Ser treinador de futebol

Penso que apenas tenhas que ter sido jogador federado pelo menos uma época.

Mas também caso contrário, não fará grande sentido, acima de tudo só o facto de se ter praticado futebol, mesmo que a nível distrital, são anos que, parecendo que não, nos ensinam bastante e nos dão “experiência de campo”, acho que percebem o que quero dizer. :smiley:

Sim, fui federado 1 época nos Juvenis dos Maristas de Carcavelos…

Sempre me atraíu muito a profissão em causa, mas há uns anos percebi que tive de desistir da ideia, pois seria preciso um curso de EF, e em EF eu sou 0.

:question: :question:

Já agora, eu fui 11 épocas federado, desde 98 até 2009 (ultima época de juniores), nesta altura já estava na universidade, era só uma espécie de moralizador do grupo. 8) Ainda deu para ganhar alguma coisita, dois campeonatos (juvenis e juniores) distritais de Leiria (com subida ao nacional) e três 2ºs lugares distritais (1 em juniores e 2 em infantis). Em Iniciados ficámos em 4º na série D. Modéstia à parte, a equipa era acima da média.

A ideia de ser treinador também já me passou pela cabeça, vamos a ver o que o futuro o dirá, o curso sei que vou tirar, depois hei-de experimentar essa experiência, mas antes, quero acabar o meu curso (universidade) e voltar a dar uns toque na bola em termos competitivos que é o que me deixa mais saudades desses tempos.

O curso de treinador pode não ter absolutamente nada a ver com Educação Física.

É uma profissão que me atraí bastante e muito possivelmente vou optar por seguir o curso superior de Treino Desportivo, especialização em Futebol/Futsal.

Percebido agora, não tem nada a ver com Educação Física, o meu pai tirou o 1º e 2º nível, e ele percebe lá alguma coisa de EF, é o que eu digo, a experiencia de vida, o dia-a-dia ligado ao futebol conta muito, sendo mesmo o fundamental.

O curso que o teu pai tirou muito provavelmente são aqueles que estão ligados às associações de futebol certo?
Esses cursos pouco interessa ter “jeito” para Educação Física.

Quanto à experiência e ao estar ligado ao mundo do futebol é a velha questão. É assunto que tem muito por onde divagar.

São os cursos organizados pela ANTF (Associaçao Nacional Treinadores Futebol). Pelas cadeiras que os curso têm, também se leva um bocado com coordenação motora, preparação física e coisas desse género…

Mas quanto à questão da experiência, eu acho que é fundamental, até ao nível distrital se nota a sua importância, e de longe!
Eu digo isto, e posso-te garantir que estou bastante por dentro do assunto, vejo muito futebol distrital a nível de formação, e sendo por aí que se começa (Distrital), é nisso que baseio as minhas afirmações.

Já sei quais são.
Sim existe a parte teórica nesses temas que é fundamental para alguém que queira lidar com atletas mas penso que ele se referia à prática (aulas de Educação Física).

Eu também acho que é bastante importante mas por vezes não é de forma alguma suficiente para alguém querer ser treinador.
Ser treinador seja de que modalidade for é algo muito complexo e saiu uma legislação à uns tempos que obriga a que haja formação superior por parte das pessoas que querem ser treinadores.

Pois. Mas eu não consigo dar um raio de uma cambalhota para a frente, como é que vou dizer aos meus atletas para fazerem? :lol:

Treinador principal de futebol … cambalhotas … Esquece lá isso rapaz :lol:

O «efeito Mourinho», constatando que nunca houve tantos professores de educação física a treinar os clubes da 1.ª Liga. São agora 50% (8 em 16), quando no início da década, antes de Mourinho, eram apenas 6% (1 em 18).

Achei interessante :great:

Boa noite,
Eu tenho quase 17 anos, estou no 11ano e tenho 17 a ed.fisica, no resto das disciplinas sou preguiçoso e fraco, porém, inteligente.
Nunca joguei futebol em clubes, só na escola e c amigos
Gostava de saber:
A partir de que idade posso ser treinador?
Onde posso saber, ou inscrever me para ser treinador e tirar o curso?
Que cursos ha?
Ajudem me pois tambem tenho esse sonho :slight_smile: SL

Bem, eu também já tive essa ideia. Mas decide escolher outro curso ligado ao desporto.
Pode-te deslocar ao Fontelo, a federação e inscrever-te lá no curso. Pagas salvo erro 500 euros.

Eu gostava de ser treinador de futebol.

Mas não aguentava estar no banco, ficava maluco em menos de três tempos, se já sou nervoso por Natureza, então imagino num banco de suplentes… :mrgreen:

O meu objectivo é ser treinador e espero consegui-lo. :mrgreen:

Sonho um dia ser treinador do Sporting e sentar-me naquele banco em Alvalade. :pray:

Numa fase inicial, tenciono começar nas regionais aqui da Madeira e ir subindo aos poucos. O Leonardo Jardem p.e começou nas escolinhas do Santacruzence que é uma equipa daqui da Madeira.

Já joguei futebol durante 7 anos no Nacional e Marítimo :shifty: e espero que isso ajude. Não tenciono treinar na formação mas se tiver que ser, treinarei até porque poderá ajudar-me a arranjar emprego numa equipa senior.

Em relação à minha maneira de ser no banco, isso é muito geral. Mas sou uma pessoa muito ansiosa, nervosa e “rafeira” a ver um jogo porque falo demasiado mal. No dia a dia, sou extremamente calmo e não costumo falar muito.

Escolhi seguir isto porque é onde me sinto bem. É onde penso que tirarei maior partido do que sou. Sonho dar oportunidades aos rapazes das camadas jovens, ver nascer estrelas nas minhas mãos, ser campeão no Sporting e principalmente levar o Sporting a ganhar uma Champions. :pray: :pray:

E é isto… :mrgreen:

Pois, mas eu ainda sou estudante, sou fraco aluno, quanto tempo demoraria o curso? Eu c esta idade ja posso estar no curso?

Penso que precisas de ter 18 anos, e escolaridade mínima obrigatória

Por acaso gostaria de ter essa experiencia. Mas gostaria de treinar miúdos. Tipo escolas do Sporting. E até o faria gratuitamente. Que nível é preciso tirar? Sabem me dizer?