Será Paulo Bento o treinador certo? - Parte II

Como podem ver pelo que aqui escrevo sou bastante crítico de algumas opções de Paulo Bento. E faço-o com à-vontade pois também não sou avarento na hora de o elogiar.

A decepção que se vive é grande porque a expectativa também o era. Afinal esta equipa foi preparada com tempo e pelo próprio treinador, mesmo com as limitações financeiras conhecidas. Este ano, depois do 2º lugar da época passada, a apenas 1 ponto do 1º, todos ansiávamos por mais e julgávamos possível. Ao invés, estamos a viver o pior momento em termos exibicionais desde que PBento tomou conta da equipa, há 2 anos. Muito do desapontamento tem origem num factor imprevisto e fora do nosso controle: o disparar do fcp. Porque, bem analisadas, as coisas estamos 1 ponto atrás do slb, depois de já termos jogado fora com os nossos principais competidores. No entanto o que mais parece preocupar os sportinguistas, eu incluído, é o terrível momento de forma da equipa, com uma desastrada produção.

Se entendo que PBento é o grande responsável pelas nossas vitórias recentes (Taça+Supertaça), que nos tirou de um jejum de 5 anos, e pela credibilização do nosso futebol junto de adversários e média, também o responsabilizo pelo momento actual, evidentemente. Só que, ao contrário de algumas vozes cada vez mais sonoras, eu acredito que PBento é o treinador indicado para o nosso clube. Não é o único evidentemente. Mas creio que todos teremos a ganhar com a sua presença por muitos mais anos. Ele incluído. Porquê? Entre muitas outras:

Porque Pbento conhece bem o clube e está identificado connosco.

Porque tem a coragem de assumir os objectivos exigidos pelo nosso historial, pesem os poucos recursos disponíveis, quando comparados com os dos adversários com tem que se confrontar.

Porque é um líder. Para bem e para o mal assume-se como tal e assume as suas decisões, técnicas e disciplinares.

Porque, como já vimos em diversas ocasiões, ele consegue aliar a capacidade de ganhar à de produzir bons espectáculos, mas quando tal não é possível tem presente que um clube vive é de resultados positivos.

Acho que verdadeiramente nenhum sportinguista equaciona a hipótese de uma chicotada psicológica, nem o actual cenário o justifica. Se é verdade que PBento tem crescido connosco o contrário também é verdade. Os resultados estão aí para o confirmar. Há quem diga que PBento é o melhor que o nosso dinheiro pode pagar. Eu pergunto: com os nossos recursos que Capellos, Lippis e outros seriam garante de melhor? Eu acredito que a solução está dentro de nós e começa em PBento. Como dizia há dias, basta que ele desate os nós que tem dado. Acredito que, com ele, seremos mais capazes do que agora aparentamos.

Além do nosso treinador muito têm falado os sportinguistas das aquisições para esta época. Carlos Freitas continua a ser o alvo mais fácil, um verdadeiro sitting-duck. Para mim a principal questão reside nos recursos financeiros. Como podemos comprar pouco temos que acertar em todos, não há o direito ao erro. É como um cliente rico que compra um cesto de maçãs e poderá dar-se ao luxo de desperdiçar algumas. Nós somos o cliente pobre que só pode comprar 5 e, por isso, todas têm que ser boas.

Eu continuo a dizer aquilo que afirmo desde o início de época: na generalidade compramos bem. Falta saber se todas as aquisições serão bem sucedidas. Mas aí entram imponderáveis que estão para lá do “valor facial” dos atletas, como a sorte, a adaptação, etc. A minha dúvida é se contratamos o suficiente. Não vejo um médio-esquerdo de raiz, quando um plantel deverá ter 2 jogadores para cada posição. Não vejo alternativa remota a Liedson se este estiver castigado, lesionado ou em má-forma. E claro que ficamos expostos do lado direito da defesa com a lesão de Pedro Silva e pelas mesmas razões na frente de ataque com a lesão de Derlei, curiosamente a aquisição que mais reacções extremadas havia suscitado.

