Snooker

Há anos que o Steve Davis dizia nas transmissões do Campeonato do Mundo que o numero de frames das meias finais e finais é superior as outras da fase final. São 19 + 25 + 25 até aos quartos, mas as meias e final são 37 + 38…

Basicamente é uma prova de resistencia, com uma boa parte psicologica pelo meio.

1 Curtiu

Há poucas semanas, numa entrevista, Ronnie O’Sullivan referiu mais ou menos o mesmo que Davis. Ronnie disse que o vencedor do Mundial não era necessariamente o melhor jogador da época ou em melhor forma, era o jogador que aguentasse melhor a pressão de 17 dias de competição com encontros muito longos e com várias sessões cada um.

A este propósito, uma pequena correção ao que afirmas. Para chegar às meias finais é preciso ganhar 10+13+13=36 frames (em possíveis 19+25+25=69). Depois, para ser-se campeão do Mundo, é preciso ganhar um encontro à melhor de 33 e outro à melhor de 35 (=68 frames possíveis), ou seja, ganhar 17+18= 35 frames. Não são 37+38=75 possíveis. Ademais, as três primeiras eliminatórias totalizam 8 sessões por jogador (2+3+3=8); as meais finais e a final totalizam as mesmas 8 sessões (4+4).

Bottom line, ao chegar às meias finais ainda só está metade do caminho percorrido para ser-se Campeão do Mundo. E já se leva semana e meia de competição. O resto é depois decidido em 5 dias (3 paras as meias, 2 para a final).

1 Curtiu

Sim, enganei-me nos numeros. Confundi o 7 dos 17 nos 37 em vez de 35, por exemplo. A ideia está lá, meia final e final são metade das frames totais que são precisas.

1 Curtiu

Não houve mais surpresas nos jogos que ainda restavam dos oitavos. Embora Milkins seja mais experiente do que Si Jiahui, e este tenha vindo das qualificações, o chinês era favorito, na minha opinião, pelo seu belíssimo jogo longo. A vitória por 13-7 foi mais do que justa.
Entretanto, Higgins passou a ferro Kyren Wilson por 13-2. Este é o resultado que pode ser considerado o mais estranho destes 2 últimos dias de competição.

Estão definidos os jogos dos quartos de final.

Na parte superior do quadro:
Ronnie O’ Sullivan - Luca Brecel
Anthony McGill - Si Jiahui (ambos vieram das qualificações, o que é notável; teremos assim nas meias finais pelo menos um jogador que veio das qualificações.)

Na parte inferior do quadro:
Mark Allen - Jak Jones (que também veio das qualificações)
Mark Selby - John Higgins

Aproxima-se a hora das grandes decisões. Que rolem as bolas (mas eu não… :rofl:)

O Ronnie estava a ganhar 10-6 e agora o Brecel deu a volta e está a ganhar 12-10. :scream:

Vamos ver se aguenta a pressão e fecha o jogo que falta ou se o Ronnie recupera.

Edit: 13-10

Brutal. Não percebi porque cortaram a emissão antes de acabar

1 Curtiu

Para mim foi estranho, parecia que o Ronnie estava de corpo presente. Deve ter acontecido algo estranho.

Lembro-me naquelas edições em que ele não fazia nada de jeito na altura dos seus grandes fantasmas, mas mesmo assim ainda metia bolas e pontuava.

Que se passou? Um gajo não pode estar a trabalhar???

Estava a ver o jogo, mas desisti ao intervalo da sessão. Não tive coragem para ver a 2ª parte, que já adivinhava vir descalabro. O que vi na 1ª parte foi o Ronnie que vi ao longo da época, e que só podia acabar mal, infelizmente.

Considerando o que se vai passando entre Selby e Higgins, vamos ter uma final antecipada na meia final entre Allen e Selby. Nem Brecel, nem McGill, nem Si Jiahui ganham a qualquer deles numa maratona a 35 jogos e 4 sessões.

