Selecção Nacional e Outras Selecções

Podia ter metido um avançado a sério. O nulo gomes não tem lugar na selecção. Nem no fifica (com muita pena minha :'(), quanto mais na selecção.

O puto Yannick, na forma em que está, devia ter entrado logo, antes do Danny.

[font=Tahoma]Aqui vai a minha análise, longa como de costume. Não é por acaso que sou treinador de bancada há mais de trinta anos…

Bem, vejamos a equipa inicial.
Por acaso, do onze inicial, apenas o guarda-redes dinamarquês joga na Dinamarca, cujo campeonato começou em Julho, pelo que do ponto de vista físico não deveria haver surpresas no início. Mas com o decorrer do jogo…
É que ninguém me convence do contrário, o ponto de viragem do jogo foi uma questão de ordem física. Só não o viu quem não quis.
Queirós armou em entendido, e seguiu uma lógica simplista, que até parecia funcionar, mas deve-se ter esquecido que o jogo tem 90 minutos, e que os nórdicos são tradicionalmente fisicamente possantes.
Escolheu jogadores experientes, e sobretudo centrais altos e um avançado igualmente alto.
Saltou à vista que o desajeitadíssimo Hugo Almeida tinha como principal função prender os centrais, o que conseguiu, e como função secundária ganhar lanças de cabeça, o que não conseguiu. A primeira função era de facto, sejamos honestos, extremamente desgastante. Pensem lá se o Nuno Gomes conseguiria fazer o mesmo? Nem por sombras! Estoiraria muito antes que Hugo Almeida, e não prenderia tanto os centrais. E quanto a ganhar bolas altas…

Antes mesmo de ouvir os comentários do lampião que ninguém grama, mas que até tem andado atinadinho nas análises (Joaquim Rita), já me tinha parecido que o meio campo era algo suicida. No papel era muito bonito, mas não iria, nem por sombras aguentar 90 minutos.
Meireles a trinco é um desperdício (com alguns disseram), mas até já tem jogado nesse lugar com frequência, talvez resultasse, dependendo do resto do meio campo.
Só que com dois alas muitíssimo adiantados, Nani (que o árbitro tomou claramente de ponta) e Simulão (que fraquinho), e com Deco quase a avançado, sobrava para Maniche uma autêntica Mission: Impossible. Não foi por acaso que teve tantos altos e baixos, mas lá se ia safando na sua missão de sacrifício. Só que nunca duraria 90 minutos… Só mesmo por milagre. Nem ele nem ninguém.

Na defesa gostei de ver Paulo Ferreira. Acho um desperdício tê-lo à esquerda, mas até jogou bem.
Bosingwa é que já foi um pequeno problema. Desequilibrou imenso de início, sem dúvida, mas estoirou claramente, e no final o lado direito estava em vias de se tornar uma auto-estrada a favor dos dinamarqueses.
Ricardo Carvalho fartou-se de avançar, supõe-se que tinha instruções nesse sentido, mas Queirós ter-se-á esquecido de avisar os restantes jogadores sobre o assunto, já que as subidas de Carvalho não serviam para absolutamente nada, sempre que sucediam, a equipa jogava para trás, incompreensivelmente. Outro desperdício.

Mas o que realmente se passou, e aí concordo com J. Rita, é que o baile estava a ser tão grande, que os jogadores se “deslumbraram”, e foram facilitando sucessivamente. Isso, juntamente com vários estoiros físicos flagrantes, impediu-os de reagir ao forcing final dinamarquês.

Só que aqui deve perguntar-se: Então não sabia Queirós que ia haver “chuveirinho”? O que faria ele no lugar do treinador dinamarquês?
Já outros mencionaram esta argolada de Queirós, mas mais importante, disse no final que sabia disso, que já o esperava.
Então porque não o impediu?

Porque assistiu impávido aos vários estoiros físicos? Não se apercebeu que Bosingwa estava a cometer faltas sucessivas, e que os respectivos livres seriam perigosos? Não reparou que os pontapés de canto se iam sucedendo cada vez com mais frequência?