Não consigo adivinhar se a vitória de ontem terá um efeito dissipador, mas não tenho dúvidas que, nós os adeptos também temos um papel nesta história. Não creio que, perante as fracas exibições, não possamos criticar e tenhamos que nos remeter a um silêncio conformista. Claro que ao criticar devemos fazê-lo fundamentadamente, sem adoptar discursos idênticos ou piores do que fariam os nossos adversários ou inimigos. Não tenho dúvidas que, desempenhando o papel que nos cabe, podemos começar (ou continuar) por receber calorosamente a equipa em Alvalade, com a Naval. Assobios não são admissíveis, pelo menos antes de o jogo terminar.

verdão

in sagueleonino.blogspot.com

apesar de não concordar por inteiro, penso que o essencial está aqui…

:offtopic: E também ficará na história por ter comprado uma guerra com um tal de Samuel Eto’o, por causa do camaronês querer treinar em calças de fato de treino. Foi-se logo meter com Eto’o. Na altura, a hierarquia do Maiorca era: presidente e logo a seguir Eto’o. Lá levou o Pacheco um pé na bunda…

Tive um sonho ! Imaginem que ao P.Bento são dados 27 milhões para formar uma equipa e que o orçamento do clube é de 30 milhões, ou seja 50% acima do actual do SCP! Se sem ter ganho nada , ele decidisse pôr uma equipa de suplentes a jogar para a Taça da Liga e se apesar das ajudas dos “Costas da arbitragem” ainda assim fosse eliminado, que nomes lhe estariam a chamar?
Obviamente tudo isto é ficção!

Tenho pena dos teus sonhos… os meus são mais divertidos…

Isso era mau demais! Só imagino acontecer uma coisa dessas a um clube gerido por corruptos da construção civil e por bêbados. Um clube desses, provavelmente, teria um estádio ainda por concluir com aspecto de betão sujo e viveria a gabar-se de um qualquer sucesso conseguido várias décadas antes. Ia dizer que teria um equipamento cor-de-rosa, mas não, isso também já seria exageradamente mau e talvez fosse difícil imaginar um clube assim.

Não voltes a ter pesadelos desses, sff, que isso deve fazer mal à saúde! :wink:

Caro Gabriel Alves, não me digas que também tens sonhos desses…
Vocês levam isto muito a sério!

:lol:

:beer:

Nao sei se existem treinadores certos…
Despedir agora o PB seria uma enorme asneira, seria condenar a equipa a uma crise psicologica ainda pior…
Um treinador se tiver de sair, so deve sair no final de época.
Acham realmente que despedir o PB seria a soluçao?

O Paulo Bento conhece bem os cantos da casa, conhece a academia e os seus talentos. Tem capacidade de liderança, tem autoridade sobre os jogadores.
Tb me irrito por vezes com a sua teimosia. E um homem, e como tal ele deve perceber que nao é perfeito e que tem pontos a melhorar.
No entanto, nao penso que ele seja a causa principal para estes maus resultados. Essa deve se procurar do lado das saidas de Caneira, Nani e Tello. Estas saidas foram em grande parte condicionadas pela questao do passivo.

O Arsene Wenger, quantas vezes teria sido despedido no scp?

Que argumento tão brilhante!!! Impressionante!!!

Apesar de tudo, apesar de as opções dele me deixarem, por vezes, de boca aberta, sim é o treinador certo!
A 1ª coisa que um treinador deve fazer é arrumar a casa, treinar com aquilo que tem e tentar impor à equipa um fio de jogo. Ora, ele fez tudo isso! Devo, aliás, ao Paulo Bento o facto de ver os jogos do SCP e em muitos deles estar completamente descansado acerca da nossa defesa não sofrer um golo… Aliás vou confessar que naquele jogo da taça no Dragão em que o Caneira foi expulso, nunca, mas nunca mesmo, me senti tão descansado a ver um jogo contra os porcos no campo deles. Eles atacavam e eu estava relaxado no sofá a ver o jogo sabendo que não iriamos sofrer golo, em condições normais claro. Durante essa época dava gosto ver o pragmatismo da nossa equipa, algo que sonhava durante anos depois de, constantemente, sair frustrado depois de um jogo por termos atacado até mais não poder e os sacanas dos adversários, em 2 ou 3 remates no jogo, sairem dos jogos com o empate ou mesmo a vitória…
Adorava ver o Sporting há 2 anos e o ano passado a partir da 10ª jornada.
O problema é que os campeonatos se ganham pela regularidade e nós perdemos sempre o comboio no inicio! Sempre foi assim!! Já quando fomos campeões das 2x, principalmente após o jejum, também aconteceu isso! Este ano está a ser igual infelizmente.
Mesmo assim, acredito que estamos numa má fase e que vamos superá-la já hoje e a partir daí, junto com a vitória frente à Roma encarreirar rumo ao titulo. Normalmente não sou optimista mas quero acreditar que vai acontecer isso!!
O principal problema, e com este plantel ninguém faz milagres nem mesmo eu o melhor treinador de bancada que existe, é que temos muito poucas soluções!! A quem devemos imputar as culpas? Ao Paulinho? Ao Cácá? Ao presidente?
Se o Paulo Bento decidiu ter este plantel, com estas opções, então se no final do ano não houver conquistas, e refiro-me ao campeonato, tem de se prestar contas! Mas se não foi ele, que pode ele fazer coitado? Ter no banco jogadores valiosos como Tiago, Paulo Renato, Had, Paredes, Farnerud, Celsinho, Purovic ou Pereirinha é de levar um treinador ao céu! Daí eu rezar sempre para não ficarmos em desvantagem nos jogos porque depois não sei a quem podemos recorrer para inverter a situação embora, e temos de ser justos, o Bento arrisque nos jogos, algo que gosto de ver, só que peca por ser demasiado tardiamente.
Mas ter um treinador que tem os jogadores todos a remar para o mesmo lado, que tem a confiança dos seus superiores, dos próprios adeptos, que gosta do Sporting e defende-o como ninguém, que consegue tirar o máximo rendimento dos seus jogadores mais importantes, tem de ser o treinador certo! Pelo menos até termos a possibilidade de vencer será sempre o ideal…

