Será Paulo Bento o treinador certo? - Parte II

Mantenho a nota que dei anteriormente, acho que PB pode e tem capacidade para dar a volta por cima e é isso que espero dele! :arrow:

idem. Nota 7

Eu posso ser casmurro, mas mantenho a minha nota: 7.

tambem acho que sim, mas ao ter dado um 8 na outra, e tendo em conta que a evolução foi descendente agora tenho de dar um 5.

Paulo bento mostra-se “suficiente” neste momento.

Oh rapaz, dava para teres feito o “reset” à outra votacão… mas já te percebi… queres que os resultados fiquem para a “posteridade” ;D

Ok, então toca a votar… e não vejo mal em continuar a discussão aqui… basta meter o mesmo título e colocar “parte II” ;D ;D

Desci de 7 para 4. O Paulo Bento pode não aprender com os erros, mas eu aprendo, tá retirada a minha confiança no tipo.

É isso mesmo, a ideia é ver a tendência de mudança ou não na avaliação de cada um, parece-me que o pessoal entendeu a ideia, toca a votar! :arrow:

Continuando então com o assunto do treinador do Sporting, não defendo a mudança de treinador a meio da época excepto em caso de catástrofe o que para já ainda não sucede. Mas defendo que Paulo Bento deverá ser substituído se:

  • continuar a persistir nos mesmos erros de pura casmurrice (entre elas a fixação no losango, a utilização do Farnerud e do Paredes, o futebol-do-pontapé-para-a-frente-a-ver-se-o-Liedson-apanha-a-bola, o não ligar patavina ao plantel de craques que temos nos juniores, muitos deles já superiores às nódoas que temos no plantel principal, etc.)
  • o Sporting não atingir o 2º lugar na liga, a final da Taça da Liga, pelo menos as meias-finais da Taça (ou a final se não encontrarmos nenhum grande pelo caminho) e também pelo menos o apuramento para a Taça Uefa na LC.

Se as condições descritas não se verificarem penso que o Sporting tem que pensar em arranjar um substituto por muito boa pessoa e profissional exemplar que o Paulo Bento tem sido nestes 7 anos que tem de Sporting.

O mais incrível e paradoxal de tudo isto é que o Paulo Bento dos primeiros 11/12 meses no Sporting era um treinador que apesar da enorme pressão e responsabilidade que tinha em cima, apesar da total inexperiência e apesar de não se mostrar extraordinário no plano técnico-táctico era alguém exemplar na disciplina que impunha no plantel, na capacidade defensiva da equipa (a equipa praticamente não sofria golos), e nas fantásticas reviravoltas que a equipa várias vezes operava durante os jogos (muitas das vezes fruto de bons puxões de orelhas nos intervalos), e principalmente ele nunca inventava e optava sempre pela via mais segura e mais certinha.

Hoje em dia é claramente é um treinador pior em quase todos os aspectos que referi. Não sei se por se sentir demasiado protegido pelos dirigentes do Sporting, começou a inventar e a insistir constantemente nos erros dessas invenções.

Quanto a alternativas para uma eventual substituição do Paulo Bento no final da época, apresento 5 nomes que acho possíveis trazer para o Sporting:

-o já referido José Pekerman, um sonho antigo do Sporting, um dos treinadores a nível mundial com melhor currículo na área do futebol jovem, principal responsável pelo domínio mundial das selecções jovens da Argentina na última década, foi seleccionador sub-20 e sub-17 da Argentina ganhando 3 campeonatos do Mundo de sub-20 e por 2 vezes foi campeão sul-americano de sub-20. Depois a partir de 2004 foi seleccionador principal da Argentina e foi ao Mundial 2006 dar autênticos espectáculos de futebol (inesquecível o 6-0 à Sérvia e Montenegro) acabando por ser eliminado nos quartos de final nos penalties frente à Alemanha. No entanto foi na minha opinião a selecção a apresentar melhor futebol. Depois disso decidiu a abandonar o cargo para um ano sabático, apesar de isso ser contra a vontade da Federação Argentina e de muitos dos argentinos que gostaram do bom futebol da Argentina. Agora há uns messes tornou-se treinador do Toluca clube que lidera um dos grupos do Torneo Apertura mexicano. Não deve ser difícil convencê-lo e não existem dúvidas que ele seria um treinador a dar a merecida atenção à nossa formação.

