam, vinham os pais e familiares ao estádio, havia mais receitas, mais praticantes, mais sócios…etcetetc
Em 1980, quando era Atleta do Sporting Clube de Portugal, havia esse espírito.
Hoje em dia, não. o que é preciso é safar alguns amigos que não arranjam lugar (emprego) em mais lado nenhum e encher o estádio com morangada que, como alguns ou algumas dizem: “sou do Sporting mas simpatizo com o porto e com o benfica…”
Mas se calhar entram a 5 min do inicio do jogo por essa mesma razão. Eu falo por mim, que já não estou ao pé das claques, mas só entro quando o jogo está quase a começar (excepto jogos grandes) mesmo para não ter que ouvir a musica (supostamente) ambiente, e o speaker.
A malta quer e embebedar se falar da vida de toda gente criticar quem por la anda meter se com as senhoras q vao passando e se jogarmos com o Benfica andar nas festividades com eles…
Quanto a este tema gostaria de aqui deixar a minha opinião.
Aposto com todos que se vier outro speaker os problemas vão continuar os mesmos, porque a única solução seria talvez existirem reuniões prévias entre um elemento de cada claque a toda a equipa de animação por forma a coordenarem as coisas para os jogos…as claques não têm culpa mas se calhar ele tb não. Tem um guião para cumprir que certamente não é feito por ele…as directrizes são de quem dirige aquela área.
Agora quando falam em animar um jogo em que 90% das pessoas se calhar entram 5 minutos antes não será certamente tarefa fácil…
Já relativamente às criticas também me parecem um pouco exageradas, isto na minha opinião…embora concordando com o que dizem da antiga speaker feminina.
Por exemplo, na festa da final da taça eu estive lá e foram várias as vezes que puxou cântigos e que eram correspondidos pelos adeptos…existem vários videos no you tube com isso…e oiço sempre nos jogos uma saudação às claques do SCP, algo que tb me parece simpático.