Esta vai ficar para a posteridade e aconselhava mesmo a uma colocação momentanea no Hall of Fame.

Jogadores todos a remar para o mesmo lado? Stojkovic, Moutinho e Tonel defenderam após o jogo contra o porto que não havia nenhuma irregularidade, o Paulo Bento disse exactamente o contrário. Farnerud diz que esperava jogar mais minutos e que nao entende as opcções do treinador, coloca a hipotese de ir para a Suécia. Gladstone entra em campo contra o Fátima sem vontade nem querer nenhum. Se isto é remar tudo para o mesmo lado, então nem quero imaginar quando remarem todos para sitios diferentes.

Confiança dos seus Superiores? Superiores, Inferiores e Adeptos. A ultima já se está a perder um bocado, apesar de estar 6 meses atrasada na minha humilde opinião. Um treinador que não representou nenhum encargo na sua vinda e que ainda por cima até conseguiu vencer duas Taças, pode e deve ser o proximo Alx Fergunson de Alcochete. Com ele a bordo têm garantido a tal estabilidade financeira que tanto necessitam para encher os seus bolsos. Se o despedissem, tinham dinheiro para contratar quem? Couceiro? Jorge Costa? Isto é a confiança no Sporting.

Defende o Sporting como ninguem? Suponho que te tenhas esquecido das celebres frases do senhor Paulo Bento a seguir ao jogo contra o porto. Mas se achas pouco que tal comentar a seguinte afirmação “Se o Carlos Freitas/Pedro Barbosa sairem, eu saio com eles”. Alguns podem estar esquecidos mas ele proferiu tal afirmação e que eu saiba não é nenhuma defesa ao Sporting.

Consegue tirar o máximo rendimento dos seus atletas? :lol: :o ^-^ :wall: :inde:

Palavras para quê, quando se é cego, surdo e mudo não há nada a fazer. :arrow:

-Claro que è o treinador certo, para esta altura da vida do SCP !-O que eu acho,è que ele tal como a equipa està numa fase menos confiante,muito por culpa do caminho quase 100% vitorioso do fcp;vamos a ver agora que se provou que o fcp nâo è invencivel,o rumo que vai levar este campeonato!-Sempre ouvi dizer ;“o que custa è a primeira vez”! - De uma vez por todas parem de destabilizar o clube ,que por sinal ,è o unico com as 4 frentes no horizonte,e com possibilidades ainda sèrias de as ganhar;e mais…jà ganhou o primeiro trofèu da època!! -Querem criticar ,ok ,vâo às assembleias do clube e exponham là as vossas ideias!

Ainda tou a tentar perceber como é que um jogador que diga que gostaria de jogar mais minutos significa que não tem em mente ajudar a equipa a conquistar os seus objectivos… O Paulo Bento no jogo com os porcos disse algo que era a sua opinião…cada jogador tem a sua!!
Comparar a situação de hoje em dia com o que se viveu com Peseiro, com as célebres bocas de Rochemback e de outro jogador que não me recordo do nome, é impossível!!

Foi o treinador escolhido na altura e muito dificilmente conseguiriam fazer melhor que ele naquela época que entrou… O ano passado perdemos na ultima jornada o título e ainda vencemos taça e supertaça…
Ser o próximo Ferguson?? Nem eu quero isso!! Não aguentaria ver durante tanto tempo o mesmo treinador…para mim há ciclos e todos eles têm um fim e considero que 5 anos seguidos já é bastante!

