Gosto de ler o entusiasmo que o pessoal sente a jogar SS, e sinto um pequeno orgulho de ter lançado isto por aqui.
No entanto por outro lado tenho pena pois como já conheço o jogo há mais de 6 anos e conheço bem a sua história e suas personagens sei coisas que o entusiasmado jogador não sabe… e tenho pena por eles.
O SS está a caminho do fim. É a minha opinião. Deixo-vos a breve história do jogo e alguns factos recentes que indicam que isto está a acontecer, deixo-o como aviso para que um dia não fiquem mto tristes por perderem este passatempo:
1 - Descobri o SS há mais de 6 anos. Na altura andavam por lá 2,3 portugueses em 3,4 milhares de testers. Foi a fase dourada, ainda de teste, em que Strand e Bresson (criadores dinamarqueses) implementavam novas funcionalidades regularmente, onde controlavam o jogo com atenção, onde havia método e estrutura apesar de alguns erros de justiça dos GMs semelhantes aos dos dias de hoje.
2 - Recordo por exemplo uma dada altura em que começou a existir dinheiro a mais numa dada sessão e os criadores modificaram o modelo económico, aumentaram a despesa e cortaram receita, o que lançou o jogo numa muito discutida mas realista recessão (que bem eu aproveitei para me transformar no clube mais potente da sessão, vindo da segunda divisão). Este é apenas um exemplo do tipo de cuidada gestão do jogo que existia nessa altura.
3 - Surgiu a Reality Games, uma empresa francesa que adquiriu direitos temporários sobre o jogo por um período de anos, eles detinham os direitos de exploração comercial e pagavam a strand e co. os desenvolvimentos, sendo que a propriedade do jogo era á mesma dos dimarqueses mas cedida temporariamente. A RG tinha também um engraçado “SS” de fórmula 1.
4 - Surgiram nesta fase comercial mudanças ridículas, como por exemplo o abrandamento do nível de exigência das boards, com receio que muitos despedimentos motivassem o abandono dos “clientes”. As boards que antes despediam sem misericórdia quem andasse a brincar com o clube passaram a aceitar “gandhianamente” os falhanços e aberraões dos managers. Recordo que foi nesta fase que eu e um amigo fizemos um trabalho para a RG e Strand traduzindo todo o replay para português, algo que aproveitámos para fazer com graça imitando frases famosas dos comentadores portugueses. Infelizmente essa opção foi retirada quando aconteceu o que descrevo no ponto 5.
5 - A RG abre falência. O fim do SS é anunciado e o jogo é mesmo interrompido durante meses. Inicia-se uma batalha jurídica entre Strand e a RG em que o primeiro procurava reaver os direitos do jogo mais cedo em virtude da falência. Foi um tempo em que tudo o que se ia sabendo surgia num fórum chamado “SS Forever”.
6 - O SS reabre. As sessões anteriores, apesar de guardadas, não são reactivadas. Em vez de serem lançadas novas sessões, são aproveitadas sessões já de si “enquinadas” pois estavam alojadas num servidor de teste que sempre existiu, onde um grupo restrito de 10-20 testers (eu tb) testavam novas funcionalidades, ou seja as sessões decorriam com esse objectivo e naturalmente decorriam de forma aberrante. Eis a primeira explicação para o facto de a sessão “fulltest” ser a aberração que é hoje em dia.
7 - O SS decorre até hoje, sem grandes evoluções. Strand introduz uma ou outra alteração, a maior (e mais acertada) das quais a implementação de uma maior dificuldade e lentidão no aumento dos estádios. Infelizmente até esta medida é implementada de forma desastrosa pois afecta apenas as novas construcções, permitindo strand que os anteriores estádios aberrantes de 100, 150 e 200 mil!! lugares fiquem como estão, construídos que foram com facilidade ridícula, e assim aumentando o fosso financeiro entre 10,15 clubes e o resto do jogo. Os preços de jogadores começam a suplantar ridiculamente o valor de mercado que o pp motor de jogo estabelece para os mesmos.
8 - Forening Board - é constituída uma “junta de salvação” do SS, a forening board, para a qual fui eleito. Ao chegar à mesma constato desde logo com uma ambição colocada por Strand com a qual discordo e que motiva o meu afastamento: Strand quer ser pago pelo jogo para desenvolvimentos e pior que isso não encara a possibilidade de um pagamento por tarefa mas pretende sim um envolvimento full-time.
Na minha opinião Strand não sente mais paixão pela sua criação (acho o ponto 8 um exemplo claro de um criador que pede a paixão pela sua obra) mas sente algum complexo de culpa perante a possiibilidade de puxar a ficha do jogo. Consciente ou inconscientemente está a permitir uma solução mais calma, de morte lenta do SS. As sessões vão estagnando, o cheating instalando-se com cheaters q hoje mandam no jogo, nunca survem novas funcionalidades pq Strand não as faz e o modelo economico do jogo deteriora-se.
Estou a dizer isto com todas as letras nos fóruns principais e no fórum da fulltest mas de pouco adianta. O Strand está-se bem a marimbar para isto.
Não coloquem muito empenho no jogo.