Gostaria que alguem, que estivesse dentro destes assuntos, me informasse o necessario sobre estes cursos.
Eu estou interessado em frequentar o curso (sei que tem 4 niveis) mas nao sei, e tambem pq nao tive resposta por parte da ANTF (assoc. treinadores) se qualquer pessoa ingressar nesse curso ou é preciso ter alguma base de formaçao? E se me pudessem dar algum site que indique onde os cursos se vao realizar, tambem agradecia!!
Em troca lutarei para ser o treinador do nosso SCP…
obrigado, cumps
Contacta a Associação de Futebol de Lisboa que eles fornecem todas as informações.
(...)Em troca lutarei para ser o treinador do nosso SCP…
Hmm, tendo em conta que o teu nick é Baldas, não sei se te quero como treinador do Sporting! :lol:
(...)Em troca lutarei para ser o treinador do nosso SCP…
Hmm, tendo em conta que o teu nick é Baldas, não sei se te quero como treinador do Sporting! :lol:
Hehehehe tb pensei no mesmo. 8)
Tens de ir ao site da Associação do teu distrito, que tem lá informações do curso de treinador, nivel I que é o que vais tirar[nem sempre há, tens de ver quando há e inscrever-te quando as inscrições tiverem abertas.] Dependendo da necessidade ou nao dos treinadores, consoante os pedidos de necessidade dos clubes, pode demorar mais ou menos tempo[meses/anos] até o curso abrir para novos treinadores.
Consoante as inscrições, ou a filtragem que cada associação faz ou necessita, mas como regra convem que tenhas sido jogador federado nessa associação durante 4 anos, e se tiveste alguma experiencia como treinador, indicar qual/quais. Esta regra que pedem na inscrição pode ser ultrapassada, mas depende de associação para associação, do numero de inscritos, do numero de treinadores a exercer a função no distrito … porém essa regra pode ser ultrapassada também com a pratica no curso, no fim de inscrito.
O curso de nivel I tem o valor de inscrição de cerca de 400 euros, com a duração de 100 horas.
Com nivel I podes treinar camadas jovens desde bambis a juniores, desde que nao estejam em nacionais, ou mesmo equipas séniores de distritais.
Penso que já deu para te esclarecer mais qualquer coisa.
Hmm, tendo em conta que o teu nick é Baldas, não sei se te quero como treinador do Sporting! :lol:[/quote]
ahahahahaha… mas eu pelo meu clube tou disposto a mudar!!
Tens de ir ao site da Associação do teu distrito, que tem lá informações do curso de treinador, nivel I que é o que vais tirar[nem sempre há, tens de ver quando há e inscrever-te quando as inscrições tiverem abertas.] Dependendo da necessidade ou nao dos treinadores, consoante os pedidos de necessidade dos clubes, pode demorar mais ou menos tempo[meses/anos] até o curso abrir para novos treinadores.Consoante as inscrições, ou a filtragem que cada associação faz ou necessita, mas como regra convem que tenhas sido jogador federado nessa associação durante 4 anos, e se tiveste alguma experiencia como treinador, indicar qual/quais. Esta regra que pedem na inscrição pode ser ultrapassada, mas depende de associação para associação, do numero de inscritos, do numero de treinadores a exercer a função no distrito … porém essa regra pode ser ultrapassada também com a pratica no curso, no fim de inscrito.
O curso de nivel I tem o valor de inscrição de cerca de 400 euros, com a duração de 100 horas.
Com nivel I podes treinar camadas jovens desde bambis a juniores, desde que nao estejam em nacionais, ou mesmo equipas séniores de distritais.
sim crazy obrigado… mas peço desculpa por nao ter percebido bem uma questao k colocaste… Para nos inscrever-mos no curso é “quase” obrigatorio ter sido federado?? Ou melhor dizendo, uma pessoa que nao tenha sido federada tem quase posta de parte a possibilidade de se inscrever?