Agradecido ao Sporting o Paulo Bento será eternamente de certeza! No entanto há coisas maiores na vida tal como estar sempre ao lado das pessoas de sua confiança!! O Cácá foi o responsável pela sua ida, o Barbosa é uma pessoa tão importante como o Bento e em quem se apoia bastante.
Confundir isto com defender os interesses do Sporting é abuso!!
Há formas de estar na vida e o Bento tem a sua…eu teria a mesma!! Se as pessoas que confiaram em mim se vão embora a meio de algo é porque não há confiança nelas logo não pode haver confiança em mim!! Isto parece-me óbvio até para um puto de 10 anos…não?? E de certeza que era nesta vertente que o Bento falava…

Eras daqueles que insultava o Polga de certeza… e agora até lhe fazes continência!!!
Liedson continua cada vez mais a melhorar e melhorou bastante com o Paulo Bento…
Miguel Veloso…quem foi o responsável? Espera… Nani??
Moutinho a evoluir imenso que foi votado unanimemente capitão…
Ricardo teve a sua grande época no Sporting com quem?
É desses que falo!! Não falo na generalidade porque se há suplentes numa equipa como raio podem eles terem rendimento sentados no banco…
^-^

O Farnerud não disse que gostaria de jogar mais minutos, aliás esse é o sentimento comum em todos os jogadores mas disse que esperava jogar mais minutos e que não entendia a opcção do treinador. Mas alguem comparou com Peseiro? Gostes ou não de Peseiro, foi o unico treinador que recentemente me deixou orgulhoso do Sporting (ás vezes) e fez-me relembrar quão bom é ir a uma Final Europeia. Cada um é livre de ter a sua opinião mas negar uma evidência em detrimento da defesa do seu jogador é de amador. Não houve nenhuma irregularidade, ponto final. Para o Paulo Bento houve, isto não é nenhuma opinião, é pura estupidez.

Foi o treinador escolhido na altura e muito dificilmente conseguiriam fazer melhor que ele naquela época que entrou... O ano passado perdemos na ultima jornada o título e ainda vencemos taça e supertaça... Ser o próximo Ferguson?? Nem eu quero isso!! Não aguentaria ver durante tanto tempo o mesmo treinador...para mim há ciclos e todos eles têm um fim e considero que 5 anos seguidos já é bastante!

Atenção, ele não foi o treinador escolhido. Ele foi o treinador “arranjado” o que é bem diferente. Para haver uma escolha têm de haver mais opcções rentáveis e com o Paulo Bento a unica escolha que houve foi uma voz liderada por Carlos Freitas a recomendar o treinador de juniores, que por acaso até não representava custos adicionais ao Sporting. Na Supertaça não jogamos nada e vencemos com um pontapé milagroso de Izmailov, obviamente que tem mérito por ter ganho mais um titulo mas igualmente sorte. Para a Taça nem me fazas querer falar porque com aqueles adversários tinhamos a obrigação de vencer, da mesma maneira que este ano temos obrigação de vencer a Taça da Liga. O Paulo Bento tem apoio dos Superiores, porque os Superiores não tem dinheiro para comprar nenhum treinador que reuna agrado na massa associativa.

Agradecido ao Sporting o Paulo Bento será eternamente de certeza! No entanto há coisas maiores na vida tal como estar sempre ao lado das pessoas de sua confiança!! O Cácá foi o responsável pela sua ida, o Barbosa é uma pessoa tão importante como o Bento e em quem se apoia bastante. Confundir isto com defender os interesses do Sporting é abuso!! Há formas de estar na vida e o Bento tem a sua...eu teria a mesma!! Se as pessoas que confiaram em mim se vão embora a meio de algo é porque não há confiança nelas logo não pode haver confiança em mim!! Isto parece-me óbvio até para um puto de 10 anos...não?? E de certeza que era nesta vertente que o Bento falava...

Bem, se uma criança de 10 anos tiver essa mentalidade que apresentas não lhe auguro futuro nenhum. Deixa-me resumir o que tu dizeste, a partir da altura em que tens uma equipa de trabalho que confia em ti nunca mais os vais poder abandonar e se por ventura algum deles sair, então é porque tambem não confiam em ti. :wall: Isso é como a outra, se os teus amigos se atirarem da ponte tambem te atiras? A actitude do Paulo Bento não passa de uma atitude de bébé chorão que se vir que perde os seus hombres, os seus mais que tudo, vai-se embora porque deixa de sentir aquela protecção extra. Eu no meu emprego como e calo. Não ando aqui com exigência de que quero trabalhar com o individuo x ou y, e se dizer isso ao meu patrão o mais provavel é ele mandar-me embora.

Quero salientar este aspecto, ele está lá para servir o Sporting não está lá para servir o Carlos Freitas ou o Pedro Barbosa.

Eras daqueles que insultava o Polga de certeza... e agora até lhe fazes continência!!! Liedson continua cada vez mais a melhorar e melhorou bastante com o Paulo Bento... Miguel Veloso...quem foi o responsável? Espera... Nani?? Moutinho a evoluir imenso que foi votado unanimemente capitão... Ricardo teve a sua grande época no Sporting com quem? É desses que falo!! Não falo na generalidade porque se há suplentes numa equipa como raio podem eles terem rendimento sentados no banco...

O Polga quando veio para o Sporting fez uma excelente época, magnifica mesmo. Com o Paulo Bento voltou aos grandes palcos em termos exibicionais, muito por culpa da solidez defensiva que o Bento priveligia. Mas se me deres a escolher os 6-0 ao Boavista do Peseiro com o Polga num nivel normal, a estes 1-0 constantes de Bento podes ter a certeza que nem pensava duas vezes.
O Liedson sempre foi melhor com o Peseiro, não é por acaso que a sua melhor época foi com Peseiro ao comando e não com Bento. Já te esqueceste dos 25 golos?
Miguel Veloso? Tás a brincar? Mas não foi o mesmo Veloso que demorou meses a ser titular porque o senhor Paulo Bento insistia em meter o Custódio? É este o aproveitamento que falas?
O Ricardo sempre foi um buraco, simplesmente sofreu menos golos com Bento porque tinha 4 elementos à sua frente de extrema qualidade.

Djalo a 10? Romagnoli titular e na semana a seguir nem convocado (época passada)? Purovic marca um golo e soma uma assitencia e na semana a seguir senta no banco? Adrien sem hipoteses de pisar o relvado de Alvalade? É isto?

Já percebi que por aqui continuou tudo na mesma. :arrow:

Ah pronto!!! o Farnerud nao gostaria mas sim ESPERAVA jogar…Portanto está de costas voltadas para Paulo Bento e tudo irá fazer com que os seus objectivos não sejam cumpridos…( ^-^)
Quanto a dizeres que para o Paulo Bento houve irregularidade no lance desafio-te a prová-lo!!! O que ele sempre disse é que em questão de duvidas o Stojkovic deveria ter chutado a bola!! E acho que isso toda a gente está de acordo! Não custava nada ter chutado a bola. Nunca disse que errou…e para te provar aqui está no 3º parágrafo http://www.sporting.pt/Info/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futdecpaulobento_010907_37161.asp
Deturpar declarações para se argumentar não se deve fazer…

Esqueci-me que andas lá por dentro da direcção e portanto sabes de tudo o que se passa!! Devias então ter dito que um arranjo assim não deveria ser equacionado… O que quero acreditar é que o SCP, face a várias opções que teria para treinador, preferiu a do Paulo Bento por um conjunto de situações, onde certamente a económica também se faz sentir porque acho que o Fábio Capello não aceitou inicialmente a proposta feita pelo SCP para ganhar o mesmo que o Bento… Ou então venha o Mourinho!!! Façamos uma vaquinha para os contratar! Se não há € não se pode contratar…onde está a duvida? Mas não quer dizer que o Bento não seja uma escolha!!
Quanto a vencer a Supertaça estou em desacordo contigo: não foi sorte, nós fomos favorecidos e podemos agradecer ao arbitro o titulo por não ter assinalado o penalty do Tonel; quanto à taça recorda-me como é que o FCP e o SLB saíram da competição… :wink:

Mais uma vez deturpação das palavras… Vá, vamos tentar de novo, ok?
O Paulo Bento é uma aposta clara do Carlos Freitas e pede para que o Barbosa (e julgo que pediu o Rui Jorge também) integrasse a equipa; isto é, tem a confiança total por parte de uma pessoa e tem também no Barbosa.
Se a meio da época, com as criticas que se possam fazer ao Cácá, este sai do Sporting acho normal o Paulo Bento dizer: “Foi ele que me trouxe, ele acreditou em mim, se não estão satisfeitos com ele é porque eu não estou a fazer o meu trabalho correctamente, pois eu é que treino os jogadores que ele traz e ele é que me pôs cá.” Se o SCP não aceitar a sua demissão certamente que ele continuará a treinar de bom grado… ele apenas põe por uma questão de consciência o lugar à disposição por tudo aquilo que disse há pouco! Quanto à protecção… não é o nosso presidente que está sempre a protegê-lo?? Entao a que propósito iria sentir falta dela se o Cácá saísse?

Com Fernando Santos o Polga teve alguma época semelhante com as que tem agora?? E com Peseiro nao era pra ser escorraçado (eu próprio o criticava admito!)??
Quem descobriu Veloso para médio defensivo?? Paulo Bento nos júniores… Graças a quem é que Veloso está o jogador que está?? Paulo Bento… Quanto a ter jogado pouco nesses 6 meses, aceito e concordo contigo mas são opções e alguma razão deveria haver para isso! Mas nada tem a ver com o facto de que o Bento pôs o Veloso um sr.jogador!
Ricardo teve várias belas exibições sim… mas também ajudado pela sua defesa claro! Aliás, o Helton é grande guarda-redes mas se fores a ver, na altura do Adriaanse o Porto levava com 3 remates por jogo…o Peseiro era 30!!!
Não foi com Peseiro que o Sporting não conseguiu vencer o campeonato mais fraco da historia em termos pontuais??
Claro que preferia os 6-0…mas depois levávamos 3-0 na pá na jornada a seguir…ou seja: preferes 6-0 e 0-3 ou 1-0 e 1-0??
Tudo o que falas a seguir são opções, que nem eu próprio as entendo, algumas, mas ele sabe mais do que eu e tu juntos!! Se achas que fazes melhor, candidata-te ao curso de treinador, começas pelas escolinhas e no final vais-nos dar titulos europeus!!
Acho que nós não temos um verdadeiro 10…aliás numa táctica de losango, o 10 deverá ser, na minha opinião, um dos médios interiores…a posição do Romagnoli é aquela a que se chama “vagabundo” onde o JVP assentaria que nem uma luva! E quanto a não ser convocado ou ir para o banco na jornada a seguir, pergunto-te o que aconteceu a Rui Costa ou a Postiga… Só o Paulo Bento é que faz destas cenas…é mesmo burro o homem!!

Que interessa que o Sporting fizesse alguns grandes jogos com o Peseiro se, na verdade, fizeram um dos piores campeonatos dos últimos 20 anos, em termos pontuais?

Adorei ver o Sporting numa final europeia e dou muito mérito ao Peseiro nesse aspecto, mas não tenho a mais pequena dúvida que o Peseiro foi o GRANDE responsável pela derrota nessa mesma final. As decisões dele foram absolutamente ridículas, cometeu erros que fazem rir qualquer puto de 10 anos.

Não esqueço os 10-12 jogos de enorme qualidade do Sporting do Peseiro, mas o que fica para a história é um campeonato miserável.

No entanto, por uma questão de justiça, digo que esse campeonato nos foi roubado, tal como foi este último. Deviamos ter sido campeões, não nos deixaram, mas não tornamos a ter uma oportunidade tão boa de ganhar um campeonato com tanta facilidade.

Não tens argumentos melhores para apresentar?

Baldas, não atires areia para os teus proprios olhos. O Paulo Bento em momento algum defendeu o seu guarda-redes, teve de vir o capitão João Moutinho e o central Tonel afirmar que fariam exactamente o mesmo para se perceber que o nosso guardião não estava sozinho. Paulo Bento foi estupido e mais falia ter ficado calado, ele colocou em duvida o acto do seu guarda-redes em vez de defender aquilo que está escrito na lei 12, e penso que não preciso de recordar. Isto não é remar tudo para o mesmo lado, mas vais continuar a enganar-te a ti próprio por mais quanto tempo? Os factos estão aqui bem explicitos…Quanto ao Farnerud o que ele diz é que não compreende a razão pelo qual o Paulo Bento não lhe dá mais minutos. Isto é que é remar para o mesmo lado. Viva o Sincronização!

Esqueci-me que andas lá por dentro da direcção e portanto sabes de tudo o que se passa!! Devias então ter dito que um arranjo assim não deveria ser equacionado... O que quero acreditar é que o SCP, face a várias opções que teria para treinador, preferiu a do Paulo Bento por um conjunto de situações, onde certamente a económica também se faz sentir porque acho que o Fábio Capello não aceitou inicialmente a proposta feita pelo SCP para ganhar o mesmo que o Bento... Ou então venha o Mourinho!!! Façamos uma vaquinha para os contratar! Se não há € não se pode contratar...onde está a duvida? Mas não quer dizer que o Bento não seja uma escolha!! Quanto a vencer a Supertaça estou em desacordo contigo: não foi sorte, nós fomos favorecidos e podemos agradecer ao arbitro o titulo por não ter assinalado o penalty do Tonel; quanto à taça recorda-me como é que o FCP e o SLB saíram da competição...

O Paulo Bento veio por um conjunto de factores favoráveis ao Sporting, mas nunca se colocou em causa se seria o treinador realmente ideal e capaz de comandar este Sporting. Aliás, seria muito ingénuo achar que um treinador que naquela altura nem o curso tinha concluido, era o reinador ideal para o Sporting. O que eu apenas quis salientar é que o Paulo Bento não foi escolhido, foi simplesmente arranjado. Não tinha historial, não tinha créditos e nem curso tinha. Se amanha o Sporting contratar o Zé Pedro de Odemira que tambem não tem historial, nem creditos e que ainda por cima nem curso acabou vais perceber então que alguma coisa vai mal. Já percebes assim ou ainda não? É que a seguir isto, só mesmo material visual é que pode ajudar. Quanto à Taça, não tenho de recordar como é que os nossos rivais se foram embora, isso é problema deles. Perderam com equipas inferiores porque acharam que eram favas contadas, desculpa lá se para mim ganhar ao União da Madeira e ao PinhalNovensse faz parte das obrigações do Sporting. Mas pronto se o porto perdeu com os mija na escada, então tambem já podemos perder. O que vocês dizem só para defender este treinador!

Mais uma vez deturpação das palavras... Vá, vamos tentar de novo, ok? O Paulo Bento é uma aposta clara do Carlos Freitas e pede para que o Barbosa (e julgo que pediu o Rui Jorge também) integrasse a equipa; isto é, tem a confiança total por parte de uma pessoa e tem também no Barbosa. Se a meio da época, com as criticas que se possam fazer ao Cácá, este sai do Sporting acho normal o Paulo Bento dizer: "Foi ele que me trouxe, ele acreditou em mim, se não estão satisfeitos com ele é porque eu não estou a fazer o meu trabalho correctamente, pois eu é que treino os jogadores que ele traz e ele é que me pôs cá." Se o SCP não aceitar a sua demissão certamente que ele continuará a treinar de bom grado... ele apenas põe por uma questão de consciência o lugar à disposição por tudo aquilo que disse há pouco! Quanto à protecção... não é o nosso presidente que está sempre a protegê-lo?? Entao a que propósito iria sentir falta dela se o Cácá saísse?

Ah ok ok, já percebi tudo. Então basicamente tu repetes aquilo que eu digo. :clap: O Paulo Bento exige trabalhar com estas duas pessoas, uma porque lhe meteu lá dentro a outra porque (eu nem sei) e a partir da altura em que um deles sai, então o Paulo Bento vai atrás com eles porque como são uma equipa quando sai um, saiem todos. Isto é muito bonito, muita camaradagem e muito amor entre eles mas profissionalmente é patético. O Carlos Freitos executa um papel (gestor de activos) e o Paulo Bento outro (Treinador principal), é obvio que existem situações em que um erra e o outro não. Agora quando um começar a fazer merda e for despedido, o outro tambem tem de ir. Vamos supor que dois amigos teus pagam bilhetes para ir ver um jogo do Sporting, à ultima da hora eles dizem que não podem ir. Tu vais ficar em casa por compaixão deles ou vais ver o jogo a que tinhas direito visto que era um presente? Deixa-me que te diga que se ficares em casa só porque os outros não vão, então és um pau mandado. ::slight_smile:

Com Fernando Santos o Polga teve alguma época semelhante com as que tem agora?? E com Peseiro nao era pra ser escorraçado (eu próprio o criticava admito!)?? Quem descobriu Veloso para médio defensivo?? Paulo Bento nos júniores... Graças a quem é que Veloso está o jogador que está?? Paulo Bento... Quanto a ter jogado pouco nesses 6 meses, aceito e concordo contigo mas são opções e alguma razão deveria haver para isso! Mas nada tem a ver com o facto de que o Bento pôs o Veloso um sr.jogador! Ricardo teve várias belas exibições sim... mas também ajudado pela sua defesa claro! Aliás, o Helton é grande guarda-redes mas se fores a ver, na altura do Adriaanse o Porto levava com 3 remates por jogo...o Peseiro era 30!!! Não foi com Peseiro que o Sporting não conseguiu vencer o campeonato mais fraco da historia em termos pontuais?? Claro que preferia os 6-0...mas depois levávamos 3-0 na pá na jornada a seguir...ou seja: preferes 6-0 e 0-3 ou 1-0 e 1-0?? Tudo o que falas a seguir são opções, que nem eu próprio as entendo, algumas, mas ele sabe mais do que eu e tu juntos!! Se achas que fazes melhor, candidata-te ao curso de treinador, começas pelas escolinhas e no final vais-nos dar titulos europeus!! Acho que nós não temos um verdadeiro 10...aliás numa táctica de losango, o 10 deverá ser, na minha opinião, um dos médios interiores...a posição do Romagnoli é aquela a que se chama "vagabundo" onde o JVP assentaria que nem uma luva! E quanto a não ser convocado ou ir para o banco na jornada a seguir, pergunto-te o que aconteceu a Rui Costa ou a Postiga... Só o Paulo Bento é que faz destas cenas...é mesmo burro o homem!!

