Será Paulo Bento o treinador certo? - Parte II

Votei 8 em Agosto e não é 1 mês mau - especialmente quando esse mês é Outubro - que me faz mudar a impressão sobre os restantes 23 que ele leva à frente da equipa. No final da época, cá estarei para dizer de minha justiça.

Não conheço uma equipa ou treinador, por muito bons que sejam, que não passem por períodos destes, em que tudo parece estar a correr mal. O que distingue os melhores é a forma como saiem deles. PB já deu a volta duas vezes a coisas destas e acredito que dará pela terceira.

Claro que estão aqui a jogar três coisas parecem tornar tudo mais negro:

  • O começo impecável do Porto. É certo que estamos a nove pontos deles. Mas, num ano normal, 4 vitórias 3 empates e 1 derrota com os jogos no Dragão e na Luz já feitos, dificilmente seriam o fim do mundo em cuecas que já se apregoa por aí. Os campeonatos são maratonas, não sprints.

  • A derrota humilhante com o Fátima, o pior momento do Paulo Bento como treinador do Sporting. Não há desculpas neste; mas que treinador não teve uma noite negra em jogos de Taça? Boloni com a Naval? Jozic com o Gil Vicente?

  • O tempo de adaptação dos reforços. Não houve nenhum que tivesse “explodido” e esteja decidir jogos por si com golos de placa após fintas a 5 defesas - que é um bocado o que, no Verão, temos sempre esperança que cada novo craque venha a fazer. Mas estou convencido que Vukcevic e Izmailov, com um pouco de paciência, ainda vão dar muito à equipa. E até Stojkovic, depois de um mau começo, poderá provar-se com uma boa aquisição.

No resto, acho bem que as pessoas mostrem a sua preocupação - até de forma mais vigorosa - para que os dirigentes e o treinador percebam que não são intocáveis. Mas mantenhamos algum sentido da realidade, não?

No mínimo deverias deixar aqui os resultados anteriormente obtidos de forma sincera, lógica e democrática, tal como estes o serão, apesar de não entender essa do " e agora que nota dão…"

7

Mas Ok! :arrow:

voltei a votar 5 visto que o homem nao evoluiu nada desde a mh ultima votaçao

Votei 8 da outra vez e votei novamente 8. Pelos mesmos motivos já aqui referenciados. Paulo Bento ainda tem crédito.

8

7

Como alguém disse, o PB ainda tem crédito.

Presumo que esteja a falar para mim, se não for assim não leia mais! :arrow:

Os resultados anteriores estão na votação anterior, é só ir ao tópico respectivo e ver os mesmos, até o Abrantes Mendes, com um olho no burro e outro no cigano, os consegue ler! :arrow:

Não entende essa do “agora que nota dão…”, paciência, eu não estava à espera de mais da sua parte! :wall:

só por esta resposta devia mudar-lhe a nota para mais :clap:
«Não estamos num bom momento», reconheceu Paulo Bento, mas apontando que há maneiras «mais equilibradas» para se criticar e «com respeito pelo outros». «Convivo da mesma maneira com a crítica e com o elogio», disse o técnico compreendendo que tenha havido críticas, mas divergindo da sua forma.

«A insatisfação, o descontentamento, compreendo; não só pelos resultados, mas pela forma como jogámos. Assumo toda a responsabilidade. Mas ninguém me pode levar a mal se pensar que há melhores formas de mostrá-los», concretizou Paulo Bento.

«Como profissional entendo que o façam, mas não sou obrigado a concordar», referiu o treinador rejeitando estados de graça e estados de crise: «O Sorting é um clube fácil para se arranjar uma crise. Nunca disse que o estado de graça tinha acabado porque também nunca disse que tinha começado. O que disse da outra vez foi Já me acabaram com o estado de graça várias vezes.»