Obrigado, cumps
Tens de ir ao site da Associação do teu distrito, que tem lá informações do curso de treinador, nivel I que é o que vais tirar[nem sempre há, tens de ver quando há e inscrever-te quando as inscrições tiverem abertas.] Dependendo da necessidade ou nao dos treinadores, consoante os pedidos de necessidade dos clubes, pode demorar mais ou menos tempo[meses/anos] até o curso abrir para novos treinadores.Consoante as inscrições, ou a filtragem que cada associação faz ou necessita, mas como regra convem que tenhas sido jogador federado nessa associação durante 4 anos, e se tiveste alguma experiencia como treinador, indicar qual/quais. Esta regra que pedem na inscrição pode ser ultrapassada, mas depende de associação para associação, do numero de inscritos, do numero de treinadores a exercer a função no distrito … porém essa regra pode ser ultrapassada também com a pratica no curso, no fim de inscrito.
sim crazy obrigado… mas peço desculpa por nao ter percebido bem uma questao k colocaste… Para nos inscrever-mos no curso é “quase” obrigatorio ter sido federado?? Ou melhor dizendo, uma pessoa que nao tenha sido federada tem quase posta de parte a possibilidade de se inscrever?
Obrigado, cumps
Uma das linhas da inscrição é:
Indica o/os clubes que jogaste enquanto federado, durante 5 anos[e não 4 como referi]. Se não foste federado nenhum ano, ou 4, como foi o meu caso, ou ainda outro … coloca, ou deixa em branco e depois consoante a associação, as inscrições, as filtragens que eles achem necessárias és aceite como inscrito ou não. Se fores aceite como inscrito e não tendo essa linha preenchida, terás de fazer uma prova práctica no curso de treinador, nada de especial.
Agora, cada associação pode ter as suas maneiras de aceitar/trabalhar.
é obrigatorio ter sido federado 4 anos…
eu estou a pensar tirar 1 ou 2 cursos,daqui a uns 5 anos, mas sao po carotes :oops:
é obrigatorio ter sido federado 4 anos..eu estou a pensar tirar 1 ou 2 cursos,daqui a uns 5 anos, mas sao po carotes :oops:
não são 4, são 5. Não é obrigatório, mas é um item. Se fores federado os 5 anos tens muito mais probabilidade de ser aceite do que um não federado enquanto jogador naquela associação.
Mas como referi, depende das exigências de cada associação, depende se há necessidade de muitos treinadores ou não, etc, etc.
Bem, o próprio título diz tudo. Decidi abrir este tópico, pois como estamos perante um fórum em que o assunto mais abordado é o futebol e como eu, há por aí muitas pessoas que vivem bastante o futebol e de certeza que têm o sonho e a ambição de um dia ser treinador de futebol, será interessante partilhar opiniões.
Digam se querem seguir, se já andam a tirar algum curso, quais os métodos que vos ensinam. Porque é que querem e porque é que não. Falem das vossas experiências, como lidariam com a parte mais psicológica, de que forma é que dariam o treino. Como iria ser a vossa postura no banco. Como lidariam com os jogadores mais jovens, como motivariam e tudo mais.Falem também das oportunidades que existem neste país, como começar etc
Acho que irá ser bom, para trocarmos opiniões sobre a forma como cada um vê o futebol e como cada um orientaria a sua equipa. Cada um tem o seu jeito!
Se algum user mais novo, quiser tirar dúvidas, eu posso-me chegar à frente para esclarecer e outros que tais também podem ajudar.
Que comece a discussão!
.
Eu quando tivesse assim um emprego estável gostava de tirar um curso de treinador assim em part-time mas nem sei se isso é possível ou não.
Comecei esta época a treinar miúdos, escolas-A (nascidos em 2000) e estou a gostar bastante da experiência. Ainda não tenho qualquer formação e por isso apenas posso ir para o banco como delegado, mas em Setembro conto tirar o curso de treinador de Nível I. Ainda tenho 20 anos e por isso penso que esta foi uma excelente idade para começar e no escalão certo.
Eu não pratiquei futebol, apenas basket, e por uns meses futsal. Mas, penso que em termos mentais, não difere muito. Aliás, no basket, cheguei a ter tambores a 50 cm do meu ouvido.
Não vou falar dos tempos em que eram apenas torneios amigaveis, mas sim do importante. Campeonatois distritais, nacionais, etc.