  • o também já referido Claude Puel. Talvez o melhor treinador da nova geração francesa de treinadores. No Mónaco em dois anos de treinador conseguiu ser campeão com uma equipa praticamente só formada por putos. No Lille tem feito um trabalho fantástico ao conseguir com poucos meios ter equipas a darem muita luta no campeonato francês (já fez 2º e 3º lugar) e na Liga dos Campeões. Com algum charme e um bom ordenado não deve ser difícil convencê-lo.

  • Francesco Guidolin. Gosto bastante de treinadores italianos e este neste momento está livre. Ficou famoso por nos anos 90 com o Vicenza que estava na Série B ter conseguido ganhar a Taça de Itália e chegar às meias finais da Taça das Taças. Depois passou pela Udinese e Bologna. Até que em 2003 foi contratado pelo Palermo (que estava na Série B) tendo conseguido levar o Palermo à Série A ao fim de mais de 30 anos de ausência do Palermo da principal liga italiana. Na época seguinte 2004/05 conseguiu que o Palermo fosse a grande surpresa da Série A ao alcançar o sexto lugar e a qualificação para a Taça Uefa, encantando muitos com a qualidade do seu futebol. Na época seguinte foi treinar o Mónaco onde não se deu bem. Não deve ser difícil trazê-lo.

  • Didier Deschamps. Está livre, é jovem e já deu provas de ser bom treinador. Conseguiu levar o Mónaco à sua primeira final na Liga dos Campeões. Na Juventus coube-lhe a difícil tarefa de motivar alguns craques a empenharem-se na Serie B. Conseguiu subir a Juventus à Série A e no fim da época demitiu-se devido a divergências com a direcção do clube. Com um bom ordenado e bastante charme quem sabe se não aceita vir.

  • Quique Sanchez Flores. Treinador jovem, está livre depois de ter sido despedido do Valencia. Foi contratado pelo Valencia depois de impressionar no Getafe. No Valencia não conseguiu títulos mas várias vezes pôs o Valencia a praticar futebol de elevadíssimo nível, tendo na época passada ombreado com o José Mourinho nas suas batalhas tácticas nos quartos de final da LC.

Como é óbvio existem treinadores bem melhores que estes mas nenhum deles me parece possível vir para o Sporting.

Eu tb mantenho a minha nota ou seja 8, pra mim continua a ser o treinador certo para o sporting.

Como não votei na outra sondagem, não voto nesta.

No entanto reconheço que neste momento o PBento parece ter piorado muito pelas razões apontadas por:

Entre outros menos explicáveis como a falta de sorte, as arbitragens, as lesões, as inadaptações, a forma precária de jogadores chave…

No entanto parece-me que os defeitos a apontar são cada vez mais intrínsecos ao PBento. E se ele não arrepia caminho e demonstre uma flexibilidade maior as coisas vão entrar num caminho sem retorno.

Se antes lhe teria dado um 7, agora daria um 5. No limite!

Nada te impede de votar, a intenção é ver se há ou não uma mudança de opinião dos foristas em relação ao Paulo Bento, mas isso não restringe a votação nesta sondagem apenas a quem votou na anterior, todos os foristas são livres de votar nesta sondagem, mesmo que não o tenham feito na anterior, isso de certeza que não vai alterar o cenário macro de tendência de voto! :wink:

Votei 3 nesta, quando na anterior lhe tinha dado o 8, estou desiludido, mas ainda tenho uma leve esperança por isso dou 3 e não 0 como nas votações dos jogos mais recentes no tópico dos jogos. Espero que este 3 não desça mais, seria mau sinal, mas começo a não acreditar mais no PB, a ver vamos…

Bem sei mas é opção. Não quero desvirtuar as comparações!