Ao PB não lhe exigia nada na primeira época (quando entrou), na segunda época já lhe exigi mais e aqui comete os primeiros grandes erros, a insistência no Custódio e na rotatividade, o SCP acerta o passo precisamente quando isso é alterado.
Este ano os erros são alguns, e para mim o mais grave é de facto a questão do terceiro defesa central, e não me venham dizer que ele não tem 3º defesa central, porque nem era preciso como se viu na Madeira. O Veloso no SCP é o melhor jogador de longe mas a meio campo, a central como é lógico o SCP perde muito mais. Se este erro fosse cometido num jogo tudo bem agora em dois jogos é demais, esperar 70 minutos quando todos nós vimos em menos de 20 minutos, não é casmurrice é pura burrice.

Dei nota 5 para não dar menos.

Fazmerugas, Pereirinha e Djálo (e havia quem falasse mal do Lourenço e do Douala)

Não vou contribuir mais para esta discussão, mas são por certo os mesmos que agora falam mal do Djaló. São aqueles para quem os bons são os que não estão lá.

"No ano passado, em vários jogos, o Miguel Veloso jogou a central e não houve problemas."(Paulo Bento, 2007-10-30).

  • Como desta vez, só um ceguinho ‘não vê’ que houve mesmo problemas, a culpa será do Miguel ? :inde:

Voltei a dar 8. Acredito que vamos dar a volta por cima.

Dei os mesmos 6 pontos que já tinha dado da outra vez. Coerência precisa-se!

Tinha dado 8 e agora dei 7, perdeu um pouco de brilho mas continuo confiante :hand:

Obviamente que mantenho o meu 7

Tinha votado 7, descendo o meu voto para 5.

O meu 7 partia do pressuposto que Paulo Bento era um treinador em evolução, visão essa que perdi com o decorrer desta época. Está a ser uma época com mais do mesmo, notando-se cada vez mais as insuficiências do futebol praticado pela equipa.

Quero acreditar que Paulo Bento ainda virá a inverter esta tendência, fazendo algum tipo de introspecção que lhe permita corrigir os próprios erros, conseguindo ao mesmo tempo motivar a equipa para fazer mais. Quero acreditar mas não está fácil.

Sim é contigo, pois parece que foste tu que abriste este tópico.

Os Resultados da anterior votação vão “esfumar-se” ou “afundar-se” no baú dos tópicos e por isso vão estar “invisíveis”, eu sei isso, tu sabes isso e até o Abrantes Mendes, com 1, 2 ou 3 olhos também sabe isso…

E na realidade isso não é justo…ou então de 15 em 15 dias abres outro tópico, consoante os resultados…

E na realidade ninguém está a avaliar o Paulo Bento agora, pois todos o avaliam até agora, e não estas últimas semanas, que é o que parece com este tal “agora”

“Qual a nota que daria agora a Paulo Bento?”

Podes esperar Muito da minha parte…Sempre.

5, contra os 6,5 = 7 anteriores.

Esse argumento não serve… os tópicos têm a sua actualidade e esta é uma boa forma de comparar a avaliacão feita pelos foristas do PB… a grande maioria das votacões do anterior tópico foram feitas há já bastante tempo e esse resultado deve ficar trancado para se poder comparar com o actual… se vai para o fundo ou não, isso é irrelevante… existe uma funcão de Procurar para isso mesmo.

Mantenho total confiança no treinador e entendo que, salvo circunstâncias execpcionais em que manifestamente o ambiente em torno da equipa se degrade até níveis insuportáveis, deve ficar pelo menos até ao final da época. Não é um aventureiro, é um homem que já provou ter capacidade. Só deve ser avaliado o seu desempenho no final da época ou quando manifestamente não forem já alcancáveis os objectivos definidos. Só assim se actuará de forma responsável.

Quanto à opção do Veloso como central, não percebo a celeuma que por aqui vai. As opções mais óbvias eram manter o Veloso a trinco e meter o Gladstone atrás. Mas aparentemente o treinador está convencido que este ainda não dá garantias. A escolha era então entre mudar os jogadores de posições mas manter uma equipa com os melhores jogadores no momento não mudar jogadores de posições e meter um jogador de risco numa posição chave onde não se pode falhar. Já vi o Moutinho fazer grandes jogos a trinco (até em Roma) e o Veloso dá todas as garantias. Qual o problema ? Pode-se discutir os resultados - é fácil - mas questionar a opção ?