Concordei com os dinamarqueses que estavam ao meu lado que seria uma questão de tempo virarem o resultado, a não ser que Portugal marcasse. Era mais do que óbvio.
E como quem não marca sofre…

J. Rita dizia que Moutinho devia entrar, mas nem a aquecer estava. Notava-se clarissimamente que era preciso impedir as cavalgadas dos dinamarqueses pelo meio do terreno, mas só Queirós, ofuscado pelo festival de Deco (extraordinária exibição), não as via. É certo que não eram assim tantas como isso, mas eram cada vez mais frequentes.

Depois temos a eterna questão de não marcar.
Hugo Almeida até fez o que se lhe pediu, mas não estou convencido que fosse preciso um jogador de grande estatura no meio daquelas torres. Posso estar errado, é claro, mas penso que teria que ser com a originalidade que se bateria aqueles gigantes. Com jogadas imprevisíveis seriam claramente batidos. O que Nani e Dani lhes fizeram estava ao alcance de Yannick.

Se Queirós tivesse dado a devida atenção à maneira fortuita como surgiu o golo de Nani talvez tivesse percebido que o problema era apenas marcar. Se marcássemos o jogo ficaria arrumado. E o que fez?
Tirou o estoirado Almeida e fez entrar Nuno Gomes. Ou seja, iria jogar da mesma maneira, a tal que só deu um golo fortuito.
Trocou Simulão (fraquíssimo) por Dani, uma opção aparentemente correcta, mas demorou uma eternidade a fazê-lo, e o resto da equipa já não tinha, longe disso, a mesma frescura física.
Ainda por cima, fez as duas substituições em simultâneo, como muito bem referiram outros. Logo aí queimou uma das duas que viriam a ser precisas, uma no meio campo, outra para prevenir o infalível “chuveirinho” final.

Na opinião de muitos, com a qual concordo, para marcar teria sido preferível usar Dani mais cedo, para reforçar a velocidade, que era claramente uma vantagem portuguesa e uma desvantagem dinamarquesa, e lançar, obviamente, Yannick. Com isso queimaria o reforço do meio campo e da defesa, era arriscado, mas certamente que teria resultado melhor que a utilização de Nuno Gomes.

De qualquer modo, as substituições ocorreram tardíssimo. O relógio não pára, os golos não surgiam, porque demorou Queirós tanto?
Ao contrário de Scolari, não enveredou por um futebol detestável, e não se pôs a defender o uma a zero. Só que não marcou.
É sempre este o problema.

E como já aqui disseram, subestimou o adversário. À medida que os jogadores portugueses iam estoirando, os dinamarqueses iam acelerando. Quando chegou o “chuveirinho”… Onde estavam as forças para saltar mais alto que eles?
Mas se até eu sei isto, porque não o evitou Queirós?

Depois vimos o cómico, os dinamarqueses empatam, e finalmente manda entrar Yannick. “Casa roubada…” Mas antes da substituição há o penalty, manda sentar Yannick e entrar Moutinho.
Só que não assumiu a defesa do dois a um com clareza. O cansaço era muito, a equipa estava partida, e havia imenso espaço para os dinamarqueses correrem.
E detê-los foi coisa que só se conseguiu concedendo livres e cantos. E foi o que se viu. Se mais jogo houvesse mais golos dinamarqueses surgiriam.
Só com meia dúzia de Moutinhos é que Queirós conseguiria travar as cavalgadas.

Mas no fundo, deixemo-nos de coisas, foi no ataque que perdemos o jogo.
[/font]

o meira tinha sido convocado? é que dava um jeitao a altura dele para aguentar o resultado,

tiraram o hugo almeida que aidna ajudava adefender nas bolas paradas e entram dois gigantes (moutinho e nulo gomes) …

e para mim danny continua a mesma treta de quando passou pelo sporting, acho que ele esta muito overrated. Continua o memso trapalhão do costume. Podem dizer que na supertaça marcou o golo e foi melhor em campo… eu digo tb o tiui marcou 2 golos na taça de portugal e isso n faz dele uma estrela

apesar de apoiar a selecção, gostava de ver a cara dos anti-scolari se nao conseguirmos o apuramento…

Porque é que, esperando um chuveirinho de bolas para a área, o Queiróz mete o jogador mais baixo da seleção em campo? Porque não pôs B. Alves?

Um balde de água fria num jogo perdido por culpa própria. Pelo que vi, a Dinamarca não joga nada do além.

No primeiro jogo em que foi preciso, Queiroz não me convenceu como treinador. Esperou demasiado pelas substituições e fez as trocas erradas. Oxalá eu esteja enganado e ele seja o melhor do Mundo…

Da mesma forma, andava meio Mundo louco com a transferência de 30 milhões do Danny. “Nunca o devíamos ter deixado sair” e mais não-sei-quê. Para mim, deram dez vezes mais do que aquilo que vale. Um tipo com a idade dele que falha golos certos daquela forma não é um jogador de top.

JoaQUIM - pode ser que faça calar os críticos acérrimos do Ricardo. Deu uma “casa” enorme no 2-2. E aquele jogo de pés, mãezinha…

Porque subestimou o ataque dinamarquês e sobrestimou a nossa defesa (frangueiro incluído).
Como o meio campo tinha estoirado, os dinamarquesas chegavam com facilidade à nossa área, confiou na defesa e tentou impedi-los de chegarem com tanta frequência à área.
Lê o meu post anterior (se tiveres paciência).
O que é muito preocupante, é que qualquer dia todas as equipas do mundo nos ganham, sempre a jogarem da mesma maneira, a cruzarem contando com os frangos dos nosso extraordinários guarda-redes…

Quero ver agora o que dizem de Quim!!

Queiróz podia ter segurado o meio campo com B. Alves, e atirando mais um jogador para jogar mais recuado, compensava o Bosingwa que já estava a dar demasiadas casas.

Fui ao estadio e a sensação com que saí, foi a de que num jogo que podiamos ter ganho tranquilamente, perdemos por burrice.

Uma equipa com experiencia da Selecção Portuguesa, não pode estar a ganhar a 5 minutos do fim, permitir que o adversário vire o resultado a seu favor…

Um reparo ao CQ. O que ele fez ao Yannick deixou-me profundamente irritado. Mandou-o iniciar o aquecimento logo no inicio da segunda parte, o miudo lá esteve a correr de um lado para o outro… ao fim de meia-hora nisto, o CQ diz ao Nuno Gomes para ir aquecer e dois minutos depois manda-o entrar… Leva com o golo do empate, dá indicação para o Yannick entrar, acontece o penaltie que Deco marca, chama o miudo, manda-o sentar e faz entrar o Moutinho…

Tão Burro o CQ que nem percebu que para os ultimos minutos quem fazia falta era um Bruno Alves ou um Meira, porque a 5 minutos do fim, o futebol da Dinamarca ia ser chuveiro e bola directa para a area e não ia ser o Moutinho do alto do seu 1,50 que ía ajudar…

De resto o CQ já conseguiu um record, nunca a Selecção A tinha perdido em Alvalade… ele fica por isso para a história.

Por fim, afinal o Quim tb dá patos à la Ricardo…

Eu agora sou lituano. Grande segundo golo que marcaram. E o primeiro foi um livre ensaiado. :mrgreen:

O jogo de ontem foi uma "chapada " na cara de muitas pessoas que crucificaram o Scolari quando se deixou empatar com a Servia e a Polónia nos jogos em casa e o Ricardo nos golos que sofreu em cruzamentos. Portugal tem um problema defensivo no que diz respeito aos cruzamentos onde óbviamente Ricardo e Quim fazem parte do problema mas não são os unicos culpados. Portugal tem um problema de segurar resultados com o tipo de táctica que usa (e até o tipo de jogadores). Nestes casos a melhor solução é não dar a iniciativa ao adversário e jogar como se estivesse 0 a 0. Óbviamente que podemos sofrer dissabores por não termos aguentado o resultado, mas a realidade prova que sofremos mais dissabores quando tentamos segurar o resultado. Excelente exibição de Deco. A entrada de Nuno Gomes em vez de Yannick foi uma má opção. Tambem não concordo com a saida do Nani para a entrada do Moutinho, Manniche seria a escolha mais lógica de acordo como o jogo estava a decorrer.
Uma possivel não qualificação para Africa do Sul será um desastre e o fim do mito Queirós.

Que desilusão!
Com erros de primatas não se podem ganhar jogos! Vamos sofrer neste grupo para garantir a qualificação, disso não tenho dúvidas.
caricato também como já se pede a cabeça de Queiroz. A tal tolerância que um seleccionador português não tem!

Um pormenor surreal ontem na Sul de Alvalade, no sector A14. os paraquedistas, que vão à bola 1 vez por ano de bilhete na mão a reclamar “esse lugar é meu”. Aos magotes. Parecia que estávamos no cinema ontem em Alvalade.
O caricato foi uma javarda com ar de pêga, com os seus 40 anos bem mamados que, após armar um escândalo por exigir o seu lugar, se colocou à frente do JLvelhaguarda com a peida nos seus ollhos, chegando mesmo a bater-lhe com uma valente chapada no peito! Lindo!
Claro que depois da palhaçada, vieram os senhores de Apoio sem sucesso, e só quando apareceram os Spotters a “senhora de cabaret” pôde orgulhosamente se sentar na sua poltrona de cinema!

É preciso terem coragem para defender o Ricardo depois do ultimo euro…

Sobre os posts a chorarem por Scolari, acho-os despropositados.
Uma coisa é ter havido quem criticava Scolari, enquanto cá esteve.
(Eu cá tanto o ataquei como o defendi)
Outra coisa é quererem-no de volta.
Ora, quanto a isto, acordem lá. O gajo foi e não volta.
Não que isso interesse muito, nem creio que seja pertinente com o tópico, mas… Repito, foi-se embora.
E foi porque quis, deixemo-nos de tretas. Foi ganhar mais, mas mesmo que lhe propusessem o mesmo, ia à mesma, há muito que estava a preparar o salto (logo a seguir ao Euro 2004 esteve com um pé no Valência, pouca gente soube disso), a seguir ao Europeu iria sempre, já tinha acabado o seu período dourado.
Criou expectativas muito altas no Euro 2004, não as manteve, nem nada que se pareça, no Mundial, e repetiu-o neste Europeu.
Teve bastantes sucessos, sem dúvida, mas também teve fracassos (a qualificação para este Europeu foi vergonhosa). Aliás, se excluirmos o Euro 2004 (que até foi em Portugal), os resultados, embora positivos, não foram nada de outro mundo. A selecção fracassou onde fracassava sempre antes dele.
Quanto a Queirós, Manuel José, e tantos outros, concordo que já vimos esse filme.
Mas que se há de fazer?
Eu cá tenho a minha opinião, mas não mando.
E de qualquer modo, temos que gramar o Queirós.

Última derrota em casa num apuramento para o Mundial foi há mais de 15 anos… com Queiroz

Hoje na capa do Record.

Nesta fase as comparações com Scolari são mais que naturais.

Achei uma vergonha aquela conferencia de imprensa, ai ai se fosse o Scolari tinham feito gato sapato do homem assim com o Prof.foi só perguntas softs,mas enfim…

Sou daqueles que nunca gostei do Ricardo mas perem lá o Quim??? mau de mais!!!

O drama é que com o Prof. vamos voltar ao mesmo,andar com a calculadora atras,vitorias morais,fatalismos…

Enfim nunca fui de acordo com a contratação do Prof. só espero estar engando a bem de Portugal.

SL

Gostei de ouvir a Opinião Pública acerca do jogo de ontem.
Telefonou para lá uma leoa de 70 anos que até metia medo. :twisted:

Também gostei de ouvir um senhor a dizer que os jogadores se esforçam mais quando têm um treinador estrangeiro. A culpa não é mesmo do Queiroz, é mais da nacionalidade dele. :lol:

Principalmente os adeptos do Porto estão a defender acerrirramente o Queiroz , como criticaram tanto o Scolari agora so-lhes resta apoiar esta amostra de treinador , criticar dois de enfiada , ficava mal.

Um conselho para estes adeptos do Fc Porto , levem o vosso Queiroz para o Fc Porto. :mrgreen:

Continuo na minha.
Uma coisa é dizermos que achamos que errou aqui e ali, outra é andarmos sempre a malhar no ceguinho.
Porque queiramos ou não o Queirós, vamos ter que o gramar, ou entar pagar-lhe uma generosa indemnização…

Porra, um gajo lendo certos comentários que aqui se vêem até fica com a ideia de que a selecção não jogou bem!
Na primeira parte onde tivemos claramente um jogo repartido gozámos do facto de ter marcado primeiro! Agora na segunda parte, não brinquem comigo… A selecção só não ganhou o jogo porque falhou 4 lances de golo feito e quanto a isso não há treinador que resista! E não me venham dizer que o desfecho era previsível porque ninguém estava à espera que o Quim mandasse uma frangada no final do jogo daquelas, ou que um remate batesse no Pepe e entrasse! Por uma situação destas há 1 ano todo o Forum chorou a dizer que o resultado do Sporting contra o Roma foi tremendamente injusto… Hoje que até tivemos lances mais claros de golo, já serve para malhar no treinador!

É evidente que nos falta um ponta de lança de inegável qualidade e isso cheira-me que lá terá de ser compensado com a entrada do Cristiano a jogar pelo meio… Mas hoje de um resultado em que poderíamos ter ganho por 3/4 a 0 acabámos por perder o jogo aos repelões! Agora temos de lá ir ganhar…

[b]Mundial não está perdido[/b]

Não foi preciso esperar muito tempo após o apito final em Alvalade para ler, aqui no Record Internet, um coro de críticas à Selecção. De Queiroz a Quim, de Nani a Nuno Gomes ou de Bosingwa a Maniche todos foram “culpados” da inacreditável derrota com a Dinamarca. Todos não. Deco, autor de uma “jogatana”, escapou ileso. Mas, depois de procurar com paciência, posso assegurar que foi o único!

E o povo português, bem mais célere em “rasgar” do que a criticar construtivamente (no futebol e em tudo o resto…), não faz a coisa por pouco. Basta uma vista de olhos pelos comentários ao “directo” e as “conclusões” são óbvias: Queiroz devia ser despedido já; Quim não merece a titularidade; Nuno Gomes não serve nem ao meu Atlético; Bosingwa não tem velocidade; Nani é um individualista; Simão só joga porque é uma “vaca sagrada”; Maniche está de rastos; Meireles não faz esquecer não sei quem, etc, etc.

Bom, vamos lá tentar ser um pouco racionais: Portugal perdeu e tal não devia ter acontecido (para mim… nunca deve acontecer). Ainda por cima a derrota aconteceu em casa e diante de um adversário directo na luta pela qualificação para o Mundial de 2010. Mas, objectivamente, este mau (e evitável) resultado já nos afastou da África do Sul? É claro que não!

Para os mais distraídos convém recordar que este foi o segundo jogo de uma prova em que todas as equipas têm de realizar 10. Significa que ainda restam 8. Matematicamente falando são 24 pontos que estão em aberto. Acredito que vamos arrebanhar todos? Não, duvido muito que isso seja possível. Mas, por outro lado, sei que tal não seria uma surpresa por aí além e que, se tudo decorrer com normalidade, vamos conquistar a esmagadora maioria dos pontinhos.

Por muito que isso custe a todos os que, até há umas horas estavam de “bico calado” à espera de um tropeção, Portugal tem mesmo uma Selecção capaz de ganhar, seja em casa ou fora, a todas as equipas que fazem parte da nossa série de qualificação, inclusive a esta Dinamarca que, tendo tido sempre o mérito de discutir o jogo e de acreditar que podia pontuar, deve ter esgotado num só jogo todo o “stock” de sorte disponível para a “poule”.

Sou (fui e serei sempre) contra as vitórias morais, mas não me parece lógico que, depois de Portugal ter feito uma exibição bastante interessante durante cerca de 80 minutos, se reduza tudo a zero. Concordo que é necessária maior clarividência para gerir vantagens mínimas; que Quim não pode sair em falso perante formações recheadas de “gigantes”, que a defesa e o meio-campo deviam ser mais rápidos nas marcações nos últimos instantes e que os atacantes, perante situações de golo feito, não podem desperdiçar tanto. Mas, sinceramente, grave teria sido perder ser jogar rigorosamente nada, sem criar situações de golo, sem praticar um futebol com um mínimo de qualidade.

Surpreendente também foi ver a forma rápida como cresceram em Portugal os apoiantes do “regime anterior”. Para esses, uma derrora caseira com a Dinamarca devia valer a cadeia a muita gente. Provavelmente, já não se lembram dos “resultadões” - em casa e fora - com Liechtenstein, Eslováquia, Irlanda do Norte, Polónia, Sérvia, Kuwait, Arménia, Suíça ou Finlândia. E muito menos devem ter presente um relativamente recente 2-4… com a Dinamarca!

Data: Quinta-feira, 11 Setembro de 2008 - 00:18

COMENTÁRIOS

Quinta-feira, 11 Setembro

• 02:28 - Mário Duarte
A santa padroeira protectora de Queiroz já apareceu,isto de ter boa imprensa é outra coisa, ai se fosse Scolari a colocar um jogador de 1.70m contra dinamarqueses a 5 min do fim, ou deixar dois avançados e não reforçar a defesa qd a DInamarca colocou 4! homens na frente.Digo-o e volto a dizer: Volta Scolari estás mais que perdoado, tu e o Ricardo que andou 5 anos a ser crucificado.PS:Em todo o caso já limpei o pó à maq de calcular,parece que vou precisar.Ahhhh…bons velhos tempos dos anos

• 02:17 - Jonathan Silva
A diferença está na ausência de crítica em relação às opções do seleccionador. Tudo o que Queiroz faz agora é bom, até as derrotas são boas, não é como o burro do Scolari. Antes disso foi a mesma coisa, só que o burro era o Oliverinha (bem esse era mesmo).Daqui uns tempos se a selecção jogar igual ao que fez hoje e perder vai ser massacrada. Pelo senhor também. Vai uma aposta?

• 01:32 - Nuno Lopes
Naquele meio-campo sobrou Maniche e faltou Carlos Martins… Hugo, Carvalho e Deco, sobretudo, não mereciam este resultado… Com Scolari tivemos algo parecido, com empates estúpidos em casa com Polónia e Sérvia… No entanto, é ALARMANTE a facilidade com que se sofrem 3 golos em 6 minutos, a fazer lembrar o jogo com a Alemanha !! Como pode isto acontecer !?

• 01:32 - Leonino
Está enganado. Não são “apoiantes do regime anterior”. São pessoas que gostam de ver igualdade de tratamento. Onde estava escondida a compreensão que agora revela, quando se tratava do “regime anterior”? Ricardo falhou? É verdade, mas agora Quim deve ser criticado do mesmo modo se houver coerência. O senhor é que é um dos indefectíveis apoiantes do “regime actual” e que ajudaram a criar o mito Queirós

http://www.record.pt/noticia.asp?id=804069&idCanal=1080

É incrível a boa imprensa que este caçador de indemnizações tem comparando nomeadamente com o Scolari , já se compara esta vergonha de ontem com derrotas do Scolari em amigáveis.

Enfim , isto só pode ser para rir , não entendo este branqueamento do Queiroz na imprensa.