Fica ao teu critério! :arrow:

Dei nota 4 ao PB. Como escrevi no tópico anterior, estou insatisfeito com o nosso treinador e julgo que não é ainda capaz de ter um Ferrari (dentro do nosso campeonato) nas mãos…
Mourinho há só um…e mesmo esse teve uma “educação” como poucos devem ter tido…Bobby Robson, Van Gaal…aprendeu a lidar com a paixão do inglês e a forma inglesa de “atacar” o jogo…e a mestria, a frieza e o calculismo do Van Gaal que há uns anos dizia que treinos de conjunto eram uma aberração que ele nunca faria…quando muito simulava situações similares a situações de jogo, como cantos, contra-ataques, etc…
Bom, quanto ao PB:

A nota 4 prende-se com a capacidade de disciplinar um grupo que precisava de alguém assim…agora que isso está alcançado, ele não tem mais para dar…há que o assumir.
No meu outro post, nem me lembrei de falar na aberração que tem sido o Sporting perante situações de bolas paradas, quer defensiva quer ofensivamente…parece que ninguém treina…parece que ninguém estuda, quando hoje em dia são várias os exemplos de treinadores que até entregam dossiers individuais a cada jogador sobre os seus adversários…
Não há um golpe de asa durante um jogo, em que sai alguém e entra outro companheiro e que, cuja entrada, revolucione o jogo…não há uma táctica inovadora…nem futebol bonito para se ver…até eu que não sou diplomado vejo que o Sporting joga melhor com o Miguel Veloso a trinco…nem que a central se colocasse o Paulo Renato…do que com o Miguel a central e Moutinho a trinco! Para não se colocar o Gladstone…que embora não tenha ainda mostrado muito, fez uns jogos muito interessantes na pré-época e foi convocado para a selecção brasileira…muda-se 3 posições de uma assentada! Muda-se toda a estrutura central da equipa! É demasiada burrice…
E o Sporting não pode ter como treinador alguém que só sabe falar o politicamente correcto…e que é disciplinador!
Num desespero de causa…quase diria…volta Peseiro estás perdoado…que sem aqueles brasileiros todos (que eram bons, mas que juntos estragavam tudo pelo boa vida…) talvez não houvesse tanta indisciplina…e pelo menos sei que iria ver bom futebol!

Neste momento o maior erro que encontro no Paulo Bento, não é na tactica, não é no balneário e nem é tanto pela forma como a equipa joga. É de facto pelo subrendimento de 2 jogadores que se continua a apostar e são claramente cartas fora do baralho para este plantel que a ter este rendimento dificilmente uma equipa da Bwin os colocaria a jogar ou mesmo a serem convocados.

Nós vemos o resultado de um trabalho diário aos f-d-s e isso tem de se ter em conta. Não tenho a duvidas que o farnerud se entregue de corpo e alma diariamente, que o Paredes tem muita experiencia e é um jogador que dá calma, tranquilidade e bom ambiente no balneário, mas o rendimento em campo é “parado, sem arriscar, passe para aqui, passe para ali, um sprint ou 2 e pouco mais” do Farnerud e “pouco movimento, prisão de jogo, falta de confiança, explosão e pessima ligação defesa/ataque” por parte do Paredes. Como tal, estes 2 jogadores nunca podem estar dentro de campo com este rendimento para uma equipa que se quer rotinada, rápida, movimentada, com confiança, soluções, boas pressões ofensivas e defensivas, ritmo e alegria no jogo.

Quanto à tactica, a mim mais uma vez não me choca nada, qualquer tactica com um plantel propicio a isso pode ser bem explorada e esta também pode. Já vi várias tacticas a serem impostas no Sporting esta época e não se fala muito disso e uma até nos valeu a não termos saidos derrotados frente ao Setubal que surpreendeu, apesar de podermos e devermos ter feito mais.