Estava no meu 1º ano de iniciados e apanhei um treinador bom, quer dizer razoavelmente bom em termos tecnicos, mas muito bom no jogo psicológico. Cada treino, ele puxava mais por nós. Normalmente, tinhamos treinos de hora e meia, mas ouve alturas em que ficavamos 2 horas a duas horas e meia. Nos jogos, tinhamos o homem sempre lá. Quando nos iamos abaixo, pedia desconto tempo, e mandava 2 a 3 berros, e já estavamos em cima novamente. Lembro-me duma palestra ao intervalo, em que ele diz algo parecido" Eu não tenho filhos, porque me dedico de corpo e alma a esta m++++ , pra fazzerem o que estao a fazer, eu pego no carro enfiome na cama e faço um fil,ho a minha mulher".
Eramos obrigados a jogar de corpo e alma. Sentir o peso da camisola.
No ano seguinte, o treinador mudou, e os metodos de trabalho mudaram. Não alcançamos metade do que haviamos alcançado. Muito por culpa do treinador. Ele, passava o dia a virar hamburguers no Mcdonalds, e chegava ao pavilhao sem paciencia pra nos aturar, segundo ele, e aos fins-de-semana, o resultado nos jogos era o empenho do treinador. O que ele fazia era tar sentado emna cadeira, e fazer as substituiçoe.
O treino mental, é indispensavel no rendimento da equipa. Se queres ter uma equipa preparada para alcançar títulos, têm de estar preparados psicologicamente. No basquete, a defender, diz-se que 95 por cento é atitude e so 5 por cento é tecnica.
Não tenho qualquer curso e acho que percebo um pouco mais que o forcado…
pelos vistos o meu post inicial é de um outro forum. passo a explicar, eu pedi a um amigo meu que tem muito jeito para escrever para me fazer um texto a iniciar o tópico pois não sabia bem como explicar e ele disse-me que tinha escrito isto, desde já as minhas desculpas pois isto pode ser considerado roubo ou algo parecido… terei de mudar o post inicial? ou algo do género?
agora passo à minha história: sou um puto de 17 anos que em termos escolares sempre teve as melhores notas da turma, mas chegamos a uma idade(do armário) em que nem em estudar pensamos, ou seja ando em ciencias e tecnologias no 12 ano com uma mísera média de 13…Até os meus 13|14 anos joguei futebol mas sempre fui muito preso de movimentos e o nervosismo afectava-me muito, nunca fui grande pistola. os meus treinadores desde puto me diziam que se eu jogasse metade do que sabia de futebol era muito melhor jogador :lol: :lol:
então lá deixei o futebol e por volta de a dois anos para cá comecei a pensar em tornar-me treinador, fui evoluindo, criando umas coisitas minhas sobre tudo a volta do futebol no word e em outros programas também e essas coisas, em junho fui treinador (de futsal :eh:) da equipa de uns colegas meus num torneio de verão e ai é que comecei a ver que é mesmo isso que quero(até já ando no futsal também para o torneio do próximo ano xD). (atenção que o meu sonho é ser treinador de futebol 11)
os meus planos para o futuro é seguir para o curso de treino desportivo em rio maior e depois da licenciatura tirar os dois primeiros niveis dos cursos da FPF, o curso de treino desportivo é tipo para ter um outro emprego(professor, trabalhar numa associação ou algo do género) quando as coisas não me correrem como esperado e também para o inicio da carreira pois ninguém é treinador de séniores com 20 e tal anos… é claro que não espero ir logo para grandes palcos pois isso é impossível mas vou lutar ao máximo por isto…tenho uma pessoa (quase um pai para mim) que é sobrinho do Henrique Calisto que está no Qatar ou algo do género e que vou ver se me consegue dar umas ajudas
Pois é, sou mais um dos que sonha um dia sentar-se num banco como treinador.
Estava a pensar em começar por tirar o curso de treinador nivel I. Alguém sabe os requisitos e qual o custo do curso.
http://www.afutebollisboa.org/index.php
Se calhar encontras aí qualquer coisa.
Quem me dera. Também tenho o sonho de ser treinador de futebol. Quero fazer a licenciatura em Desporto e tirar o curso de treinador. Vamos lá ver o que o futuro me reserva…
É necessário algum pré-requesito para tirar o curso de treinador Nivel I ? :think: