Aparentemente pontas de lança que não marcam golos são sinónimo de qualidade e oferecem muitas garantias a selecção.
Deve ter sido nessa base que o Nelson Oliveira foi convocado,o Bento deve ter feito uma busca exaustiva ao lote de potenciais Pontas de lanças Portugueses e escolheu aqueles com pior registo.
Se são jogadores como este que são o futuro da selecção então nos próximos tempos vão ficar a assistir a muitas fases finais pela tv.
Sempre vi a selecção como um espaço imune ao clubismo. Que este existe e terá a sua influência, näo duvido. Que outros interesses se movem também, parece-me mais ou menos evidente e mais ou menos marcado, dependendo dos rostos responsáveis. Mas o meu apoio à equipa nacional sempre passou por cima disto. Nunca quis, realmente saber e não permiti que tal ensombrasse o meu amor pela equipa portuguesa. Nas fases finais e quando a bola começa a rolar, torço por todos os jogadores, independentemente do clube que representam.
Cada um vê a equipa nacional como bem entende, não critico. Que cada adepto puxe a brasa à sua sardinha, defendendo os seus e atacando os outros, é natural, sempre foi assim.
Já não acho muito natural é a criação de pequenos mitos para provar interesses obscuros. A recusa de Coentrão por parte de Bento, quando treinador do Sporting, é um exemplo… pelo menos näo me lembro de tal coisa. O negócio caiu por dinheiro, se não estou em erro. Acho que todos nos lembramos do que era Martins no Sporting. Muitas vezes lesionado e com pouco juizo. Varela era outro caso. Rodou, salvo erro, 2 anos, até finalmente ter provado valor no Estrela.
Uns acusam-no de se deixar levar pelo seu lampionismo, outros de servir os interesses dos tripeiros e outros de dar primazia aos seus meninos do Sporting. Por isto é que näo me chocam selecionadores estrangeiros, apesar de achar tal contra natura. Assim olhava-se menos para o próprio umbigo.
Ah… e prever que não se passe da fase de grupos por não se ter convocado Quim, Viana ou Fernandes… bolas, a sério? :mrgreen:
Acho que o Paulo Bento convocou o Eduardo porque ele prefere ter no banco alguém que está habituado a essa situação por ter estado no banco durante toda a época.
Agora quem não liga à selecção tem falta de patriotismo? E é egoísta? Coitado, o homem sabe que já podia ter sido chamado várias vezes e com mérito porque é que haveria de ligar alguma coisa a esta fantochada? Antes isso do que fazer-se de coitadinho ou de revoltado.
Eu acho que todos percebemos o que o João Tomás quer dizer, mas não é por sistematicamente dizer a mesma coisa após a convocações que vai ser convocado.
Em relação ao que está a bold, tenho que dizer que, após as declarações do Quim, percebo a escolha do Bento.
Patrício alcançou o estatuto de n.1. E se há posição em que se alcança estatuto, é na baliza. O Quim disse, à boca cheia, que tinha todas as condições para disputar o lugar ao Rui. Portanto, parece-me uma “maçã podre” capaz de contagiar o ambiente de trabalho.
Tendo em conta a sua idade e o seu percurso na selecção, custa-me perceber que alguém possa ter um ego tão grande que não entenda que, neste momento, ir a um Europeu é para ajudar o n.1 e não para lhe disputar o lugar.
Aliás, após ter saído dos galináceos, deu para perceber a qualidade pessoal do Quim, com “bocas” despropositadas e carregadas de despeito.
Quanto ao resto, estou de acordo que possam não ter sido as melhores opções. Pelo menos, no superior interesse da selecção, poderão não ter sido.
Mas com o Bento, os superiores interesses da selecção são algo nebuloso, que se mistura com o seu próprio conceito de superior interesse pessoal. Não é defeito, é feitio, portanto.