Quanto ao balneário, aqui pouco ou nada sabemos a não ser o que se ouve aqui e ali. E aqui também está a chave para muitas questões que colocamos e para mim, tem de partir daí a chave para o sucesso. Os jogadores têm de ser vistos de igual forma e se um amua, se um pensa que é patrão, se um cria mau ambiente, obviamente que não pode ser posto a jogar e terá de ser chamado à atenção. Isso prejudica o ambiente no plantel, cria divisões e prejudica a equipa. Pelo que sei, o Gladstone não foi utilizado e como tal foi o Veloso para central devido a isso mesmo nestas ultimas semanas, a juntar a lesão de polga …

Cada um de nós faria coisas diferentes do que têm sido feitas, mas nós não estamos lá dentro todos os dias e o Paulo Bento e equipa técnica estão. E acho que é um pouco infantil falar-se em inexperiencia e “lampião” quando uma equipa técnica trabalha em equipa e é garantido que o Paulo Bento não trabalha sozinho e não decide sozinho. Ele é o porta voz da equipa técnica, é o homem que dá a força e confiança necessária quando a equipa está em baixo, é ele que estabiliza e abre os olhos quando a equipa está muito bem e não pode pensar que está tudo no papo. Esta equipa técnica é muito experiente, tem muita categoria, temos pessoas capazes e certificadas a nivel internacional. Falando por exemplo na equipa técnica do Porto e do Sporting, apesar de em média a nossa ser mais jovem, sinceramente não trocava, pois para mim é bem mais fraca que a nossa. Defendo esta equipa técnica, mas reconheço que há coisas que não podem continuar a ser postas em prática porque realmente não dão para ser, ou os jogadores não conseguem por em pratica o que fazem no dia a dia e há muitos casos assim.

Acabámos a época passada com uma taça, começamos esta época com uma taça e espero que acabemos como começamos. Todas as épocas todos os clubes passam más fases, antes no inicio do que a meio ou a fim e esta é a altura certa para se dar a volta. O benfica e o porto também irão lá chegar, também vão perder muitos mais pontos, também vão ser eliminados[o Porto já foi da taça da liga pelo fátima, o benfica pode agradecer aos deuses do apito].

Força Sporting.

votei 7 o que representa uma descida em relaçao á votaçao anterior (que tinha sido de 8)…

a razao da descida talvez até nem seja culpa totalmente dele…

é que os erros mantêm-se e como já tinha escrito num outro post acho que falta alguem na equipa técnica que dê uma ajuda ao paulo bento… alguem que lhe diga que pôr o djaló a nº 10 é um erro (neste momento pôr o djaló em qualquer lado que nao o banco é um erro…), que planeie lances de bola parada, que faça uma avaliação dos adversarios e proponha a melhor maneira para a equipa jogar (nao em termos de modelo estatico de jogo mas de movimentaçoes e marcações) etc…

acho que o paulo bento é o treinador certo para o sporting, em termos de liderança, postura, respeito e motivacao (será??.. vamos ver nos proximos jogos) mas falta-lhe inteligencia na abordagem tactica e de avaliação dos jogadores… falta lá alguem que o complemente…

mas o principal problema são as contrataçoes e a politica para o futebol… e aí o problema nao é dele mas sim dos directores da sad… mas sobre isso já expremi por diversas vezes a minha opinião: sem ovos nao se fazem omoletes e sem palhaços nao ha circo…

e os directores desmontaram uma equipa prometia no final da época passada dar-nos muitas alegrias no futuro (tinha dito na altura que o plantel que tinhamos mais um grande avançado chegava)

em vez disso nem avançado e pior 4 ou 5 jogadores titulares sairam…

dava 3 ao paulo bento se com o plantel da época passada e um avançado de categoria nao tivesse a menos de 4 pontos do porto (se tivesse ainda mais um rochemback, um d’alessandro e um lucarelli dava-lhe -5)… agora assim tambem nao posso pedir muito mais…

pelo menos arranjem-lhe alguem que lhe dê uma ajuda para ele nao se enterrar ainda mais…

Nota 7. :arrow:

Também mantenho a mesma nota. Tirando o Mourinho, não estou a ver outro treinador que gostasse de ver no Sporting…

Nota 8!–Nâo è em três jogos menos conseguidos,agravados por algumas lesôes e contra-tempos(vide viagem Lisboa-Roma) que vou mudar de votaçâo!