O forte do Paulo Bento sempre foi a defesa, logo alguem tinha de se exibir a um bom nivel. O forte do Peseiro era o ataque, logo é impossivel estabelecer comparações plausiveis. Assim como o Liedson era melhor com Peseiro, o Polga é melhor com o Paulo Bento. Where is the doubt? O Paulo Bento teve para ai 2 meses e meio sem lançar Veloso estupidamente, preferindo o cepo do Custódio e ainda tem mérito no rendimento do Veloso? Através do teu discurso descobri outra coisa, foi o Paulo Bento que pôs o Veloso um senhor jogador. Agora o Paulo Bento tambem transforma jogadores. Quando ele conseguir fazer isso ao Djalo, eu vou concordar cntg. Eu prefiro as vitorias do Peseiro ás vitorias do Paulo Bento, ponto final. Ninguem falou em resultados negativos, falei meramente nas vitorias e no futebol praticado ofensivamente. Por acaso um dia destes ainda vou perder um tempinho num curso desses, sou eu e o Arouca do Jorge Gabriel. ;D Lá estás tu a querer seguir os outros, mas tu tens personalidade propria pa? ::slight_smile: Se o benfica e o porto cometem erros ou não culpa deles, o que eu sei é que o Romagnoli jogou bem numa semana e na outra nem convocado foi. No meu ver isto não está correcto e não me interessa se o El Suador ou o Colgate faz o mesmo. Bemzinho?

Na minha opinião o Paulo Bento tem feito um bom trabalho no sporting , é no entanto inegável que a equipa não atravessa um bom momento, o que tambem acho normal em qualquer equipa, aliás o sporting todas as epocas passa por uma fase assim, vamos esperar que melhore porque nem me parece que o esquema tactico seja o principal problema , mas sim o momento de forma menos bom de alguns jogadores chave, casos do veloso e do moutinho, associados á ausencia do polga que felizmente já regressou.Parece-me que a tendencia é claramente para voltar aos bons momentos da época passada, um grande resultado 4ªfeira penso que ajudaria bastante.Quanto ao Paulo Bento , tem cometido os seus erros, espero que aprenda com eles, porque acho que continua a ser o treinador certo neste momento e tem margem de progressão tal como a equipa.

Ao Rijsbergen, já que não pude responder no outro:

Tentando ser rápido e sucinto…

A curto prazo:

Discorde-se ou não, existem evidências: o Sporting tem dividas e contratos bancários para cumprir.

Até as cumprir, ou as encaminhar bem, tudo o que faça e crie em receitas terá de ser partilhado com essa vertente.

Criar uma mais-valia “fácil”.

Para mim é inquestionável que infelizmente terá que se vender uma das pérolas, nomeadamente Miguel Veloso, para quem existe boas alternativas futuras que o consigam substituir (Adrien por exemplo).

Depois, definir claramente onde apostar essa verba, digamos, extraordinária (fora da vertente das dividas).

O plantel é fraco. Reforçar. Definir critérios. Aumentar qualidade da equipa de futebol.

Gerir. Paulo Bento não é a solução ideal? Termina contrato. Há dinheiro para ir buscar um substituto efectivamente melhor? Créditos firmados?

Uma das minhas opiniões/escolhas pessoais:

Trappatoni - Europeu. Experiente. Estrangeiro (tradicionalmente mais imune a pressão exterior). Disciplinador. Técnico vencedor (talvez o mais vencedor actualmente). Que não rompe totalmente com a estratégia anterior (solidez defensiva). Conhece o campeonato. Relativamente acessivel economicamente.

A nivel dirigente:

Até as proximas eleições, procurar reais alternativas, ponderar, reunir consensos.

Sinceramente, no panorama actual, com os nomes mais ventilados, não vejo alguém com o perfil para Presidente do Sporting. Precisava de ver quem avance, a sua via (se demonstra ser melhor ou não), a sua capacidade de reunir consensos.