Selecção Nacional e Outras Selecções

Já disse aqui isso por várias vezes mas insistem em conotar como fracasso a sua passagem pela África do Sul… :inde:

Qualificação muito “tremida”, nada de especial e com jogos bastantes fraquinhos, ao estilo da última qualificação, sim Scolari acabou a última qualificação em segundo e sem ganhar a nenhum adversário directo…ups.

Agora que as coisas já estão mais calmas, aqui vai:
Os admiradores de Scolari e Bento não podem dizer mal de Queirós neste jogo. Fez o que tinha a fazer, ao contrário do que andou a inventar no inicio da qualificação.
O jogo foi de treta, contra uma equipa fraquíssima, mas foi o que foi.
Detestei ver Pedro Mendes tão recuado, um desperdício, Deco idem, mas resultou. Next!
O problema é este futebol não chegar. Quem vier a seguir (se não houver nenhum azar na quarta-feira, não será tão fraco. Como ou sem Cristiano, vai ser preciso marcar sem sofrer.

O Liédson ter beijado a camisola é que foi uma autentica piada. De resto mais do mesmo, Veloso o único trinco português não toca na chicha sabe-se lá porquê! Ronaldo tem que jogar mesmo a ferro e fogo, depois arrisca-se a paragens como esta, e o Patrício já merecia uma entrada no onze.

Também fui a esse jogo. O ambiente era espectacular. Estive nos copos com alguns irlandeses na baixa e depois fomos de metro para o estádio. Um deles estava tão bezano que quando o metro parou na estação do parque, 2 deles levaram o bezano em braços até um banco da estação onde o deixaram a dormir, enquanto seguiamos no metro a rir à gargalhada.

Adoro os irlandeses :great:

Tendo em conta que a Hungria foi a equipa mais forte a quem ganhámos nos últimos 14 meses, também não vejo razões para grande euforia. Percebo o alívio, não só porque o fiasco da eliminação prematura foi afastado como pela vitória da Ucrânia - que, afastando a Croácia, nos torna cabeças-de-série no play-off. Também percebo que a entrada de Liedson permita um maior optimismo na frente depois meses em branco.

Mas vamos lá com calma. Para já, Portugal não está a fazer mais do que a sua obrigação - ou até menos, se considerarmos que, face à valia dos adversários do grupo, o que seria de esperar era a qualificação automática com o primeiro. Depois, porque equipas como a Irlanda, a Bósnia ou a Ucrânia não são inferiores a uma Dinamarca - bem pelo contrário.

Prontos, a passagem de Queirós pela África do Sul foi um enorme sucesso…
Obteve a qualificação para o extremo-oriente (2002) e bateu com a porta ou bateram-lhe com a porta na cara.

O ex-seleccionador da África do Sul, Carlos Queirós, não se conforma por não estar no Mundial 2002 como seleccionador e diz ter sido alvo de uma campanha, levada a cabo por oportunistas, apesar de nunca ter citado o nome do seu sucessor. Queirós abandonou o cargo no meio de uma polémica ainda mal resolvida e diz que foi [b]vítima de oportunistas que usaram truques de baixa política para o forçarem a se demitir[/b]. «[b]É o comportamento de gente sem qualidade e atitudes malandras. Vigarista barato, que se perde de fraquezas humanas, servindo-se dos sentimentos de alguns que têm menos poder», disse. «Como aconteceu com os jornalistas que foram manipulados, alguns jogadores que optaram por colaborar, inconscientemente, numa vil campanha que tinha um único objectivo: denegrir a imagem do treinador e com isso abatê-lo[/b], abrir caminho para aquilo que veio a acontecer», afirmou Carlos Queirós à TSF, antes da partida da África do Sul. Saldo pessoal é positivo Feitas as contas a dois anos de trabalho, Queirós entende que ganhou em todas as frentes, apesar de partir com alguma frustração de não cumprir a missão que o levou à África do Sul. A selecção que comandava passou sem problemas as eliminatórias da fase de qualificação para o Mundial. Muitos analistas dizem que o sucesso se deve à fraca qualidade dos adversários, como o Burkina Faso, o Malaui e o Zimbabwe. A maioria dos jogadores sul-africanos actua no estrangeiro, nomeadamente nos campeonatos ingleses.

Isto foi em 2002, podia ter sido, sei lá, em 1995 ou noutros continentes, onde foi sempre vítima de cabalas.