1 Curtiu

Melhor foi o comentador dizer que não se apercebeu que terminaram o jogo a meio lol

Estão definidas as meias finais:
Luca Brecel - Si Jiahui
Mark Allen - Mark Selby

Depois da recuperação de Luca Brecel esta tarde, Si Jiahui levou a melhor, na negra, sobre McGill. Este esteve a ganhar por 11-9, Si recuperou para 11-12, e depois ganhou a negra com autoridade. Parece que nasceu uma nova estrela do snooker, e Brecel que se ponha a pau porque o chinês é muito capaz de lhe ganhar.

Em relação aos Marks, tudo depende como Allen vai aproveitar as oportunidades. Selby ganhou com uma certa facilidade a Higgins, mas se olharmos para o “pot success” de Selby na 2ª sessão, por exemplo, e que Selby ganhou por 5-1 (houve apenas 6 jogos nessa sessão), verificamos que foi apenas de 87 %. Com este número, a este nível, normalmente perde-se, mas Selby ganhou. Imaginem como Higgins jogou…

O Higgins ontem foi muito estranho, não me admirava nada estar algumas “malas” por detrás do jogo de ontem, foi mesmo muito mau! Teve uma bola encostada na tabela, em que ele joga e falha, com umas quantas bem melhores para colocar e muito mais fáceis. Foi mesmo muito estranho ontem! Não me lembro de ver o Higgins jogar tão mau como ontem, ou realmente esteve num dia muito mau ou tem outra coisa por detrás, mas isso são as minhas teorias da conspiração que nada valem.

O McGill, depois de uma entrada fabulosa para empatar a 12, decidiu defender uma preta fácil. A partir daí ainda falhou uma vermelha porque teimou que passava. Não merecia ir à meia-final.

2 Curtiram

Também penso que não.

Entretanto, na 1ª parte da sessão, Si Jiahui vence por 3-1, com 97 % de pot success! As bolas longas dele continuam uma maravilha. Vamos puto, vai para cima deles todos!

1 Curtiu

O Si precisa de dominar a branca, mas como ainda é novo ele vai conseguir isso com o tempo. Ele tem um grande futuro se souber aproveitar.

Si Jiahui derreteu-se completamente. Nota-se a falta de experiencia, mas promete no futuro.

Luca Brecel nunca ganhou uma eliminatoria, ganhou uma e depois foi seguindo até a final. Não sei se vai vencer este ano, mas ele vai conseguir levantar a taça em breve. Ele ainda tem 28 anos, muito tempo para conseguir isso.

Vou beber cerveja belga enquanto vou ver a final. Espero que o Mark Allen passa, poderá ser uma final muito interessante para ver.

O gajo passa de 5-14 para 16-14. Depois o Si faz o 15 e a seguir ele fecha.
Depois da remontada contra o Rocket, hoje ganha 11 seguidos. Segundo eles o recorde eram 8.
Pena pelo puto, porque sentiu a pressão duma maneira brutal, nem pensei que ainda fizesse o 15, mas de qualquer forma parabéns porque fez grande mundial e trabalhando o psicólogo é uma máquina.
Mais logo gostava que ganhasse o Allen para haver novo campeão. Espero que não vá até há uma da manhã :sweat_smile:
Até este rapaz veio críticar :grin:

Não sabia disso, eu abalei e viajei ida e volta 400 Km , só cheguei há bocado.

Essa sessão promete acabar as tantas, sabendo que um deles é o Mark Selby. Não sei qual a razão do Stephen Hendry criticar isso, a organização teve de parar essa sessão para preparar tudo para a sessão da outra meia final as 14h30.

As vezes tem acontecido acabar a sessão da tarde para continuar depois da sessão da outra meia final das 19h.

Pois, o comentário do Hendry pareceu-me um bocado despropositado e até ridículo.
Quanto à outra semifinal, o Allen também parecia vir treinado para fazer o jogo do Selby.
Ele que agora está magro se calhar deve-se sentir bem melhor para maratonas.
Que seja um bom jogo! :smiley:

Ontem os comentadores disserem que estando mais magro, o Mark Allen consegue atingir zonas da mesa onde antes não chegava. Ele está mais solto, mais a vontade e ainda bem.

1 Curtiu