Mas voltemos ao sucesso de Queirós na África do Sul.
Os Bafana-Bafana tinham estado no anterior campeonato do mundo (1998) e tinham ganho, em casa, é certo (mas também conta, não?), a taça das nações africanas (1996). Nesta foram finalistas vencidos logo de seguida (1998) e ficaram em 3º lugar (2000).
Para uma selecção que data, a sério, do início dos anos 1990 Queirós chegou em boa altura.
Eram uma potência africana e Queirós conseguiu novo apuramento para o mundial.
Como formador de jogadores e organizador de estruturas federativas não deixou lastro para o futuro, mas quase de certeza que os resultados não tiveram continuidade porque o puseram a andar.

Para que não restem dúvidas cá vai o seu currículo na wiki brasuca.
A itálico o que conquistou como adjunto.
A bold o que ganhou a treinar homens (eu acho que falta uma fruteira no Japão ou nos Emirados, nem sei, mas não ponho em causa a wiki).

1988 - Vice Campeão - Europeu Sub-17
1988 - Vice Campeão - Europeu Sub-19
1989 - Vencedor - Mundial Sub-20 de Futebol
1989 - Vencedor - Europeu Sub-17
1989 - 3º Classificado - Mundial Sub-17
1990 - Vice Campeão - Europeu Sub-19
1991 - Vencedor - Mundial Sub-20 de Futebol
1994-1995 - Vencedor Supertaça Portuguesa (Sporting CP)
1994-1995 - Vencedor Taça de Portugal (Sporting CP)
1994-1995 - Vice-campeão - Liga Portuguesa (Sporting CP)
1995-1996 - Vice-campeão - Major League Soccer (MetroStars)

2002-2003 - Vencedor - Supertaça Inglesa (Manchester United)
2002-2003 - Finalista Vencido - Taça da Liga Inglesa (Manchester United)
2002-2003 - Vencedor - Liga Inglesa (Manchester United)
2003-2004 - Vencedor - Supertaça Espanhola (Real Madrid)
2005-2006 - Finalista Vencido - Taça de Inglaterra (Manchester United)
2005-2006 - Vencedor - Taça da Liga Inglesa (Manchester United)
2005-2006 - Vice-campeão - Liga Inglesa (Manchester United)
2006-2007 - Vencedor - Liga Inglesa (Manchester United)
2007-2008 - Vencedor - Liga Inglesa (Manchester United)
2007-2008 - Vencedor - Liga dos Campeões da UEFA (Manchester United)

Nada mau, heim?
Em 15 anos passou pelos 4 continentes, selecções ou clubes (incluindo o fraco Real, onde falhou por causa dos Pavones e de outros que tais).
Connosco, então, teve, a léguas, os melhores plantéis que eu vi em 30 anos, mas… foi roubado pelo árbitro, o Cintra não o protegia, a imprensa era hostil, o relvado não prestava, tinha chovido muito, o mundo estava contra ele, sei lá…

Quanto ao socolari.
Seria o cúmulo eu estar a defender um homem que deu um soco a um jogador e disse logo de seguida que não o tinha feito, salvaguardando que estava a defender o minino (daqueles que precisavam mesmo de… desfesa).
Mas se o que está em causa é dizer que Queirós até agora fez o mesmo que socolari há 2 anos, na boa.
É verdade e foi isso mesmo o que eu pretendi dizer.
Foram 2 apuramentos com eles na mão.

Relativamente a socolari, Queirós, até agora, acrescentou 0, com a agravante de ter previamente identificado as lacunas e feito questão de as alardear.
Deram-lhe a oportunidade de pôr as mãos na massa e de as resolver.
Até agora, conseguiu? Não!
Na África do Sul foi mais ou menos a mesma coisa: nada de muito novo relativamente ao passado recente: uma boa selecção africana entre 1996 e 2002.
Portugal obteve apuramentos consecutivos e conseguiu passar as fases iniciais, com um 3º lugar nos países baixos, um 2º em casa, um 4º na Alemanha.
Ganhou alguma coisa? não!
Queirós também já fez questão de o recordar.

Ficarei eufórico se Portugal ganhar com ele, mesmo depois de um apuramento mijado.
Se no Verão Portugal ficar em 3º lugar, 2º ou for campeão do mundo, cá estarei, todo contente, claro, a dizer que ele acrescentou muito relativamente à carreira do socolari no mundial.

Isso não interessa para nada, El Loco resolveu e entrou num grande momento do futebol. :smiley:

Mais não seja porque esse golo permitiu um Uruguai - Argentina escaldante! :clap:

Quanto a mim o Queiroz e o Bento bem podiam ir para a China treinar…fariam de certeza sucesso por aquelas paragens…e nós poderíamos finalmente ficar mais descansados e menos preocupados com o futebol do Sporting e da Selecção. :whistle:

Que resultado a Argentina precisa para se apurar para o mundial ?

Li uma notícia no As que na Argentina já criticam o Messi por não jogar nada na selecção , onde é que eu já ouvi isto. :mrgreen:

Quanto a esta história do Ronaldo ter jogado frente à Hungria , para mim o Real Madrid tem razão , o Ronaldo nunca deveria ter jogado estando lesionado , que raios de médico é aquele que dá o jogador como apto arriscando a integridade fisica do jogador , se eu fosse ao Real Madrid avançava para os tribunais.

O Queiroz andou a fazer merda durante a qualificação , e agora são os jogadores que têm que arriscar a integridade fisica para salvar o coiro dele.

Tenho ideia que o Bosingwa também não estava a 100%, ou estou a fazer confusão?

E assim se vê a integridade e verticalidade do Queiroz que quando no Man Utd não deixava de mandar bocas convocatória sim convoxcatória não ao Socolari por causa do mesmo Ronaldo, e que chegou inclusivé a apadrinhar algumas supostas lesões do segundo para não vir a alguns jogos e agora faz pior ainda. Este gajo não vale nada.

Ontem, na rádio, os três comentadores deram imensa importância a uma birra qualquer do Sim(ul)ão, aquando do primeiro golo, dando a entender que não se dá bem com Cristiano.
Alguém sabe alguma coisa sobre essa fofoca?

Acho que tem a ver com a braçadeira de capitão. Queiróz tirou-a para a dar ao Cristiano e o menino ficou amuado. :whistle:

Acho que o suinão nunca foi o nº1 para a braçadeira na selecção.
Mas queria-a: ele e a braçadeira são um problema com barbas, porque já ficou furioso quando o Hélder lha tirou na esterqueira.
No centro da polémica, contra a Hungria, estiveram os festejos do golo, que teve a colaboração de Ronaldo, mas o suinão só foi ter com ele a ferros.

Aqui está a explicação oficial da bolha

A verdade é que Simão festejou mesmo o seu golo. A celebração é que, porém, não correu como esperado. De acordo com fontes próximas do jogador ontem contactadas por A BOLA, o extremo português há muito que combinara uma brincadeira para a próxima vez que marcasse um golo pela Selecção Nacional: festejar à Cantona!

Um igualmente galinácio, mas generalista tem outra visão
http://www.ionline.pt/conteudo/27210-simao-quando-o-ego-precisa-ser-alimentado

Simão Sabrosa não abriu os braços nem dedicou o golo à filha Mariana. Nem tão pouco correu para junto do público. Simão fechou o rosto ao olhar para Ronaldo e a contragosto, arrastado por Meireles, lá foi cumprimentar o melhor do mundo, que iniciara a jogada. "Foi o que saiu." Simão justificou o não festejo com uma autocrítica. "Este início de temporada não estava a ser muito bom para mim. E às vezes sinto-me um pouco chateado comigo." O extremo está revoltado e extrema as suas reacções em campo para se retrair fora dele. Não precisa de falar. Vê-se que Simão não gosta do sítio onde está: na sombra de Cristiano Ronaldo, o menino-bonito de Portugal, numa posição desconfortável, longe da indiscutibilidade desta selecção que já não tem Figo ou Rui Costa.
O suinão nunca foi indiscutível na selecção. Primeiro esteve na sombra de Figo. Azar dos azares (para ele, porque para nós, tugas, foi excelente) apareceu o Ronaldo.

Com a intervenção do bruxo deve ser a última oportunidade do rapaz, que só é bom, dizem os seus, quando:

nele reconhecem qualidades para ser decisivo num jogo de futebol. Foi assim no Benfica e no Estádio da Luz, onde era ídolo de massas e alvo de elogios de todos os treinadores que por lá passaram. Ser suplente não é opção.
nele reconhecem qualidades para ser decisivo num jogo de futebol. Foi assim no Benfica e no Estádio da Luz, onde era ídolo de massas e alvo de elogios de todos os treinadores que por lá passaram. Ser suplente não é opção.

E também era muito elogiado pelo Mantorras… >:D :lol:

Consegue ser mais mimado e criança de que o próprio Ronaldo, com a agravante deste suinão já ter 30 anos.

Curioso…

eu também não festejei os golos do Suinão, mas o do Liedson até uma cambalhota dei!

Mas alguém acha mesmo que o Ronaldo é melhor capitão do que aquilo que o Suinão seria?Ou que o Ronaldo tem mais direito a usar a braçadeira que o Suinão?Eu percebo que não gostem dele,eu também não gosto,mas temos que ser justos e o Ronaldo é provavelmente a pior escolha para capitão de entre todos e entre os dois escolheria sem sombra de dúvidas o Suinão pois revela uma outra maturidade,agora claro que isso não é motivo para não festejar ou para ficar amuado,pelo menos não o devia demonstrar em público.

Ricardo Carvalho,esse sim daria um excelente capitão.